[MD] Phantasy Star III - Sucessores do Tempo V1.1

Iniciado por Mad Dentist, Julho 04, 2021, 21:34:22 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Mad Dentist

#15
Citação de: Superleosam online Agosto 15, 2021, 11:02:34 AM
As somas estão corretas, uso o HashTab. O problema da igreja se foi, mas agora ocorre o mesmo quando tento vender um item. Quando escolho quem irá vender acontece essa reinicialização, haha.

Eu nunca pesquisei sobre o PSIII, para evitar spoilers e agora não sei se é normal ou bug eu pagar pra dormir no hotel e não recuperar meus PV, salvando ou não.
Opa! Acabei de testar aqui e as vendas ocorreram normalmente, em todas as 3 lojas (armas, armaduras e itens).
Phantasy Star III tem um problema muito chato: um save de uma versão tende a ficar corrompida na outra. Sugiro que recomece o jogo e sempre use o mesmo save para uma só versão do jogo; e, faça esse teste de vender para ver se o erro acontece. Faça o mesmo também a respeito dos save states.

Ah, se você for descansar e salvar numa pousada estando envenenado (letra V), a pessoa não recupera coisa alguma.
Neste jogo, o veneno tem efeito diferente de muitos outros RPGs: ele não fica depletando o seu life e sim impede que o herói recupere o seu HP. No PSIII, ele também impede que a pousada recupere o seu PV e PT!
Você tem 4 opções para retirar o veneno antes de ir à pousada:
1 - técnica "Anti" de Mieu (ou de outros; porém, a chance de sucesso vai depender do nível da técnica)
2 - ir à enfermeira no 1o andar de onde tem o curandeiro
3 - usar um Antídoto
4 - deixar a pessoa morrer, o que desaconselho (esta última possibilidade é uma correção feita no jogo, pois no original a pessoa morria e continuava envenenada)

Pousadas: a opção de salvar o jogo só aparece se você pagar para dormir. Ou seja, para salvar em PSIII, tem que pagar sempre!
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

SemBits

Primeiramente parabéns pelo trabalho.
Eu testei as traduções no Mega drive via everdrive chinês e ambas dos 3 jogos que traduziu funcionaram, eu não posso dizer se encontrei bugs ou erros pois só joguei o suficiente pra saber que funcionam, mas se precisar fazer qualquer teste no hardware original estou a disposição.

Mad Dentist

Citação de: SemBits online Agosto 24, 2021, 12:15:03 PM
Primeiramente parabéns pelo trabalho.
Eu testei as traduções no Mega drive via everdrive chinês e ambas dos 3 jogos que traduziu funcionaram, eu não posso dizer se encontrei bugs ou erros pois só joguei o suficiente pra saber que funcionam, mas se precisar fazer qualquer teste no hardware original estou a disposição.
Obrigado por relatar!
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Fluffy97


Mad Dentist

#19
Citação de: Fluffy97 online Setembro 09, 2021, 21:04:46 PM
pego do anime ne mas ta massa mano
Que anime? Tem anime de Phantasy Star III?
Aaaah, tu fala do projeto do Anime World?
Não, esse foi feito do zero com o disassembler do lory1990.
O Anime porém me ajudou no início :-)
O projeto do Anime é bem mais sofisticado, mas ainda não está pronto.
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

ajkmetiuk

ele não pegou, pq essa tradução é totalmente diferente, a fonte é diferente, ou seja, tradução independente, se vc baixar o patch antigo dele, vai ver como nem tem semelhança...
https://romhackers.org/traducoes/console/mega-drive/phantasy-star-iii-generations-of-doom-trans-center/
supremex!

Fluffy97

Citação de: Mad Dentist online Setembro 10, 2021, 10:42:13 AM
Citação de: Fluffy97 online Setembro 09, 2021, 21:04:46 PM
pego do anime ne mas ta massa mano
Que anime? Tem anime de Phantasy Star III?
Aaaah, tu fala do projeto do Anime World?
Não, esse foi feito do zero com o disassembler do lory1990.
O Anime porém me ajudou no início :-)
O projeto do Anime é bem mais sofisticado, mas ainda não está pronto.
a mano disculpa fmz tmj

Anime_World

Citação de: Fluffy97 online Setembro 09, 2021, 21:04:46 PM
pego do anime ne mas ta massa mano

Negativo, o projeto do MadDentist é inteiramente dele. Não tem nada meu além de incentivos e orientações.
nonononono

Rhys3000

Oi,

O monólogo do Rhys, do lado de fora do castelo, antes de falar com Maya pela primeira vez não funciona. O jogo trava. Depois tentei de novo e o jogo reiniciou sozinho.

Também está aparecendo um carácter estranho onde seria o botão next na janela de vender itens.

Eu estou jogando no retroarch para android, núcleo picodrive.

Valeu.

Mad Dentist

#24
Hum... Estranho. Qual é a versão que você pegou para jogar?
Lembro que você precisa de uma rom com a mesma especificação que consta no arquivo + utilitário bps float (ou float ips) + apenas usar 1 dos 4 patches do pacote.
Que monólogo seria esse? É quando ele busca algo e não encontra nada?
Em todo caso, assim que possível, irei repetir os testes no início do jogo pra certificar que está tudo bem.
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Mad Dentist

Citação de: Rhys3000 online Setembro 27, 2021, 00:08:15 AM
Oi,

O monólogo do Rhys, do lado de fora do castelo, antes de falar com Maya pela primeira vez não funciona. O jogo trava. Depois tentei de novo e o jogo reiniciou sozinho.

Também está aparecendo um carácter estranho onde seria o botão next na janela de vender itens.

Eu estou jogando no retroarch para android, núcleo picodrive.

Valeu.
Amigão, eu testei aqui no picodrive e está tudo normal.
Esse monólogo parece ter sido retirado da versão brasileira.
Vou explicar: eu utilizei um disassembler qye pode verar versões japonesa, americana e brasileira. Eu trabalhei a tradução usando o construtor da versão brasileira. E o patch eu projetei para trabalhar em cima da versão americana.
Então, pra dar certo, tem que conferir qual é a rom que você está usando como base.
Depois eu vou estudar o código aqui para incluir esse monólogo que você citou.
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Mad Dentist

Citação de: Rhys3000 online Setembro 27, 2021, 00:08:15 AM
Oi,

O monólogo do Rhys, do lado de fora do castelo, antes de falar com Maya pela primeira vez não funciona. O jogo trava. Depois tentei de novo e o jogo reiniciou sozinho.

Também está aparecendo um carácter estranho onde seria o botão next na janela de vender itens.

Eu estou jogando no retroarch para android, núcleo picodrive.

Valeu.
Já estou corrigindo o problema do monólogo! Só que vai levar um tempo eu revisar e testar tudo, ok?
Em todo o caso você pode jogar tranquilo o jogo. Se o patch tiver sido feito de maneira correta, você concluirá o jogo numa boa!
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Rhys3000

#27
Citação de: Mad Dentist online Setembro 28, 2021, 18:41:08 PM
Citação de: Rhys3000 online Setembro 27, 2021, 00:08:15 AM
Oi,

O monólogo do Rhys, do lado de fora do castelo, antes de falar com Maya pela primeira vez não funciona. O jogo trava. Depois tentei de novo e o jogo reiniciou sozinho.

Também está aparecendo um carácter estranho onde seria o botão next na janela de vender itens.

Eu estou jogando no retroarch para android, núcleo picodrive.

Valeu.
Já estou corrigindo o problema do monólogo! Só que vai levar um tempo eu revisar e testar tudo, ok?
Em todo o caso você pode jogar tranquilo o jogo. Se o patch tiver sido feito de maneira correta, você concluirá o jogo numa boa!
Tranquilo. Esse é meu joguinho favorito de passa tempo. Me empolguei com esse teu trabalho e achei que gostaria de corrigir. Adorei chegar em Rysel congelada e ver os habitantes de roupas azuis e Hazatak árida.

Quanto a rom que uso, acredito que está OK. CRC32 e MD5 conferem.
No entanto, apliquei o patch com o Rom Patcher JS https://www.marcrobledo.com/RomPatcher.js/ porque to usando um android, daí não sei se isso causou diferença na rom final.

Vou deixar no anexo imagens de onde ocorre o monólogo e do caracter estranho na venda.

[Edição]
Acabei de rever o teu leia-me e conferi a integridade a rom resultante. O CRC32 e MD5 conferem. Então acho que não fez diferença aplicar o patch com o Rom Patcher JS.
Usei o patch original sem parallax.

Mad Dentist

#28
Citação de: Rhys3000 online Setembro 28, 2021, 21:22:14 PM
Tranquilo. Esse é meu joguinho favorito de passa tempo. Me empolguei com esse teu trabalho e achei que gostaria de corrigir. Adorei chegar em Rysel congelada e ver os habitantes de roupas azuis e Hazatak árida.

Quanto a rom que uso, acredito que está OK. CRC32 e MD5 conferem.
No entanto, apliquei o patch com o Rom Patcher JS https://www.marcrobledo.com/RomPatcher.js/ porque to usando um android, daí não sei se isso causou diferença na rom final.

Vou deixar no anexo imagens de onde ocorre o monólogo e do caracter estranho na venda.

[Edição]
Acabei de rever o teu leia-me e conferi a integridade a rom resultante. O CRC32 e MD5 conferem. Então acho que não fez diferença aplicar o patch com o Rom Patcher JS.
Usei o patch original sem parallax.
Olá!
Fiz a correção do monólogo graças ao seu relato! Eu joguei isso um milhão de vezes e nunca que soube desse monólogo!
Porém, o problema do símbolo da loja de itens roda normal aqui no meu PC, talvez seja um lance no emulador ou no aplicador do patch que tu usas. Se for Android, baixe/instale o app UniPatcher para ver se conserta esse lance.
Confira as imagens que coloquei aqui abaixo.
O patch atualizado já está na primeira postagem. Estou sem tempo de testar, mas ele parece estar funcionando bem.
Obrigado por avisar sobre o erro!

EDIT:
Descobri aqui que depende do emulador! No Kega Fusion do Windows roda normal a questão da loja.
No PicoDrive ele mostra esse símbolo que você reportou.
E no GenesisPlus ele trava!
Estou agora na busca pela solução desse impasse!
EDIT2:
Encontrei o erro: a loja e outra ocasião usam um segundo alfabeto maiúsculo disponível no jogo. Como eu só criei Ó no primeiro alfabeto disponível (que é o mais usado no jogo), eu acabei misturando 1 letra de um primeiro alfabeto com letras do segundo alfabeto; daí, o emulador Kega tolerou isso, mas o PicoDrive e o GenesisPlusGX não perdoaram...
A solução no momento seria eu desacentuar essa letra O de PRÓX para PROX ao menos nas lojas. Pensei em acentuar o O do segundo alfabeto, mas pode ocorrer de aparecerem vários Ós onde não deveriam.
Com isso, ele vai rodar certinho em todos os emuladores, creio eu;
Amanhã atualizarei esse patch de novo com a correção!
Quem diria, um emulador rodar diferente do outro...

EDIT3:
Gostaria de uma sugestão de vocês: no lugar de PRÓX nas lojas (que só aparece no Kega Fusion), qual dessas opções vocês preferem?
A> PROX
B> MAIS
C> outra ideia?



DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

Mad Dentist

Citação de: Superleosam online Julho 24, 2021, 21:37:36 PM
Em Yaata ou Ilan, ao tentar recuperar a força para poder lutar numa igreja (?), o jogo reinicia assim que escolho personagem. Isso no Genesis Plus GX do Retroarch Android. Usei a versão clássica com paralax. Não sei dizer se é culpa da tradução, aceito orientação.
Descobri hoje que esse jogo não roda em todos os emuladores. Eis uma lista de compatibilidade:
- roda inteiramente bem: Kega Fusion
- roda bem, com glith inofensivo ao vender itens: Gens, Retroarch+PicoDrive e SuperMD (Android)
- travam ao vender itens: Blast'em (esse trava com mais coisas), Retroarch+GenesisPlus e GenPlusDroid (Android)
Estou tentando descobrir como fazê-lo rodar nesses últimos emuladores...
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!