[3DS] Super Mario Maker para Nintendo 3DS v1.01

Iniciado por ajkmetiuk, Março 25, 2018, 13:32:21 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

ajkmetiuk




Nome: Super Mario Maker para Nintendo 3DS

Plataforma: 3DS

Descrição: Super Mario Maker é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Nintendo para o console Wii U, lançado em setembro de 2015. No jogo, pode-se criar e jogar estágios customizados baseados nos títulos Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. O jogo foi adaptado para o Nintendo 3DS, conhecido como Super Mario Maker for Nintendo 3DS, que foi lançado em Dezembro de 2016.


Início: 26/12/17 - Término: 27/12/18
Progresso:
Gráficos: 100%
Acentos: 100%
Textos: 100%
Menus: 100%
Créditos: 100%

22/07/21 = v1.01 - Atualizado a tradução para ser compatível com a última versão 1.05 do jogo.

Tradução/ROMHacking: ajkmetiuk

Agradecimentos especiais:
Obrigado à todos do FURT que de alguma maneira ajudaram na tradução com dicas nos diálogos, gráficos, sugestões de nomes para inimigos, tools para extrair, etc. Vlw!!!

Como usar:

Primeiro de tudo, mude o idioma do seu portátil/emulador para Espanhol. Não sei o porque, mas se deixar em outros idiomas como inglês/português algumas coisas ficarão sem tradução.
****Se por algum motivo não quiser deixar o idioma do seu portátil em Espanhol, siga a explicação que o usuário djmatheusito postou no fórum:
Para mudar a região e o idioma sem alterar no portátil é só colocar um arquivo locale.txt dentro da pasta /luma/titles/TID/ (TID é o title id do mario maker, exemplo:  /luma/titles/00040000001A0400/locale.txt.
00040000001A0400 é o Title id do Mario Maker USA).
dentro do locale.txt você escreve a região e o idioma, para região para USA, idioma espanhol, coloque
USA ES

Pronto, ele irá alterar o idioma da rom, preservando o idioma do portátil, que no caso acho que todos usam PT-BR.
Title ID das outras versões:
00040000001A0300 JP
00040000001A0500 EUR
00040000001A0400 USA

Segundo, não aconselho usar a tradução pelo Luma3DS porque o jogo não é compatível com o sistema de patch oferecido. Como fica muita coisa sem tradução, só vou explicar o método inserindo diretamente no .cia/.3ds do jogo.

Terceiro, o pacote da tradução vem com a tradução para a versão 1.0 do jogo e a versão 1.05. A versão 1.0 você aplica diretamente na rom do jogo e a versão 1.05 é aplicada no update do jogo, geralmente você irá encontrar como 3MM Update 1.05 USA ou 3MM Update 1.05 EUR. (A versão 1.05 é mais para quem quiser acessar os modos online do jogo, portanto, opcional.) O patch é compatível com todas versões lançadas (USA/EUR/JAP) então você pode usar qualquer uma delas para aplicar a tradução.


Aplicando no .cia/.3ds: com a imagem do jogo em mãos, baixe a ferramenta HackingToolkit9DS (pode ser encontrada no site oficial).
Utilize a versão que funcionar com sua imagem. Abra primeiro o SetupUS.exe e depois o HackingToolkit9DS.exe.
Se a sua imagem for .cia, digite CE e em seguida o nome da imagem (sem extensão). Se for .3ds digite D e em seguida o nome da imagem (sem extensão)
*Caso a ferramenta não extraia sua imagem do jogo, tente baixar versões mais antigas que provavelmente irão extrair com sucesso seu arquivo.
Com a imagem extraída, abra a pasta ExtractedRomFS, cole e substitua todos arquivos da pasta romfs que acompanham a tradução.
Volte ao HackingToolkit9DS.exe e agora selecione R para .3ds ou CR para .cia. Coloque o nome da imagem (exemplo: SMMP3DS_BR), em seguida 0 e novamente 0.
Pronto! Agora sua imagem estará traduzida... (siga o mesmo processo para aplicar a tradução no update 1.05 do jogo.)
Caso tenha aplicado a tradução no update, instale primeiro o .cia do jogo e depois o update. O mesmo irá dizer quando você entrar no jogo que há uma atualização disponível, é só ignorar e jogar normalmente.
Se você irá jogar no emulador, pode usar o método novo mais fácil onde é só jogar os arquivos traduzidos na pasta mods, similar ao que o Luma3DS faz no console.


*Dei preferência aos textos em inglês e deixei algumas coisas da versão PT-PT (como os tutoriais).


Imagens:



Download: Em anexo
supremex!

munipok2230


ajkmetiuk

#2
Citação de: munipok2230 online Junho 24, 2018, 09:14:56 AM
tá show mano

Obrigado!

Atualizado o post com o lançamento da tradução, mais detalhes no post inicial, peço por gentileza aos moderadores que movam o tópico para seção de lançamentos, obrigado!
supremex!

Solid One

Opa, tava na espera dessa tradução pra testar no meu 3DS. Parabéns aos envolvidos.

Tópico movido pra seção de lançamentos.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

FireFly

Em memória de heeroyuibr.

João13

Parabéns por mais uma excelente tradução!!  :parabens: :charuto:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


ajkmetiuk

Citação de: Solid One online Dezembro 29, 2018, 01:23:08 AM
Opa, tava na espera dessa tradução pra testar no meu 3DS. Parabéns aos envolvidos.

Tópico movido pra seção de lançamentos.
Pois é, finalmente concluída kkkk
Obrigado por mover o tópico...

Citação de: FireFly online Dezembro 29, 2018, 10:05:15 AM
Parabéns pela tradução ajkmetiuk !!  :cuteeyes:

obrigado, se tiver um 3ds aproveite, o jogo vale a pena conferir!

Citação de: João13 online Dezembro 29, 2018, 12:16:52 PM
Parabéns por mais uma excelente tradução!!  :parabens:

Vlw, e obrigado por compartilhar em seu site tb...
supremex!

Aquariosmcv2

Eu não to conseguindo traduzir a Cia. Ele extrai, sem pasta, um monte de arquivo bin. Mas a tradução só tem uma pasta 1.0 sem nenhum arquivo bin. To perdido D:

ajkmetiuk

Citação de: Aquariosmcv2 online Fevereiro 12, 2019, 12:46:58 PM
Eu não to conseguindo traduzir a Cia. Ele extrai, sem pasta, um monte de arquivo bin. Mas a tradução só tem uma pasta 1.0 sem nenhum arquivo bin. To perdido D:

na descrição Aplicando no .cia/.3ds diz que se vc não conseguir extrair sua imagem com a última tool, tem que usar versões mais antigas até uma ser compatível com a imagem que vc pegou. Se a versão v12 não funcionar tenta a v9, se não funcionar, tenta a v10/v11 e assim por diante, uma delas tem que extrair sua imagem. Esse .bin quer dizer que a tool não conseguiu extrair sua imagem e ficou "incompleto".
supremex!

Aquariosmcv2

Citação de: ajkmetiuk online Fevereiro 12, 2019, 20:56:42 PM
Citação de: Aquariosmcv2 online Fevereiro 12, 2019, 12:46:58 PM
Eu não to conseguindo traduzir a Cia. Ele extrai, sem pasta, um monte de arquivo bin. Mas a tradução só tem uma pasta 1.0 sem nenhum arquivo bin. To perdido D:

na descrição Aplicando no .cia/.3ds diz que se vc não conseguir extrair sua imagem com a última tool, tem que usar versões mais antigas até uma ser compatível com a imagem que vc pegou. Se a versão v12 não funcionar tenta a v9, se não funcionar, tenta a v10/v11 e assim por diante, uma delas tem que extrair sua imagem. Esse .bin quer dizer que a tool não conseguiu extrair sua imagem e ficou "incompleto".

Muito Obrigado :D Consegui aqui com a versão 9 :D

ajkmetiuk

supremex!

HuezinXD

Valeu, apesar que uso o luma pra forçar o idioma pt-pt mesmo que tem até no jogo americano.

ajkmetiuk

Citação de: HuezinXD online Fevereiro 14, 2019, 17:46:15 PM
Valeu, apesar que uso o luma pra forçar o idioma pt-pt mesmo que tem até no jogo americano.
é, em todas versões tem pt-pt, mas nada como jogar em PT-BR hehe
supremex!

Hareon

Cara, acredito que esse problema do jogo pedir atualização mesmo com ela instalada pode ser resolvido se a gente inserir algum número de versão ao compilar o arquivo de atualização .cia

Eu fiz alguns testes de versão no Pokémon e também pedia atualização, mas o problema é que o Hackingtoolkit não pedia os três números de versão originais "exemplo 5.5.2", somentes os dois últimos, ficando "0.5.2". Deve ter alguma forma de alterar o primeiro número que também importa, deixando o arquivo .cia reconhecido "legalmente" no 3DS.
Projeto Pokémon Brasil - Elite dos Quatro Traduções
Projeto Zelda Brasil - Heroes of Time
Fórum da E4T: https://e4t.com.br/forum/

ajkmetiuk

Citação de: Hareon online Fevereiro 14, 2019, 21:14:03 PM
Cara, acredito que esse problema do jogo pedir atualização mesmo com ela instalada pode ser resolvido se a gente inserir algum número de versão ao compilar o arquivo de atualização .cia

Eu fiz alguns testes de versão no Pokémon e também pedia atualização, mas o problema é que o Hackingtoolkit não pedia os três números de versão originais "exemplo 5.5.2", somentes os dois últimos, ficando "0.5.2". Deve ter alguma forma de alterar o primeiro número que também importa, deixando o arquivo .cia reconhecido "legalmente" no 3DS.

pois é, eu pesquisei na época quando comecei a traduzir, mas não encontrei nada, tentando colocar os números para teste tb foi tudo sem sucesso, por isso nem quis mais procurar e deixei assim mesmo, mas caso descubra algo eu lanço outro patch com isso corrigido, pq querendo ou não é chato toda vez que entra pedir pra atualizar...
supremex!