[SNES] Super Mundo Mario v2.0 (Mario World)

Iniciado por bMatSantos, Abril 04, 2021, 13:29:51 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

bMatSantos



Nomes Originais - Super Mario World / スーパーマリオワールド: スーパーマリオブラザーズ4 (Super Mario World: Super Mario Bros. 4)
Nome Traduzido - Super Mundo Mario
Plataforma - Super Nintendo Entertainment System
Região - Norte-Americana (Testada nos dumps "Super Mario World (USA).sfc", "Super Mario World (USA).smc" e "Super Mario World (U) [!].smc")
Gênero - Plataforma, Aventura
Enredo - Após a derrota anterior de Bowser, Mario, Luigi e a Princesa Cogumelo decidiram tirar uma folga na Terra dos Dinossauros. Enquanto isso, nessa mesma terra, o Rei Kupa e seus Capangas prenderam Yoshi e seus amigos em ovos encantados, eliminando a oposição enquanto secretamente reconstruíam seu exército. Após os três chegaram, os Irmãos Mario resolveram tirar um cochilo na praia. Mas quando acordaram, perceberam que a Princesa Cogumelo desapareceu.
Enquanto procuravam, eles encontraram a Tropa Koopa e libertaram o dinossauro Yoshi. Ele exclamou que tartarugas invadiram as terras, confirmando que o persistente sequestrador está mesmo de volta e aproveitou a oportunidade para apossar-se da princesa. Agora Mario, Luigi e Yoshi irão percorrer toda a Terra dos Dinossauros para libertar os amigos do Yoshi e salvar a Princesa Cogumelo.

Status





Gráficos   101%
Textos100%
Acentuação   101%
Revisão   100%

Pessoal
BMatSantos - Tradução, edição de gráficos, programação
Uão - Revisão ingame

Agradecimentos
A comunidade da SMW Central pelo trabalho incrível no romhacking do jogo
Yoshifanatic (cenário internacional) pelo dissasembly do jogo

Ferramentas
Lunar Magic 3.33 - Edição de mensagem na fase Só Campeão (Funky) e dos tiles do mapa
YY-CHR + Aseprite
-
Edição de gráficos

Usadas na v1.0:
[spoiler]
Lunar Magic 3.21 (FuSoYa)
- Edição de mensagens em Funky e no mapa da Zona Especial
- Inserção de gráficos
- Edição de textos
- Edição de tilemaps do título e dos créditos
SMW Thank You Message Importer (Smallhacker)
- Edição da mensagem de vitória
Start Editor v1.2 (TheBiob)
- Edição dos letreiros amarelos (MARIO START, etc.)
Patches ASM:
-> Extended Overworld Level Names (Smallhacker) - Adiciona uma linha extra ao nome das fases no mapa
-> Separate Luigi Graphics (Smallhacker) - permite com que Luigi tenha gráficos diferentes do Mario
Outros detalhes editados pelo disassembly SMWDisX.
[/spoiler]
O resto foi editado agora pelo disassembly de SMAS e SMW.

Considerações
Ah, literalmente o jogo da minha vida. Foi o primeiro jogo que zerei, e é por causa desses 16 bits coloridos que eu fui introduzido à série e cheguei aqui. Uma tradução minha pra ele era praticamente inevitável, então eu fiz questão de que ela estivesse à altura do jogo. Inimigos, fases, mundos, tudo adaptado depois de várias noites pensando e pesquisando com cuidado. Também tomei a liberdade de consultar algumas partes da versão japonesa pra passar uma mensagem melhor quando necessário.

Uma adaptação em Especial (he he) foram as fases do mundo secreto. Em japonês, um par de fases compartilha o mesmo nome, que geralmente envolve algo meta em relação ao gameplay (como por ex. a "Fase que Até a Equipe do Mario Ficou Surpresa"). Quando foi para os Estados Unidos, as fases receberam 8 gírias conhecidas da época. Com tudo isso em mente, fiz uma união dos termos ingleses e japoneses e fui atrás de gírias menos recentes que tem significados parecidos com os nomes japoneses. No lançamento, apenas 4 gírias foram usadas, seguindo o japonês; com esta atualização, decidi adicionar mais quatro expressões.

Algumas mudanças visuais:
- Por algum motivo, o sprite da Peach sorrindo na versão internacional é menos trabalhado do que na versão japonesa. Por isso, o sprite japonês foi restaurado.
- Yoshi e Bowser estavam com seus braços trocados; isso foi consertado.
- Além da acentuação, algumas letras da fonte de diálogos foram editadas visando melhorar sua legibilidade (ex. "L" minúsculo).
- As fontes com contorno foram padronizadas.
- Luigi deixa de usar os gráficos do Mario. Foram inseridos sprites do Super Mario Maker 2.

Histórico de Versões
[spoiler]
v2.0
- As luvas dos irmãos nos sprites do mapa foram restauradas.
- Os acentos de todas as letras maiúsculas agora usam 2 tiles.
- Todas as caixas de mensagem foram estendidas e agora têm 24 letras por linha, a mesma largura da versão de GBA.
- "MARIO, COMECE!" virou "VAI, MARIO!", termo mais natural e mais condizente com as traduções oficiais.
  - As telas de TIME UP e GAME OVER foram estendidas e readaptadas.
- Atualizados os nomes de alguns inimigos para suas traduções oficiais.
- Mais inconsistências visuais ajeitadas.

v1.0
Lançamento.
[/spoiler]
Imagens
2.0
[spoiler] [/spoiler]
1.0
[spoiler] [/spoiler]

Trailer
[youtube width=400]https://youtu.be/pAMzynd3KX0[/youtube]

Download da v2.0 no Mega. Anexado ao post está um zip sem as capas traduzidas. Clique aqui para baixá-las separadamente.

jairisongs

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

gutolix

Um grande trabalho de tradução, adaptação e localização. Vou jogar Super Mario World, quer dizer... Super Mundo Mario novamente só por causa do seu projeto. Muito obrigado, BMatSantos!

HuezinXD

Bacana. conseguiu editar tudo ? Lembro que tem uma tradução que tá em 100% também, só que ao editar os gráficos da palavra "Bônus" um buraco aparece na ultima fase no mundo especial e também o Star Road está como "rota estrelar" não seria "estelar" ?

Agora só falta o Super Mario 64 :D

byftr


Altieres Lima

Citação de: HuezinXD online Abril 04, 2021, 18:49:28 PM
Bacana. conseguiu editar tudo ? Lembro que tem uma tradução que tá em 100% também, só que ao editar os gráficos da palavra "Bônus" um buraco aparece na ultima fase no mundo especial e também o Star Road está como "rota estrelar" não seria "estelar" ?

Agora só falta o Super Mario 64 :D

E o Mario Sunshine também.

gilvan666

Caramba cara que trabalho incrível, vamos zerar mais uma vez. obrigado por compartilhar essa belezinha.

bMatSantos

Valeu pessoal!

Citação de: HuezinXD online Abril 04, 2021, 18:49:28 PM
Bacana. conseguiu editar tudo ? Lembro que tem uma tradução que tá em 100% também, só que ao editar os gráficos da palavra "Bônus" um buraco aparece na ultima fase no mundo especial e também o Star Road está como "rota estrelar" não seria "estelar" ?
Consegui sim. Eu verifiquei a tradução várias vezes por erros como esses e posso garantir que não acontece nada parecido com isso. Aliás seria bom você tentar relatar esses dois erros pro dono dessa tradução que você tá falando, o Killer (não sei se ele já sabe deles).

Citação de: HuezinXD online Abril 04, 2021, 18:49:28 PM
Agora só falta o Super Mario 64 :D
É, tenho certeza que sai  ''o.o

Deus ROMHacker Ondinha

Muito obrigado BMat! Trabalho fantástico, com certeza, vou jogar! Estou deixando a benção nessa tradução. Tá bento!

SBraz Gamer

#9
Obrigado pelo tradução, mas principalmente pela atenção que tem dado aos games da franquia Mario!

Citação de: Altieres Lima online Abril 05, 2021, 12:30:28 PM
E o Mario Sunshine também.
Saiu uma tradução recentemente desse jogo pelo grupo Traduções PKG.

HuezinXD

Citação de: SBraz Gamer online Abril 06, 2021, 18:30:16 PM
Obrigado pelo tradução, mas principalmente pela atenção que tem dado aos games da franquia Mario!

Citação de: Altieres Lima online Abril 05, 2021, 12:30:28 PM
E o Mario Sunshine também.
Saiu uma tradução recentemente desse jogo pelo grupo Traduções PKG.

só para o Switch né ?


Altieres Lima

Citação de: SBraz Gamer online Abril 06, 2021, 18:30:16 PM
Obrigado pelo tradução, mas principalmente pela atenção que tem dado aos games da franquia Mario!

Citação de: Altieres Lima online Abril 05, 2021, 12:30:28 PM
E o Mario Sunshine também.
Saiu uma tradução recentemente desse jogo pelo grupo Traduções PKG.

Essa não vale, eu queria uma completa.

kyletempest

Obrigado pela tradução do último Mario que prestou.

Altieres Lima

Citação de: kyletempest online Abril 07, 2021, 01:26:48 AM
Obrigado pela tradução do último Mario que prestou.

Que é isso meu jovem? Tem o Super Mario Galaxy 2, New Super Mario Bros. U e o Super Mario Odyssey!

FilipeCampos

Tem como mandar essa tradução para Super Mario Advance 2 - Super Mario World. (+ Completo em Português) !?

GameBoyAdvance