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Mensagens - Caio Souza

#1
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 15, 2022, 23:04:54 PM
Citação de: kuroi online Agosto 15, 2022, 22:30:10 PM
Eu tenho uma dica pra você (se é que você já não usa isso, né...).
Eu reparei que você está abrindo a iso diretamente no Editor Hexadecimal, mas se você abrir a iso usando a Tool do CDMage, você consegue encontrar todos os arquivos da ISO e ir trabalhando neles separadamente. Segue o link da ferramenta:

https://www.romhacking.net/utilities/1435/


Sim! agradeço a sugestão, usei ele para extrair um arquivo onde a fonte está comprimida mas não sei como descomprimi-la, quero e preciso aprender a fazer essa descompressão para futuros projetos.
O membro Anime_world me ajudou com a inserção de um alfabeto(mais uma vez muito obrigado pela assistência), mas quando substitui o arquivo as letras ficaram incompletas e alguns acentos sumiram, e não quero sobrecarregar ninguém com algo que eu assumi, por isso estou estudando uma maneira de fazê-lo.
Realmente estou achando super interessante essa manipulação de hex, posso escolher quem fala, o que fala e como fala apenas alterando algumas coisas, não sei se é isso que dá satisfação aos demais membros no romhacking, mas pra um novato como eu estou achando fantástico.
Estou sempre aberto para sugestões e aprendizado que queiram compartilhar comigo muito obrigado!
:parabens:
#2
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 15, 2022, 20:42:23 PM
Citação de: ajkmetiuk online Agosto 15, 2022, 18:14:54 PM
eu estava olhando sobre o jogo e encontrei um patch com melhorias para essa versão no RH.net, usaram também a fonte lowcase existente, tiraram toda censura, removeram algumas coisas "absurdas" e o script comido (acredito que por limitação ou falta de conhecimento de quem localizou). Eu sei que vc já fez bastante coisa na iso original, mas acredito que vale a pena portar seu progresso para essa, se quiser conferir, são melhorias muito bem vindas!
https://www.romhacking.net/hacks/5614/


Sim eu já havia visto, mas quando iniciei não sabia que ela se encontrava nos arquivos do jogo(também não faço ideia do porque não usaram ela), vou usá-la na versão final. Obrigado pela recomendação  :parabens:


#3
Na verdade tem uma versão dessa tradução "pronta", que ao chegarmos em Maia há um bug que impede de progredir a história adiante mas para contornar isso é bem simples:

-Primeiro vai precisar da rom original japonesa.

-na rom traduzida jogue até a parte em que derrotamos os robôs das bruxas de althena e voltamos para falar com bon voyage(pois é a partir daí que não há como progredir), antes de voltar pra Maia para falar com ele use um savestate.

-feche o emulador e renomeie o arquivo do savestate criado com o nome da rom japonesa.

-Abra o emulador, rode a rom japonesa e carregue o savestate e fale com bon voyage e depois com o velhinho próximo ao albergue.

-Retorne para cleft to the Earth e vá na estátua da deusa e chame Wisp.

-Depois de chamar Wisp e a passagem abrir crie um savestate.

-Renomeie o savestate para o nome da rom traduzida.

-Abra o emulador com a rom traduzida e carregue o savestate e prossiga com o jogo normalmente.
#4
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 11, 2022, 20:07:51 PM
Citação de: Anime_World online Agosto 11, 2022, 10:47:05 AM
Você encontrou a fonte 8x8 que é visivel no offset 0x44 em 4bpp. Não a fonte 8x16 que enviei, essa você só vai visualizar se decomprimir o chunk de dados do offset 0x2044.

mas como faço essa descompressão? É algum descompressor de Genesis(tentei o descompressor de Esrael mas só consegui um arquivo .DAT vazio)?
#5
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 10, 2022, 20:52:34 PM
Citação de: ajkmetiuk online Agosto 10, 2022, 00:47:02 AM
Citação de: Caio Souza online Agosto 09, 2022, 23:44:13 PM
Você só extraiu o arquivo e colocou no editor gráfico ou fez mais algum passo?
bom, ele disse que tá comprimido, então no caso precisa "descomprimir" essa compressão para dai gerar um arquivo sem compressão para abrir no editor (acredito que é isso).
mas, passei aqui para parabenizar, joguei o 1 no PSX faz muuuuuuuuuuuuuitos anos e jogo é bem legal, o 2 joguei pouco, mas ver um projeto de rpg assim sem equipe e pela quantidade de textos, tem coragem viu? Mas não desanime não, qualquer dúvida poste ai que alguém se souber com certeza irá ajudar. Melhor perguntar e o projeto ver a luz do dia do que ficar com dúvida e o projeto morrer. Boa sorte!

Primeiramente muito obrigado pela motivação.
Bom, dando uma analisada no editor de tiles do WindHex eu achei a fonte, não da maneira como a imagem que o membro Anime_World mandou mas achei as letras maiúsculas e os números. Estou com o GensKmod pra ver se há algo mais. Quanto a descompressão ainda estou meio perdido, não sei qual formato ele usa.
#6
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 09, 2022, 23:44:13 PM
Citação de: Anime_World online Agosto 09, 2022, 15:52:41 PM
Citação de: Caio Souza online Agosto 09, 2022, 13:59:21 PM
Citação de: Anime_World online Agosto 09, 2022, 13:31:33 PM
Pra jogos com poucos textos até funciona... agora pra RPG's que contem muito texto geralmente ocorrem muitos problemas. Quem já teve essa experiência sabe o problema que é. Não é nem questão de paciência.

Pra ser sincero já ocorreram alguns problemas que já corrigi comparando o original com o que estou fazendo, em relação a edição de texto já estou mais ágil comparado quando comecei, o problema é trazer para o Português sem ultrapassar os limites de cada fala, esse jogo abrevia o próprio Inglês para as falas ficarem ajustadas, e não posso me desviar do que querem dizer pois o jogo perderia o sentido, e acabo por perder um bom tempo pensando em como articular as palavras para deixar certinho. Ainda não achei o alfabeto no editor gráfico(tile molester e tile layer pro), acho os caracteres da BIOS tranquilamente, mas o do jogo está complicado ainda.

No caso da limitação você tem que manipular os ponteiros para expandir os dialogos e os bytes de controle pra gerar novas caixas quando necessário.
Em relação a fonte que você busca, ela se encontra comprimida no arquivo IDATA.BIN


Você só extraiu o arquivo e colocou no editor gráfico(fiz isso e a o alfabeto parece estar incompleto, fora que somente foi possível ver algo por meio do Tile layer Pro) ou fez mais algum passo?(se eu estiver lhe importunando peço perdão, é algo novo pra mim e não encontro muita informação a respeito do Sega CD.)
#7
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 09, 2022, 13:59:21 PM
Citação de: Anime_World online Agosto 09, 2022, 13:31:33 PM
Pra jogos com poucos textos até funciona... agora pra RPG's que contem muito texto geralmente ocorrem muitos problemas. Quem já teve essa experiência sabe o problema que é. Não é nem questão de paciência.

Pra ser sincero já ocorreram alguns problemas que já corrigi comparando o original com o que estou fazendo, em relação a edição de texto já estou mais ágil comparado quando comecei, o problema é trazer para o Português sem ultrapassar os limites de cada fala, esse jogo abrevia o próprio Inglês para as falas ficarem ajustadas, e não posso me desviar do que querem dizer pois o jogo perderia o sentido, e acabo por perder um bom tempo pensando em como articular as palavras para deixar certinho. Ainda não achei o alfabeto no editor gráfico(tile molester e tile layer pro), acho os caracteres da BIOS tranquilamente, mas o do jogo está complicado ainda.
#8
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 09, 2022, 12:57:29 PM
Citação de: Anime_World online Agosto 09, 2022, 09:01:35 AM
Traduzindo Lunar direto no editor hexadecimal? Boa sorte... vai precisar.

Bem, o mais chato de aprender que são as quebras de linha, de diálogo, fim dos diálogos e quais personagens falam em determinados momentos eu já aprendi. Vai demandar mais paciência mesmo.
#9
Projetos / Re:[SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 09, 2022, 02:31:55 AM
O grande problema pra mim é achar o alfabeto, de início achei que o jogo utilizava os caracteres direto da BIOS fiz as alterações colocando um cedilha no lugar de um caractere qualquer, mas não funcionou. Vou procurar com mais paciência essa semana pra ver se descubro algo com os editores gráficos(tile molester e tile layer pro)
#10
Projetos / [SCD] Lunar - Eternal Blue
Agosto 08, 2022, 22:49:59 PM


Sobre o jogo:
Nome do jogo: Lunar Eternal Blue
Plataforma: SEGA CD
Desenvolvedoras: Studio Alex, Game Arts e Japan Art Media
Gênero: RPG
Idioma: Português(Brasil)


Sobre a tradução:
Feito por Caio Souza
Ferramentas: WindHex32, Tablemanager e Monkey Moore
Progresso: 30%
Acentuação: 0%
Imagens: 0%

Comentários:
Bom, a tradução ainda não tem acentuação pois não tenho experiência com editor de tiles, mas está entendível e garante 1 ou 2 horas de jogatina. Sou novato ainda, mas estou gostando e quero aprender a fazer isso a fundo.
Abaixo Segue uma demo, deve der aplicada(xDelta) na rom/iso americana(Lunar Eternal Blue.bin) 


#11
Olá a todos, me chamo Caio Souza e sou extremamente novato com traduções. Tenho alguns projetos simples prontos como a introdução e os textos da cena final de Castlevania Bloodlines e Grow(Mega Drive), gostaria de trazê-los algum dia.
O projeto que atualmente venho trabalhando(sozinho) é o Lunar Eternal Blue(Versão de Sega CD), o projeto não está completo pois não possui acentuação e ainda não consegui encontrar o alfabeto do jogo para tentar mudar algo(espero que o gens Kmod me ajude com isso), portanto sigo traduzindo sem os acentos. Concordo que é um projeto ambicioso para um leigo como eu mas estou conseguindo traduzir.
Bom, não sou um expert em traduções mas possuo um conhecimento ou outro, e caso eu saiba algo sobre algum assunto não vou hesitar em ajudar.