[NES] Rockman 3 - Improvement Hack

Iniciado por ajkmetiuk, Novembro 01, 2023, 01:06:41 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk




Nome: Rockman 3 : O Fim do Dr.Wily!? (Improvement Hack)

Plataforma: NES

Progresso:100%

Essa tradução é uma adaptação da minha antiga tradução para o Improvement Hack feito pelo usuário kuja killer da cena internacional.

Estava lendo os comentários na postagem do RM3 e notei que o usuário cmmneto tinha recomendado adaptar a tradução neste hack:

Porém, na época ele não tinha tantas novidades assim, acho que a única coisa mesmo que chamava a atenção era a intro, e ela tinha alguns problemas naquele lançamento, mas conforme o tempo foi passando, o kuja killer foi atualizando e este ano foi lançada a versão 3.0, onde teve boa parte das melhorias e correções.

"Por que fazer outra tradução de Rockman 3? Não era só aplicar a tradução antes ou depois?"
A tradução anterior não era compatível, já que ele fez diversas modificações na rom e quando aplicava, era uma chuva de problemas.

"O que tem de diferente do jogo original para esse hack?"
Simplismente várias coisas como:

- uma intro completa, baseada no manual do jogo.
- conteúdos cortados no lançamento final como inimigos, sprites, cenários, animações, frames não usadas, entre outras.
- infinitos bugs corrigidos (pois é, o RM3 é o mais bugado dos 6).
- melhorias, como poder sair de uma fase já concluida, sem wobbling bug nas interfaces, etc.
- adicionado o mapper MMC3 que reduziu praticamente uns 70% dos lags insuportáveis do jogo.
- adicionado sons nos cursores, inimigos, golpes, coisas que foram planejadas para o jogo mas com o lançamento rushado não implementaram.
- estendida as músicas que antes eram cortadas (por ex a do protoman/blues no final do jogo que tem quase 2min de música).
- correção de softlocks no jogo.
- Entre outras coisas mais (realmente é muita melhoria, nem tem como listar todas aqui).

De diferente da tradução antiga foi só adicionada a fonte lowcase e adaptado o restante dos textos e gráficos nesta rom.

V1.0 - Adaptação da minha antiga tradução, traduzido o conteúdo novo e adicionado uma fonte lowcase.
Foi usado nesta tradução o último lançamento do hack, versão 3.0, lançado no dia 11/07/23.

Tradução e adaptação ajkmetiuk
Tela título: Sliter

Agradecimentos especiais (RM3):
Ao denim que me ajudou a descobrir o tilemap da tela inicial, Magall pelas traduções japonesas, Mr Fox por me passar um site OCR para escanear as imagens japonesas e a todo pessoal do FURT que deu um auxílio no chat quando tinha dúvidas, muito obrigado!

Agradecimentos especiais (RM3IH):
Ao usuário kuja killer pelo excelente trabalho que fez nesse hack e deixou a possibilidade de qualquer um mexer ou traduzir (mantendo os créditos).

Caso encontre algum erro é só reportar!


Como usar:

Eu criei o patch usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado no site da PO.B.R.E.
Link direto

Depois de baixar, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "Rockman_3_IH_BR_(v1.0).ips" e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.
Creio que seja compatível com qualquer emulador que emule NES, eu utilizei o Mesen.

Imagens:




Download: Em anexo
supremex!

Dindo


Magalicia

Esse hack de fato é muito bom, bom de ver a tradução sendo feita para a versão definitiva desse jogo. :toligado:
Parabéns.

luizal

Que demais.
Tive o prazer de jogar esse jogo em formato físico no meu dynavision 3, comprei original usado mas era só a placa sem o envolucro do cartucho.  :huh:. Nem sei que fim teve o pobre coitado.

jairisongs

Mais um excelente trabalho!
Obrigado man. Obrigado também aos parceiros envolvidos no projeto.
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

HuezinXD

Excelente. Pra mim esse é o game mais difícil dos de NES pelos lag absurdos. Muito bom :D

ajkmetiuk

obrigado a todos que baixaram e também pelos elogios!
supremex!

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


ajkmetiuk

supremex!

Sliter

Rycoman 3!
e pensar que esse jogo poderia ter saído assim nos futuros relançamentos, mas precisam de fãs ricos para fazerem o trabalho sujo hahah

huskie

Rockman é sempre uma ótima pedida! Parabéns!
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!