[NSW] Castlevania Symphony of the Night.nsp - [SATURN HACK Paul met's v1.5]

Iniciado por Malaria02, Julho 26, 2022, 17:38:34 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Malaria02

Fala pessoal, estava procurando fervorosamente uma maneira de jogar Castlevania SOTN em português no meu nintendo switch, infelizmente até o presente momento são quase escassas as opções de jogar este magnifico jogo de forma prática, ou vc precisa baixar trocentos gigas e fazer várias firulas para emular o android no hekate, e instalar um emulador de psx de android para jogar, ou vc vai precisar baixar o retroarch com mais torcentos gigas e seus 2 milhões de núcleos totalmente desnecessários pra 98% da comunidade [pc engine, neo geo pocket, msx etc...] sem falar na incrível confusão que é configurar aquilo direito no switch e pra ainda no final vc precisar fazer overclock pra rodar o jogo, em fim...

Um belo dia decidi passar um pente fino na internet a fora, e passado bastante tempo e dedicação lendo e vendo inúmeros vídeos de gringo, eu finalmente consegui criar um arquivo .NSP do Castlevania SOTN do sega saturn em português, e a pedidos de algumas pessoas quando mandei o primeiro arquivo .NSP traduzido, tbm consegui fazer da Hack rom que corrige praticamente todos os problemas e ainda melhora a performance do jogo ,tornando esta rom definitivamente a melhor versão do Castlevania SOTN de todas, levando em consideração as partes extras no mapa, dublagem e os 3 personagens elegiveis + os hacks de correção e boost na performance é indiscutivel que está é a melhor versão do game.

Depois desta introdução, e deixando claro que eu tenho em mãos 2 roms de Saturn, uma traduzida e uma com os hacks de correção, assim que disponibilizei as 2 versões em .NSP em um grupo de Whatsapp e em diversos no facebook, houveram diversos pedidos para que eu aplicasse a tradução na hack rom, o que pra mim é algo um pouco difícil por conhecer mt pouco sobre tradução de jogos e programação...

Mas como bom soldado fui a procura de uma forma de realizar este feito, e consegui encontrar uma ferramenta que me permite ver todos os textos do jogo e edita-los de forma mt simples [basicamente em um arquivo .txt], então eu tive a ideia de abrir os txts da rom em português, retira-los de lá e coloca-los na hack rom, porém neste momento eu esbarrei nas minhas limitações, eu não tenho conhecimento suficiente para realizar isto sozinho, não estou sabendo manusear a ferramenta de edição de maneira adequada para executar esta ação...

Gostaria de pedir ajuda de vocês para tal, e logo após caso obter sucesso, teremos não só um NSP do castlevania perfeito tanto pra switch como tbm teremos a melhor versão do game disponível para qualquer emulador de sega saturn.

Galera, 1 pessoa que entenda um pouco que seja, acho que já é mais do que suficiente pra conseguir realizar esse projeto, Eu estou utilizando o monkey moore e o windHex32 para mexer nos txt dos Games, caso alguém já conheça os programas por favor  da uma forcinha ai

vou deixar os links dos 2 arquivos .NSP que eu consegui criar, estou tentando colocar eles para rodar em fullscreen, mas ainda não consegui.




            O NSP ESTÁ RODANDO LISO, SEM NENHUMA QUEDA E NÃO É NECESSARIO FAZER OVERCLOCK, RODA NATIVAMENTE NO CONSOLE

********************************************************************************************************************************************************************************************

- LINK DA ROM PT-BR:

https://www.mediafire.com/file/82m7kpuumrgpyax/Castlevania_Symphony_of_the_Night_BR_saturn.nsp/file?fbclid=IwAR0TVWndNoJL-cOVEAenUEEoVM2oBivRuM7wnp92aNBJnuSXbHu9Yrte3Ks


- LINK DA HACK ROM:

https://www.mediafire.com/file/iai3ho2nnira7b7/Castlevania+SOTN+HACK+1.5_saturn.nsp/file?fbclid=IwAR0qHxQfgbDxGBvjIo3R0zuZkGKVM7w3-2-IaULoucDYiQy85g1eJcaD08U

#######################################################################################################################################################################################################

Se vcs quiserem remover a janelinha escrito options da frente da tela, baixem o  arquivo de remoção no link abaixo, que é basicamente uma pasta ID pra ser colocado dentro de Atmosfere > contents

isso vai dar uma leve bugada quando vc abrir o options do cotton; bom não me incomoda isso, nem interfere em nada dentro do jogo, mas que fique o aviso

- Link do arquivo de remoção:

https://www.mediafire.com/file/ephtpy1keoklnkz/010077001526E01A.zip/file?fbclid=IwAR2jbqZ0ulCe3PAsnyqkVGdWIOZVh7KmEiIgo06ep_eXOYNxQmZDMwS23R0

********************************************************************************************************************************************************************************************
Upei 2 vídeos da rom em português rodando no switch caso alguém queira conferir como está antes de baixar o nsp, é só baixar os vídeos...

https://www.mediafire.com/folder/1cdbic3e0rwx0/Videos

babylon

Que top, boa sorte quanto a ideia de traduzir a rom Hackeada do Castlevania de Saturno, tanto para Switch na versão modificada como deixar para o jogo original para as pessoas que tem Saturno jogarem, alias:

Citação de: Mistura_De_Bits online Maio 17, 2021, 21:33:14 PM....

Vou sugerir mais gente talvez possa te ajudar nesse pleito.

Solid One

Ei, não seria bem mais simples emular, num Switch desbloqueado, alguma das versões de PS1 usando o RetroArch com algum core de emulação não?

Li por aí que o RetroArch, junto com algum core tipo "lr-pcsx-rearmed", consegue rodar razoavelmente boa parte dos jogos de PS1, no Switch, sobretudo jogos em 2D que são mais leves.

Se o CSOTN de PS1 rodar bem nele, então você poderia simplesmente colocar nele a tradução do NEODAN em cima da versão americana, ou a tradução do xavier em cima da japonesa, ou mesmo alguma das versões dubladas que saíram recentemente.

Talvez seja mais simples isso daí, a menos que você queira porque queira a versão de Saturn, devido aos conteúdos exclusivos dessa versão.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Malaria02

Citação de: Solid One online Julho 27, 2022, 16:30:47 PM
Ei, não seria bem mais simples emular, num Switch desbloqueado, alguma das versões de PS1 usando o RetroArch com algum core de emulação não?

Li por aí que o RetroArch, junto com algum core tipo "lr-pcsx-rearmed", consegue rodar razoavelmente boa parte dos jogos de PS1, no Switch, sobretudo jogos em 2D que são mais leves.

Se o CSOTN de PS1 rodar bem nele, então você poderia simplesmente colocar nele a tradução do NEODAN em cima da versão americana, ou a tradução do xavier em cima da japonesa, ou mesmo alguma das versões dubladas que saíram recentemente.

Talvez seja mais simples isso daí, a menos que você queira porque queira a versão de Saturn, devido aos conteúdos exclusivos dessa versão.

Amigo vamos la, vou te falar o por quê de eu não optar pelo retroarch, primeiro de tudo é o espaço que o retroarch ocupa no SD, retroarch vem com um monte de arquivos completamente desnecessários, nucleos de neo geo pocket, msx, sei la o que 8 bits; e por consequência vem tbm tds as configs desses nucleos e mais um monte de coisa que no meu ponto de vista não serve pra nada, só confunde a cabeça de muita gente, principalmente para aquele usuário, que não tem a paciência nem o tempo a perder quebrando cabeça pra configurar o retroarch, dentre outros por menores que envolveriam esta opção... ainda tem o porém de ter a necessidade de fazer clock dentro do retroarch pra poder rodar o game sem queda de quadros.

Da forma que eu fiz uma pessoa que comprou um switch desbloqueado hoje, poderia sem qualquer dificuldade, simplesmente instalar o nsp e jogar o game tranquilo, sem ter que mexer em nenhum tipo de configuração,sem ter quedas de quadro, sem necessidade de fazer clock, e ocuparia aproximadamente 350 mb de espaço.(No retroarch seriam gigas, no plural)

Pensando de forma coletiva, acho a forma que eu fiz mt mais abrangedor pra comunidade, sem falar que a versão de saturn é a mais completa de todas as versões e tem os hacks que alem de corrigir os erros originais da rom, ainda da um ligeiro boost na performance.

Colocando em prós e contras, me parece mt melhor da forma que eu fiz, mais leve, não precisa configurar nd, melhor versão da rom, não cai quadro, nem precisa de clock, só falta uma tradução.

Malaria02

Citação de: babylon online Julho 26, 2022, 18:57:15 PM
Que top, boa sorte quanto a ideia de traduzir a rom Hackeada do Castlevania de Saturno, tanto para Switch na versão modificada como deixar para o jogo original para as pessoas que tem Saturno jogarem, alias:

Citação de: Mistura_De_Bits online Maio 17, 2021, 21:33:14 PM....

Vou sugerir mais gente talvez possa te ajudar nesse pleito.

Meu amigo, muitíssimo obrigado por linkar este tópico aqui, foi de muita últilidade pra mim, entrei em contato com o autor, estou aguardando a resposta dele, se ele puder ajudar vai sair mais rápido do que eu pensei o meu projeto; mais uma vez muito obrigado meu amigo.

:parabens:

Solid One

Citação de: Malaria02 online Julho 27, 2022, 19:36:29 PM
Amigo vamos la, vou te falar o por quê de eu não optar pelo retroarch, primeiro de tudo é o espaço que o retroarch ocupa no SD, retroarch vem com um monte de arquivos completamente desnecessários, nucleos de neo geo pocket, msx, sei la o que 8 bits; e por consequência vem tbm tds as configs desses nucleos e mais um monte de coisa que no meu ponto de vista não serve pra nada, só confunde a cabeça de muita gente, principalmente para aquele usuário, que não tem a paciência nem o tempo a perder quebrando cabeça pra configurar o retroarch, dentre outros por menores que envolveriam esta opção... ainda tem o porém de ter a necessidade de fazer clock dentro do retroarch pra poder rodar o game sem queda de quadros.

Da forma que eu fiz uma pessoa que comprou um switch desbloqueado hoje, poderia sem qualquer dificuldade, simplesmente instalar o nsp e jogar o game tranquilo, sem ter que mexer em nenhum tipo de configuração,sem ter quedas de quadro, sem necessidade de fazer clock, e ocuparia aproximadamente 350 mb de espaço.(No retroarch seriam gigas, no plural)

Pensando de forma coletiva, acho a forma que eu fiz mt mais abrangedor pra comunidade, sem falar que a versão de saturn é a mais completa de todas as versões e tem os hacks que alem de corrigir os erros originais da rom, ainda da um ligeiro boost na performance.

Colocando em prós e contras, me parece mt melhor da forma que eu fiz, mais leve, não precisa configurar nd, melhor versão da rom, não cai quadro, nem precisa de clock, só falta uma tradução.

É, realmente o RetroArch vem com várias coisas a mais e tal, pelo preço de vir com um leque enorme de outros cores de emulação, pra rodar jogos de diversas plataformas. Mas não é pra ser tão grande a ponto de ocupar gigas de espaço não. Digo isso porque recentemente botei o RetroArch num portátil chinês (PocketGo), e uma instalação com cerca de 10 cores de emulação, junto de uns filtros de emulação, só ocupou cerca de 200~300mb.

Além disso, também dá pra montar uma instalação do RetroArch apenas com as coisas que você precisa. Dá pra tu montar o RetroArch apenas com o core "lr-pcsx-rearmed", bem como deixar pré-definidas configurações de clock/frameskip pra melhorar a performance.

Não sei como exatamente tu montou o NSP. Possivelmente foi um esquema similar, onde você pôs em um único pacote um emulador de Sega Saturn (Yabause talvez), já pré-carregando o jogo quando iniciado. Mas eu acho que daria pra aplicar a mesma ideia pro RetroArch, onde no NSP tu botaria o RetroArch + lr-pcsx-rearmed + configs de otimização + a ISO. Nessas condições, o RetroArch por si só deve ocupar cerca de 100mb ou menos, e somando com a ISO dá uns 800~900mmb.

Parando pra pensar, é um esquema bem parecido com o que fizeram no Ultimate NES VC Injector, pra Nintendo 3DS, onde para cada jogo de NES ele cria um CIA instalável que contém o RetroArch com um core de emular NES, junto à rom selecionada que é auto-startada ao abrir o jogo pelo menu do 3DS. E cada CIA não fica com um tamanho tão grande não: pra uma rom de 512kb, ela deve ficar na casa de 1 ou 2mb, somando a ROM ao tamanho do RetroArch.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Malaria02

Citação de: Solid One online Julho 28, 2022, 09:12:00 AM
Citação de: Malaria02 online Julho 27, 2022, 19:36:29 PM
Amigo vamos la, vou te falar o por quê de eu não optar pelo retroarch, primeiro de tudo é o espaço que o retroarch ocupa no SD, retroarch vem com um monte de arquivos completamente desnecessários, nucleos de neo geo pocket, msx, sei la o que 8 bits; e por consequência vem tbm tds as configs desses nucleos e mais um monte de coisa que no meu ponto de vista não serve pra nada, só confunde a cabeça de muita gente, principalmente para aquele usuário, que não tem a paciência nem o tempo a perder quebrando cabeça pra configurar o retroarch, dentre outros por menores que envolveriam esta opção... ainda tem o porém de ter a necessidade de fazer clock dentro do retroarch pra poder rodar o game sem queda de quadros.

Da forma que eu fiz uma pessoa que comprou um switch desbloqueado hoje, poderia sem qualquer dificuldade, simplesmente instalar o nsp e jogar o game tranquilo, sem ter que mexer em nenhum tipo de configuração,sem ter quedas de quadro, sem necessidade de fazer clock, e ocuparia aproximadamente 350 mb de espaço.(No retroarch seriam gigas, no plural)

Pensando de forma coletiva, acho a forma que eu fiz mt mais abrangedor pra comunidade, sem falar que a versão de saturn é a mais completa de todas as versões e tem os hacks que alem de corrigir os erros originais da rom, ainda da um ligeiro boost na performance.

Colocando em prós e contras, me parece mt melhor da forma que eu fiz, mais leve, não precisa configurar nd, melhor versão da rom, não cai quadro, nem precisa de clock, só falta uma tradução.

É, realmente o RetroArch vem com várias coisas a mais e tal, pelo preço de vir com um leque enorme de outros cores de emulação, pra rodar jogos de diversas plataformas. Mas não é pra ser tão grande a ponto de ocupar gigas de espaço não. Digo isso porque recentemente botei o RetroArch num portátil chinês (PocketGo), e uma instalação com cerca de 10 cores de emulação, junto de uns filtros de emulação, só ocupou cerca de 200~300mb.

Além disso, também dá pra montar uma instalação do RetroArch apenas com as coisas que você precisa. Dá pra tu montar o RetroArch apenas com o core "lr-pcsx-rearmed", bem como deixar pré-definidas configurações de clock/frameskip pra melhorar a performance.

Não sei como exatamente tu montou o NSP. Possivelmente foi um esquema similar, onde você pôs em um único pacote um emulador de Sega Saturn (Yabause talvez), já pré-carregando o jogo quando iniciado. Mas eu acho que daria pra aplicar a mesma ideia pro RetroArch, onde no NSP tu botaria o RetroArch + lr-pcsx-rearmed + configs de otimização + a ISO. Nessas condições, o RetroArch por si só deve ocupar cerca de 100mb ou menos, e somando com a ISO dá uns 800~900mmb.

Parando pra pensar, é um esquema bem parecido com o que fizeram no Ultimate NES VC Injector, pra Nintendo 3DS, onde para cada jogo de NES ele cria um CIA instalável que contém o RetroArch com um core de emular NES, junto à rom selecionada que é auto-startada ao abrir o jogo pelo menu do 3DS. E cada CIA não fica com um tamanho tão grande não: pra uma rom de 512kb, ela deve ficar na casa de 1 ou 2mb, somando a ROM ao tamanho do RetroArch.

Bom assim, o retroarch no nintendo switch normalmente não é tão leve, pelo menos todos os lugares que eu baixei ele até agora não foi, costumou ser sempre 2GB pra mais de tamanho, confesso tbm que eu não procurei muitas vezes, mas nas vezes que procurei era sempre algo do tipo, eu ja tentei achar uma forma de fazer o que vc disse, e tentar deixar somente um nucleo, mas foi sem sucesso, e eu não consegui achar exatamente o que eu procurava naquela epoca, então por fim achei um esforço irrelevante continuar procurando por aquilo, e segui por outro caminho que foi a conversão do .NSP de saturn.

Vamos la vou te explicar superficialmente como eu fiz o .NSP, não foi da forma que vc deduziu kkkk, eu basicamente usei um jogo de saturn que saiu pra switch de forma oficial [COTTON BOOMERANG], e modifiquei a rom dentro do .NSP oficial, tanto que se vc reparar na primeira foto do post, ou tiver assistido os vídeos, vc vai ver que o castlevania está com o nome "cotton boomerang" na tela do switch, o console entende que o jogo que ele está rodando é o cotton, por isso eu disse que ele está rodando o jogo de forma "nativa", se vc abrir as configs gerais dentro do jogo, vc tbm vai reparar que irá abrir as configurações do cotton, wlappapers do cotton, controles etc... então tipo assim, eu acredito que isto não pode ser considerado uma emulação kkk ele está rodando o jogo nativamente desta forma

Solid One

Citação de: Malaria02 online Julho 28, 2022, 10:32:52 AM
Bom assim, o retroarch no nintendo switch normalmente não é tão leve, pelo menos todos os lugares que eu baixei ele até agora não foi, costumou ser sempre 2GB pra mais de tamanho, confesso tbm que eu não procurei muitas vezes, mas nas vezes que procurei era sempre algo do tipo, eu ja tentei achar uma forma de fazer o que vc disse, e tentar deixar somente um nucleo, mas foi sem sucesso, e eu não consegui achar exatamente o que eu procurava naquela epoca, então por fim achei um esforço irrelevante continuar procurando por aquilo, e segui por outro caminho que foi a conversão do .NSP de saturn.

Vamos la vou te explicar superficialmente como eu fiz o .NSP, não foi da forma que vc deduziu kkkk, eu basicamente usei um jogo de saturn que saiu pra switch de forma oficial [COTTON BOOMERANG], e modifiquei a rom dentro do .NSP oficial, tanto que se vc reparar na primeira foto do post, ou tiver assistido os vídeos, vc vai ver que o castlevania está com o nome "cotton boomerang" na tela do switch, o console entende que o jogo que ele está rodando é o cotton, por isso eu disse que ele está rodando o jogo de forma "nativa", se vc abrir as configs gerais dentro do jogo, vc tbm vai reparar que irá abrir as configurações do cotton, wlappapers do cotton, controles etc... então tipo assim, eu acredito que isto não pode ser considerado uma emulação kkk ele está rodando o jogo nativamente desta forma

Ah, então foi basicamente um injection de jogo de Sega Saturn dentro de outro lançado oficialmente? Interessante.

Já vi fazerem isso outras vezes antes, como por exemplo nos relançamentos de Sonic e Streets of Rage para Nintendo 3DS. Só que nesses casos não é nativo não. É emulação mesmo, só que usando "emuladores oficiais", aplicando uma ou duas mudanças nos jogos originais através de cheats internas ou algo do tipo. Ano passado o Anime_World tava até tentando trocar a rom de Mega Drive desses relançamentos por outra, e quase teve sucesso.

Meu palpite é que, dentro do "Cotton Boomerang" relançado pra Switch, também tem um "emulador oficial de Sega Saturn", possivelmente otimizado pra rodar esse jogo em particular. Se o jogo tivesse rodando nativamente, não daria pra fazer essa troca de um jogo de Sega Saturn pra outro, pois ela não estaria em formato de ISO de Saturn. Agora fico surpreso desse emulador performar bem, porque historicamente falando, emular Sega Saturn tem sido bem mais difícil e pesado do que PS1. Pede no mínimo o dobro do que o PS1 pedia. Pela lógica, era pras versões de PS1 rodarem melhor no Switch que as de Saturn.

De todo modo, é uma abordagem válida, dada as facilidades que oferece e tal, e bacana para aqueles que preferem o CSOTN de Saturn. Eu pessoalmente prefiro as versões de PS1 porque são mais leves e fáceis de rodar, tem gráficos melhores, e a versão japonesa tem tantos conteúdos quanto a de Saturn (exceptuando jogar com a Maria, e abrir 1 ou 2 áreas novas abaixo do portão do castelo). Além disso, traduções e hacks pro CSOTN de PS1 são mais abundantes, e atualmente em melhor qualidade, quando comparado com as de Sega Saturn.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Malaria02

Citação de: Solid One online Julho 28, 2022, 11:10:56 AM
Citação de: Malaria02 online Julho 28, 2022, 10:32:52 AM
Bom assim, o retroarch no nintendo switch normalmente não é tão leve, pelo menos todos os lugares que eu baixei ele até agora não foi, costumou ser sempre 2GB pra mais de tamanho, confesso tbm que eu não procurei muitas vezes, mas nas vezes que procurei era sempre algo do tipo, eu ja tentei achar uma forma de fazer o que vc disse, e tentar deixar somente um nucleo, mas foi sem sucesso, e eu não consegui achar exatamente o que eu procurava naquela epoca, então por fim achei um esforço irrelevante continuar procurando por aquilo, e segui por outro caminho que foi a conversão do .NSP de saturn.

Vamos la vou te explicar superficialmente como eu fiz o .NSP, não foi da forma que vc deduziu kkkk, eu basicamente usei um jogo de saturn que saiu pra switch de forma oficial [COTTON BOOMERANG], e modifiquei a rom dentro do .NSP oficial, tanto que se vc reparar na primeira foto do post, ou tiver assistido os vídeos, vc vai ver que o castlevania está com o nome "cotton boomerang" na tela do switch, o console entende que o jogo que ele está rodando é o cotton, por isso eu disse que ele está rodando o jogo de forma "nativa", se vc abrir as configs gerais dentro do jogo, vc tbm vai reparar que irá abrir as configurações do cotton, wlappapers do cotton, controles etc... então tipo assim, eu acredito que isto não pode ser considerado uma emulação kkk ele está rodando o jogo nativamente desta forma

Ah, então foi basicamente um injection de jogo de Sega Saturn dentro de outro lançado oficialmente? Interessante.

Já vi fazerem isso outras vezes antes, como por exemplo nos relançamentos de Sonic e Streets of Rage para Nintendo 3DS. Só que nesses casos não é nativo não. É emulação mesmo, só que usando "emuladores oficiais", aplicando uma ou duas mudanças nos jogos originais através de cheats internas ou algo do tipo. Ano passado o Anime_World tava até tentando trocar a rom de Mega Drive desses relançamentos por outra, e quase teve sucesso.

Meu palpite é que, dentro do "Cotton Boomerang" relançado pra Switch, também tem um "emulador oficial de Sega Saturn", possivelmente otimizado pra rodar esse jogo em particular. Se o jogo tivesse rodando nativamente, não daria pra fazer essa troca de um jogo de Sega Saturn pra outro, pois ela não estaria em formato de ISO de Saturn. Agora fico surpreso desse emulador performar bem, porque historicamente falando, emular Sega Saturn tem sido bem mais difícil e pesado do que PS1. Pede no mínimo o dobro do que o PS1 pedia. Pela lógica, era pras versões de PS1 rodarem melhor no Switch que as de Saturn.

De todo modo, é uma abordagem válida, dada as facilidades que oferece e tal, e bacana para aqueles que preferem o CSOTN de Saturn. Eu pessoalmente prefiro as versões de PS1 porque são mais leves e fáceis de rodar, tem gráficos melhores, e a versão japonesa tem tantos conteúdos quanto a de Saturn (exceptuando jogar com a Maria, e abrir 1 ou 2 áreas novas abaixo do portão do castelo). Além disso, traduções e hacks pro CSOTN de PS1 são mais abundantes, e atualmente em melhor qualidade, quando comparado com as de Sega Saturn.

Bom eu não sabia que ja tinham feito esse procedimento de injection antes, nunca tinha ouvido falar, foi algo realmente novo pra min, sobre ser uma emulador, que bom então que dada a dificuldade de se emular finalmente fizeram um emulador estavel...

Sobre as versões do jogo eu não dou tanta importância assim para os mínimos detalhes das versões, tanto que até hoje eu só tinha jogado a versão de PS1, porém eu achava o cúmulo não ter uma versão oficial de SOTN para o switch (pois tem 1 castlevania colection e um castlevania advance), e a única forma de jogar ele ser pelo retroarch, então diante de todas as opções disponiveis não me agradar nem um pouco, esta do Saturn foi a mais pratica e funcional que eu encontrei ( com mt dificuldade, pois nao encontrei nd em PT-BR kkk )...


Vou deixar um video tutorial de um cara ensinando como fazer o processo, para caso vc tenha interesse. (só que está em ingles, se vc não entender o idioma ai deu ruim kkk )


https://youtu.be/GqBdfLveCJA


Tem uma lista de compatibilidade com este método tbm, vou deixar aqui pra vc

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1X4iLL8J5sPMlxr_XbfZ-3f21IF9ni-otn2wwl-4hzsk/edit#gid=0

babylon

Citação de: Malaria02 online Julho 28, 2022, 12:08:25 PM
Citação de: Solid One online Julho 28, 2022, 11:10:56 AM
Citação de: Malaria02 online Julho 28, 2022, 10:32:52 AM
Bom assim, o retroarch no nintendo switch normalmente não é tão leve, pelo menos todos os lugares que eu baixei ele até agora não foi, costumou ser sempre 2GB pra mais de tamanho, confesso tbm que eu não procurei muitas vezes, mas nas vezes que procurei era sempre algo do tipo, eu ja tentei achar uma forma de fazer o que vc disse, e tentar deixar somente um nucleo, mas foi sem sucesso, e eu não consegui achar exatamente o que eu procurava naquela epoca, então por fim achei um esforço irrelevante continuar procurando por aquilo, e segui por outro caminho que foi a conversão do .NSP de saturn.

Vamos la vou te explicar superficialmente como eu fiz o .NSP, não foi da forma que vc deduziu kkkk, eu basicamente usei um jogo de saturn que saiu pra switch de forma oficial [COTTON BOOMERANG], e modifiquei a rom dentro do .NSP oficial, tanto que se vc reparar na primeira foto do post, ou tiver assistido os vídeos, vc vai ver que o castlevania está com o nome "cotton boomerang" na tela do switch, o console entende que o jogo que ele está rodando é o cotton, por isso eu disse que ele está rodando o jogo de forma "nativa", se vc abrir as configs gerais dentro do jogo, vc tbm vai reparar que irá abrir as configurações do cotton, wlappapers do cotton, controles etc... então tipo assim, eu acredito que isto não pode ser considerado uma emulação kkk ele está rodando o jogo nativamente desta forma

Ah, então foi basicamente um injection de jogo de Sega Saturn dentro de outro lançado oficialmente? Interessante.

Já vi fazerem isso outras vezes antes, como por exemplo nos relançamentos de Sonic e Streets of Rage para Nintendo 3DS. Só que nesses casos não é nativo não. É emulação mesmo, só que usando "emuladores oficiais", aplicando uma ou duas mudanças nos jogos originais através de cheats internas ou algo do tipo. Ano passado o Anime_World tava até tentando trocar a rom de Mega Drive desses relançamentos por outra, e quase teve sucesso.

Meu palpite é que, dentro do "Cotton Boomerang" relançado pra Switch, também tem um "emulador oficial de Sega Saturn", possivelmente otimizado pra rodar esse jogo em particular. Se o jogo tivesse rodando nativamente, não daria pra fazer essa troca de um jogo de Sega Saturn pra outro, pois ela não estaria em formato de ISO de Saturn. Agora fico surpreso desse emulador performar bem, porque historicamente falando, emular Sega Saturn tem sido bem mais difícil e pesado do que PS1. Pede no mínimo o dobro do que o PS1 pedia. Pela lógica, era pras versões de PS1 rodarem melhor no Switch que as de Saturn.

De todo modo, é uma abordagem válida, dada as facilidades que oferece e tal, e bacana para aqueles que preferem o CSOTN de Saturn. Eu pessoalmente prefiro as versões de PS1 porque são mais leves e fáceis de rodar, tem gráficos melhores, e a versão japonesa tem tantos conteúdos quanto a de Saturn (exceptuando jogar com a Maria, e abrir 1 ou 2 áreas novas abaixo do portão do castelo). Além disso, traduções e hacks pro CSOTN de PS1 são mais abundantes, e atualmente em melhor qualidade, quando comparado com as de Sega Saturn.

Bom eu não sabia que ja tinham feito esse procedimento de injection antes, nunca tinha ouvido falar, foi algo realmente novo pra min, sobre ser uma emulador, que bom então que dada a dificuldade de se emular finalmente fizeram um emulador estavel...

Sobre as versões do jogo eu não dou tanta importância assim para os mínimos detalhes das versões, tanto que até hoje eu só tinha jogado a versão de PS1, porém eu achava o cúmulo não ter uma versão oficial de SOTN para o switch (pois tem 1 castlevania colection e um castlevania advance), e a única forma de jogar ele ser pelo retroarch, então diante de todas as opções disponiveis não me agradar nem um pouco, esta do Saturn foi a mais pratica e funcional que eu encontrei ( com mt dificuldade, pois nao encontrei nd em PT-BR kkk )...


Vou deixar um video tutorial de um cara ensinando como fazer o processo, para caso vc tenha interesse. (só que está em ingles, se vc não entender o idioma ai deu ruim kkk )


https://youtu.be/GqBdfLveCJA


Tem uma lista de compatibilidade com este método tbm, vou deixar aqui pra vc

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1X4iLL8J5sPMlxr_XbfZ-3f21IF9ni-otn2wwl-4hzsk/edit#gid=0

Se não me engano esse metodo de injection deveria ser possivel no jogo Super Mario 3D All-Stars visto que é um emulador de Game Cube e Wii embutido roms de ambos consoles, mas parece me tem critpografia ainda não podendo fazer o mesmo como no jogo Cotton Boomerang que tem um emulador rodando de Saturno pra Switch, PS4-5 e Xbox One-Series.

Citação de: Malaria02 online Julho 28, 2022, 12:08:25 PM
Citação de: Solid One online Julho 28, 2022, 11:10:56 AM
Citação de: Malaria02 online Julho 28, 2022, 10:32:52 AM
Bom assim, o retroarch no nintendo switch normalmente não é tão leve, pelo menos todos os lugares que eu baixei ele até agora não foi, costumou ser sempre 2GB pra mais de tamanho, confesso tbm que eu não procurei muitas vezes, mas nas vezes que procurei era sempre algo do tipo, eu ja tentei achar uma forma de fazer o que vc disse, e tentar deixar somente um nucleo, mas foi sem sucesso, e eu não consegui achar exatamente o que eu procurava naquela epoca, então por fim achei um esforço irrelevante continuar procurando por aquilo, e segui por outro caminho que foi a conversão do .NSP de saturn.

Vamos la vou te explicar superficialmente como eu fiz o .NSP, não foi da forma que vc deduziu kkkk, eu basicamente usei um jogo de saturn que saiu pra switch de forma oficial [COTTON BOOMERANG], e modifiquei a rom dentro do .NSP oficial, tanto que se vc reparar na primeira foto do post, ou tiver assistido os vídeos, vc vai ver que o castlevania está com o nome "cotton boomerang" na tela do switch, o console entende que o jogo que ele está rodando é o cotton, por isso eu disse que ele está rodando o jogo de forma "nativa", se vc abrir as configs gerais dentro do jogo, vc tbm vai reparar que irá abrir as configurações do cotton, wlappapers do cotton, controles etc... então tipo assim, eu acredito que isto não pode ser considerado uma emulação kkk ele está rodando o jogo nativamente desta forma

Ah, então foi basicamente um injection de jogo de Sega Saturn dentro de outro lançado oficialmente? Interessante.

Já vi fazerem isso outras vezes antes, como por exemplo nos relançamentos de Sonic e Streets of Rage para Nintendo 3DS. Só que nesses casos não é nativo não. É emulação mesmo, só que usando "emuladores oficiais", aplicando uma ou duas mudanças nos jogos originais através de cheats internas ou algo do tipo. Ano passado o Anime_World tava até tentando trocar a rom de Mega Drive desses relançamentos por outra, e quase teve sucesso.

Meu palpite é que, dentro do "Cotton Boomerang" relançado pra Switch, também tem um "emulador oficial de Sega Saturn", possivelmente otimizado pra rodar esse jogo em particular. Se o jogo tivesse rodando nativamente, não daria pra fazer essa troca de um jogo de Sega Saturn pra outro, pois ela não estaria em formato de ISO de Saturn. Agora fico surpreso desse emulador performar bem, porque historicamente falando, emular Sega Saturn tem sido bem mais difícil e pesado do que PS1. Pede no mínimo o dobro do que o PS1 pedia. Pela lógica, era pras versões de PS1 rodarem melhor no Switch que as de Saturn.

De todo modo, é uma abordagem válida, dada as facilidades que oferece e tal, e bacana para aqueles que preferem o CSOTN de Saturn. Eu pessoalmente prefiro as versões de PS1 porque são mais leves e fáceis de rodar, tem gráficos melhores, e a versão japonesa tem tantos conteúdos quanto a de Saturn (exceptuando jogar com a Maria, e abrir 1 ou 2 áreas novas abaixo do portão do castelo). Além disso, traduções e hacks pro CSOTN de PS1 são mais abundantes, e atualmente em melhor qualidade, quando comparado com as de Sega Saturn.

Bom eu não sabia que ja tinham feito esse procedimento de injection antes, nunca tinha ouvido falar, foi algo realmente novo pra min, sobre ser uma emulador, que bom então que dada a dificuldade de se emular finalmente fizeram um emulador estavel...

Sobre as versões do jogo eu não dou tanta importância assim para os mínimos detalhes das versões, tanto que até hoje eu só tinha jogado a versão de PS1, porém eu achava o cúmulo não ter uma versão oficial de SOTN para o switch (pois tem 1 castlevania colection e um castlevania advance), e a única forma de jogar ele ser pelo retroarch, então diante de todas as opções disponiveis não me agradar nem um pouco, esta do Saturn foi a mais pratica e funcional que eu encontrei ( com mt dificuldade, pois nao encontrei nd em PT-BR kkk )...


Vou deixar um video tutorial de um cara ensinando como fazer o processo, para caso vc tenha interesse. (só que está em ingles, se vc não entender o idioma ai deu ruim kkk )


https://youtu.be/GqBdfLveCJA


Tem uma lista de compatibilidade com este método tbm, vou deixar aqui pra vc

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1X4iLL8J5sPMlxr_XbfZ-3f21IF9ni-otn2wwl-4hzsk/edit#gid=0

Alias, já que gosta de hacks, o Half Life 2 com seus episódios pode ser jogado no Portal Colecionador de Switch, já que possui resquícios de código do jogo terminado e não portado:

https://www.theenemy.com.br/nintendo/half-life-2-nintendo-switch

Se descobrir algum método de portar ele pro Switch desbloqueado, ja que não explicam nas matérias direitos:

https://gist.github.com/OatmealDome/3215077c3d254b145d270c6eb78c6b58

Talvez de pra portar a tradução de PC nele, alias ate seria legal, visto único jeito rodar ele agora seria Android pra Switch o que demanda instalar Android nele, um trampo e tanto.

Malaria02

Vou dar uma conferida no half life, um membro de um grupo de whatsapp tinha me falado sobre ele, o emulador de GC/Wii rodando da msm forma que está rodando no cotton, seria um sonho... tomara que venha a ser possivel no futuro... voltando no assunto no half life, vou deixar ele em segundo plano, pelo menos até eu conseguir colocar em fullscreem o cotton e torcer pro camarada do projeto de tradução do SOTN me responder kkk

babylon

Citação de: Malaria02 online Julho 29, 2022, 13:42:28 PM
Vou dar uma conferida no half life, um membro de um grupo de whatsapp tinha me falado sobre ele, o emulador de GC/Wii rodando da msm forma que está rodando no cotton, seria um sonho... tomara que venha a ser possivel no futuro... voltando no assunto no half life, vou deixar ele em segundo plano, pelo menos até eu conseguir colocar em fullscreem o cotton e torcer pro camarada do projeto de tradução do SOTN me responder kkk

Certo fico aguardando esse projeto do Castlevania Hack PtBr e aproveitando que disse do Half Life 2, olha esse arquivo:

https://www.mediafire.com/file/ek6dqaktwq5wepm/half_life_2_english.rar/file

Você consegue enquanto isso abrir ele e salvar pra ver as fontes de escrita pra ver se consigo adaptar pra PtBr?

Obg.

Malaria02

Citação de: babylon online Julho 31, 2022, 16:29:24 PM
Citação de: Malaria02 online Julho 29, 2022, 13:42:28 PM
Vou dar uma conferida no half life, um membro de um grupo de whatsapp tinha me falado sobre ele, o emulador de GC/Wii rodando da msm forma que está rodando no cotton, seria um sonho... tomara que venha a ser possivel no futuro... voltando no assunto no half life, vou deixar ele em segundo plano, pelo menos até eu conseguir colocar em fullscreem o cotton e torcer pro camarada do projeto de tradução do SOTN me responder kkk

Certo fico aguardando esse projeto do Castlevania Hack PtBr e aproveitando que disse do Half Life 2, olha esse arquivo:

https://www.mediafire.com/file/ek6dqaktwq5wepm/half_life_2_english.rar/file

Você consegue enquanto isso abrir ele e salvar pra ver as fontes de escrita pra ver se consigo adaptar pra PtBr?

Obg.

rapais, eu não sou uma pessoa de mt bagagem com tradução kkkkk eu sou mais uma pessoa curiosa esforçada do que tudo kkk o programa que eu estou usandn pra mexer no SOTN é mais pra arquivos .iso ou .bin, e eu estou com certa dificuldades para mexer nele, principalmente nessa questão de salvar kkkkk vou ficar te devendo essa missão que vc me pediu, pelo menos por enquanto, blz ?

Mistura_De_Bits

Estou terminando os dialogos BR encima do patch do paul, logo logo vai ter uma tradução 100%.

babylon

Citação de: Mistura_De_Bits online Agosto 06, 2022, 00:46:03 AM
Estou terminando os dialogos BR encima do patch do paul, logo logo vai ter uma tradução 100%.

Que massa, tomara entao que consiga, lembrando saiu a versão mais nova do Hack, a 1.5, vide video:

https://www.youtube.com/watch?v=_mqtMtzBHZM

Se puder conseguir a tradução 100% na ultima build hack do Castlevania Dracula X em PTBR:

[spoiler]Description:​
First of all, this is not a translation. But some elements had to be translated into English for some reason.
Main features:
Restoration of translucency of many objects;
English translation of some elements;
Direct access to the global map;
Finalization of the global map;
Restoration of the original proportions of some sprites;
Removing horizontal black bars of the screen;
Skipping videos and dialogues;
Access to Richter's alternate costume;
Reduced loading time;
Support for 4MB expansion card;
Added a HARD MODE;
Bug fixes;
More details you can found in the readme file.
Update in version 1.1

Fixed a palette of haze around the artifact;
Blocked entry to the pause menu from the map;
Update in version 1.2
Restored the shading of the Death sprite on the first meeting with Alucard;
The palette of the candles flare has been restored;
Update in version 1.3
Fixed wrong palette of some enemies (Phantom Skull, Skull Lord, Frozen Shade, Salem Witch, Efreet, Malachi);
Translucency of the sword of the enemy "Azaghal";
Blocked the repeated call of the global map when playing for Richter or Maria;
Removed the delay when pressing control buttons in the librarian shop menu;
Reduced the color saturation of the dialog box;
Translucency of fire and smoke after defeating Shaft;
Added Gouraud shading on the global map for all characters;
Update in version 1.4
Fixed palette of explosions after destroying bosses;
Fixed a corruption of level maps when playing as Richter and Maria (after exiting the global map mode);
Update in version 1.5
Added a HARD MODE (selection is made in the title screen menu every time the game is restarted);
Fixed the palette of images of enemies in the bestiary;
ROM / ISO Information:​
Akumajou Dracula X - Gekka no Yasoukyoku (Japan) (2M) (Track 1).bin
Serial Code: T-9527G
CRC32: f1b74601
Patch format: ImageDiff
Readme file attached[/spoiler]