(https://i.imgur.com/c8allEW.jpeg)
Nome Original - Super Mario World 2: Yoshi's Island / スーパーマリオ ヨッシーアイランド (Super Mario: Yoshi Island)
Nome Traduzido - Super Mario: a Ilha do Yoshi
Plataforma - Super Nintendo Entertainment System
Região - Norte-Americana (USA) v1.0 e v1.1
Gênero - Plataforma
Enredo - Uma cegonha carrega dois bebês (Mario e Luigi) sobre o oceano tranquilo em direção ao Brooklyn. No entanto, o perigo se aproxima quando Kamek, um Kupa mágico, vem raptar os bebês, pois previra que eles causariam incômodo para seu mestre, Bauser, no futuro. Por acidente, ele consegue pegar apenas um, deixando o outro cair no oceano. Kamek, furioso por ter perdido o outro bebê, manda seus servos o procurarem. O Bebê Mario caiu, na verdade, na Ilha Yoshi, bem em cima de um Yoshi, que encontra um mapa junto com o bebê e decide ajudá-lo a achar seu irmão Luigi.
StatusGráficos | 100% |
Textos | 100% |
Acentuação | 100% |
Revisão | 100% |
Grupo ATLASAdachi - Tradução, testes
bMatSantos - Tradução, programação, revisão, testes, edição de gráficos
Uão - Tradução, testes, edição de gráficos
AgradecimentosMattrizzle e Yoshifanatic (cenário internacional).
FerramentasYY-CHR + Aseprite - Edição e inserção de gráficos
Asar - Criação de script para separar e fundir os gráficos intercalados de SuperFX.
Crystal Tile 2- Inserção dos gráficos de SuperFX.
Tilemap Studio - Edição de tilemaps
Todo o resto foi editado pelo disassembly de YI (https://github.com/Yoshifanatic1/Yoshi-s-Island-Disassembly).
Sobre a Tradução- A inconsistência na ordem dos Yoshis entre fases e mapa (Yoshi rosa e vermelho) foi arrumada.
- Nomes das fases tiveram o layout rearranjado em prol de uma formatação mais parecida com a japonesa.
- A fonte dos textos foi padronizada entre as duas versões dos jogos.
- Este é o 1º hack de Yoshi's Island que altera as letras 3D usadas em PAUSE e GAME OVER.
Imagens[spoiler]
(https://i.imgur.com/d1AaH1x.png) (https://i.imgur.com/TilseS6.png) (https://i.imgur.com/hZXMaGZ.png) (https://i.imgur.com/0dCml7u.png) (https://i.imgur.com/jJYukqf.png) (https://i.imgur.com/XDAPbRj.png)
[/spoiler]
VídeoDownload no Mega (https://mega.nz/file/kklklIQS#8RnrbOAQL6-UsfLy07QgsNkOMDAFc3mzeE_9caPUloE) ou anexado ao post.
Confira o código-fonte no Github (https://github.com/bMatSantos/YI-ptbr).
Show de bola. Obrigado pela exelente tradução
ÉPICO!!! MEU DOMINGO HOJE VAI SER ÓTIMO! :chegamais:
Que baita projeto, parabéns a todos os envolvidos! :parabens:
Como sempre, mais uma tradução com esmero. Parabéns.
Ótimo trabalho, parabéns aos envolvidos!! :charuto:
Essas traduções são muito boas, quem dera eu tivesse tempo pra jogar essas essas maravilhas tudo de novo (o 100% desse jogo é sinistro).
Hora do Mario's Missing hu3 :toligado:
Belíssimo trabalho, parabéns!
:parabens:
Parabéns, ficou extremamente show! Esse jogo é muito bonito, com certeza traduzido é ainda melhor hehe
Citação de: Magalicia online Junho 25, 2023, 14:08:46 PM
Hora do Mario's Missing hu3 :toligado:
hora de megami... @magall megami
Que legal MatSantos, ficou completissimo.
Parabéns pelo grande lançamento! :danca1:
:cuteeyes: Muito massa. Completinha. Acho que agora completou todos os Mario no NES e SNES.
Uau!
Parabéns por mais esse trabalho fenomenal!!
Cara, é muito bom entrar nessa área e se deparar com lançamentos.
Mas isso não tem preço quando acontece aos domingos.
Todos que estiveram direta e indiretamente envolvidos no projeto estão de parabéns!
Parabéns pela tradução!
O jogo traduzido é compatível com o patch que tira o choro do bebê Mario?
baxando ja´mano brigadu
Esse é um dos melhores jogos de Snes. Parabéns e Grato pela tradução.
Que traduçao maravilhosa parabéns. alguém sabe algum meio de traduzir o cartucho japa original ? queria colocar essa tradução no meu cartucho original.
Citação de: gilvan666 online Julho 13, 2023, 17:14:02 PM
Que traduçao maravilhosa parabéns. alguém sabe algum meio de traduzir o cartucho japa original ? queria colocar essa tradução no meu cartucho original.
Fácil, grave uma eeprom/C.I com a rom em PTBR, dessolde a Japonesa do P.C.B e substitua pela nova em PTBR, pronto, esta é a "única" maneira normal de se fazer isso em mídia física!
Citação de: VVV18 online Julho 13, 2023, 20:44:06 PM
Citação de: gilvan666 online Julho 13, 2023, 17:14:02 PM
Que traduçao maravilhosa parabéns. alguém sabe algum meio de traduzir o cartucho japa original ? queria colocar essa tradução no meu cartucho original.
Fácil, grave uma eeprom/C.I com a rom em PTBR, dessolde a Japonesa do P.C.B e substitua pela nova em PTBR, pronto, esta é a "única" maneira normal de se fazer isso em mídia física!
Se fosse facil eu já tinha feito.
Eu fiz a modificação no mario rpg, o cartucho é parecido, mas não sei se funciona fazendo igual o mario RPG.
Citação de: gilvan666 online Julho 13, 2023, 21:55:57 PM
Citação de: VVV18 online Julho 13, 2023, 20:44:06 PM
Citação de: gilvan666 online Julho 13, 2023, 17:14:02 PM
Que traduçao maravilhosa parabéns. alguém sabe algum meio de traduzir o cartucho japa original ? queria colocar essa tradução no meu cartucho original.
Fácil, grave uma eeprom/C.I com a rom em PTBR, dessolde a Japonesa do P.C.B e substitua pela nova em PTBR, pronto, esta é a "única" maneira normal de se fazer isso em mídia física!
Se fosse facil eu já tinha feito.
Eu fiz a modificação no mario rpg, o cartucho é parecido, mas não sei se funciona fazendo igual o mario RPG.
Olha, só existem três chips que você pode usar, o próprio Yoshi's Island, O Dirt Race FX ( este é Europeu, consequentemente 10Hz mais lento do que o resto do mundo e, a tradução também tem de ser feita na rom Européia ) e, ou Doom, infelizmente mais nenhum cartucho é compatível em se tratando dos com chips especiais, talvez possa à vir haver outrora alguma modificação como no próprio SMRPG (SA1) para talvez no futuro o mesmo possa à vir rodar neste, como nas modificações feitas pelo Vitor Vilela!
Citação de: VVV18 online Julho 14, 2023, 23:47:09 PM
Olha, só existem três chips que você pode usar, o próprio Yoshi's Island, O Dirt Race FX ( este é Europeu, consequentemente 10Hz mais lento do que o resto do mundo e, a tradução também tem de ser feita na rom Européia ) e, ou Doom, infelizmente mais nenhum cartucho é compatível em se tratando dos com chips especiais, talvez possa à vir haver outrora alguma modificação como no próprio SMRPG (SA1) para talvez no futuro o mesmo possa à vir rodar neste, como nas modificações feitas pelo Vitor Vilela!
Talvez você tenha se confundido em um ponto. Consultei a lista de jogos de SNES com chips especiais (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Super_NES_enhancement_chips) e vi que, ao invés do Dirt Racer ou Dirt Trax FX (que utilizam o chip Super FX GSU-1), o outro jogo que poderia que ser utilizado é o
Winter Gold (que também tem o mesmo problema que você relatou de ser europeu). Este jogo, assim como o Doom, tem o mesmo chip do Yoshi's Island (Super FX GSU-2).
Citação de: Lobim online Julho 15, 2023, 10:46:10 AM
Citação de: VVV18 online Julho 14, 2023, 23:47:09 PM
Olha, só existem três chips que você pode usar, o próprio Yoshi's Island, O Dirt Race FX ( este é Europeu, consequentemente 10Hz mais lento do que o resto do mundo e, a tradução também tem de ser feita na rom Européia ) e, ou Doom, infelizmente mais nenhum cartucho é compatível em se tratando dos com chips especiais, talvez possa à vir haver outrora alguma modificação como no próprio SMRPG (SA1) para talvez no futuro o mesmo possa à vir rodar neste, como nas modificações feitas pelo Vitor Vilela!
Talvez você tenha se confundido em um ponto. Consultei a lista de jogos de SNES com chips especiais (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Super_NES_enhancement_chips) e vi que, ao invés do Dirt Racer ou Dirt Trax FX (que utilizam o chip Super FX GSU-1), o outro jogo que poderia que ser utilizado é o Winter Gold (que também tem o mesmo problema que você relatou de ser europeu). Este jogo, assim como o Doom, tem o mesmo chip do Yoshi's Island (Super FX GSU-2).
Perfeitamente, fiz confusão mesmo, é o Winter Gold FX Skiing que, ( inclusive: apesar de eu o achar razoavelmente bom, não consegui finalizá-lo até hoje ) outro que está prestes de dar cara à luz do dia, dito pelo próprio autor/fabricante do mesmo, é o Powerslide/FX1, acho improvável mas não impossível, quase existiram mais dois FX2 que, infelizmente ficaram só na memória e no papel, o FX Fighter e o Comanche!
O cartucho não é o problema, já que tenho esse jogos original em JAP. Problema é que a eprom do cartucho original, se não me engano é alimentada por 5V, já a memoria compativel é 3.3v. sera que se fazer o mod igual no mario RPG da certo ? acho que vou tentar.
Citação de: gilvan666 online Julho 16, 2023, 21:05:11 PM
O cartucho não é o problema, já que tenho esse jogos original em JAP. Problema é que a eprom do cartucho original, se não me engano é alimentada por 5V, já a memoria compativel é 3.3v. sera que se fazer o mod igual no mario RPG da certo ? acho que vou tentar.
Não é igual ao Mario RPG porque a eprom original tem menos pinos que a memória 29L3211 (3.3v) ou a 29F1610 (5v). Vc vai precisar de um adaptador como esse:
(https://gcdnb.pbrd.co/images/0qtI4wFd8ZC5.png?o=1)
youtube.com/watch?v=Sv0NK4zzzI4 (Star Fox 2)
youtube.com/watch?v=Wyv7zbHhtK4 (Mario RPG)