[GBA] Mario vs. Donkey Kong (Dublado)

Iniciado por bMatSantos, Dezembro 25, 2023, 10:00:35 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

bMatSantos



Nome - Mario vs. Donkey Kong
Plataforma - Gameboy Advance
Região - Norte-Americana
Gênero - Puzzle, Plataforma
Enredo - Mario é dono da Mario Brinquedos S.A., uma empresa de brinquedos que vende uma série de bonecos de corda chamados de "Mini-Mario". Depois de ver um anúncio deles na televisão, Donkey Kong imediatamente se apaixona pelos brinquedos e vai à loja comprar um para si, só que lá, ele descobre que eles estão esgotados. Furioso, DK invade uma fábrica de brinquedos do outro lado da rua e rouba todos os Mini-Marios. Agora cabe a Mario ir atrás de Donkey Kong para recuperar os brinquedos.

Progresso
Gráficos  100%
TextosGráficos%
Áudios  99%
Revisão100%

Pessoal
bMatSantos - Tradução, programação, gráficos, voz do Mario
Máquina de Dublagens - Voz do anunciante

Agradecimentos
Jacutem Sabão pelo apoio.

Ferramentas
Armips - Criação de patches ASM e scripts de inserção e extração
GBAC - Busca e criação de lista dos arquivos comprimidos
Nintendo GBA/DS Compressors (CUE) - Compressão e descompressão de gráficos
YY-CHR + Crystal Tile 2 - Edição de imagens em binário
Grit - Conversão de PNG para formatos binários
Tilemap Studio - Edição de tilemaps
ImHex - Análise e edição de tilemaps em pacote
Wavosaur - Conversão de áudios para formato compatível com GBA

Considerações
Esse aqui é um jogo que tenho muito carinho, tanto pela caracterização do Mario quanto pelo gameplay de quebra-cabeça que foge da série principal. É também um dos casos raros de Jogo do Mario Nichado, onde você não encontra nem romhack comum, quanto menos de tradução.

Tenho trabalhado nessa tradução desde 2021, com um belo hiato de 1 ano e meio (imagine minha surpresa quando anunciaram um remake do nada!). Não tinha muita informação por aí, mas de algum jeito eu consegui modificar esta bodega na base no No$. O jogo não tem nenhum texto em string (nenhum descartado, pelo menos) e só uma parcela dos gráficos são comprimidos, então de quebra também foi uma ótima introdução à arquitetura do GBA.

Nesta tradução, várias inconsistências das diferentes fontes ao longo do jogo foram padronizadas. O jogo também está dublado (não, undub não vai rolar).

Imagens
[spoiler]

[/spoiler]

Vídeo

Download no Mega ou anexado ao post.

Jv132

Meu irmão! Joguei isso a minha infância toda, nem imagina o quão feliz estou em ver traduzido kkk. Sempre faz um belo trabalho e parabéns pelo lançamento!
:danca3:

Possuo um grupo chamado Matizhill.
Contato Rápido: Discord: @jv132

jairisongs

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Breno

Que trabalho excelente, acredito que seja o primeiro a ter dublagem no GBA também! Parabéns!  :parabens:

HuezinXD

Pra mim esse é o melhor Mario x DK e agora todo localizado.

ajkmetiuk

simplismente fantástico, achei muito bom, parabéns a todos da equipe pelo lançamento.
supremex!

F4TaL

Parabéns, ficou incrível a dublagem. Adorei ver que a dublagem esta chegando ao querido GBA. Espero ver mais jogos dublado e traduzidos com essa qualidade.  :charuto: