http://vignette3.wikia.nocookie.net/megaman/images/1/14/Rockman_EXE_WS_Coverart.png/revision/latest?cb=20090317225606
---------------------------------
Informações
---------------------------------
Romhacking: Eu mesmo
Tradução: Eu mesmo
Nome do jogo: Rockman EXE WS
Versão: Japonesa
CRC32: 658C4B98
Plataforma: WondersWan Color
Produtora: Capcom
Gênero: Aventura / Plataforma
Jogadores: 1
---------------------------------
Andamento
---------------------------------
Textos: 100%
Ponteiros: 100%
Gráficos: 0%
Acentos: 100%
---------------------------------
Descrição
---------------------------------
Rockman EXE WS é um jogo da Capcom para WonderSwan Color,
um console portátil japonês, o jogo não é como qualquer
Rockman EXE, ele não é um jogo em estilo RPG (Como no 1 ao 6).
Ele é de estilo plataforma como o MegaMan Network Transmission
para GameCube.
*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rockman_EXE_WS
---------------------------------
História
---------------------------------
O jogo se passa logo após a vitória sobre Bass e Gospel em
Battle Network 2, aparecem chefes de Mega Man Battle
Network 1 e 2, além de PharaohMan e Bass. O jogo também conta com
as Styles Changes de Battle Network 2 e 3. O Jogo tem 6 Styles
(5 normais e um Secreto,a Hub Style). Mas continua o sistema de
BattleChips e ProgramAdvances, mas com modificações, aparecem algumas
paredes que guardam chips secretos. O Chefe Final é o life Virus,
o mesmo do Battle Network 1.
*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rockman_EXE_WS
---------------------------------
Ferramentas
---------------------------------
Translhextion, WindHex e Tile Molester
---------------------------------
Imagens
---------------------------------
http://i.imgur.com/Hs2r4xf.png
http://i.imgur.com/ssdQfBO.png
http://i.imgur.com/sb41i7c.png
---------------------------------
Nota
---------------------------------
-Essa é a primeira tradução para o português de um jogo de WonderWan (acredito eu).
-A tradução foi feita por cima da tradução do japonês para o inglês do Greiga Master.
Link: http://www.romhacking.net/translations/1751/
-Os textos da introdução não foram traduzidos por que não estão em formato de texto,
e sim de gráficos, os gráficos tem compressão e isso me impede de editá-los.
O estranho é que a tabela de caracteres não tem compressão, sendo a única parte
gráfica que foi editada.
-Nenhum gráfico foi editado por causa da compressão.
-Ainda estou precisando de ajuda com os gráficos comprimidos para chegar o mais próximo de 100%.
---------------------------------
Patch
---------------------------------
↓ Anexado (só para usuários logados) ↓
Obrigado amigo pela tradução, está muito boa e impecável. Se não jogaram, joguem! :cuteeyes:
Essa é a mesma tradução que você fez em 2003? https://romhackers.org/traducoes/portatil/wonderswan-color/rockman-exe-ws-maverick-blue-warrior/
Vou dar uma olhada pra você nos gráficos.
esse é bom, junto com os dois rockman que foram traduzidos do japonês do game boy. mmbn me lembra alguém... @solidone mmbn wsc
Fiz uma breve analise aqui e os gráficos estão comprimidos usando um algoritmo LZ genérico:
- os 2 primeiros bytes são o tamanho da saída descomprimida
- Seguido de um byte de controle onde os bits: 0 = comprimido, 1 = descomprimido. Os bits se referem aos próximos bytes na sequencia.
- Quando comprimido: 12 primeiros bits do par LZ são o offset e os últimos 4 o tamanho da cadeia.
Segue o offset 0x1D2EFE descomprimido:
(https://pasteimg.com/images/2025/07/27/image.png)
Para comprimir e descomprimir os gráficos você pode usar o LunarCompress (https://fusoya.eludevisibility.org/lc/download/lc190.zip):
Para Descomprimir o comando é:
decomp.exe rockmanexe.wsc grafico_descomprimido.bin 1D2EFE 13 0
Para Recomprimir o comando é:
recomp.exe grafico_descomprimido.bin rockmanexe.wsc 1D2EFE 13 0
Sera que agora as traduções de Wonderswan vão começar a surgir kkk
Eu tenho uma coletânea de jogos no meu Raspberry, mas justamente esse era o unico que eu pegava por ser "acessível"
Muito bacana, vou experimentar e parabens a todos os envolvidos pela tradução, certamente vai estar excelente.
olha, não sabia da existência de um megaman dessa série para esse portátil, que grata surpresa mano, parabéns pelo trabalho solo.
Porque voces estão apagando a minha mensagem? ja mandei 2 e foram apagadas!
Citação de: adrianomarcel online Agosto 01, 2025, 07:12:38 AMPorque voces estão apagando a minha mensagem? ja mandei 2 e foram apagadas!
não sei se era o caso, mas se for cobranças geralmente é mandado para lixeira, já que é as regras do fórum.
Citação de: adrianomarcel online Agosto 01, 2025, 07:12:38 AMPorque voces estão apagando a minha mensagem? ja mandei 2 e foram apagadas!
Algumas mensagens são apagadas automaticamente se forem floods e cobranças escancaradas.
E pelo o que pude ver, era algo do tipo "traduza jogo X", e aqui é só um post de lançamento.
Citação de: Anime_World online Julho 27, 2025, 01:40:56 AMFiz uma breve analise aqui e os gráficos estão comprimidos usando um algoritmo LZ genérico:
- os 2 primeiros bytes são o tamanho da saída descomprimida
- Seguido de um byte de controle onde os bits: 0 = comprimido, 1 = descomprimido. Os bits se referem aos próximos bytes na sequencia.
- Quando comprimido: 12 primeiros bits do par LZ são o offset e os últimos 4 o tamanho da cadeia.
Segue o offset 0x1D2EFE descomprimido:
(https://pasteimg.com/images/2025/07/27/image.png)
Para comprimir e descomprimir os gráficos você pode usar o LunarCompress (https://fusoya.eludevisibility.org/lc/download/lc190.zip):
Para Descomprimir o comando é:
decomp.exe rockmanexe.wsc grafico_descomprimido.bin 1D2EFE 13 0
Para Recomprimir o comando é:
recomp.exe grafico_descomprimido.bin rockmanexe.wsc 1D2EFE 13 0
Obrigado pela ajuda, Anime_world. Já traduzi o gráfico e já reinseri com sucesso. Agora resta a tela com textos que acredito que seja gráfico.