Fórum Unificado de Romhacking e Tradução

Romhacking e Tradução de Jogos => Lançamentos => Tópico iniciado por: Solid One online Outubro 26, 2019, 10:02:32 AM

Título: [SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Solid One online Outubro 26, 2019, 10:02:32 AM
(https://i.imgur.com/M7XK2GU.png)

—————————————————–
Informações
—————————————————–

Nome do jogo: Mega Man X3 - Zero Project (v4.0)
Versão: Americana
Plataforma: Super NES
Desenvolvedor do Hack: justin3009
Desenvolvedora / Distribuidora do Jogo: Minakuchi Engineering / Capcom
Gênero: Ação / Plataforma
Jogadores: 1

—————————————————–
Sobre o hack
—————————————————–

Mega Man X3 - Zero Project é um romhack baseado no Mega Man X3 que permite que Zero seja totalmente jogável do começo ao fim do jogo. Basicamente, o jogador pode escolher se deseja iniciar o jogo com X ou Zero, bem como alternar entre cada personagem nas fases de uma maneira similar a como é no MMX5. Porém, também foram realizados vários tweaks / modificações na jogabilidade do jogo, de modo a nerfar algumas coisas e buffar outras, com o propósito de manter uma jogabilidade mais balanceada com ambos os personagens.

O hack foi desenvolvido pelo romhacker gringo justin3009 (https://www.romhacking.net/community/1574/) em conjunto com vários outros membros do RH.NET (http://www.romhacking.net/). Atualmente, a versão mais recente desse hack é a v4.0, que foi lançada em julho de 2018. Segue abaixo a lista de mudanças feitas pelo hack, na tag spoiler abaixo, que também tomei a liberdade de traduzir:

[spoiler]


[/spoiler]

Para mais informações, acesse o link do hack no RH.net (https://www.romhacking.net/hacks/4086/).

—————————————————–
Sobre a tradução
—————————————————–

Após concluir a tradução do MMX3 neste tópico (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1307), fiz algumas pesquisas na net e descobri o MMX3 - Zero Project. Joguei um pouco e achei fantástico o romhack feito por esses caras. Assim sendo, fui ao RH.NET e solicitei permissão a justin3009 para realizar uma tradução PT-BR em cima desse hack, e o mesmo concedeu sem problemas.

Sendo assim, eu peguei todas as modificações que fiz na minha outra tradução, trouxe para cá, e traduzi os novos textos oriundos dessa versão. O resultado é esta tradução de hack que disponibilizo a vocês neste fórum.

Tal como a outra tradução, todos os textos foram traduzidos, os menus foram editados e a maioria dos gráficos foram comprimidos, com a exceção do nome "Option Mode" e do nome "Ready" antes do início das fases. Estes serão modificados em versões futuras.

—————————————————–
Equipe
—————————————————–


—————————————————–
Status da Tradução
—————————————————–

Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 90%
Revisão: 100%

—————————————————–
Ferramentas Utilizadas
—————————————————–


—————————————————–
Agradecimentos
—————————————————–


—————————————————–
Imagens
—————————————————–

(https://i.imgur.com/xpheP6C.gif) (https://i.imgur.com/hbLTrsd.gif)
(https://i.imgur.com/13mdHZY.gif) (https://i.imgur.com/xko2I6R.gif)

—————————————————–
Patch
—————————————————–

Segue abaixo o patch da tradução, para download. Está em formato IPS, e vocês podem aplicá-los através de programas como Lunar IPS (http://www.romhackers.org/modules/PDdownloads2/singlefile.php?cid=8&lid=1) ou similares. O patch deve ser aplicado na rom Mega Man X 3 (U) [!].smc, com header, de crc32 fa0fe671 / md5sum cfe8c11f0dce19e4fa5f3fd75775e47c.

O patch está em anexo a essa postagem, e provavelmente é visível somente para usuários cadastrados.
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: ajkmetiuk online Outubro 27, 2019, 15:05:09 PM
massa, parabéns pelo lançamento, ficou 10!  :uau1:
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Swanz online Outubro 27, 2019, 15:43:13 PM
"Ah sh*t, here we go again" Vou ter que atualizar minha lista de jogos Snes no PSP novamente hahehahe
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: João13 online Outubro 28, 2019, 10:38:47 AM
Aplicasse primeiro o hack e depois a tradução?
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Solid One online Outubro 28, 2019, 11:08:57 AM
Citação de: João13 online Outubro 28, 2019, 10:38:47 AM
Aplicasse primeiro o hack e depois a tradução?

Não. O patch em anexo já contém tanto o hack como a tradução. Basta aplicar o patch em questão na rom original.
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Altieres Lima online Outubro 29, 2019, 10:02:01 AM
Alguém conseguiu rodar o jogo no Bsnes? Tentei aqui mas não sai da tela preta. :choro2:
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Solid One online Outubro 29, 2019, 11:11:57 AM
Citação de: Altieres Lima online Outubro 29, 2019, 10:02:01 AM
Alguém conseguiu rodar o jogo no Bsnes? Tentei aqui mas não sai da tela preta. :choro2:

Até então, o hack não funciona no BSNES (tanto Zero Project original como traduzido). Isso ocorre devido a um suposto bug no emulador, onde ele não consegue abrir roms de SNES com chip Cx4 (usado para desenhar os polígonos no MMX2 e MMX3) que tiveram seu tamanho original expandido. Para comportar todas as mudanças no jogo, foi necessário expandir a rom de 2mb para 4mb, assim causando o problema.

Segundo postagens recentes no tópico do Zero Project lá no RH.NET (http://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=11130.msg383343#msg383343), isso é um problema no próprio emulador, e apenas byuu, o desenvolvedor do mesmo, pode corrigir este bug. Aconselho tentar relatar esse bug em locais mais apropriados, como nessa issue do emulador BizHawk (derivado do BSNES) no Github (https://github.com/TASVideos/BizHawk/issues/1198).

Vale citar também que isso não é um bug oriundo de precisão na emulação do BSNES, pois há usuários lá no RH.NET que conseguiram fazer o Zero Project v4.0 rodar em flashcards como SD2SNES.

Nesse meio tempo, aconselho utilizar outros emuladores menos precisos. Eu consegui rodá-lo perfeitamente tanto no ZSNES como no Snes9X. E sobre este último, consegui fazer funcionar tanto no desktop como no meu celular (usando o emulador John NESS (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.johnemulators.johnness&hl=pt_BR)).
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Altieres Lima online Outubro 29, 2019, 16:24:34 PM
Tentei agora com o Snes9X e consegui, obrigado. :parabens:
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Jprime online Novembro 02, 2019, 17:55:57 PM
Alguém conseguiu rodar no psp pelo emulador Snes9x TYL 0.4.2mecm?
Eu apliquei o patch mas depois de carregar o jogo a tela fica preta e não sai disso...
Será que algo errado eu fiz?
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Solid One online Novembro 04, 2019, 08:38:25 AM
Citação de: Jprime online Novembro 02, 2019, 17:55:57 PM
Alguém conseguiu rodar no psp pelo emulador Snes9x TYL 0.4.2mecm?
Eu apliquei o patch mas depois de carregar o jogo a tela fica preta e não sai disso...
Será que algo errado eu fiz?

Chegou a testar a rom, com o patch aplicado, no ZSNES ou Snes9X pra desktop? Só pra ver se o patch foi aplicado na rom correta.

Chegou a testar também o Zero Project (v4.0) original em inglês nesse emulador pra PSP, pra ver se ele funciona direitinho? Vai que essa versão do emulador pra PSP não é baseada em versões antigas do Snes9X que não suportavam jogos com chip CX4 ainda (MMX2 e MMX3).
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Swanz online Novembro 04, 2019, 19:53:53 PM
Citação de: Jprime online Novembro 02, 2019, 17:55:57 PM
Alguém conseguiu rodar no psp pelo emulador Snes9x TYL 0.4.2mecm?
Eu apliquei o patch mas depois de carregar o jogo a tela fica preta e não sai disso...
Será que algo errado eu fiz?
No meu PSP funcionou de boa, tanto o 3 normal quanto o Zero Project... mas no caso eu uso o emulador Snes9xTYLme_mod180404... nele tem suporte a rom expandida e funcionam aqueles jogos com chipe especial, exemplo o Top Gear 3000... único problema que vejo nele é só a criação que um save corrompido nos saves do psp, mas isso em nada interfere, foi feito isso pra corrigir bugs diz o autor, fix temporário, talvez depois ele conserte... vou ficar de olho aqui também caso o tradutor lance uma correção no checksun
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Jprime online Novembro 08, 2019, 22:23:05 PM
Citação de: Solid One online Novembro 04, 2019, 08:38:25 AM
Citação de: Jprime online Novembro 02, 2019, 17:55:57 PM
Alguém conseguiu rodar no psp pelo emulador Snes9x TYL 0.4.2mecm?
Eu apliquei o patch mas depois de carregar o jogo a tela fica preta e não sai disso...
Será que algo errado eu fiz?

Chegou a testar a rom, com o patch aplicado, no ZSNES ou Snes9X pra desktop? Só pra ver se o patch foi aplicado na rom correta.

Chegou a testar também o Zero Project (v4.0) original em inglês nesse emulador pra PSP, pra ver se ele funciona direitinho? Vai que essa versão do emulador pra PSP não é baseada em versões antigas do Snes9X que não suportavam jogos com chip CX4 ainda (MMX2 e MMX3).



Desculpa a demora em responder, tava sem pc... :raiva2:
consegui fazer a rom rodar, tive que baixar de outras fontes.
Valeu tio Solid, pela a ajuda no tópico e pela tradução dessa rom, ficou muito maneiro mesmo! :cuteeyes:



[/quote]
No meu PSP funcionou de boa, tanto o 3 normal quanto o Zero Project... mas no caso eu uso o emulador Snes9xTYLme_mod180404... nele tem suporte a rom expandida e funcionam aqueles jogos com chipe especial, exemplo o Top Gear 3000... único problema que vejo nele é só a criação que um save corrompido nos saves do psp, mas isso em nada interfere, foi feito isso pra corrigir bugs diz o autor, fix temporário, talvez depois ele conserte... vou ficar de olho aqui também caso o tradutor lance uma correção no checksun
[/quote]


valeu pela ajuda man!
consegui rodar no emulador de psp!
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: diegoshark online Abril 28, 2020, 19:30:14 PM
Saiu a versão 4.1. Essa tradução pode ser aplicada nela?
Título: Re:[SNES] Megaman X3 - Zero Project (v4.0, Hack traduzido)
Enviado por: Solid One online Abril 29, 2020, 08:25:09 AM
Citação de: diegoshark online Abril 28, 2020, 19:30:14 PM
Saiu a versão 4.1. Essa tradução pode ser aplicada nela?

Até o momento, infelizmente não. A tradução foi feita em cima da versão 4.0, e a 4.1 que saiu recentemente é incompatível com a tradução.

Recomendo que fique na 4.0 por enquanto. Até porque se não me engano a 4.1 basicamente é só bugfixes. Em algum momento do futuro eu pretendo atualizar a versão do ZP na tradução, mas só não sei quando.