(N64) Paper Mario 64 (Europe) - Problemas e Dúvidas

Iniciado por SBraz Gamer, Abril 03, 2019, 13:45:20 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

SBraz Gamer

Bom dia pra todos!

Eu estou com alguns problemas na tradução do Paper Mario e se alguém puder ajudar em alguma, ficarei agradecido.

O primeiro está relacionado aos status de Mario durante a batalha (Ver figura 1). Toda vez que altero um status no Tile Molester, a rom não abre mais, dando um problema. (Ver figura 2)

O segundo está relacionado com a tela de game over/fin del juego. Ao que parece, as letras repetidas não podem ser alteradas separadamente. (Comparar figuras 3 e 4)

O terceiro não é bem um problema. Se trata mais de uma curiosidade. É algo relacionado com as mensagens secretas que aparecem na versão japonesa de Paper Mario 64. Se não souberem do que estou falando, recomendo pesquisarem o chamado "log skip paper mario 64". Na versão européia, tais falas foram removidas. Enfim, o que eu quero saber é se é possível acrescentar diálogos na rom além das já existentes para incluir tais mensagens. (Comparar figuras 5 e 6)

Espero não ter infringido nada...

Lobim

Em relação ao primeiro quesito, a minha hipótese é que você sobrescreveu algum dado da ROM que não deveria. Poste fotos do código no Tile Molester sem alterar e outra com ele alterado, assim teremos mais chances de averiguar.

Sobre o segundo, a meu ver, parece que se trata de um texto que usa um tilemap próprio. Recomendo dois tutoriais para leitura: o primeiro e mais antigo, escrito pelo Knirt, de abrangência mais geral; o segundo e mais recente, escrito por mim ano passado, de abrangência mais específica. Os dois tutoriais estão bem detalhados e penso que devem lhe ajudar a resolver esse problema.
Itinerante

SBraz Gamer

#2
Boa tarde!

Antes de tudo, obrigado pelas dicas.

Quanto ao primeiro problema, coloquei aqui a imagem no tilemolester.
OBS: o fundo amarelo é só para visualizar melhor a imagem. A alteração que fiz na rom foi apagar o início da pontuação que havia no espanhol.

Quanto ao segundo problema (fin del juego), não alterei nenhuma imagem. Apenas tinha mexido no windhex.
Eu estou vendo os manuais que você me indicou...

spyblack

Me atrevo a dizer que a primeira imagem está parte comprimida, então mesmo que você veja o gráfico o jogo tenta descomprimir e dá erro... Só uma suposição mesmo.

Sobre o fim de jogo, você encontrou a ordem dos tiles, falta só o mapa deles, assim que editar algo o mapa vai se modificar, o problema é não controlar o espaço já que você tem a ordem mas não dos espaços, algo assim também ocorre no Battletoads de mega drive.

SBraz Gamer

Boa noite,
Quanto à primeira dúvida, eu consegui resolver recalculando o CRC.
Quanto à tela de game over, eu só encontrei esse código que você viu no windhex e a fonte desse gráfico no tile molester :procurando:

yusukke

 :hein:   Força aí!!Infelizmente é alto o grau de desistência do Paper Mario de N64...
Não conheci o Romhacko por querer!