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Romhacking e Tradução de Jogos => Dúvidas e Ajuda => Tópico iniciado por: Fritz1457 online Fevereiro 22, 2022, 17:19:19 PM

Título: [SNES] Paladin's Quest-Descompressão
Enviado por: Fritz1457 online Fevereiro 22, 2022, 17:19:19 PM
Estou com um projeto de traduzir um RPG de SNES meio obscuro chamado Paladin's Quest. Conheci por meio de um amigo e depois de jogar um pouco e ver se havia alguma tradução pro português, decidi eu mesmo traduzir.
Baixei a rom do jogo e botei ela nos editores pra começar a "mapear" as coisas, por assim dizer, e ver por onde eu ia começar, mas me deparei com um empecilho que tá meio além do que eu sei fazer: A rom inteira tá comprimida.
Digo assim, textos, tiles, sprites, praticamente tudo tá comprimido, só consegui encontrar alguns sprites soltos mas não editáveis e com a paleta de cores invertida (o que, acho eu, era coisa do sprite viewer).
Tentei ir pelo método Vram e abrir no VSNES mas não rolou, e, finalmente percebi que vou ter que ou escrever um algoritmo de descompressão pra rom ou dropar a ideia de vez.

Já peguei alguns tutoriais de ASM pra ler e praticar, coisa mais básica mas nem tanto. Também busquei alguns por aqui, mas acredito que sumiram, porque eu lembro de ter mais tutoriais do que tem atualmente.
Daí, minha dúvida maior é: Alguém teria um tutorial de descompressão pra jogos do SNES ou mesmo um tutorial de tradução? Ou alguém saberia me explicar o que eu posso fazer, já que eu nunca tinha me deparado com uma rom toda comprimida?

E é isso, valeu.
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: atx150w online Fevereiro 22, 2022, 17:55:04 PM
https://www.youtube.com/user/NintendoBRTraducoes/videos
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: Kunio Urameshi online Fevereiro 22, 2022, 18:14:51 PM
Boa tarde, não sou romhacker (em breve serei), mais tem esses variados documentos gringos aqui. Cada um específico de coisas.
https://www.romhacking.net/?page=documents&category=&platform=&game=&author=&perpage=200&level=&title=&desc=&docsearch=Go

Eu espero que tenha ajudado o possível. Boa sorte, bom Romhacking, sucesso e tudo de bom.
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: Velkien online Fevereiro 23, 2022, 00:12:09 AM
Amigo, verifiquei a rom no tilemolester, pelo menos o que eu olhei não tá comprimido
(https://cdn.imgpaste.net/2022/02/23/K4TynU.png) (https://www.imgpaste.net/image/K4TynU)
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 09:05:05 AM
Citação de: Velkien online Fevereiro 23, 2022, 00:12:09 AM
Amigo, verifiquei a rom no tilemolester, pelo menos o que eu olhei não tá comprimido
(https://cdn.imgpaste.net/2022/02/23/K4TynU.png) (https://www.imgpaste.net/image/K4TynU)

Agora eu fiquei confuso. Eu olhei em alguns sprite viewers e tile editors e realmente encontrava a rom comprimida. Nessa screeshot, por exemplo, é assim que os textos e sprites aparecem pra mim, embaralhados e algumas vezes só um monte de colorido. Pode ser a versão que eu tô usando também, vi que tu usou a .sfc e eu tô usando a .smc.
Mesmo assim, vou procurar a .sfc, valeu.

Edit.: Eu acho que entendi, o codec, eu mudei pra 2bpp planar no TM e consegui ver os gráficos. Provavelmente esse era o problema, a codificação. Vou explorando mesmo assim.
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 11:20:18 AM
Vou continuar com as dúvidas nesse tópico mesmo, só pra não criar um novo. Dessa vez sobre os textos em HEX do jogo.
Tenho as tables criadas com o Monkey Moore e tô usando uma combinação de Windhex com TranslHextion pra tentar encontrar os textos dentro da ROM, porém, o máximo que eu encontro são os créditos da tela inicial e a staff. O resto, as falas e tudo mais, não aparece (ou se aparece, aparece em gibberish).
Não sei se isso tem a ver com compressão ou se é outra coisa diferente.

Valeu.
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: Anime_World online Fevereiro 23, 2022, 12:45:43 PM
Citação de: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 11:20:18 AM
Vou continuar com as dúvidas nesse tópico mesmo, só pra não criar um novo. Dessa vez sobre os textos em HEX do jogo.
Tenho as tables criadas com o Monkey Moore e tô usando uma combinação de Windhex com TranslHextion pra tentar encontrar os textos dentro da ROM, porém, o máximo que eu encontro são os créditos da tela inicial e a staff. O resto, as falas e tudo mais, não aparece (ou se aparece, aparece em gibberish).
Não sei se isso tem a ver com compressão ou se é outra coisa diferente.

Valeu.

O jogo usa DTEs, MTEs e a tabela não é linear.
Abaixo a tabela do jogo, faltou mapear algumas DTEs e MTES, mas você pega a idéia e termina o restante.

00=
0B=1
0C=2
0D=3
0E=4
0F=5
30=A
31=B
32=C
33=D
34=E
35=F
36=G
37=H
38=I
39=J
3A=K
3B=L
3C=M
3D=N
3E=O
3F=P
50=Q
51=R
52=S
53=T
54=U
55=V
56=W
57=X
58=Y
59=Z
5A=a
5B=b
5C=c
5D=d
5E=e
5F=f
70=g
71=h
72=i
73=j
74=k
75=l
76=m
77=n
78=o
79=p
7A=q
7B=r
7C=s
7D=t
7E=u
7F=v
90=w
91=x
92=y
93=z
B1=?
B3=.
B4=,
B5='
B8=:
E0=[hero]
E2=the
E3=you
E5=in
E6=to
E7=he
E8=that
EA=on
EC=it
EE=have
EF=for
F0=his
F1=Gabnid
F3=nd
FC=[wait]
FE=[new_line]
FF=[endstring]


E com o que já tem mapeado da pra ver tranquilamente os scripts do jogo.
(https://cdn.imgpaste.net/2022/02/24/K4xmfN.md.png) (https://www.imgpaste.net/image/K4xmfN)
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 13:56:28 PM
Citação de: Anime_World online Fevereiro 23, 2022, 12:45:43 PM
Citação de: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 11:20:18 AM
Vou continuar com as dúvidas nesse tópico mesmo, só pra não criar um novo. Dessa vez sobre os textos em HEX do jogo.
Tenho as tables criadas com o Monkey Moore e tô usando uma combinação de Windhex com TranslHextion pra tentar encontrar os textos dentro da ROM, porém, o máximo que eu encontro são os créditos da tela inicial e a staff. O resto, as falas e tudo mais, não aparece (ou se aparece, aparece em gibberish).
Não sei se isso tem a ver com compressão ou se é outra coisa diferente.

Valeu.

O jogo usa DTEs, MTEs e a tabela não é linear.
Abaixo a tabela do jogo, faltou mapear algumas DTEs e MTES, mas você pega a idéia e termina o restante.

00=
0B=1
0C=2
0D=3
0E=4
0F=5
30=A
31=B
32=C
33=D
34=E
35=F
36=G
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38=I
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3E=O
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5E=e
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B4=,
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B8=:
E0=[hero]
E2=the
E3=you
E5=in
E6=to
E7=he
E8=that
EA=on
EC=it
EE=have
EF=for
F0=his
F1=Gabnid
F3=nd
FC=[wait]
FE=[new_line]
FF=[endstring]


E com o que já tem mapeado da pra ver tranquilamente os scripts do jogo.
(https://cdn.imgpaste.net/2022/02/24/K4xmfN.md.png) (https://www.imgpaste.net/image/K4xmfN)

'0'
Valeu demais! Isso vai ajudar muito.
Aproveitando, o que são DTEs e MTEs? Eu sei que tem a ver com ponteiros que os jogos de SNES e outros usam um monte, mas o que são exatamente?

Valeu.
Título: Re:Tradução de Paladin's Quest e algumas dúvidas sobre descompressão
Enviado por: Anime_World online Fevereiro 23, 2022, 14:00:35 PM
Citação de: Fritz1457 online Fevereiro 23, 2022, 13:56:28 PM
'0'
Valeu demais! Isso vai ajudar muito.
Aproveitando, o que são DTEs e MTEs? Eu sei que tem a ver com ponteiros que os jogos de SNES e outros usam um monte, mas o que são exatamente?

Valeu.

http://www.bau.romhacking.net.br/index.php?topic=105.0