(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/42/SNES_Skyblazer_cover_art.jpg)
Nome Original - Skyblazer
Plataforma - Super Nintendo Entertainment System
Região - Norte-Americana (USA)
Gênero - Plataforma
====== STATUS DO PROJETO ======
HACK 100%
Gráficos 100%
Textos 100%
Acentuação 100%
Revisão 100%
============ GRUPO ============
VILA OCULTA DO ROMHACKING
=========== EQUIPE ============
Retroman_X - ASM Hack, gráficos, tradução.
Dindo - Revisão.
Anime - Apoio, suporte e várias aulas na madrugada
======= AGRADECIMENTOS ========
A galera do romhacking que eu fiz amizade e me ajudou até aqui, ao nosso grupo, Vila Oculta do Romhacking, e principalmente ao Anime_World, pelas várias horas empenhadas em me ensinar tudo que eu sei de romhacking, me permitindo realizar esse sonho de tornar acessível um jogo que estava em outro idioma, como muitos aqui já fizeram, e eu sempre desejei fazer parte.
========= FERRAMENTAS =========
Tile Molester - Edição e inserção de gráficos
Mesen-s ------- Debugger
Bass ---------- Assemblador de SNES
Photoshop ----- Edição das imagens
=========== ROMHACKING ===========
Gráficos:
* Todos os gráficos encontrados no jogo foram editados, somente a tela titulo que permanceu a original por opção minha.
Scripts:
* Todos os scripts encontrados foram traduzidos.
ASM Hack:
* Adicionada Rotina VWF com fonte 8x16
* Diversas modificações em Assembly para o carregamento dos gráficos dos nomes dos personagens, estágios e poderes para deixar esses gráficos com estilo de fontes Indianas
* Scripts foram movidos para um espaço expandido da ROM e o valor do banco original foi alterado para corresponder ao novo banco utilizado na rotina que carrega os scripts.
================================ SOBRE A JORNADA DESSE JOGO =======================================
Esse projeto foi um dos primeiros com o qual eu comecei a trabalhar, mas a minha incapacidade na época me fez abandonar ele até que eu tivesse mais conhecimento e experiência pra fazer algo caprichado.
Durante esses ultimos 3/4 anos, sempre tentei fazer a minha vwf, com a ajuda e os ensinamentos do Anime.
Mas eu tinha muita dificulade em entender a lógica, então no intuito de querer me passar esse conhecimento, o Anime passou várias madrugadas tentando(dei trabalho pro cabra kkkkkkkkk) me ensinar, mas tive muita dificuldade em desenvovler.
Cheguei até perto com a ajuda dele, mas faltavam alguns detalhes e entendimento melhor do que eu estava fazendo, frustrado, desistia por um tempo, depois retornava, fiquei nesse ciclo por anos.
Recentemente decidi tentar de novo, mas em vez de programar ela em um jogo, decidi fazer do zero, programando somente ela.
Meu objetivo inicial era:
1 - fazer com que o caráctere fosse renderizado na WRAM
2 - Tranferir o caractere renderizado da posição em que foi renderizado para outra posição, no caso a janela de diálogo pré renderizada, de forma sequencial para formar o diálogo.
3 - Depois de completo o diálogo, transferir esse diálogo da WRAM para a VRAM.
4 - Fazer o tilemap do diálogo.
5 - Exibir o diálogo na tela.
Consegui fazer isso até de forma tranquila, agora faltava o recheio do bolo, que era renderizar esse caráctere com a sua largura variável ou invés de fixa, nessa parte consegui avançar, parte dela estava funcionando, mas tinha algo faltando na minha linha de raciocínio.
Pedi ajuda para o Anime, e explicando de forma didática como deveria ser a logica da vwf, desenhando pixel a pixel no tilemolester(numa paciência que eu não teria kkkkkkk), abriu a mente e me fez entender o que deveria ser feito, dai pra frente consegui desenvolver e finalmente tenho a VWF pronta.
Agora chegava uma nova fase, que era implementar essa VWF em jogo.
O jogo escolhido, o Skyblazer que eu já havia feito uma rotina pra gravar o tilemap da dos carácteres em 8x16 pixels, ao invés do original que era 8x8.
Como tinha uma noção da lógica do jogo nessa parte, achei que seria mais fácil pra começar.
Descobri que não era kkkkkkk, mas consegui de forma bem rúsitca implementar fazendo o desvio necessário, mas faltava exibir ela de fato na tela, mas resumindo, foi um baita aprendizado com várias batidas de cabeça, erros, e o Anime corrigindo minhas falhas, até que finalmente ela ficou funcionando 100%.
E esse é o resultado de muito trabalho, esforço e apoio de quem conhece muito, e teve a empatia, humildade e muita paciência com um cara como eu, simples, chucro, e que nunca fez nada com relação a programação antes, então eu só tenho a agradecer a paciência desses anos todos que o Anime teve comigo, vlw meu irmão!
Algumas imagens:
(https://i.imgur.com/Jt1mXEe.png)(https://i.imgur.com/Tb9qztq.png)
(https://i.imgur.com/1ZPhTG4.png)(https://i.imgur.com/Rlkrymb.png)
(https://i.imgur.com/jZ3iLlg.png)(https://i.imgur.com/r4qaPwH.png)
(https://i.imgur.com/cWGCOxi.png)(https://i.imgur.com/MqrNrYS.png)
(https://i.imgur.com/Oqqu9Xb.png)(https://i.imgur.com/2Pz6zj5.png)
(https://i.imgur.com/Wze1ZcE.png)(https://i.imgur.com/wlgCFZn.png)
(https://i.imgur.com/QonhY8B.png)(https://i.imgur.com/XvyUep0.png)
========================================== V1.1 ==================================================
*Corrigido alguns erros no script que foram apontados após o lançamento da primeira versão
*Foi retirada a SETA que indicava que havia um próximo diálogo da vwf e colocada em uma rotina a parte para ela ser ativada e desativada a transferencia na vram durante a VBLANK, então agora ela fica no canto da tela e piscando, pra ficar mais claro o indicativo de que existe diálogo e o botão deve ser pressionado.
========================================== V1.2 ==================================================
*Corrigido bug criado após adicionar a rotina para que a seta ficasse piscando nos diálogos.
======================================== OBSERVAÇÕES =============================================
Se em algum momento do jogo aparecer algum bug, algo não traduzido, erros de digitação, gramática, etc, por favor me deem o retorno para que eu possa corrigir.
Aos repreiros, o jogo foi testado e funcionou perfeitamente em hardware real, se vocês quiserem utilizar o jogo para suas repro, sem problemas, peço só que entre em contato para conversarmos melhor ou manda uma versão traduzida do jogo CIB ai pra mim que tá tranquilo kkkkkkkkkkk
ROM Checksum: 5dd2c9f0a933e6a43b7e38e6ef0769ba
Meus parabéns brother, só macho implementa vwf. :charuto:
Eita notícia boa assim logo cedo! Parabéns pelo trabalho! Só duas coisas a dizer sobre o empenho de horas que tu dedicou a este jogo: ESSE LENTE! :curvar2: :curvar2:
Citação de: Dindo online Julho 15, 2024, 07:53:30 AMMeus parabéns brother, só macho implementa vwf. :charuto:
Vlw mano Dindo, foi muito suado, mas ta ai :D
Citação de: Anime_World online Julho 15, 2024, 08:13:25 AMEita notícia boa assim logo cedo! Parabéns pelo trabalho! Só duas coisas a dizer sobre o empenho de horas que tu dedicou a este jogo: ESSE LENTE! :curvar2: :curvar2:
Vlw mano, eu tenho que agradecer as horas e dias dedicados, se é loco, não tem nem palavras pra isso mano, é nóisssssssss
Parabéns ao gripo. Pelas imagens ficou top!
não conheço esse jogo, pelas imagens ficou muito bom, parabéns a todos. :torico:
:jogando: Jogão! A tradução ficou excelente. Grato a toda a equipe de tradutores. :parabens:
Citação de: ajkmetiuk online Julho 15, 2024, 15:32:22 PMnão conheço esse jogo, pelas imagens ficou muito bom, parabéns a todos. :torico:
Mano, joga que esse ai hidden gem dos SNES, os programadores capricharam nesse jogo mano, o gráfico e a trilha sonora são tops
Citação de: ajkmetiuk online Julho 15, 2024, 15:32:22 PMnão conheço esse jogo, pelas imagens ficou muito bom, parabéns a todos. :torico:
Esse jogo tem vários truquezinhos de programação pra fazer efeitos incríveis. É show pros olhos!
Belíssimo trabalho!
:toligado: WONDERFULL, muitíssimo obrigado pessoal, trabalho infinito de lindo, TOP!!!
Brabo d+!
Trabalho de excelência! :danca1:
Fantástico! Parabéns pelo grande lançamento :danca1:
Excelente trabalho, parabéns aos envolvidos!! :charuto:
Pela capa quando via eu achava que era um jogo de nave, como vi que é um plataforma até me animou de testar.
Parabens a todos, vocês foram fera.