Tradução em português do Brasil de Cave Story+ (Switch) v1.02
(https://cdn1.epicgames.com/78473822f724474d8e436f6bde735623/offer/EGS_CaveStory_NicalisIncStudioPixel_S1-2560x1440-23b558de8df0be248f4a32654638ca19.jpg?h=270&quality=medium&resize=1&w=480)
Um pouco sobre o jogo: Cave Story apresenta uma história completamente original repleta de personalidade, mistério e horas de diversão num ritmo acelerado.
Cave Story é um jogo de ação e aventura do aclamado designer independente, Daisuke Amaya, conhecido como Pixel para os fãs.
Cheio de charme e personalidade incomparáveis, Cave Story te leva a um mundo invulgar onde uma curiosa raça de inocentes criaturas parecidas com coelhos, chamados Mimigas, vivem livremente.
Você acorda numa caverna escura sem memória, não sabendo quem é, de onde vem ou porque está num lugar assim.
Quando encontras a Vila Mimiga, descobre que os antes despreocupados Mimigas estão em perigo nas mãos de um cientista louco.
A única esperança dos Mimigas fica sobre os ombros de um sossegado e amnésico rapaz que não consegue se lembrar do próprio nome.
Corra, pule, atire, voe e explore através de um jogo de ação e aventura gigantesco que faz lembrar os clássicos jogos de 8 e 16 bit.
Controle e descubra as origens do poder deste mundo, interrompa os planos do vilão malvado e salve os Mimiga!
A versão de switch conta com inúmeras melhorias como modo widescreen nativo, implementação de iluminação, sombras, portaits animados, um modo exclusivo, modo 2 jogadores e muito mais!
Sobre a tradução:Bom, essa tradução foi feita logo após eu terminar a versão de PC do jogo, onde a ideia era apenas portar o modo SandPit para o PC e concluir o projeto, mas né, curiosidade matou o gato e acabei mexendo no jogo também para ver o quanto era diferente do PC e para minha surpresa, praticamente nada era igual, formatos diferentes, fontes diferentes, gráficos diferentes e mesmo os arquivos que tinham o mesmo formato, a Nicalis mexeu tanto nessa versão do Switch que não adiantava nada só substituir os arquivos pq gerava N glitchs no jogo inteiro, cenários sumindo, script pulando, jogo congelando, fora que o script eles implementaram um sistema para ter expressão o rosto dos portaits e na verdade esse foi o maior desafio porque literalmente teve que fazer linha por linha para não copiar coisa errada. E isso em TODOS os modos de jogo...
Resumindo: foi portado os textos da versão Epic que tinha terminado e readaptado para o switch, traduzido os modos principais e extras, readaptado todos os gráficos, readaptada a fonte do jogo para ter acentuação e feita uma leve revisão em todos modos para ver se estava tudo ok, não cheguei a testar 100%, até porque já tinha virado o jogo de ponta cabeça no pc, meio que enjoou rejogar tuuuuuudo novamente, mesmo com as melhorias.
O único detalhe é que não achei os textos dos menus principais, opções e do modo 2 jogadores, a única coisa no executável que foi traduzida foi o modo Wind Fortress que ainda permanecia igual ao do pc, o restante vai ficar similar a versão da Steam com cerca de ~5/6% dos menus principais em inglês, mas o restante da história estará toda traduzida.
Início do projeto: 17/02/2024
Término do projeto: 10/03/2024
Equipe:- ajkmetiuk: Port da versão Epic/Steam para o Switch, revisado o script para funcionar corretamente nesta versão, acentuação, edição gráfica, tradução do modo extra e revisão básica de todos modos e gráficos adicionais.
Agradecimentos Especiais:- Alex Foffano: Tradução base do jogo antigo.
- matheusito: Revisão, teste e romhacking da versão de 3DS.
- Magall: Testes e revisão na versão de 3DS.
- Solid One: Revisão da versão 3DS, port para a versão Steam, gráficos.
Progresso:(v.1.0) - Primeira versão. Tudo traduzido (fora os menus principais).
v1.01 - correção de um bug em gramápolis no modo normal/curly onde em qualquer sala que entrasse, o personagem ficava travado na parede (obrigado JozeOfMine e niccbilac por reportar o erro).
v1.02 - correção de mais uns bugs em gramápolis no modo normal/curly (obrigado JozeOfMine por reportar o erro).
------------------------------------------------------------------------------
- Como instalar:Você vai precisar do jogo em mãos (parece que funciona com qualquer região, eu usei a japonesa como base e fiz um teste na americana e funcionou normal, já que é multi idioma) em suas versões mais atuais (não funciona direito nas versões anteriores). Como base, a última atualização US/EU é a 1.3 e a japonesa é a 1.4.
Eu não tenho Switch, então a base de explicação será por emulação.
Abra o emulador, vá até onde está o jogo em sua lista, clique com o botão direito do mouse nele e selecione a opção: "Abrir local dos dados de mods" ou "Manage Mods".
Na pasta que vai abrir, copie os arquivos baixados da tradução (pasta exefs e romfs) aí dentro e é só jogar.
------------------------------------------------------------------------------
Imagens:(https://joao13traducoes.com/wp-content/uploads/2024/04/Cave-Story-2017-NS-1.webp)
(https://joao13traducoes.com/wp-content/uploads/2024/04/Cave-Story-2017-NS-2.webp)
(https://joao13traducoes.com/wp-content/uploads/2024/04/Cave-Story-2017-NS-3.webp)
(https://joao13traducoes.com/wp-content/uploads/2024/04/Cave-Story-2017-NS-4.webp)
(https://joao13traducoes.com/wp-content/uploads/2024/04/Cave-Story-2017-NS-5.webp)
Vídeo: (a parte do switch fica bem no finalzinho do vídeo)
Encontrou algum erro? É só reportar...
PS: Para quem já zerou o jogo, é altamente recomendável jogar o Curly Story, a história é bem mais refinada e interativa do que o modo padrão. Fica a dica!
Download: (em anexo)**Dica do usuário Jonas_Eloy:
Só detalhe no Nintendo Switch, ao baixar a tradução, transfira para o console ultilizando DBI para não corromper.
Na outra postagem tem a versão de PC que pode ser acessada aqui (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=2698).
Caso tenha interesse na tradução em outras versões de outros usuários, seguem os links:
Cave Story 3D: aqui (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=314)
NXEngine: aqui (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1487.0)
3DS (versão eShop): aqui (https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1208.msg6791#msg6791)
Versão original 2004: aqui (https://www.cavestory.org/downloads/Cave_Story_pt-BR_v1.0.rar)
Conforme o Jonas_Eloy relatou, transferindo para o cartão direto no PC, a tradução corrompia. Só funcionou via DBI (MTP).
Para quem for utilizar no Switch:
✅ Usar DBI via MTP para transferir.
📂 Colocar os arquivos em: SD:\atmosphere\contents\0100B7D0022EE000