Esse documento tem como objetivo descrever o formato de arquivo .SDF usado
para armazenar as falas do jogo.
Jogo: Frogger : Helmet Chaos
Plataforma:: Playstation Portable
Arquivo(s):
STRINGXX.SDF
CINESTRINGXX.SDF
XX : sigla do idioma de acordo com a região do jogo.
Pasta: PSP_GAME\USRDIR\STRINGS (Versão EUR)
1. STRINGXX.SDF
Usado para as falas exibidas durante o jogo.
2. CINESTRINGXX.SDF
Usado para as falas exibidas durante as cutscenes.
3.Estrutura:
Ambos arquivos são organizados da mesma forma:
Exemplo: STRINGXX.SDF
1. 0x000000 ~ 0x000003 : XSDF - Assinatura
2. 0x000004 ~ 0x000007 : Versão? *
3. 0x000008 ~ 0x00000B : Número de textos/falas *
4. 0x00000c ~ 0x0003B3 : Ponteiros *
5. 0x0003B4 ~ 0x003D0F : Falas
*little endian.
4. Ponteiros:
Os ponteiros estão no formato Little Endian com tamanho de 4 bytes.
5. Falas:
Os falas estão no formato UTF8. O jogo usa a fonte default do PSP.
Basta traduzir normalmente que o jogo já irá exibir os acentos.
O valor 0x00 determina o fim da fala.
Falas não utilizadas usam o termo END_STRINGS
Obs:
O jogo usa o formato .GIM para menus, textos em formato gráfico e etc.
Basta usar o GimConv para converter para png e vice-versa.
Espero que esse pequeno documento ajude alguém a iniciar um projeto.
Imagens de Testes: Emulador PPSSPP
(https://i.ibb.co/gSGKLbd/ULES00207-00001.jpg)
(https://i.ibb.co/jLBNV7h/ULES00207-00002.jpg)