[N64/PSX] Ready 2 Rumble Boxing - Round 2

Iniciado por MichaelNA2005, Março 27, 2021, 16:25:20 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

MichaelNA2005


Informações

Jogo: Ready 2 Rumble Boxing - Round 2
Plataformas: Nintendo 64 e PS1
Desenvolvedora: Point of View
Publicadora: Midway
Ano: 2000
Gênero: Luta
Jogadores: 2

O jogo

Ready 2 Rumble Boxing - Round 2 é um jogo de luta/boxe, desenvolvido pela Point of View, e publicado pela Midway, para vários consoles, dentre eles o Nintendo 64 e o PlayStation 1. É a sequência de seu antecessor. Neste jogo, há personagens novos, e famosos como personagens extras, que no caso da versão do Nintendo 64 e PS1, são Michael Jackson, Shaquille O'Neal, Bill e Hillary Clinton.

A tradução

Na cena brasileira de romhacking, não é tão comum ver traduções de Nintendo 64, em relação às traduções de NES, por exemplo. Assim que consegui a ROM (da versão americana), tive que usar o LemAsm para fazer o byteswap, o HxD para modificar os textos do jogo e o Fix N64 CRC para consertar o checksum da ROM. E foi assim que traduzi a rom inteira, das telas pré-menu até a de créditos (até mesmo a tela do Controller Pak). Uma pena que está sem acentos, mas pelo menos tem pontuação.

Para jogar, baixe a versão americana do jogo e o patch no fim da postagem, e aplique o patch (sem precisar fazer byteswap na ROM).

Esta tradução foi testada no Project64 (se você quiser testar num Nintendo 64 de verdade, é por sua conta e risco), com e sem Expansion Pak. Logo, é mais recomendado usar o Expansion Pak (nos emuladores de Nintendo 64 para PC e no hardware real) para evitar congelamentos depois das lutas e nos menus do jogo. A adição do Expansion Pak não é necessária nos emuladores de Nintendo 64 para Android, já que o módulo é ativado por padrão.

Já a tradução da versão de PS1 não difere muito da versão de Nintendo 64. O problema é tentei e não consegui enfrentar um desafio na versão de Playstation 1: legendar as cutscenes. Eu até extraí o arquivo da ISO, mas tentei executar e converter para AVI no STR Converter, deu erro. Mas além disso, um dos reais motivos que me desmotivou em relação às cutscenes é o medo do jogo travar, já que sou iniciante na cena do romhacking. Mas esse medo foi superado graças ao ripman, que me recomendou um programa (CDmage) que extrai as cutscenes do jogo, de forma que elas continuem intactas e próprias para uso em programas como o STR Converter, para enfim converter para AVI, editar, renderizar etc. A tradução das cutscenes é a única novidade nessa versão 1.1. Agora, só não traduzi um texto no jogo (esse texto é a primeira tela depois do logo de licença do PlayStation), porque não procurei nem no editor hexadecimal, nem no Tim2View. Falando da tela do logo de licença do PlayStation, eu mesmo coloquei meu nome e o endereço do meu site, já que para os textos dessa tela não ficarem bagunçados (assim como nas outras vezes que tentei no programa BootEdit), só com um texto pequeno na linha superior, e um grande na inferior. Por fim, eu usei o ECCRegen para consertar os setores do disco, assim fazendo com que a tradução funcione corretamente em um hardware real.

Programas usados
HxD Hex Editor
LemAsm (N64)
FixN64CRC
Lunar IPS (N64)
BootEdit (PS1)
CDmage (PS1)
STR Converter (PS1)
Shotcut (para editar as cutscenes)
ECCRegen (PS1)
XDelta UI (PS1)

Status da tradução

Versões
Nintendo 64: 1.0 (27/03/2021)
PS1:
1.1 (27/04/2021)
1.0 (22/04/2021)
Textos: 100% (99% na versão de PS1, pois a primeira tela não foi traduzida)
FMVs: 100% (PS1)
Acentos: 17% (na versão de PS1, isso graças às FMVs), 0% (Nintendo 64)

Imagens
[spoiler]
Versão do Nintendo 64

Versão do PlayStation 1
[/spoiler]

Link para download do patch

IPS (Nintendo 64)
Esse patch deve ser aplicado na ROM americana com CRC1 0xE9219533 e CRC2 0x13FBAFBD!
Se você jogar no Project64 de PC, é recomendado jogar com o plugin gráfico Glide64.

XDELTA (PlayStation 1)
O patch deve ser aplicado somente na versão americana (SLUS-01147), com o CRC32 633FC2A4!

HuezinXD


byftr

Parabéns pelo trabalho, continue assim!   :parabens:

WolfferroW

Parabéns pela tradução.

Sobre acentuação, creio que há como inserir editando pelo tilemolester, o único problema é achar a fonte do jogo para editar as letras que não usou, isso se achar pois a maioria dos jogos de N64 precisa de uma expansão ou descompressão para poder ver umas texturas e outras programações.

Mesmo com tudo, parabéns pelo feito!

MichaelNA2005

Atualizei o tópico, pois lancei a versão de PS1!
:charuto:

ro8

#5
Infelizmente sua tradução para o N64 não funcionou para mim, eu testei aqui em dois emuladores diferentes e em ambos obtive o mesmo erro, o jogo fica em um loop infinito e não entra, já sem eu aplicar o patch da tradução ele entra nos dois emuladores normalmente...Já a versão do PS1 funcionou corretamente.


MichaelNA2005

Mas testei o patch na mesma versão do Project64 que vc estava usando, e funcionou.
ah, esqueci de colocar o CRC1 e CRC2 no qual o patch da versão de N64 precisa ser aplicado.
Tem que ser aplicado no CRC1 0xE9219533 e no CRC2 0x13FBAFBD.

babylon

Citação de: MichaelNA2005 online Abril 22, 2021, 20:01:02 PM
Atualizei o tópico, pois lancei a versão de PS1!
:charuto:

Vai sair versão DC e PS2 tambem traduzidas desse jogo?

ripman

Citação de: ro8 online Abril 24, 2021, 16:01:46 PM
Infelizmente sua tradução para o N64 não funcionou para mim, eu testei aqui em dois emuladores diferentes e em ambos obtive o mesmo erro, o jogo fica em um loop infinito e não entra, já sem eu aplicar o patch da tradução ele entra nos dois emuladores normalmente...Já a versão do PS1 funcionou corretamente.

tenta com a rom do site romhudtler.
aqui funcionou

MichaelNA2005

eu fiz a tradução a partir dessa rom do ROMHustler que vc disse

MichaelNA2005

#10
Citação de: babylon online Abril 24, 2021, 23:50:16 PM
Citação de: MichaelNA2005 online Abril 22, 2021, 20:01:02 PM
Atualizei o tópico, pois lancei a versão de PS1!
:charuto:

Vai sair versão DC e PS2 tambem traduzidas desse jogo?

Acho que também vai sair, mas vou ter que precisar de ajuda com os bytes '0A' e '0D' em ambas as duas versões

ro8

#11
Citação de: MichaelNA2005 online Abril 24, 2021, 16:33:38 PM
Mas testei o patch na mesma versão do Project64 que vc estava usando, e funcionou.
ah, esqueci de colocar o CRC1 e CRC2 no qual o patch da versão de N64 precisa ser aplicado.
Tem que ser aplicado no CRC1 0xE9219533 e no CRC2 0x13FBAFBD.

Consegui agora com á dica do amigo Ripman, eu já estava utilizando á rom com esse CRC que vc falou. eu baixei á rom do site Romhustler e funcionou, acredito tbm que o erro que eu estava tendo aqui era era pelo fato da rom estar com á extensão .n64 e a rom do Romhustler está com á extensão .Z64 ai eu apliquei o patch e funcionou de boa, vlw amigo ótima tradução.  :parabens:

MichaelNA2005

Foi lançada agora a versão 1.1 da tradução da versão de PS1, com as cutscenes traduzidas!

João13

Citação de: MichaelNA2005 online Abril 27, 2021, 03:29:28 AM
Foi lançada agora a versão 1.1 da tradução da versão de PS1, com as cutscenes traduzidas!

O link do mesmo está quebrado. :caidentro:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


MichaelNA2005

#14
Citação de: João13 online Abril 27, 2021, 10:17:08 AM
Citação de: MichaelNA2005 online Abril 27, 2021, 03:29:28 AM
Foi lançada agora a versão 1.1 da tradução da versão de PS1, com as cutscenes traduzidas!

O link do mesmo está quebrado. :caidentro:
Já corrigi o link. É que o mediafire mudou a chave do link de download, e mesmo quando mudei aqui no FURT, só deu erro, pq mudei o texto, mas não o link verdadeiro, até que eu consegui mudar para colocar o verdadeiro e novo link de download