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Mensagens - Magalicia

#16
Lançamentos / Re:[GB] Mega Man III
Março 02, 2024, 22:38:23 PM
Fim de uma era, agora os 5 megaman de gameboy estão traduzidos :toligado:
#17
Lançamentos / Re:[GB] Mega Man II
Fevereiro 25, 2024, 21:04:06 PM
Boa, só falta o terceiro jogo e os 5 megaman de gameboy estarão traduzidos :toligado:
@ajkmetiuk, megaman 3!!
#18
Lançamentos / Re:[GB] Ninja Gaiden Shadow
Fevereiro 23, 2024, 19:48:43 PM
Valeu pelo apoio, pessoal!

Citação de: kuroi online Fevereiro 15, 2024, 22:58:38 PM
Parabéns pelo belo trampo, Magall! Também curto muito mexer em jogos de GB e GBC...

Collab confirmado, heheh

Citação de: SatY online Fevereiro 23, 2024, 15:51:02 PM
Parabéns pela tradução! Não conheço bem os jogos do gb, posso começar por esse com essa tradução maravilhosa!
Aah, concordo com o ajkmetiuk, seria top o acento em dois tiles no estágio.
:cuteeyes: :lambida:

Para um jogo de GB, ele é bem fácil, enfim, boa sorte nas suas empreitadas de game gear, tô sempre de olho.
Ainda tô aprendendo a plataforma, mas um dia começarei a aprimorar as fontes :danca1:
#19
Lixeira / Re:[PSX] Panzer Bandit
Fevereiro 23, 2024, 15:40:11 PM
Vendo pelo seu histórico, já são inúmeros tópicos acontecendo a mesma coisa, não é possível que exista tamanha má vontade de não seguir as instruções, para ser o único que não conseguiu aplicar o patch. E são diversos posts assim.
Esfrie a cabeça, isso não ajuda nem você mesmo, nem ninguém, já tenho diversos relatos no meu privado, nem sei porque dou tanta chance, mas fica aí o meu conselho.
#20
Lixeira / Re:[PEDIDO][TRADUÇÃO][PSX] Medarot R
Fevereiro 22, 2024, 19:22:07 PM
Leia as regras, por favor.
Pedidos de tradução somente no post sobre sugestões.
#21
Lixeira / Re:[3DS] Inazuma Eleven GO Chrono Stone
Fevereiro 22, 2024, 19:21:08 PM
Não é assim que funciona o fórum, colega.
Há um monte de conteúdo disponível para aprender traduções, tanto no fórum, quanto no gbatemp, ou no google em si (poxa, a primeira coisa que aparece é sobre o kuriimu).
Por favor, siga as regras e não tente gerar flood no fórum.
#22
Lixeira / Re:[PC] Grandia 2 HD Remaster
Fevereiro 17, 2024, 13:08:24 PM
Não reviva essa discussão, já foi debatida por todo o fórum prejudicialmente ano passado e não haverá convencimento de nenhuma das partes, daqui em diante só irá para a lixeira.
#23
Lançamentos / Re:[PSX] Panzer Bandit
Fevereiro 15, 2024, 03:57:36 AM
Três traduções sinistras em um só dia, romhacking tá vivão hein.
Parabéns para todos os envolvidos.
#24
Trabalho brabíssimo, como é bom ter tanta gente boa na cena assim. :toligado:
#25
Lançamentos / [GB] Ninja Gaiden Shadow
Fevereiro 14, 2024, 15:46:54 PM


Nome: Ninja Gaiden Shadow
Plataforma: GameBoy
Desenvolvedora: Natsume co. Ldt / Tecmo
Ano de Lançamento: 1991
Gênero: Plataforma
Idioma Original: Inglês
Início do projeto: 8 de Fevereiro de 2024
Final do Projeto: 14 de Fevereiro de 2024


Equipe:
Magall - Romhacking, gráficos e tradução
Denim - Compressão gráfica
Ajkmetiuk - Agradecimentos especiais


Enredo:
Baseado em uma versão retrofuturística de 1985, três anos antes do primeiro Ninja Gaiden, o jogador controla Ryu Hayabusa, que deve salvar Nova York das forças do Imperador Garuda, um servo de Jaquio.


Detalhes e História do Projeto:
Dias após a tradução de Mega Man GB, eu tinha outro projeto em mente pelas mesmas circunstâncias que fiz o jogo anterior: um jogo com múltiplas traduções incompletas, e com meu espírito e vontade de querer fazer a melhor tradução desse jogo, resolvi desbravar tamanho desafio.
A primeira tradução foi feita em 1997, umas das primeiras traduções relatadas, feita pelo Hellmatic, onde fez com o conhecimento disponível na época, sem gráficos ou acentos editados, e algumas abreviações. A segunda, em 2007, foi feita por Balboa, que reduziu diversos termos para não parecer abreviado, mas também nunca houve edição gráfica.
Após ver ambas as tentativas, comecei a aprender ASM Patching e busquei um jeito melhor de adaptar os textos, e para me desafiar mentalmente, editei os ponteiros de STAGE para, em vez de usar NIVEL, ATO ou FASE, coloquei um enorme ESTÁGIO só pra ver se eu conseguia, e bom, depois de descobrir que o jogo bizarramente tem os ponteiros no começo da ROM e os blocos de texto são quase no fim de outro banco, tive que fazer um jogo de cintura. Tive ajuda do ajkmetiuk no começo do projeto, mais para aprender melhor como funciona o asm patching, já que fiquei confuso em como adaptar os ponteiros e coordenadas (gameboy tem regras extras, mas nada de outro mundo).
Além disso, o jogo usa ASCII, não precisando de tabela, e em diversos menus o jogo usa espaço para centralizar o texto, então foi ainda mais simples, e ponteiro deixou de ser problema.
Mas então, com o texto resolvido, chegamos no maior desafio: os gráficos.
No GB, os devs geralmente acabam evitando o máximo de compressão possível para economizar processamento e consumo de pilhas... exceto esses que fizeram o jogo. A fonte e gráficos menores (como o menu de VIDA e PAUSA) estão extremamente comprimidos, e o algoritmo de compressão precisa ser bem bolado ou irá corromper outros gráficos (digo isso porque aconteceu hihi), resultado: é realmente muito complexo para um romhacker normal e é por isso que ninguém conseguiu editá-los.
Então se um humano não consegue fazer, peça pros deuses: denim veio ao resgate desse projeto, faltando pouco para o projeto, ele conseguiu descomprimir e já saí voando editar o que precisava ser feito, adicionando uns acentos, mudando o menu e editando a tela cabulosa de FIM, essa acabou interferindo no sprite do chefe final, então o projeto demorou mais uns dias para ser concluído, mas acabou que não foi tão ruim assim, se vocês repararam, o projeto foi feito em menos de uma semana, bem bacana.
Por fim, esse foi um tributo ao romhacking, após 27 anos, tivemos um remake de uma das traduções mais antigas da cena, e tenho orgulho de ter feito ela, acho que hoje ninguém gostaria de fazê-la, então fica uma conquista pessoal.

Status da Tradução:
Textos: 100% (Todos os menus, telas de estágio, cutscene e créditos traduzidos;)
Gráficos: 100% (UI e tela de FIM feita;)
Acentos: 100% (Acentos inseridos após a compressão ter sido lidada, mas usei poucos;)
Revisão: 100% (Não testei a tela de Debug, precisa do Game Genie e não faz parte do jogo em si, mas em geral, zerado no Gambatte, deve funcionar no resto.)

Agradecimentos:

-Ajkmetiuk, por me ajudar no ASM Patching e me animar a fazer outro projeto, obrigado novamente!
-Denim, sempre ao resgate de compressões cabulosas, o jogo finalmente teve seu fim definitivo, aquele obrigado de sempre. rsrs
-Hellmatic e Balboa, suas traduções me chamaram a atenção desse jogo, se tivessem escolhido outra coisa pra fazer, jamais teria essa tradução hoje. hehe
-O pessoal do Discord, aquele apoio moral que sempre existe lá (ou não).
-E a você, por ler esses textões e jogar essa tradução, foi um baita trabalho, mas feito de coração, como sempre!

Imagens:







Informações sobre a ROM:

Nome Original: Ninja Gaiden Shadow (U).gb (131.072 bytes)
Idioma: Inglês
CRC: D3741A3A

Use o Lunar IPS para aplicar o patch:
https://www.romhacking.net/utilities/240/
#26
Lançamentos / Re:[GB] Mega Man - Dr. Wily's Revenge
Fevereiro 07, 2024, 01:02:30 AM
Citação de: ajkmetiuk online Fevereiro 06, 2024, 00:41:23 AM
siiiiiiiiiga, fiquei sabendo que vai ter mais projetos de gb... kk parabéns, ficou supremex

Assim que eu avançar nos meus estudos romhackisticos heheh

Citação de: Fluffy97 online Fevereiro 06, 2024, 20:16:19 PM
mano eu amog todo de game boy eu ia ama se pur acaso desse pra faze do 2 e do 3 ki são tope tab parabens

Não está na minha lista de interesse, mas tenho fé que na mão de alguém vai sair os jogos restantes.
#27


Nome: Mega Man World: Dr. Wily's Revenge GBC
Plataforma: GameBoy Color
ROMHacker: Specialagentape
Ano de Lançamento: 29 de Janeiro de 2023
Gênero: Plataforma
Idioma Original: Inglês
Início do projeto: 04 de Fevereiro de 2024
Final do Projeto: 05 de Fevereiro de 2024


Equipe:
Magall - Romhacking, gráficos e tradução
Ajkmetiuk - Agradecimentos especiais


Enredo:
Graças aos esforços de Mega Man, o super-robô criado por Dr. Light, as ambições de Dr. Wily não se concretizaram. A paz tinha regressado ao mundo, mas o Dr. Wily tinha alterado secretamente os robots industriais desenvolvidos pelo Dr. Light. Depois de tudo o que aconteceu, o Dr. Wily não abandonou o seu desejo de dominar o mundo. Para impedir o Dr. Wily de realizar o seu sonho, Mega Man dirigiu-se à cidade.

Sobre o Hack:
Esta modificação transforma o jogo original em um port para GBC, adicionando cores e com mais processamento, reduzindo os slowdowns do original, além de adições simples como símbolos para as armas, se quiser jogar com menos problemas, essa é a versão definitiva.


Detalhes e História do Projeto:
2017... o ano que fiquei fuçando o PO.B.R.E e vi duas traduções bem incompletas e simples desse jogo, e eu tava animado e afim de traduzir algum jogo simples, então decidi ver por que o pessoal penou tanto para esse...
O começo era tudo flores, achei os gráficos, fonte e os textos, então era só colocar a mão na massa e talvez eu teria traduzido esse projeto num só dia. Mas é claro que não foi assim, não é? Nunca é fácil.
Todo meu aprendizado de ponteiros foi por água abaixo, a ROM não possui espaço contínuo, e o jogo se armazena em blocos, criando uma sequência estrutural em vez de ponteiros clássicos, resultando todos os menus em um só bloco. Imagina dar um errinho na tela de game over, e a tela de zeramento é chamada na hora? Aconteceu toda vez. E não havia espaço para organizar.
Pensei em expandir a ROM, mas não valia mais nenhum minuto de esforço pro projeto, então decidi dropar... por quase 7 anos.
Aleatoriamente no chat com o pessoal, e o denim que vivia trazendo esse meu projeto à tona, acabei conversando o Ajkmetiuk e pedi para ele analisar a ROM e ver se dá pra fazer algum milagre... e acabou dando certo na base da gambiarra.
Depois de lidarmos com essa tela maldita, arregacei as mangas mais uma vez para traduzir todo o resto, adicionando o acento de til, e editando os poucos gráficos que esse jogo possui (e que ninguém editou na época).
Então sim, meus amigos, um jogo que alguns tentaram finalmente possui sua tradução 100% dela, única coisa que contive foi o nome dos ataques e dos inimigos, eu poderia editar, mas tenho zero vontade de inventar nome pras coisas, então fica "sem alma" desse jeito mesmo.

História Adicional:
Enquanto eu completava a tradução do jogo original, ajkmetiuk me mostrou essa modificação, que transforma o jogo em um jogo clássico de GBC, após o port funcionar em diversas coisas, ainda houve bugs por causa da direção gráfica, então tive que fazer um hack em cima desse hack, mas para vocês, basta ter a ROM original.

Status da Tradução:
Textos: 100% (Todos os menus traduzidos;)
Gráficos: 100% (ARMA do menu e background feitos;)
Acentos: 100% (Só um acentinho, eu até poderia ter adicionado mais, mas felizmente não precisava;)
Revisão: 100% (Zerado no Gambatte, deve funcionar no resto.)

Agradecimentos:

-Specialagentape, por fazer esta hack, muito boa, por sinal!
-Ajkmetiuk, por dar um pontapé final em me animar e ajudar a voltar com o projeto, valeu demais!
-Shadow-Kn e Emuboarding, seja lá quem sejam vocês, ou onde vocês estão, se não tivessem tentado traduzir esse jogo 25 anos atrás, essa tradução nem existiria, belo efeito borboleta, hein?
-O pessoal do Discord, sempre lá enchendo o saco e tretando, mas gosto de vocês, ainda. rsrs
-E a você, por ler esses textões e jogar essa tradução, o jogo é tenso demais, mas espero que gostem, foi feito de coração!

Imagens:




Informações sobre a ROM:

Nome Original: Mega Man - Dr. Wily's Revenge (U) [!].gb (262.144 bytes)
Idioma: Inglês
CRC: 47E70E08

MUITO IMPORTANTE:
Use o Lunar IPS para aplicar o patch:
https://www.romhacking.net/utilities/240/
Após terminar de aplicar o patch, MUDE A EXTENSÃO PARA .gbc, senão a ROM NÃO IRÁ FUNCIONAR!
#28
Lançamentos / [GB] Mega Man - Dr. Wily's Revenge
Fevereiro 05, 2024, 20:26:44 PM


Nome: Mega Man: Dr. Wily's Revenge
Plataforma: GameBoy
Desenvolvedora: Minakuchi Engineering
Ano de Lançamento: 1991
Gênero: Plataforma
Idioma Original: Inglês
Início do projeto: Novembro de 2017
Final do Projeto: 05 de Fevereiro de 2024


Equipe:
Magall - Romhacking, gráficos e tradução
Ajkmetiuk - Agradecimentos especiais


Enredo:
Graças aos esforços de Mega Man, o super-robô criado por Dr. Light, as ambições de Dr. Wily não se concretizaram. A paz tinha regressado ao mundo, mas o Dr. Wily tinha alterado secretamente os robots industriais desenvolvidos pelo Dr. Light. Depois de tudo o que aconteceu, o Dr. Wily não abandonou o seu desejo de dominar o mundo. Para impedir o Dr. Wily de realizar o seu sonho, Mega Man dirigiu-se à cidade.


Detalhes e História do Projeto:
2017... o ano que fiquei fuçando o PO.B.R.E e vi duas traduções bem incompletas e simples desse jogo, e eu tava animado e afim de traduzir algum jogo simples, então decidi ver por que o pessoal penou tanto para esse...
O começo era tudo flores, achei os gráficos, fonte e os textos, então era só colocar a mão na massa e talvez eu teria traduzido esse projeto num só dia. Mas é claro que não foi assim, não é? Nunca é fácil.
Todo meu aprendizado de ponteiros foi por água abaixo, a ROM não possui espaço contínuo, e o jogo se armazena em blocos, criando uma sequência estrutural em vez de ponteiros clássicos, resultando todos os menus em um só bloco. Imagina dar um errinho na tela de game over, e a tela de zeramento é chamada na hora? Aconteceu toda vez. E não havia espaço para organizar.
Pensei em expandir a ROM, mas não valia mais nenhum minuto de esforço pro projeto, então decidi dropar... por quase 7 anos.
Aleatoriamente no chat com o pessoal, e o denim que vivia trazendo esse meu projeto à tona, acabei conversando o Ajkmetiuk e pedi para ele analisar a ROM e ver se dá pra fazer algum milagre... e acabou dando certo na base da gambiarra.
Depois de lidarmos com essa tela maldita, arregacei as mangas mais uma vez para traduzir todo o resto, adicionando o acento de til, e editando os poucos gráficos que esse jogo possui (e que ninguém editou na época).
Então sim, meus amigos, um jogo que alguns tentaram finalmente possui sua tradução 100% dela, única coisa que contive foi o nome dos ataques e dos inimigos, eu poderia editar, mas tenho zero vontade de inventar nome pras coisas, então fica "sem alma" desse jeito mesmo.

Status da Tradução:
Textos: 100% (Todos os menus traduzidos;)
Gráficos: 100% (ARMA do menu e background feitos;)
Acentos: 100% (Só um acentinho, eu até poderia ter adicionado mais, mas felizmente não precisava;)
Revisão: 100% (Zerado no Gambatte, deve funcionar no resto.)

Agradecimentos:

-Ajkmetiuk, por dar um pontapé final em me animar e ajudar a voltar com o projeto, valeu demais!
-Shadow-Kn e Emuboarding, seja lá quem sejam vocês, ou onde vocês estão, se não tivessem tentado traduzir esse jogo 25 anos atrás, essa tradução nem existiria, belo efeito borboleta, hein?
-O pessoal do Discord, sempre lá enchendo o saco e tretando, mas gosto de vocês, ainda. rsrs
-E a você, por ler esses textões e jogar essa tradução, o jogo é tenso demais, mas espero que gostem, foi feito de coração!

Imagens:




Informações sobre a ROM:

Nome Original: Mega Man - Dr. Wily's Revenge (U) [!].gb (262.144 bytes)
Idioma: Inglês
CRC: 47E70E08

Use o Lunar IPS para aplicar o patch:
https://www.romhacking.net/utilities/240/
#29
Lançamentos / Re:[PC] Panzer Dragoon
Janeiro 21, 2024, 20:47:14 PM
Mais uma tradução braba do nosso mano Mjay, boa! :toligado:
#30
A regra do RHDN provavelmente se refere a jogos recentes, lá não aceitam de consoles modernos (se for esse o caso).

Enfim, o próprio fórum comporta os patches se forem pequenos, basta anexar (não anexe imagens, siga as regras de como fazer um post e o molde), se não puder, use algum link direto, por exemplo o mediafire.