Como abrir, editar e substituir os gráficos no Paper Mario TTYD?

Iniciado por SBraz Gamer, Novembro 05, 2019, 00:53:10 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

SBraz Gamer

Boa noite,

Há alguém aqui no fórum que sabe quais programas devo usar para abrir e editar texturas de isos de gamecube?
Ouvi dizer que a maioria deles estão em formato TPL e que podem ser extraídos...
Que programas recomendam? Existem materiais sobre isso?
Eu falo mesmo em alterar a iso de fato e não de usar a emulação mascarada do Dolphin.
OBS: Estou vendo se vale a pena tentar traduzir o paper mario do GC...

Grato pela atenção

angel333119

#1
Citação de: SBraz Gamer online Novembro 05, 2019, 00:53:10 AM
Há alguém aqui no fórum que sabe quais programas devo usar para abrir e editar texturas de isos de gamecube?

Recomendo a ferramenta GCRebuilder pra extrair e inserir arquivos na ISO.

Para TPL entre nesse site, e teste as ferramentas do final da página pra ver se funciona... Algumas ferramentas de Wii também costumam funcionar com arquivos de GameCube.

Citação de: SBraz Gamer online Novembro 05, 2019, 00:53:10 AM
Estou vendo se vale a pena tentar traduzir o paper mario do GC...

Existe tradução em andamento para o jogo Paper Mario do GameCube https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=94.0

Recomendaria você tentar entrar em contato com o cara que já está traduzindo...



Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

SBraz Gamer

Boa noite,
Agradeço as indicações, e de fato tem sido úteis. Contudo, quando se usa ferramentas, logo novos problemas e dúvidas aparecem.
MEU GRANDE PROBLEMA é o de editar os gráficos no formato TPL da Iso do Paper Mario GC.

Primeiro ponto:
Contactei o usuário BMatSantos que tem um projeto de tradução do Paper Mario GC no momento inativo e ele me recomendou a ferramenta Wexos Toolbox. Essa ferramenta foi a única onde eu consegui acessar as imagens dos TPLs.
Eu extraio dela os gráficos que quero e altero no Paint 3D. Entretanto, depois que substituo as imagens alteradas nos TPLs com o Wexos, ele só salva as alterações que faço quando ele quer. Ele às vezes simplesmente fecha sozinho quando tento salvar.

Pergunta 01
Esses problemas que estou tendo no Wexos só acontecem comigo, ou estou errando em alguma coisa?


Segundo ponto:
Quando tenho a sorte do Wexos Toolbox salvar as alterações, tenho que enfrentar o GCRebuider que não aceita substituir nada por arquivos maiores. Por alguma razão, só o fato de exportar a imagem de um TPL e recolocá-la de volta já faz o TPL como um todo ficar maior que o original.

Pergunta 02
Como posso resolver esse problema com o tamanho dos arquivos?

Obs: Já pensei em extrair tudo e recriar a ISO com o GCISO Creation, mas não funcionou comigo.

Terceiro ponto:
Testei excluir algumas imagens de um TPL para assim o arquivo ficar menor e poder ser usado na ISO para ver o que aconteceria. Entretanto, todos os gráficos do TPL alterado aparecem borrados no game emulado no Dolphin, o que me leva a crer que mesmo que eu conseguisse vencer o Wexos e o GCRebuilder, as texturas não sairiam como eu queria.

Pergunta 03
Estou no caminho certo? Ou existem formas melhores para eu editar e conseguir rodar na ISO essas edições gráficas?


Considerações Finais
Se alguém sabe como me ajudar aqui ou preferir fazer a edição gráfica do Paper Mario GC por mim, me envie MP. Se não for possível, a tradução dos gráficos da ISO ficará limitada à emulação do Dolphin (se algum dia eu terminar, kkk).

angel333119

Citação de: SBraz Gamer online Fevereiro 11, 2020, 19:02:03 PM
Primeiro ponto:
Contactei o usuário BMatSantos que tem um projeto de tradução do Paper Mario GC no momento inativo e ele me recomendou a ferramenta Wexos Toolbox. Essa ferramenta foi a única onde eu consegui acessar as imagens dos TPLs.
Eu extraio dela os gráficos que quero e altero no Paint 3D. Entretanto, depois que substituo as imagens alteradas nos TPLs com o Wexos, ele só salva as alterações que faço quando ele quer. Ele às vezes simplesmente fecha sozinho quando tento salvar.

Pergunta 01
Esses problemas que estou tendo no Wexos só acontecem comigo, ou estou errando em alguma coisa?

Bom, infelizmente nesse ponto não poderei ajudar, nunca mexi com TPL iguais ao do Paper Mario, onde os TPL são conteiners de imagens. Recomendo a você prestar atenção a configuração das imagens, pode ser algo relacionado paleta de cores ou alguma outra coisa. Recomendo mais estudos sobre o formato, e até mesmo testar outras ferramentas.


Citação de: SBraz Gamer online Fevereiro 11, 2020, 19:02:03 PM
Segundo ponto:
Quando tenho a sorte do Wexos Toolbox salvar as alterações, tenho que enfrentar o GCRebuider que não aceita substituir nada por arquivos maiores. Por alguma razão, só o fato de exportar a imagem de um TPL e recolocá-la de volta já faz o TPL como um todo ficar maior que o original.

Pergunta 02
Como posso resolver esse problema com o tamanho dos arquivos?

Obs: Já pensei em extrair tudo e recriar a ISO com o GCISO Creation, mas não funcionou comigo.

Resposta - Use o GCRebuilder pra reconstruir a ISO, NUNCA para substituir algo.
Como o nome mesmo diz, ele serve pra reconstruir a ISO.
OBS: Infelizmente não encontrei tutorial em português, mas no youtube você encontrará tutorial em inglês. Mas basicamente é você extrair a ISO por completo, substituir na pasta os arquivos que você quer, abrir a pasta com o programa, e mandar ele construir a nova ISO com os arquivos modificados.


Citação de: SBraz Gamer online Fevereiro 11, 2020, 19:02:03 PM
Terceiro ponto:
Testei excluir algumas imagens de um TPL para assim o arquivo ficar menor e poder ser usado na ISO para ver o que aconteceria. Entretanto, todos os gráficos do TPL alterado aparecem borrados no game emulado no Dolphin, o que me leva a crer que mesmo que eu conseguisse vencer o Wexos e o GCRebuilder, as texturas não sairiam como eu queria.

Pergunta 03
Estou no caminho certo? Ou existem formas melhores para eu editar e conseguir rodar na ISO essas edições gráficas?

Resposta - Está no caminho errado! Você não precisará excluir nada se usar o GCRebuilder de forma correta e adequada. Ele reconstrói a ISO com arquivos menores e maiores que os originais e é o melhor programa existente atualmente.


Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

SBraz Gamer

Obrigado por sanar o meu problema de nº 02, angel333119!
Entretanto, ainda não sei lidar com as imagens que saem borradas (problema 03) na ISO depois que faço alterações no Wexos e também com os problemas de salvamento dele (problema 01), ...

Estou usando o Wexos porque foi o que até agora está melhor atendendo meus objetivos...

Antes de tentar o Wexos, testei as seguintes ferramentas:
tplmii - só abre tpl se tiver uma textura apenas
ctools/tpl editor - abre como se tivesse uma imagem apenas
szs modifier - nem reconhece a extensão
tpl extractor - ao abrir o prompt o computador trava
brawlbox- só reconhece tpls do smash bros brawl
wii szs tools - quando tento abrir o prompt, ele fecha na mesma hora.

bMatSantos

Aí, tem ceteza sobre o BrawlBox? eu baixei desse link aqui e ele abriu perfeitamente todos os TPLs do Paper Mario, até os que não tinham a extensão no final.

E sobre o Wexos, é eu percebi nuns testes que ele inseria bugando qualquer arquivo dele, daí eu migrei pro BrawlBox.

SBraz Gamer

Olá BMatSantos

Eu não sei como foi que eu testei antes, mas realmente não tinha funcionado.
Mas fazendo pelo link que tu postou aqui, funcionou perfeitamente.
Considerarei resolvido meus problemas 01 e 03. Muito Obrigado!
No emulador funciona direitinho, depois eu testo no console.

Agora me tira mais uma dúvida:
Tu te lembra como tu conseguiu editar a fonte normal do jogo?
Foi com o Brawl Box? Tu lembra qual era o arquivo? Era um TPL?
OBS: Não se preocupe, eu vou te deixar em paz! kkk
OBS: Se outra pessoa souber, fique à vontade em me responder.

bMatSantos

Não há de quê!

Citação de: SBraz Gamer online Fevereiro 28, 2020, 19:31:43 PM
Tu te lembra como tu conseguiu editar a fonte normal do jogo?
Foi com o Brawl Box? Tu lembra qual era o arquivo? Era um TPL?
Então, as fontes estão na pasta F; são os arquivos .bfn, e o jogo usa um deles dependendo da região do disco.
Basicamente qualquer editor de tiles pode alterar os gráficos da fonte (Tile Molester, Crystal Tile 2, Tile Layer Pro) - eu prefiro o Crystal Tile por ser mais conveniente na questão de paleta.

Você só precisa abrir o bfn no programa, depois aumentar a janela pra que fique com 64 tiles por linha. (Se não aparecer na janela de Abrir põe "Todos os arquivos", eles fingem que não mas aguentam qualquer tipo kkkk)
O formato no geral é 4bpp: no Molester o codec é 4bpp linear, no Crystal, o Tile form é N64/MD 4bpp, e no Tile Layer, formato Genesis.
Por fim, vc pode deixar o offset em 0x400 pra deixar o gráfico certinho e evitar de editar algum código que vem antes.

Citação de: SBraz Gamer online Fevereiro 28, 2020, 19:31:43 PM
OBS: Não se preocupe, eu vou te deixar em paz! kkk
Ah imagina kkkk

SBraz Gamer

Perfeito, valeu mais uma vez!!
Se eu tiver algum problema, tiro mais dúvidas.
Por hora, não tenho nada em mente pra perguntar.



yusukke

 :sozinho: Bom já que os amigos Romhackers já responderam tudo vou só deixar registrado que o toolbox Wexos possui bugs.
Eu entrei em contato com o desenvolvedor e ele me disse que abandonou a ferramenta.
o GCRebuilder reconstroí a iso basta compilar depois de colocar as alteraçõespara o TPL, existe alguns que tem mais de uma imagem dentro. se não colocar todas, ele buga sua imagem mesmo.
Não conheci o Romhacko por querer!