Fórum Unificado de Romhacking e Tradução

Romhacking e Tradução de Jogos => Projetos => Tópico iniciado por: Solid One online Julho 04, 2019, 16:44:27 PM

Título: [3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: Solid One online Julho 04, 2019, 16:44:27 PM
(https://i.imgur.com/pjvGlNP.jpg)

—————————————————–
Informações
—————————————————–

Nome do jogo: Cave Story
Versão: Européia
Plataforma: Nintendo 3DS
Desenvolvedora: Daisuke "Pixel" Amaya
Distribuidora: Nicalis Inc.
Gênero: Aventura / Plataforma / Metroidvania
Jogadores: 1

—————————————————–
Enredo
—————————————————–
Cave Story (洞窟物語 Dōkutsu Monogatari) é um jogo de aventura em plataforma lançado em 2004 para PC. Foi desenvolvido durante 5 anos por um único desenvolvedor chamado Daisuke Amaya, em seu tempo livre. Cave Story possui mecânicas de plataforma em 2D e é bastante similar a jogos cássicos que Amaya jogava em sua infância, como Metroid e Castlevania.

Após seu lançamento gratuito na Internet, Cave Story começou lentamente a ganhar popularidade. Foi aclamado por vários críticos pela sua história e gameplay bastante convincentes. Em 2010, a desenvolvedora independente Nicalis trabalhou com Amaya para portar o jogo para outras plataformas, como WiiWare, DSiWare e Steam. Isso resultou na criação de uma versão melhorada do jogo, chamada "Cave Story+", possuindo sprites remasterizados, novas versões das músicas do jogo e diversos conteúdos extras.

Uma das plataformas à qual o jogo original também foi portado é a versão da Nintendo eShop, que é a referida versão deste tópico. Basicamente trata-se do "Cave Story+", mas sem sprites remasterizados e apenas contendo as músicas originais da versão de PC. Para usuários que não gostaram do Cave Story 3D em 2.5d, por achá-lo escuro demais ou por não ter se dado bem com o uso do 3d que o jogo fez, essa versão é uma ótima alternativa por se tratar do exato jogo freeware original. Além disso, também conta com diversos bônus inexistentes na versão 2.5d, como o Curly Story, desafios extras e temas de natal e halloween.

O jogo foca em um protagonista com amnésia que acorda em uma caverna. Durante suas explorações, ele descobre um plano maligno criado pelo Doutor, um megalomaníaco que pretende forçar os habitantes da caverna a lutar por ele em seus planos de dominar o mundo. Cabe ao nosso protagonista anônimo impedir planos do Doutor e salvar a todos.

—————————————————–
Sobre a tradução
—————————————————–

Algum tempo após a conclusão do projeto de port da tradução para a versão 3D do jogo (http://www.romhacking.net.br/index.php?topic=314), estive fazendo alguns estudos de possibilidade de portar a tradução PT-BR do Alex "foffano" para outras versões do jogo, como o Cave Story+ de PC, o port de Cave Story na engine NXPlus para RetroArch, e também da versão não-3D do jogo que saiu para 3DS exclusivamente pela Nintendo eShop.

Referente à versão da eShop, boa parte do trabalho estava bem fácil de se fazer. Os gráficos já estavam todos em PNG, e já haviam sido previamente editados na tradução original, sendo facilmente portados sem envolver re-edições extras. Já os scripts em formato .tsc sequer estavam codificados, e sim estavam simplesmente em texto puro, permitindo a edição direta por qualquer editor de texto.

Porém, houve um impeditivo razoável: As fontes do jogo possuíam apenas os caracteres padrões da tabela ASCII, não possuindo nenhum dos acentos da tabela ASCII estendida. E para piorar, o jogo simplesmente não reconhecia nenhum caractere além da tabela ASCII padrão, de modo que qualquer tentativa de inserção de caracteres ASCII estendidos resultariam ou em um caractere em branco, ou no jogo crashando.

Para remediar isso, tive que pegar todos os scripts traduzidos e fazer um levantamento de uso de caracteres em todos eles, de modo a determinar quais caracteres da tabela ASCII eram usados, e quantas ocorrências haviam de cada um deles. Baseado nesse levantamento, eu pude determinar quais caracteres estavam inutilizados no jogo, e quais acentos eu iria precisar. E após alguns ajustes nos scripts para descartar alguns acentos pouco utilizados, consegui o espaço necessário para colocar os acentos que eu precisava.

Estou lançando, junto ao projeto, um beta da tradução para quem se interessar. O beta conta com os seguintes conteúdos:


Está pendente traduzir o modo extra "Curly Story" (Modo Curly, na tradução), que basicamente é o modo história padrão, só que trocando o protagonista Quote pela irmã-de-armas dele, a Curly Brace. Deve demorar um pouco para que isso seja feito, pois o volume de script pra portar/traduzir é do tamanho do original, com cerca de 80 scripts totalizando uns 200kb de texto. Esses scripts serão traduzidos ao longo do ano, na medida do possível.

—————————————————–
Equipe
—————————————————–


—————————————————–
Status da Tradução
—————————————————–

Textos: 80%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Revisão: 60%

—————————————————–
Ferramentas Utilizadas
—————————————————–


—————————————————–
Agradecimentos
—————————————————–


—————————————————–
Imagens
—————————————————–

(https://i.imgur.com/67lc84J.png) (https://i.imgur.com/QS0MxLo.png)
(https://i.imgur.com/BUASVOd.png) (https://i.imgur.com/6HBFYzs.png)
(https://i.imgur.com/jzCndaP.png) (https://i.imgur.com/i5NnpBs.png)

—————————————————–
Patch
—————————————————–

Segue abaixo o patch do beta da tradução, para download. Para poder utilizá-la, os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos:


Tendo atendido os pré-requisitos, seguem as instruções para aplicação do patch de tradução:


O link está em anexo a essa postagem, e provavelmente é visível somente para usuários cadastrados.
Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: Gamerulez online Julho 04, 2019, 20:35:13 PM
AE TARADUSSAUM DO SOLIDO UM PRA 3DS!  :toligado:
Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: moon.sarito1 online Março 31, 2020, 05:32:55 AM
Ta ai um bom motivo pra rejogar o jogo no 3DS <3
Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: ro8 online Maio 08, 2020, 03:04:14 AM
Funcionando bem no citra,obrigado.

Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: AuromaPsycho100 online Agosto 18, 2020, 23:41:10 PM
oi amigo eu baixei a tradução e depois baixei o game ai usei o luma locale switch lowder para mudar a região de usa para eur e o game ainda fica em ingles




Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: Solid One online Agosto 19, 2020, 08:49:16 AM
Citação de: AuromaPsycho100 online Agosto 18, 2020, 23:41:10 PM
oi amigo eu baixei a tradução e depois baixei o game ai usei o luma locale switch lowder para mudar a região de usa para eur e o game ainda fica em ingles

Para a tradução funcionar, você precisa ter a versão européia do jogo. Se você tiver pego a americana, mesmo tentando mudar a região dela via luma, é provável que a tradução continue sem funcionar.
Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: AuromaPsycho100 online Outubro 07, 2020, 23:27:59 PM
alguem tem a cia europeia do jogo o site q eu uso n tem e n estou achando ela em lugar nenhum se alguem tiver ou lembrar onde baixou pfv me mande o link


EDIT:
Citação de: Solid One online Agosto 19, 2020, 08:49:16 AM
Para a tradução funcionar, você precisa ter a versão européia do jogo. Se você tiver pego a americana, mesmo tentando mudar a região dela via luma, é provável que a tradução continue sem funcionar.
é mais eu n tenho ela e eu n estou achando em lugar nenhum, vc teria ela ou um site em mente


NOTA DA MODERAÇÃO: EVITE POSTAGENS SEGUIDAS DA PRÓPRIA ANTES DE 24H. NÃO SOLICITE POR CÓPIAS DE JOGOS NESTE FORUM. USE O SISTEMA DE MP PARA TROCAR IDEIAS SOBRE ESTE TIPO DE ASSUNTO.
Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: willbr45 online Dezembro 26, 2021, 21:59:22 PM
muito bom, obg :)
Título: Re:[3DS] Cave Story (versão eShop)
Enviado por: atx150w online Fevereiro 20, 2022, 16:21:18 PM
Existe um trabalho voluntário na net onde todos os jogos de todos os consoles antigos são arquivados no github da microsoft através do internet archive é só digitar github roms no google, se alguém da moderação tiver pensando se tem algo relacionado a pirataria nisso, o projeto ta arquivado no github que é da microsoft hoje, a nintendo nunca pode fazer nada porque não tem anuncio no github e ninguém ganha nada com isso já que é só um projeto voluntário.