Por que eu não posso cobrar pelas minhas traduções?

Iniciado por gansopro, Junho 24, 2018, 17:27:46 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

gansopro

Se fosse um console que estivesse no auge eu entenderia, mas são consoles que já perderam suporte. Em que eu estaria prejudicando a produtora do jogo se ela não se importa mais com esse jogo? Mesmo assim por que eu não poderia estar cobrando pelas minhas traduções nem de jogos de computador se para aplicar a tradução no jogo não é preciso gravar novamente, ou seja, não estará pirateando nada o jogo? E ainda assim os de console por que eu não posso cobrar pela minha tradução mesmo se eu oferecer a tradução sem o jogo junto?

Se eu criar tradução para um jogo de Xbox 360, criar uma conta na Live de Developer e postar a tradução na própria Live, nesse caso eu poderia cobrar pela minha tradução?

srchronotrigger

Se for contar em termos legais nada te impede pois um Patch é criação sua e não da empresa do jogo.

O que acontece é que a cena Romhacker em si não compactua com a venda de traduções/modificações pelo fato de ser algo feito de fã para fã porque entendemos que nem todos tem o conhecimento em alguma língua estrangeira para que possa desfrutar das obras e ao traduzir estamos permitindo que mais fãs tenham acesso a obra e isso é até mais gratificante do que ganhar um valor para fazer aquilo, é uma sensação de "comunidade", união.
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

gansopro

Tá, mas se eu cobrar por alguma tradução minha sofro alguma penalidade como multa ou não?

Magalicia

Citação de: gansopro online Junho 24, 2018, 19:10:43 PM
Tá, mas se eu cobrar por alguma tradução minha sofro alguma penalidade como multa ou não?
Aí o problema é teu com a produtora, se houver denúncias ou processo pra você, foram por consequências suas.

tvtoon

No primeiro caso, jogos muito antigos, podemos ver isso sim como um auxílio na questão de publicidade para a empresa, mas aí segue a pergunta: como será a distribuição desse conteúdo PAGO? Você pode se certificar que não está afetando a empresa, que ela não reutiliza (pois o caso não é apenas sobre o jogo inteiro)  partes desse jogo?

Isso por si só é um problema legal muito complexo.

Aí sua segunda questão é confusa, mas sim, não é possível utilizar uma tradução sem reprodução de conteúdo, pois nenhum sistema antigo de vídeojogo possui certas propriedades para isso. Existe sim, atualmente, muitos métodos de aplicar uma tradução durante a execução.

Logo, isso pode ser visto como incentivo à pirataria, ainda que na minha opinião isso seja uma besteira sem fundamento para sistemas "mortos".

Para recorrer a meios legais, melhor você contactar o desenvolvedor inicialmente, somente depois tentar algo assim, pois a chance de você sofrer sanções judiciais é alta.

Como conselho, evite fazer isso com empresas grandes: pra isso elas contratam funcionários. E nem cheguei no mérito comunitário. :hanhan:

srchronotrigger

#5
Eu não defendo venda de patchs mas um patch não é uma parte de um jogo, é um arquivo com instruções de como modificar a ROM e nele só contem as alterações que você fez e não o jogo em si por isso que distribuem patchs porque não é ilegal, então vender patch não se caracteriza pirataria por si só mas agora como a empresa reage a modificações dos seus jogos é outra história.
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

gansopro

Tá bom pessoal, mas se eu criar meu patch e vendê-lo sem o jogo fazendo com que a pessoa procure por si só o jogo completo ou compre-o, ainda assim corro o risco de sofrer uma sanção jurídica?

denim

Dificilmente vai sofrer qualquer sanção jurídica por vender o patch sem ou com o jogo. Mas não muda o fato de que isso continua sendo ilegal, pois o seu patch está alterando em partes um produto que não pertence a você.

huskie

#8
Não monetizar as tradições nos mantém no limite da lei porque estamos lançando elas em forma de patches, ou seja, de modificadores externos, não uma cópia não autorizada do jogo já adulterado.

E lançar de graça também porque não temos permissão dos donos originais, criadores dos jogos para traduzi-los.
Uma empresa que não existe mais não é nem de longe motivo pra usarmos e abusarmos das criações alheias.

Não se esqueça de que um patch contém textos e texturas extraídos originalmente dos jogos e adulterados. Tem um problema grande residindo neste detalhe.

Querendo ou não, mesmo em forma de patch, estamos lançando parte do software original, adulterado em nossos conteúdos.

Ainda que os textos tenham sido traduzidos por ti e a versão dos textos em português te pertençam, a origem, ou seja, os mesmos textos na língua original não te pertencem. Isso entra no mérito da permissão para traduzir também.

As pessoas que criaram os jogos EXISTEM e a lei internacional de direitos autorais protege toda e qualquer obra, seja escrita, em áudio, em vídeo ou digital. Seja no formato que for, a lei dá respaldo e proteção ao criador.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

Sorento

Acho que ser tu quer cobrar alguma coisa acho que da pra pedir doação pra ajudar no projeto.
Mas na moral,olha esses caras aqui meu são todos dinossauros das traduções e não cobram. Algo feito de fã pra fã. Tu não vai ficar rico vendendo traduções, mas vai fazer varias pessoas felizes por poder jogar o jogo de uma forma que entendam. aproveitar o jogo por completo. Vai ter vários que não vão te agradecer, gente que vai jogar traduzido e nem saber que tu existe, mas tem aquela galera como >EU< que presta muita atenção nisso. Se eu vejo que tem projeto de tradução eu espero pra jogar ele aproveitando o trabalho feito pelos seus tradutores.
Saber traduzir é um talento buscado com esforço e dedicação. Uma coisa muito bonita de compartilhar. Existe sistema operacional grátis, programas grátis tudo que certeza levou MUITO tempo pra ser feito é distribuído para a comunidade.
Sei lá cara, não parece certo. Não sei dizer se tu pode, mas de coração acho que tu não deve.