Para formar o 4bpp composite, a forma correta é a segunda que você fez. O tile de baixo entra na parte mais significativa para compor o índice de 4 bits. E parabéns, você fez corretamente.
A inversão dos bytes é usual no snes, por trata-se de um cpu little endian.
Sobre fonte 2bpp, praticamente todos os jogos de snes a utilizam. Por ocupar menor espaço na memória e por não precisar de mais de 4 cores, praticamente todo jogo de snes utiliza fonte de 2bpp planar. De qualquer forma, segue em anexo a fonte do jogo Parodious, como exemplo.
No snes, 3bpp não é um formato suportado pelo console. O que acontece é que em alguns poucos jogos, é feita a remoção de 1 dos bits do gráfico em 4bpp, de forma a comprimir a imagem de um modo bem simples. Mas antes de enviar a imagem para a memória de vídeo, o cpu precisa descomprimir a imagem, adicionando o bit que falta, e tornando a imagem 4bpp. Existem alguns jogos com formato 8bpp, que também é empregado pelo chamado modo 7, mas não é algo que precisa se preocupar no estágio atual.
A inversão dos bytes é usual no snes, por trata-se de um cpu little endian.
Sobre fonte 2bpp, praticamente todos os jogos de snes a utilizam. Por ocupar menor espaço na memória e por não precisar de mais de 4 cores, praticamente todo jogo de snes utiliza fonte de 2bpp planar. De qualquer forma, segue em anexo a fonte do jogo Parodious, como exemplo.
No snes, 3bpp não é um formato suportado pelo console. O que acontece é que em alguns poucos jogos, é feita a remoção de 1 dos bits do gráfico em 4bpp, de forma a comprimir a imagem de um modo bem simples. Mas antes de enviar a imagem para a memória de vídeo, o cpu precisa descomprimir a imagem, adicionando o bit que falta, e tornando a imagem 4bpp. Existem alguns jogos com formato 8bpp, que também é empregado pelo chamado modo 7, mas não é algo que precisa se preocupar no estágio atual.