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Romhacking e Tradução de Jogos => Dúvidas e Ajuda => Tópico iniciado por: angel333119 online Dezembro 11, 2019, 18:15:28 PM

Título: Encontrar tilemap encodado na ROM [SNES] Simcity
Enviado por: angel333119 online Dezembro 11, 2019, 18:15:28 PM
Preciso de ajuda para encontrar o tilemap do menu principal e do menu de cenários do Jogo Simcity de SNES, os gráficos do Menu estão comprimidos e já consegui encontrar e vai ser fácil editar...

O problema é que o jogo usa tilemap para escrever os gráficos na tela e não to conseguindo achar esse tilemap encodado na ROM...


Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria muito.

O menu principal é esse:
(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcTADRzsw70R3p_1OrhkMlVtuSiKj4lxgcE04GmtMeDdjAu0oOsu)


Menu de cenários, falta editar a parte -SELECT SNCENARIO-

(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcR22sva8DRsKB3qmJMYjfPTiaxHWCRhN8FU3UDfX0C7FKO3XI5c)
Título: Re:Encontrar tilemap encodado na ROM [SNES] Simcity
Enviado por: angel333119 online Janeiro 18, 2020, 12:36:29 PM
Consegui ajuda sobre isso no romhacking.net, quero deixar documentado aqui também pra alguém que possa querer no futuro...

O texto do menu é guardado com sprites de 16x16, e não por tiles, então você não está procurando por um tilemap. O que você quer é isso:



ENDEREÇO: $0023A9
AA FF
39 E4 64 30 "TY"
29 E4 62 30 "CI"
19 E4 4A 30 "D"
09 E4 48 30 "VE"
F9 E4 46 30 "SA"
E1 E4 44 30 "ME"
D1 E4 42 30 "SU"
C1 E4 40 30 "RE"
55 55
00

EA FF
2B 2C E6 30 "IO"
1B 2C E4 30 "AR"
0B 2C E2 30 "EN"
FB 2C E0 30 "SC"
F2 FC 6C 30 "CE"
E2 FC 6A 30 "TI"
D2 FC 68 30 "AC"
C2 FC 66 30 "PR"
EA FF
22 14 64 30 "TY"
12 14 62 30 "CI"
02 14 C8 30 "W"
F2 14 C6 30 "NE"
E2 14 C4 30 "T"
D2 14 6E 30 "AR"
C2 14 22 30 "ST"
E2 2C CE 30 "CT"
5F 55
D2 2C CC 30 "LE"
C2 2C CA 30 "SE"
00


Os sprites funcionam assim:


"TY":
39 = posição X
E4 = posição Y
64 = endereço do tile
30 = atributo do tile (paleta, x-flip, y-flip, etc.)



Eu não sei o que os bytes "AA FF", "EA FF", "55 55", "5F 55" fazem. Você provavelmente terá que deixá-los sem edição. Acredito que os bytes 00 indicam o fim de cada grupo de sprites.


Link para a postagem:

http://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=29741.0