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Mensagens - paikuham

#1
 :parabens: :parabens: :parabens: :parabens:

Obrigado a todos, finalmente conseguir entender direito como funciona os tiles, e como ler os tiles de snes, agora é só continuar com o desenvolvimento, sabe o que significa né.  :raiva2: :raiva2: :raiva2: :raiva2: :raiva2: :raiva2:

#2
Galera obrigado, acho que estou quase conseguindo compreender por completo essa questão, no momento tenho só algumas duvidas que gostaria de esclarecer nesse tópico.

- Eu não sabia que tinha que inverter os bytes antes de interligar os seus bits, como mostrado no exemplo do denin, onde vc tem o [1ª byte , 2ª bytes] e inverte deixando [2ª byte, 1ª byte] pra ai(nessa ordem) interligar os seus bits na forma que é mostrado no exemplo do denin.

- tvtoon valeu cara, não sabia do tutorial do Klarth.

- Bom a formação do tile de 2bpp esse eu entende, agora só queria saber se eu realmente entende direito os tile de 4bpp:
como o mano denin me falou o tile de 4bpp é formado(pelo menos no snes) por dois tile de 2bpp, então a logica ficaria desse jeito?

bytes na rom 10 08 28 14 44 22 44 22 7C 02 44 22 44 22 00 00
             -----------------------------------------------
                    23 05 88 C7 4F 32 18 00 00 FF 46 87 CD 12 00 FF(esse eu inventei agora)


linha1: 0810 = 00001000 00010000 = 00 00 00 01 10 00 00 00 = 0 0 0 1 2 0 0 0
linha2: 1428 = 00010100 00101000 = 00 00 01 10 01 10 00 00 = 0 0 1 2 1 2 0 0
linha3: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha4: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha5: 027c = 00000010 01111100 = 00 01 01 01 01 01 10 00 = 0 1 1 1 1 1 2 0
linha6: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha7: 2244 = 00100010 01000100 = 00 01 10 00 00 01 10 00 = 0 1 2 0 0 1 2 0
linha8: 0000 = 00000000 00000000 = 00 00 00 00 00 00 00 00 = 0 0 0 0 0 0 0 0
----------------------------------------------------------------------------
linha1: 0523 = 00000101 00100011 = 00 00 01 00 00 10 01 11 = 0 0 1 0 0 2 1 3
linha2: C788 = 11000111 10001000 = 11 10 00 00 01 10 10 10 = 3 2 0 0 1 2 2 2
linha3: 324F = 00110010 01001111 = 00 01 10 10 01 01 11 01 = 0 1 2 2 1 1 3 1
linha4: 0018 = 00000000 00011000 = 00 00 00 01 01 00 00 00 = 0 0 0 1 1 0 0 0
linha5: FF00 = 11111111 00000000 = 10 10 10 10 10 10 10 10 = 2 2 2 2 2 2 2 2
linha6: 8746 = 10000111 01000110 = 10 01 00 00 00 11 11 10 = 2 1 0 0 0 3 3 2
linha7: 12CD = 00010010 11001101 = 01 01 00 10 01 01 10 01 = 1 1 0 2 1 1 2 1
linha8: FF00 = 11111111 00000000 = 10 10 10 10 10 10 10 10 = 2 2 2 2 2 2 2 2


mas ai como que eu vou juntar esses dois tiles, pensei em duas formas:


//usando só a primeira linha como exemplo
linha1: 0810 = 00001000 00010000 = 00 00 00 01 10 00 00 00 = 0 0 0 1 2 0 0 0 //2bpp
----------------------------------------------------------------------------
linha1: 0523 = 00000101 00100011 = 00 00 01 00 00 10 01 11 = 0 0 1 0 0 2 1 3 //2bpp

//primeira forma de criar a primeira linha do tile de 4bpp composite
linha1: 00 00 00 01 10 00 00 00   00 00 01 00 00 10 01 11 = 0000 0000 0001 0100 1000 0010 0001 0011 = 0 0 1 4 8 2 1 3

//segunda forma de criar a primeira linha do tile de 4bpp composite
linha1: 00 00 01 00 00 10 01 11   00 00 00 01 10 00 00 00 = 0000 0000 0100 0001 0010 1000 0100 1100 = 0 0 4 1 2 8 4 12


Qual das duas formas esta correto? :hein:

- No tutorial do Klarth, lá fala de mais formatos, são os 3bpp(la fala que em um tipo de imagem compactada, não pretendo mexer com isso agora), 8BPP e Modo 7, preciso me preocupar com isso agora? existem muito jogos que usam esse formato?

- e por ultimo, podem me indicar algum jogo que tenha as imagens da fonte no formato de 2bpp?
#3
Ondinha blz, então, eu sei que se meu intuito fosse só editar as sprites tem varias ferramentas por ai que fazem isso muito bem, só que para a ferramenta que estou tentando criar(não sei se vou conseguir, mas só saberei depois de tentar) eu preciso aprender como ler os bits nas roms de snes de forma correta.

mas vc esta certo, um editor de tile pode mesmo me ajudar com esse projeto tanto que acho que estou conseguindo chegar-la, nos testes com o "protótipo da minha ferramenta" mesmo sem saber no momento eu conseguir recriar alguns dos Codecs que o Tile Molester usa, então eu acho que estou no caminho certo :charuto:, e gostaria de tirar uma duvida com vc mesmo, se vc puder me ajudar é claro.

Estou usando agora o tile molester para me ajudar e queria saber, os jogos de Snes usam apenas os codecs "4bpp planar" e "1bpp planar"? ou tem jogos que utilizem outros codecs? como "4bpp planar, composit (2x2bpp)".

Haa, e se mais alguém puder me ajudar com o formato que os bits devem ser lidos pode falar, toda informação é bem vinda. :parabens:

OBs.: Com relação ao que eu falei no primeiro post, o que eu queria com um editor hexadecimal é entender como que ele pega e organiza os bytes, bom isso eu já aprendi o que preciso agora é saber as formas de se organizar os bits para pode montar as imagens, e ao que parece são mais de uma forma. 
#4
Boa noite a todos, esse é o meu primeiro post(o primeiro de muitos eu espero) aqui no fórum, decidir começar um projeto de uma ferramente de tradução para roms de snes, já faz uns dois dias que estou na faze de pesquisa e a algo que não encontro de jeito nenhum, eu gostaria de recomendações de links de tutoriais dicas(se for video é melhor que seja em espanhol ou português) de como achar, pegar, as imagens nas roms de snes com um editor de hexadecimal assim eu poço colocar os pixels numa grade e formar uma imagem, o intuito principal é trabalhar com a fonte da rom, principalmente em fazer a acentuação, e claro, só a imagens não compactadas por enquanto.

Sei que existem muitos ferramentas que já fazem isso, e muito bem pelo que parece, mas para o meu projeto eu preciso criar uma ferramenta propiá, para poder atender ao que eu preciso.
#5
Apresentações e despedidas / Ola para todos
Outubro 18, 2017, 20:05:04 PM
Ai galera muito boa moite, meu nome real é Leandro tenho 29 anos.

Bom já faz alguns anos que eu curto romhack especificamente as traduções(amém) e depois de muito tempo finalmente criei coragem de criar o meu projeto, "I am have dream!!!" de um dia que todos poção traduzir suas roms preferidas, mesmo aqueles que só sabem fazer Ctrl+C Ctrl+V no Google translator :charuto:

Se eu realmente vou conseguir faze-la isso só o tempo sabe, mas eu estou empolgado com esse projeto.