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Romhacking e Tradução de Jogos => Dúvidas e Ajuda => Tópico iniciado por: kuroi online Janeiro 08, 2021, 15:22:00 PM

Título: [MD] Fushigi no Umi no Nadia-Identificar compressão gráfica
Enviado por: kuroi online Janeiro 08, 2021, 15:22:00 PM
Boa tarde, gente!

Estava eu esses dias mexendo em um Romhacking já feito por gringos de um jogo de RPG para Mega Drive chamado "Fushigi no Umi no Nadia" e me deparei com um tema que sempre considerei uma grande dificuldade para lidar e como começar a trabalhar com isso... Trata-se da Compressão de Fontes...

Eu já tinha conseguido fazer todas as ferramentas para Dumpar e Inserir novamente os textos, editar Ponteiros e tudo mais! Mas justamente no momento em que me deparei com a necessidade de adicionar caracteres acentuados à ROM, tomei um banho de água fria... rsrsrsrs A Fonte estava comprimida...

Com base nisso eu parti em busca de informações sobre como realizar a descompressão desses gráficos, porém aparentemente não existe qualquer ferramenta que faça a descompressão dos gráficos desse jogo, ou melhor dizendo, eu nem mesmo sei de que tipo de algoritmo de compressão isso se trata, pois estou completamente no escuro...

Algumas informações:

Para quem puder me ajudar, seguem algumas coisas que consegui reunir sobre isso:

1- VDP em tempo de execução da ROM:

(https://i.imgur.com/TfNcteq.png)

2- Como o jogo em questão trata-se de um Romhacking já feito do Romhacker "KingMike", acredito que a fonte do jogo esteja em 0x17A000, pois neste mesmo endereço da ROM original em Japonês, não existe nenhum dado...

(https://i.imgur.com/Qy6jUKM.png)

3- Link de uma postagem minha de Abril de 2018, quando tive tammbém o mesmo problema, mas que no fim não consegui resolver...

https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=607.0 (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=607.0)

Agradeço desde já e até mais!!