[MD] Fushigi no Umi no Nadia-Identificar compressão gráfica

Iniciado por kuroi, Janeiro 08, 2021, 15:22:00 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

kuroi

Boa tarde, gente!

Estava eu esses dias mexendo em um Romhacking já feito por gringos de um jogo de RPG para Mega Drive chamado "Fushigi no Umi no Nadia" e me deparei com um tema que sempre considerei uma grande dificuldade para lidar e como começar a trabalhar com isso... Trata-se da Compressão de Fontes...

Eu já tinha conseguido fazer todas as ferramentas para Dumpar e Inserir novamente os textos, editar Ponteiros e tudo mais! Mas justamente no momento em que me deparei com a necessidade de adicionar caracteres acentuados à ROM, tomei um banho de água fria... rsrsrsrs A Fonte estava comprimida...

Com base nisso eu parti em busca de informações sobre como realizar a descompressão desses gráficos, porém aparentemente não existe qualquer ferramenta que faça a descompressão dos gráficos desse jogo, ou melhor dizendo, eu nem mesmo sei de que tipo de algoritmo de compressão isso se trata, pois estou completamente no escuro...

Algumas informações:

Para quem puder me ajudar, seguem algumas coisas que consegui reunir sobre isso:

1- VDP em tempo de execução da ROM:



2- Como o jogo em questão trata-se de um Romhacking já feito do Romhacker "KingMike", acredito que a fonte do jogo esteja em 0x17A000, pois neste mesmo endereço da ROM original em Japonês, não existe nenhum dado...



3- Link de uma postagem minha de Abril de 2018, quando tive tammbém o mesmo problema, mas que no fim não consegui resolver...

https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=607.0

Agradeço desde já e até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。