Acabei de liberar a primeira versão pública do TileBravo, um editor de tiles que roda direto no navegador, sem necessidade de instalação.
A proposta é ser uma ferramenta que possa complementar ou substituir editores clássicos como TileMolester, YY-CHR e Crystal Tile. Uma interface rápida, intuitiva, com muitos atalhos de teclado para facilitar.
(https://i.imgur.com/2vsuyXA.png)
Por enquanto, suporta os seguintes formatos de imagem:
- 2bpp planar
- 4bpp planar
- 2bpp planar composite
- 4bpp chunky zip16 (formato estranho presente em alguns gráficos do Yu Yu Hakusho Final que estou traduzindo)
Na próxima atualização, já trarei todos os codecs presentes no Tile Molester.
As paletas usam um formato simples em JSON. Você pode ajustar uma paleta, exportar o arquivo e reutilizar depois em outra sessão. Ainda não há suporte para importar paletas de emuladores, mas isso já está no roadmap.
Um uso interessante é o seguinte: abrir o gráfico desejado, ajustar a paleta, exportar como PNG, editar esse PNG no Photoshop ou em outro editor tradicional, importar de volta o PNG editado no TileBravo e então salvar no formato binário para usar na ROM. Mas pode editar os pixels direto no TileBravo mesmo.
➡️ LINK PARA UTILIZARhttps://tilebravo.hextinkers.org (https://tilebravo.hextinkers.org)
Testado nos principais navegadores. Não está otimizado para mobile.
➡️ GitHub do projetohttps://github.com/taihendarou/tilebravo (https://github.com/taihendarou/tilebravo)
➡️ História do projetoApenas um desafio pessoal e estudos. Aproveitei a oportunidade para estudar React.js ao mesmo tempo que busquei implementar coisas que me incomodam em outros editores. Pretendo evoluir a ferramenta conforme surge necessidade em meu próprio uso e uso dos colegas.
Plano futuro é ter um editor de tilemap embutido.
Espero que possa ajudar.
Estou curtindo bastante trabalhar com ela!
Esperando novas atualizações....
Obrigado!!! :saidapeladireita:
tá bem bacana e de ryco, vale a pena usar pelos testes que fiz aqui está belezinha.
Muito obrigado Tainhen por está Ferramenta eu ainda não estou entendendo muita coisa eu vou apanhar muito pra traduzir Jogos assim como vocês eu vou te que treina muito pra aprender traduzir Jogos e Romhacking só falta eu comprar um PC ou um Notebook poriquanto eu sei que estou muito tem sumido mas eu sinto muita falta de vocês a coisa que é mas importante pra mim e a Amizade de você muito obrigado Tainhen é o pessoal da comunidade :parabens: :tonto: :cascudo:
BRABO
Ferramenta atualizada para a versão v0.3.1-beta.1
- Diversos bug fixes: seleção, mover tiles, preview de linha etc.
- Ao clicar em exportar, caso apenas alguns tiles estejam selecionados, aparece um popup confirmando que somente os tiles selecionados serão exportados. Se quiser exportar o arquivo inteiro, cancele a operação e desmarque a seleção.
- Pressionar Esc para cancelar seleção de tiles, preview da linha e outras operações em andamento.
- Apagar conteúdo dos tiles selecionados pressionando Delete no teclado
- Botão para renomear o arquivo atualmente aberto (e exportar com o novo nome).
- Codecs adicionados: 1bpp, 2bpp linear, 4bpp linear, 4bpp linear (reverse-order), 8bpp linear.
- Após o nome do codec, agora aparecem entre parênteses os consoles que costumam utilizá-los.
- Adicionadas mais paletas padrão para facilitar a navegação até encontrar alguma que ajude a identificar melhor os gráficos. A partir delas é possível ajustar conforme o que se deseja usar para editar. Ainda não há suporte para importar paletas direto de ROMs ou saves de emuladores.
Link continua o mesmo: https://tilebravo.hextinkers.org (https://tilebravo.hextinkers.org/)
Quem tiver binários de gráficos em formatos diversos que ainda não abrirem, pode me enviar para que eu implemente e teste.
Vou testar por mais um tempo em busca de bugs para, ao corrigi-los, divulgar nos fóruns e sites de gringo.
Funcionalidades maiores que quero por quando o básico estiver funcionando perfeitinho:
- Área de esboço onde é possível arrastar tiles, reordenar na ordem que devem aparecer no jogo, editar os tiles em cima do reordenado e as edições permearem no arquivo original
- Visualização em hexadecimal, com atualização em tempo real
- Editor de tilemaps (ainda pensando se fica dentro dessa ferramenta ou se é uma ferramenta separada)
Oi Taihen Há Quanto tempo cara se não for Perdi muito você pode fazer um vídeo explicando como funciona está ferramentas e me desculpe por tudo meus parabéns pelo lançamento da Ferramenta :parabens:
Está ficando legal, heim!
Se ajudar, tenho o link do código fonte do Crystaltile2, que pra mim é um dos melhores programas de edição de tile. Acho legal você implementar funcionalidades e opções de visualização que ele possui. Ele foi o único editor que consegui editar algumas fontes que nenhum outro programa conseguiu.
Segue o link:
Crystaltile2 (https://drive.google.com/file/d/12XpNBLvWtyErhLmaDhCmODxCy-Vv8BmJ/view?usp=sharing)
Citação de: Rafael Quinalha online Setembro 14, 2025, 00:31:18 AMEstá ficando legal, heim!
Se ajudar, tenho o link do código fonte do Crystaltile2, que pra mim é um dos melhores programas de edição de tile. Acho legal você implementar funcionalidades e opções de visualização que ele possui. Ele foi o único editor que consegui editar algumas fontes que nenhum outro programa conseguiu.
Segue o link:
Crystaltile2 (https://drive.google.com/file/d/12XpNBLvWtyErhLmaDhCmODxCy-Vv8BmJ/view?usp=sharing)
Muito obrigado pelo código fonte do Crystaltile. Salvei aqui!
Neste momento, eu estou implementando novas visualizações: Row-interleaved (8x16) e depois 16x16. Além de fazendo muitos testes para detectar bugs (toda hora aparece algum :tonto:). Pretendo chamar o próximo update de 1.0 já e divulgar na gringa.
Caraca, parabéns por essa ferramenta, Taihen! Nunca tive coragem de mexer com jogos antigos porque edição de tiles me intimida muito kkkkkkk
Tô querendo traduzir o Metal Gear Solid do GBC, será que os sprites dele funcionam com sua tool? 👀👀
Citação de: Taihen online Setembro 20, 2025, 19:19:50 PMCitação de: Rafael Quinalha online Setembro 14, 2025, 00:31:18 AMEstá ficando legal, heim!
Se ajudar, tenho o link do código fonte do Crystaltile2, que pra mim é um dos melhores programas de edição de tile. Acho legal você implementar funcionalidades e opções de visualização que ele possui. Ele foi o único editor que consegui editar algumas fontes que nenhum outro programa conseguiu.
Segue o link:
Crystaltile2 (https://drive.google.com/file/d/12XpNBLvWtyErhLmaDhCmODxCy-Vv8BmJ/view?usp=sharing)
Neste momento, eu estou implementando novas visualizações: Row-interleaved (8x16) e depois 16x16. Além de fazendo muitos testes para detectar bugs (toda hora aparece algum :tonto:). Pretendo chamar o próximo update de 1.0 já e divulgar na gringa.
eita, siiiiga row inteleaved o/
Citação de: eviltrainer online Setembro 21, 2025, 17:49:45 PMTô querendo traduzir o Metal Gear Solid do GBC, será que os sprites dele funcionam com sua tool? 👀👀
uma dica: veja se exibe no tile molester, se exibir, com certeza nessa vai exibir também
Citação de: eviltrainer online Setembro 21, 2025, 17:49:45 PMCaraca, parabéns por essa ferramenta, Taihen! Nunca tive coragem de mexer com jogos antigos porque edição de tiles me intimida muito kkkkkkk
Tô querendo traduzir o Metal Gear Solid do GBC, será que os sprites dele funcionam com sua tool? 👀👀
Funcionam sim, normalmente!
(https://i.imgur.com/RztyI4U.png)
Porém, o jogo aparentemente tem gráficos comprimidos:
(https://i.imgur.com/8zzmERt.png)
Procurando rapidamente aqui, achei essa ferramenta feita para o 1. Talvez o algoritmo seja igual para o 4 e funcione. Vale o teste: https://www.romhacking.net/utilities/1110/
Citação de: Taihen online Setembro 23, 2025, 15:13:21 PMProcurando rapidamente aqui, achei essa ferramenta feita para o 1. Talvez o algoritmo seja igual para o 4 e funcione. Vale o teste: https://www.romhacking.net/utilities/1110/
Rapaz, que notícia boa! Mas só tem um detalhe: eu sou um leite com pêra acostumado a traduzir joguinhos de Switch que contam com imagens bonitinhas em dds/png hahaha! Nunca sequer mexi com gráficos em tiles antes! Vou ter aque aprender do zero a como mexer nisso! Mas com certeza vou usar sua tool pra todo o aprendizado!!
oi mano, boa noite, excelente sua atitude em oferecer para todo público, estou gostando muito dessa ferramenta e gostaria de saber se tem a intenção de implementar suporte a paletas do tipo .bin?
Citação de: dude online Setembro 26, 2025, 19:17:27 PMoi mano, boa noite, excelente sua atitude em oferecer para todo público, estou gostando muito dessa ferramenta e gostaria de saber se tem a intenção de implementar suporte a paletas do tipo .bin?
Sim, pretendo ir implementando suporte aos formatos de paleta mais conhecidos. Se puder, vai me mandando pelo Discord paletas binárias para eu analisar o formato de cada uma delas e colocar no roadmap.
CitarMuito obrigado pelo código fonte do Crystaltile. Salvei aqui!
Neste momento, eu estou implementando novas visualizações: Row-interleaved (8x16) e depois 16x16. Além de fazendo muitos testes para detectar bugs (toda hora aparece algum :tonto:). Pretendo chamar o próximo update de 1.0 já e divulgar na gringa.
Divulga sim, de repente consegue até ajuda de outros programadores experientes para ajudar no projeto. E quanto aos bugs, foram eles que me fizeram pensar 10x antes de seguir para a área de desenvolvedor. E acabei não seguindo.
Citação de: Taihen online Setembro 28, 2025, 12:29:26 PMCitação de: dude online Setembro 26, 2025, 19:17:27 PMoi mano, boa noite, excelente sua atitude em oferecer para todo público, estou gostando muito dessa ferramenta e gostaria de saber se tem a intenção de implementar suporte a paletas do tipo .bin?
Sim, pretendo ir implementando suporte aos formatos de paleta mais conhecidos. Se puder, vai me mandando pelo Discord paletas binárias para eu analisar o formato de cada uma delas e colocar no roadmap.
que bom mano obrigado