Fórum Unificado de Romhacking e Tradução

Romhacking e Tradução de Jogos => Lançamentos => Tópico iniciado por: Maverick Blue Warrior online Fevereiro 28, 2017, 14:53:57 PM

Título: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: Maverick Blue Warrior online Fevereiro 28, 2017, 14:53:57 PM
http://vignette3.wikia.nocookie.net/megaman/images/1/14/Rockman_EXE_WS_Coverart.png/revision/latest?cb=20090317225606

---------------------------------
Informações
---------------------------------

Romhacking: Eu mesmo
Tradução: Eu mesmo
Nome do jogo: Rockman EXE WS
Versão: Japonesa
CRC32: 658C4B98
Plataforma: WondersWan Color
Produtora: Capcom
Gênero: Aventura / Plataforma
Jogadores: 1

---------------------------------
Andamento
---------------------------------

Textos: 100%
Ponteiros: 100%
Gráficos: 0%
Acentos: 100%

---------------------------------
Descrição
---------------------------------

Rockman EXE WS é um jogo da Capcom para WonderSwan Color,
um console portátil japonês, o jogo não é como qualquer
Rockman EXE, ele não é um jogo em estilo RPG (Como no 1 ao 6).
Ele é de estilo plataforma como o MegaMan Network Transmission
para GameCube.

*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rockman_EXE_WS

---------------------------------
História
---------------------------------

O jogo se passa logo após a vitória sobre Bass e Gospel em
Battle Network 2, aparecem chefes de Mega Man Battle
Network 1 e 2, além de PharaohMan e Bass. O jogo também conta com
as Styles Changes de Battle Network 2 e 3. O Jogo tem 6 Styles
(5 normais e um Secreto,a Hub Style). Mas continua o sistema de
BattleChips e ProgramAdvances, mas com modificações, aparecem algumas
paredes que guardam chips secretos. O Chefe Final é o life Virus,
o mesmo do Battle Network 1.

*Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rockman_EXE_WS

---------------------------------
Ferramentas
---------------------------------

Translhextion, WindHex e Tile Molester

---------------------------------
Imagens
---------------------------------

http://i.imgur.com/Hs2r4xf.png

http://i.imgur.com/ssdQfBO.png

http://i.imgur.com/sb41i7c.png


---------------------------------
Nota
---------------------------------

-Essa é a primeira tradução para o português de um jogo de WonderWan (acredito eu).

-A tradução foi feita por cima da tradução do japonês para o inglês do Greiga Master.
Link: http://www.romhacking.net/translations/1751/

-Os textos da introdução não foram traduzidos por que não estão em formato de texto,
e sim de gráficos, os gráficos tem compressão e isso me impede de editá-los.
O estranho é que a tabela de caracteres não tem compressão, sendo a única parte
gráfica que foi editada.

-Nenhum gráfico foi editado por causa da compressão.

-Ainda estou precisando de ajuda com os gráficos comprimidos para chegar o mais próximo de 100%.

---------------------------------
Patch
---------------------------------

↓ Anexado (só para usuários logados) ↓

Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: wonderock online Julho 26, 2025, 15:10:07 PM
Obrigado amigo pela tradução, está muito boa e impecável. Se não jogaram, joguem!  :cuteeyes:
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: Anime_World online Julho 26, 2025, 23:02:14 PM
Essa é a mesma tradução que você fez em 2003? https://romhackers.org/traducoes/portatil/wonderswan-color/rockman-exe-ws-maverick-blue-warrior/

Vou dar uma olhada pra você nos gráficos.
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: ajkmetiuk online Julho 26, 2025, 23:16:22 PM
esse é bom, junto com os dois rockman que foram traduzidos do japonês do game boy. mmbn me lembra alguém... @solidone mmbn wsc
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: Anime_World online Julho 27, 2025, 01:40:56 AM
Fiz uma breve analise aqui e os gráficos estão comprimidos usando um algoritmo LZ genérico:
- os 2 primeiros bytes são o tamanho da saída descomprimida
- Seguido de um byte de controle onde os bits: 0 = comprimido, 1 = descomprimido. Os bits se referem aos próximos bytes na sequencia.
- Quando comprimido: 12 primeiros bits do par LZ são o offset e os últimos 4 o tamanho da cadeia.

Segue o offset 0x1D2EFE descomprimido:
(https://pasteimg.com/images/2025/07/27/image.png)

Para comprimir e descomprimir os gráficos você pode usar o LunarCompress (https://fusoya.eludevisibility.org/lc/download/lc190.zip):
Para Descomprimir o comando é:
decomp.exe rockmanexe.wsc grafico_descomprimido.bin 1D2EFE 13 0Para Recomprimir o comando é:
recomp.exe grafico_descomprimido.bin rockmanexe.wsc 1D2EFE 13 0
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: GabrielTPrado online Julho 28, 2025, 18:10:23 PM
Sera que agora as traduções de Wonderswan vão começar a surgir kkk

Eu tenho uma coletânea de jogos no meu Raspberry, mas justamente esse era o unico que eu pegava por ser "acessível"

Muito bacana, vou experimentar e parabens a todos os envolvidos pela tradução, certamente vai estar excelente.
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: dude online Julho 29, 2025, 20:47:00 PM
olha, não sabia da existência de um megaman dessa série para esse portátil, que grata surpresa mano, parabéns pelo trabalho solo.
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: adrianomarcel online Agosto 01, 2025, 07:12:38 AM
Porque voces estão apagando a minha mensagem? ja mandei 2 e foram apagadas!
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: ajkmetiuk online Agosto 01, 2025, 12:20:58 PM
Citação de: adrianomarcel online Agosto 01, 2025, 07:12:38 AMPorque voces estão apagando a minha mensagem? ja mandei 2 e foram apagadas!
não sei se era o caso, mas se for cobranças geralmente é mandado para lixeira, já que é as regras do fórum.
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: Magalicia online Agosto 01, 2025, 12:33:55 PM
Citação de: adrianomarcel online Agosto 01, 2025, 07:12:38 AMPorque voces estão apagando a minha mensagem? ja mandei 2 e foram apagadas!

Algumas mensagens são apagadas automaticamente se forem floods e cobranças escancaradas.
E pelo o que pude ver, era algo do tipo "traduza jogo X", e aqui é só um post de lançamento.
Título: Res: [WSC] Rockman EXE WS
Enviado por: Maverick Blue Warrior online Agosto 01, 2025, 19:44:09 PM
Citação de: Anime_World online Julho 27, 2025, 01:40:56 AMFiz uma breve analise aqui e os gráficos estão comprimidos usando um algoritmo LZ genérico:
- os 2 primeiros bytes são o tamanho da saída descomprimida
- Seguido de um byte de controle onde os bits: 0 = comprimido, 1 = descomprimido. Os bits se referem aos próximos bytes na sequencia.
- Quando comprimido: 12 primeiros bits do par LZ são o offset e os últimos 4 o tamanho da cadeia.

Segue o offset 0x1D2EFE descomprimido:
(https://pasteimg.com/images/2025/07/27/image.png)

Para comprimir e descomprimir os gráficos você pode usar o LunarCompress (https://fusoya.eludevisibility.org/lc/download/lc190.zip):
Para Descomprimir o comando é:
decomp.exe rockmanexe.wsc grafico_descomprimido.bin 1D2EFE 13 0Para Recomprimir o comando é:
recomp.exe grafico_descomprimido.bin rockmanexe.wsc 1D2EFE 13 0

Obrigado pela ajuda, Anime_world. Já traduzi o gráfico e já reinseri com sucesso. Agora resta a tela com textos que acredito que seja gráfico.