[PS1] Grandia

Iniciado por Justin, Setembro 14, 2017, 14:30:37 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Gutembergh

Mais uma coisa, eu vim aqui responder(tem duas respostas minha aqui para quem não viu)por respeito a Justin, EXCLUSIVAMENTE POR CAUSA DE JUSTIN.
Terminei o que ele começou e aqui mesmo no fórum foi disponibilizado, ponto final.
Agora se estiver achando o ruim o fato por eu está vendendo o CD2, só tenho uma coisa para você:

"O Fascinante Mundo do ROMHacking"
http://romhackers.org/modules/PDdownloads1/singlefile.php?cid=49&lid=17
Um dia chegaremos lá!

tvtoon

Eu não tenho como julgar esse seu caso,  não acho que criatura alguma desse planeta vai vir atrás de você por um jogo da GameArts, logo isso não acarretaria problemas ao Justin.

Só acho que, se você usou e respeita o trabalho dele no CD1, é bom ver como serão essas finanças... :hanhan:

denim

Comercializar é tão crime quanto apenas traduzir. Ambos infringem os direitos autorais. Mas se o autor quer comercializar, é problema dele. Ainda prefiro ver ele ganhando dinheiro por algo que ele mesmo fez do que um outro que apenas baixou o patch, como muito acontece, infelizmente.

Se Gutembergh postou o patch do cd1, que tinha trabalho do Justin, por mim está tudo resolvido. Se ele trabalhou sozinho no cd2 e não quer postar, não vejo problema algum nisso. Ele não é obrigado a disponibilizar o que fez.

srchronotrigger

Como o CD 1 foi postado para mim também está tudo certo, o único problema mesmo era o dilema moral com o trabalho do Justin.

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Lobim

Citação de: helladarion online Agosto 01, 2018, 11:34:38 AM
Pelo que eu sei qualquer patch ou MOD feito num jogo licenciado é CRIME, crime esse que a desenvolvedora ignora caso perceba que a pessoa nao vai ter ganhos financeiros no projeto.

Não necessariamente. Há uma série de casos que a desenvolvedora entra com ação judicial mesmo quando não visa lucro, por conta dos direitos autorais envolvidos. Não é regra essa de que se não terá ganhos financeiros a desenvolvedora ignora.

Citação de: helladarion online Agosto 01, 2018, 11:34:38 AM
O ato do Gutembergh de querer lucrar com o projeto fere a integridade da comunidade de tradutores como um todo, colocando em risco a propria comunidade de levar advertências ou de jurisdição pela desenvolvedora.

Tal ato deveria ser repuldiado até mesmo pela segurança e integridade da comunidade em não levar processos legais de desenvolvedoras,

As modificações no CD2 foram feitas por ele, portanto, faz o que quiser com elas. Pessoalmente, eu lamento, mas como o mesmo disse, há situações que enfrentamos que nos levam a tomar certas medidas e essa foi a forma que ele encontrou de preservar o seu trabalho. Então, para mais do que eu penso, eu respeito as decisões do autor e não acho que fere a comunidade.

Sobre os riscos jurídicos, a comunidade passa isso desde sua fundação. Porém, em geral, a desenvolvedora responsável entra em contato diretamente com o autor / grupo do projeto, então o risco acaba incidindo mais a nível individual do que na comunidade como um todo. Se fôssemos nos preocupar com riscos jurídicos, não faríamos ROMHack, sequer baixaríamos ROMs.

Citação de: helladarion online Agosto 01, 2018, 11:34:38 AM
o Gutembergh deveria ser Banido da comunidade e todos seus posts apagados caso se recuse a parar de cobrar por traduções que ele tenha vinculo com o blog aqui.

Isso abre procedencias terriveis futuras!

Caso ele estivesse lucrando em cima de trabalhos de outros, aí sim acredito que a comunidade teria uma reação negativa. Porém, como se trata de um trabalho dele, em geral não vemos isso como um problema. Não acho que essas medidas são cabíveis.
Itinerante

hnnewgames

#50
Comprem o patch e disponibilizem na internet, pronto!
Zueiras à parte, mano, o cara traduziu e ele tem todo direito de comercializar seu trabalho, ngm é obrigado a disponibilizar nada. se ele quisesse traduzir só pra ter no HDzin dele, o problema é dele e de mais ngm, compra quem quer. Falo isso pro CD2 que como ele falou, foi ele que finalizou. no caso do CD1 eu acho meu antiético, pois você continuou uma coisa que já estava quase 100%, mas quem sou eu pra julgar? No meu caso, eu traduzo os games porque gosto e não por dinheiro (apesar de ser pobre fudido!) cara, nem links com propagandas meus patch's tem klkjk

Rafael Quinalha

#51
Que chato o cara pensar assim, mas fazer o que, né? A tradução é dele e ele faz o que quiser com ela.
Agora, a pergunta que faço para o autor é: Sabe aquela tradução que você baixou de graça e que foi feita com muito esforço por outras pessoas, você já pagou alguma vez na vida por alguma? :ahem:
Muitos fazem blogs, sites e colocam propagandas ou doação pelo trabalho, jamais cobram pela mesma.
Fica a dica.

P.S: Pelo anúncio "CASO QUEIRA O SEU GAME PREDILETO TRADUZIDO, FALE COMIGO E ENTRAREMOS EM UM ACORDO." com certeza esse cara deve estar vendendo traduções dos outros por debaixo dos panos. :torico:
Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

Venom Snake

Só digo uma coisa... Que negócio feio, mano!
Deve ter se esbaldado jogando jogos traduzidos por outras pessoas sem ter gasto um centavo.
O trabalho é dele e ele faz o que quiser com o mesmo, sim. Só que atitudes como essa que mancham a cena, só.

jrafaelpg

Gute está no direito dele de não liberar o patch. pelo menos do cd2 que ele traduziu sozinho. é ilegal vender? é. mas  cada um é cada um. porém do mesmo modo que ele vende a tradução ou cd do jogo já com tradução nada impede de alguém compra e upa a tradução em qualquer lugar né cara. e eu acho que na minha opinião você não vai ter direito nenhuma em reclamar tipo, "ah, você  upou a minha tradução sem autorização". da mesma forma que você vende o jogo ai por ai sem autorização. liberar o patch gratuitamente já té da uma moral e respeito. cobrando ai sim que vai aparecer gente achando no direito de cobra de você de erros e tal já que ele pagou por isso.  :bomba:

dica se você quer ganhar dinheiro fazendo tradução. cara cria um blog pede doações.
se o cara gosta do jogo e gostou do seu trabalho e quer que você continue a pessoa vai doar.  :parabens:

e fora toda essa coisa, parabéns pela tradução!

LeandroCiC

Se alguém estiver disposto a dispobinilizar em algum site, eu tenho o CD2 traduzido!

Nykolas André

no meu ponto de vista, o CD1 eu acho muito errado o cara querer vender, agora o disco2... não vejo problema não, mas seria mais bem visto ele abrir um site e pedir doações pra fazer traduções como foi dito aqui!
vender as traduções passa uma ideia de que ele está passando por cima dos outros tradutores...
é só minha opinião!

tvtoon

Citação de: LeandroCiC online Agosto 23, 2018, 08:18:09 AM
Se alguém estiver disposto a dispobinilizar em algum site, eu tenho o CD2 traduzido!
Ó, veio... pirateia aí pá nóis! Afinal de contas, achado não é roubado! :hanhan:

srchronotrigger

Os dilemas morais com esse tópico já foram todos pro espaço. kkkkk

A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

LeandroCiC

Citação de: tvtoon online Agosto 23, 2018, 17:13:55 PM
Citação de: LeandroCiC online Agosto 23, 2018, 08:18:09 AM
Se alguém estiver disposto a dispobinilizar em algum site, eu tenho o CD2 traduzido!
Ó, veio... pirateia aí pá nóis! Afinal de contas, achado não é roubado! :hanhan:

Vou passar a ISO pra quem estiver disposto a compartilhar com todos! Você se compromete?

Rafael Quinalha

Sobe no google drive ou em outro servidor qualquer e pronto. E que fique claro, se a pessoa quiser contribuir pelo esforço do cara, posta o link do ML onde ele está vendendo o jogo.
Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears