[WII] Super Paper Mario v1.0.3 (E) e (U)

Iniciado por SBraz Gamer, Outubro 08, 2022, 16:29:55 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

SBraz Gamer



> Informações <
Nome Original do Jogo:      Super Paper Mario
Versão:                                 Europa & América
Plataforma:                          Nintendo Wii
Ano:                                     2007
Desenvolvedor:                    Intelligent Systems
Gênero:                                RPG
Jogadores:                           1

> Tradutor <
SBraz Gamer

> Sobre o jogo <
Super Paper Mario é um jogo de plataforma com elementos de RPG, no qual o jogador acompanha mais uma aventura bem-humorada de Mario em busca da Princesa Peach. O nome da série "Paper Mario" vem do fato dos personagens serem representados como se fossem recortes de papel, ficando finos como folhas ao virarem de lado.

Uma das configurações que mais chamam a atenção é a habilidade que o Mario tem de mudar a perspectiva de visão do jogo, alternando entre o cenário clássico 2D para o 3D. Essa mudança no ângulo de câmera é essencial para que o Mario seja bem-sucedido em quebra-cabeças que parecem impossíveis de serem resolvidos, se apenas a visão bidimensional for considerada.

Além do Mario, há outros personagens jogáveis, como a Princesa Peach, o Bowser e o Luigi, cada um com habilidades específicas. Entre os inimigos já conhecidos dos fãs estão os Goombas, Koopas, Magikoopas, Buzzy Beetles, Cheep Cheep, Hammer Bros, Pirahna Plants e Bullet Bills, mas haverá também novos oponentes a serem enfrentados nesse Paper Mario. Para enfrentar todos esses adversários, o jogador tem a ajuda de novos aliados, que se juntam ao personagem durante a sua aventura, dando-lhe habilidades específicas.

Super Paper Mario apresenta um esquema de controle que explora o sensor de movimento do Wii, possibilitando que movimentos executados, em momentos específicos, habilitem configurações únicas. O título oferece uma longa e divertida experiência de jogo, fazendo referências bem-humoradas ao mundo de Mario, cativando tanto os fãs de longa data da franquia, quanto os estreiantes nas aventuras do famoso encanador, que passou por diversas gerações de vídeo-games.
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/voxel/jogos/super-paper-mario

> Status da Tradução <
Textos:                                 99%
Gráficos:                              80%

> Versão Atual da Tradução <
v1.0.2 (31/10/2022) -  Remoção da textura traduzida "NOVO!" na versão do console e alteração da textura "SUBIU DE NÍVEL".

> Histórico de Versões <
v1.0.1 (19/10/2022) -  Remoção da textura traduzida "GENIAL" na versão do console.
v1.0 (08/10/2022) -  Lançamento da tradução

> Observações sobre a Tradução <
1)A versão europeia foi traduzida a partir do idioma espanhol. Portanto, para ativar a tradução é necessário
mudar o idioma do emulador para Espanhol.
Na versão americana, isso não é necessário.

2)Não foi possível traduzir os seguintes textos e gráficos:
a) GAME OVER (USA) / OTRA VEZ SERÁ (EUR) - Texto não encontrado
b) THE END (USA) / SE ACABÓ (EUR) - Texto não encontrado
c) FINISHED (USA) / YA ESTÁ (EUR) - Texto não encontrado
d) As 2 telas de abertura do jogo - Gráficos e textos não encontrados
e) Menu Wii da iso - Gráficos não querem ser alterados e os textos não foram encontrados
f) IMPRESIONANTE & NUEVO! (EUR) - Se traduzir, o game deixa de funcionar no console em algum momento.

OBS: Se por acaso alguém quiser dar dicas ou estiver disposto a traduzir os gráficos restantes, fique à vontade
para fazê-lo no seguinte link: https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=2216.0
Não precisa esperar por mim, hehe...

3)Embora o jogo esteja completamente traduzido e revisado, é possível que hajam erros que podem ter
passado desapercebidos por se tratar de um jogo relativamente grande. Neste caso, quem quiser me
ajudar a caçar os possíveis erros pode me enviar prints deles para sbrazgamer@gmail.com.

4)Para jogar no console, use a versão específica para console que está no patch.

> Vídeos <


> Imagens <
https://drive.google.com/file/d/1VTKk5X1MMC7OYrZp9HjoNPxSSwAiOB6X/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1cLai9p9ICdn2niOGT88fbEtrr7xjC2QZ/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1mLPcMJEPxP9YP805ELUi-SDrxRj7pfyc/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1DIq-YX2gYscEhKc_Fdulyy5CRxvA1FBp/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1DzUnkm1h1cZaRw9SbicCqLwMul3-JJq9/view?usp=sharing

> Agradecimentos<
- A todos os que me ajudaram no tópico http://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1315.0
em especial angel333119 e BMatSantos cujas dicas embora tenham servido originalmente
para outro projeto, acabaram indiretamente ajudando este também.
- Aos que estão testando a tradução e trazendo feedback em especial zMaiko.

> Como Aplicar a Tradução <
Os Patchs de tradução estão em formato Xdelta (use o Programa Delta Patcher).
O patch europeu deve ser aplicado na versão européia do jogo: Super Paper Mario - PAL (Rev 1.0)
para Nintendo Wii . O jogo a ser modificado deve estar no formato WBFS.
O patch americano deve ser aplicado na versão americana do jogo: Super Paper Mario - NTSC (Rev 1.2)
para Nintendo Wii. O jogo a ser modificado deve estar no formato WBFS.
OBS: Ambas as isos de testes foram obtidas do site vimm's lair.

> Link para download do patch: <
https://drive.google.com/file/d/18JPKnfh_9gp9zcI5GyOsi3R4X-HnltWz/view?usp=sharing

João13

Mais um Paperzinho traduzido, parabéns aos envolvidos!! :charuto:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


HuezinXD

No Dolphin tá funcionando já quando fiz inject para instalar no Wii U trava assim que vai começar o game. No Wii e vWii eu não testei.

Lobim

Este é um dos Paper Mario que mais estava com vontade de jogar. Agradeço imensamente pela tradução! Quando eu tiver com tempo e disponibilidade, certamente jogarei.
Itinerante

lfrgamer

aqui a tradução para wbfs USA só funcionou na Rev 2 do jogo
Parabéns aos envolvidos
linda tradução

SBraz Gamer

Obrigado pelas mensagens de apoio a este lançamento!!!

Citação de: HuezinXD online Outubro 15, 2022, 17:59:46 PM
No Dolphin tá funcionando já quando fiz inject para instalar no Wii U trava assim que vai começar o game. No Wii e vWii eu não testei.
Certo... Obrigado pelo feedback!
Alguém chegou a testar no Wii?

Citação de: lfrgamer online Outubro 17, 2022, 08:45:30 AM
aqui a tradução para wbfs USA só funcionou na Rev 2 do jogo
Parabéns aos envolvidos
linda tradução
Não achei a Rev 1. Vou até adicionar esse detalhe no post. Valeu!!!

zMaiKo

Essa é minha primeira postagem aqui no fórum.

Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer ao sbrazgamer pelas excelente traduções dos jogos da serie Mario.
Utilizei as suas traduções no GBA, NDS, e GC todas estão excelentes. Poder jogar esses games em PT-BR foi uma experiência impar. Fica aqui meus sinceros agradecimentos, e parabéns pelo excelente trabalho.  :parabens:

Gostaria de agradecer também ao João13, seu blog facilita muito para acompanhar as novas traduções lançadas, fiquei muito feliz em saber que está de volta com seu site/blog, tinha ficado triste quando o blog antigo ficou fora do ar. Se estiver lendo isso, fica aqui também meus agradecimentos.

Sobre a tradução do Super Paper Mario do Wii, comigo também aconteceu como mencionado nos comentários: No site "The Vault" tem as versões 1.0, 1.1 e 1.2 tentei aplicar os patch nas 3, o patch funciona na 1.2 (Testado via emulador) Tentei a conversão para Wii U, e o jogo travou ao iniciar, também testei o arquivo wbfs diretamente no Wii e não obtive sucesso (o jogo trava após a tela titulo).

Espero que seja algo simples de corrigir. Aguardo ansioso para poder jogar diretamente no console mais um jogo dessa maravilhosa serie, traduzido pelo nosso amigo sbrazgamer.

Deus abençoe vocês!

SBraz Gamer

#7
Bom dia, HuezinXD e zMaiko!

Obrigado pelas considerações e por fazerem testes com a tradução!
Ainda não pude identificar a causa desses problemas...

O que posso adiantar no momento é que a iso foi traduzida aos poucos no wiiscrubber1.40 substituindo os arquivos gradativamente à medida em que eram traduzidos, isto é, eu não usei partition builder para recriar a iso do zero, até porque quando eu fazia isso, o game travava no dolphin nos 4 primeiros mundos. Só achei o partition builder 1.1.

Por hora, a recomendação então é usar a tradução no emulador, pelo menos até descobrir a causa do problema.
Se eu tiver alguma novidade, posto aqui!
Deus abençoe vcs também!!!

bMatSantos

Parabéns, cara! Traduzir um desse tamanho não é nada fácil

byftr


SBraz Gamer

#10
Valeu pelo apoio, pessoal!

Citação de: SBraz Gamer online Outubro 18, 2022, 10:57:13 AM
Bom dia, HuezinXD e zMaiko!
(...)
Eu fiz vários testes com a versões americana e europeia. A má notícia é que uma simples alteração de caracter no texto já faz o game americano dar tela preta, portanto não vejo muito o que fazer nesse caso.
A boa notícia é que na versão europeia, uma só textura estava travando o game. Removida a textura, não tive problemas para fazer o game funcionar (pelo menos testando aqui). Seria bom, testarem a versão europeia caso queiram rodar no console.

zMaiKo

Vou tentar encontrar a versão Europeia do game para patchear.
Assim que testar volto para dar o feedback.

Muito obrigado SBraz Gamer!

zMaiKo

SBraz Gamer seria possível compartilhar a verificação MD5 ou CRC32 do arquivo .wbfs que você usou como base ?
Quero ter certeza que estou fazendo tudo certo.

SBraz Gamer


zMaiKo

Citação de: SBraz Gamer online Outubro 19, 2022, 13:25:33 PM
É a versão 1.0 lá do "the vault".

Lá eu só encontrei a versão USA, testei com 2 versões EUR que baixei de outras fontes, porém deu erro no xdelta UI na hora de aplicar o patch.