(https://2.bp.blogspot.com/-s_psaJraJnk/XCd90epK4SI/AAAAAAAAG3Y/YbrgcoPlKmM3CUrHaFSChFmaNiynduZjwCLcBGAs/s1600/Super%2BMario%2BMaker%2B%25282016%2529%2B3DS%2B11.jpg)
Nome: Super Mario Maker para Nintendo 3DS
Plataforma: 3DS
Descrição: Super Mario Maker é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Nintendo para o console Wii U, lançado em setembro de 2015. No jogo, pode-se criar e jogar estágios customizados baseados nos títulos Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. O jogo foi adaptado para o Nintendo 3DS, conhecido como Super Mario Maker for Nintendo 3DS, que foi lançado em Dezembro de 2016.
Início: 26/12/17 - Término: 27/12/18
Progresso:
Gráficos: 100%
Acentos: 100%
Textos: 100%
Menus: 100%
Créditos: 100%
22/07/21 = v1.01 - Atualizado a tradução para ser compatível com a última versão 1.05 do jogo.
Tradução/ROMHacking: ajkmetiuk
Agradecimentos especiais:
Obrigado à todos do FURT que de alguma maneira ajudaram na tradução com dicas nos diálogos, gráficos, sugestões de nomes para inimigos, tools para extrair, etc. Vlw!!!
Como usar:
Primeiro de tudo, mude o idioma do seu portátil/emulador para Espanhol. Não sei o porque, mas se deixar em outros idiomas como inglês/português algumas coisas ficarão sem tradução.
****Se por algum motivo não quiser deixar o idioma do seu portátil em Espanhol, siga a explicação que o usuário djmatheusito postou no fórum:
Para mudar a região e o idioma sem alterar no portátil é só colocar um arquivo locale.txt dentro da pasta /luma/titles/TID/ (TID é o title id do mario maker, exemplo: /luma/titles/00040000001A0400/locale.txt.
00040000001A0400 é o Title id do Mario Maker USA).
dentro do locale.txt você escreve a região e o idioma, para região para USA, idioma espanhol, coloque
USA ES
Pronto, ele irá alterar o idioma da rom, preservando o idioma do portátil, que no caso acho que todos usam PT-BR.
Title ID das outras versões:
00040000001A0300 JP
00040000001A0500 EUR
00040000001A0400 USA
Segundo, não aconselho usar a tradução pelo Luma3DS porque o jogo não é compatível com o sistema de patch oferecido. Como fica muita coisa sem tradução, só vou explicar o método inserindo diretamente no .cia/.3ds do jogo.
Terceiro, o pacote da tradução vem com a tradução para a versão 1.0 do jogo e a versão 1.05. A versão 1.0 você aplica diretamente na rom do jogo e a versão 1.05 é aplicada no update do jogo, geralmente você irá encontrar como 3MM Update 1.05 USA ou 3MM Update 1.05 EUR. (A versão 1.05 é mais para quem quiser acessar os modos online do jogo, portanto, opcional.) O patch é compatível com todas versões lançadas (USA/EUR/JAP) então você pode usar qualquer uma delas para aplicar a tradução.
Aplicando no .cia/.3ds: com a imagem do jogo em mãos, baixe a ferramenta HackingToolkit9DS (pode ser encontrada no site oficial (https://github.com/Asia81/HackingToolkit9DS/releases)).
Utilize a versão que funcionar com sua imagem. Abra primeiro o SetupUS.exe e depois o HackingToolkit9DS.exe.
Se a sua imagem for .cia, digite CE e em seguida o nome da imagem (sem extensão). Se for .3ds digite D e em seguida o nome da imagem (sem extensão)
*Caso a ferramenta não extraia sua imagem do jogo, tente baixar versões mais antigas que provavelmente irão extrair com sucesso seu arquivo.
Com a imagem extraída, abra a pasta ExtractedRomFS, cole e substitua todos arquivos da pasta romfs que acompanham a tradução.
Volte ao HackingToolkit9DS.exe e agora selecione R para .3ds ou CR para .cia. Coloque o nome da imagem (exemplo: SMMP3DS_BR), em seguida 0 e novamente 0.
Pronto! Agora sua imagem estará traduzida... (siga o mesmo processo para aplicar a tradução no update 1.05 do jogo.)
Caso tenha aplicado a tradução no update, instale primeiro o .cia do jogo e depois o update. O mesmo irá dizer quando você entrar no jogo que há uma atualização disponível, é só ignorar e jogar normalmente.
Se você irá jogar no emulador, pode usar o método novo mais fácil onde é só jogar os arquivos traduzidos na pasta mods, similar ao que o Luma3DS faz no console.
*Dei preferência aos textos em inglês e deixei algumas coisas da versão PT-PT (como os tutoriais).
Imagens:
(https://cdn.discordapp.com/attachments/451574321614290954/868933384062242826/2021-07-22_17-57-58.520_top.jpg)(https://cdn.discordapp.com/attachments/451574321614290954/868933381990260806/2021-07-22_17-57-58.520_bot.jpg)
(https://2.bp.blogspot.com/-T8627HC3XIQ/XCd90AO6qGI/AAAAAAAAG3Q/g5LidLoyrx4aUjGFd_zR5vhv37_MNolBgCLcBGAs/s1600/Super%2BMario%2BMaker%2B%25282016%2529%2B3DS%2B10.jpg) (https://1.bp.blogspot.com/-SkSbLrCR4xo/XCd929Map_I/AAAAAAAAG30/HpG42W1kyHwLdW2uvvPzl7FsWf6ebaEqgCLcBGAs/s1600/Super%2BMario%2BMaker%2B%25282016%2529%2B3DS%2B7.jpg)
Download: Em anexo
tá show mano
Citação de: munipok2230 online Junho 24, 2018, 09:14:56 AM
tá show mano
Obrigado!
Atualizado o post com o lançamento da tradução, mais detalhes no post inicial, peço por gentileza aos moderadores que movam o tópico para seção de lançamentos, obrigado!
Opa, tava na espera dessa tradução pra testar no meu 3DS. Parabéns aos envolvidos.
Tópico movido pra seção de lançamentos.
Parabéns pela tradução ajkmetiuk !! :cuteeyes:
Parabéns por mais uma excelente tradução!! :parabens: :charuto:
Citação de: Solid One online Dezembro 29, 2018, 01:23:08 AM
Opa, tava na espera dessa tradução pra testar no meu 3DS. Parabéns aos envolvidos.
Tópico movido pra seção de lançamentos.
Pois é, finalmente concluída kkkk
Obrigado por mover o tópico...
Citação de: FireFly online Dezembro 29, 2018, 10:05:15 AM
Parabéns pela tradução ajkmetiuk !! :cuteeyes:
obrigado, se tiver um 3ds aproveite, o jogo vale a pena conferir!
Citação de: João13 online Dezembro 29, 2018, 12:16:52 PM
Parabéns por mais uma excelente tradução!! :parabens:
Vlw, e obrigado por compartilhar em seu site tb...
Eu não to conseguindo traduzir a Cia. Ele extrai, sem pasta, um monte de arquivo bin. Mas a tradução só tem uma pasta 1.0 sem nenhum arquivo bin. To perdido D:
Citação de: Aquariosmcv2 online Fevereiro 12, 2019, 12:46:58 PM
Eu não to conseguindo traduzir a Cia. Ele extrai, sem pasta, um monte de arquivo bin. Mas a tradução só tem uma pasta 1.0 sem nenhum arquivo bin. To perdido D:
na descrição Aplicando no .cia/.3ds diz que se vc não conseguir extrair sua imagem com a última tool, tem que usar versões mais antigas até uma ser compatível com a imagem que vc pegou. Se a versão v12 não funcionar tenta a v9, se não funcionar, tenta a v10/v11 e assim por diante, uma delas tem que extrair sua imagem. Esse .bin quer dizer que a tool não conseguiu extrair sua imagem e ficou "incompleto".
Citação de: ajkmetiuk online Fevereiro 12, 2019, 20:56:42 PM
Citação de: Aquariosmcv2 online Fevereiro 12, 2019, 12:46:58 PM
Eu não to conseguindo traduzir a Cia. Ele extrai, sem pasta, um monte de arquivo bin. Mas a tradução só tem uma pasta 1.0 sem nenhum arquivo bin. To perdido D:
na descrição Aplicando no .cia/.3ds diz que se vc não conseguir extrair sua imagem com a última tool, tem que usar versões mais antigas até uma ser compatível com a imagem que vc pegou. Se a versão v12 não funcionar tenta a v9, se não funcionar, tenta a v10/v11 e assim por diante, uma delas tem que extrair sua imagem. Esse .bin quer dizer que a tool não conseguiu extrair sua imagem e ficou "incompleto".
Muito Obrigado :D Consegui aqui com a versão 9 :D
Citação de: Aquariosmcv2 online Fevereiro 13, 2019, 17:20:44 PM
Muito Obrigado :D Consegui aqui com a versão 9 :D
Blz, aproveite!
Valeu, apesar que uso o luma pra forçar o idioma pt-pt mesmo que tem até no jogo americano.
Citação de: HuezinXD online Fevereiro 14, 2019, 17:46:15 PM
Valeu, apesar que uso o luma pra forçar o idioma pt-pt mesmo que tem até no jogo americano.
é, em todas versões tem pt-pt, mas nada como jogar em PT-BR hehe
Cara, acredito que esse problema do jogo pedir atualização mesmo com ela instalada pode ser resolvido se a gente inserir algum número de versão ao compilar o arquivo de atualização .cia
Eu fiz alguns testes de versão no Pokémon e também pedia atualização, mas o problema é que o Hackingtoolkit não pedia os três números de versão originais "exemplo 5.5.2", somentes os dois últimos, ficando "0.5.2". Deve ter alguma forma de alterar o primeiro número que também importa, deixando o arquivo .cia reconhecido "legalmente" no 3DS.
Citação de: Hareon online Fevereiro 14, 2019, 21:14:03 PM
Cara, acredito que esse problema do jogo pedir atualização mesmo com ela instalada pode ser resolvido se a gente inserir algum número de versão ao compilar o arquivo de atualização .cia
Eu fiz alguns testes de versão no Pokémon e também pedia atualização, mas o problema é que o Hackingtoolkit não pedia os três números de versão originais "exemplo 5.5.2", somentes os dois últimos, ficando "0.5.2". Deve ter alguma forma de alterar o primeiro número que também importa, deixando o arquivo .cia reconhecido "legalmente" no 3DS.
pois é, eu pesquisei na época quando comecei a traduzir, mas não encontrei nada, tentando colocar os números para teste tb foi tudo sem sucesso, por isso nem quis mais procurar e deixei assim mesmo, mas caso descubra algo eu lanço outro patch com isso corrigido, pq querendo ou não é chato toda vez que entra pedir pra atualizar...
Pois é cara eu entendo perfeitamente. Quando isso aconteceu eu fiquei com aquele sentimento de que a tradução não tava do jeito que eu queria sabe...
Daí eu descobri o método Luma e ficou tudo uma maravilha.
Daí eu testando a tradução e a porcaria da Pokédex tinha uns gráficos que não atualizavam de jeito nenhum, mesmo o arquivo de gráficos dela tendo sido alterado.
Daí quando eu compilo no Citra pra jogar no PC, eis que os arquivos da Pokédex estão lá, tudo traduzidos... Me fazendo voltar a mexer na atualização e de ter que enfrentar agora esse dilema de pedir tradução...
Cara, acho que é algo do próprio Hackingtoolkit. Eu já consegui montar uma .cia de atualização do Pokémon na versão verdadeira, impedindo que ele peça atualização.
Mas sem colocar o primeiro número (que vai acabar ficando 0 com eu disse no post anterior), vai ficar dado como uma versão anterior quando ele checar online, fazendo o jogo pedir atualização.
O foda que as .cia que eu criava antes não instalavam por causa da versão do hackingtoolkit que eu usava. (agora estou usando a V9 pra compilar o jogo e a V12 pra compilar a atualização).
Eu não conssigo rebuildar o .CIA diz "Creation done!" mais não acontece nada.
Deixa eu ver se entendi depois de extrair a .CIA e substituir os arquivos eu preciso rebuildar a pasta com os arquivos do jogo ja traduzido ?
Vc põe rebuild Cia, daí pede o nome, vc põe o nome que quiser tipo Mario maker, daí a próxima opção vc põe 0 e na seguinte 0, pronto, ele vai criar a .Cia modificada
Ótimo trabalho senhores a tradução funciona bem no citra.
Parabéns, parece perfeita. Pensa em fazer a tradução do Super Mario Maker 2 do Switch? :huh:
Parece ser um bom jogo, só que agora parece ter bem mais textos.
Citação de: Altieres Lima online Maio 09, 2020, 19:36:43 PM
Parabéns, parece perfeita. Pensa em fazer a tradução do Super Mario Maker 2 do Switch? :huh:
Parece ser um bom jogo, só que agora parece ter bem mais textos.
não, desse não, até vi na época q lançou e é o mesmo estilo do 1 para tradução, relativamente fácil acesso os arquivos, mas como não tenho switch não tenho interesse, talvez outra pessoa faça hehe...
Citação de: ajkmetiuk online Maio 10, 2020, 21:07:42 PM
Citação de: Altieres Lima online Maio 09, 2020, 19:36:43 PM
Parabéns, parece perfeita. Pensa em fazer a tradução do Super Mario Maker 2 do Switch? :huh:
Parece ser um bom jogo, só que agora parece ter bem mais textos.
não, desse não, até vi na época q lançou e é o mesmo estilo do 1 para tradução, relativamente fácil acesso os arquivos, mas como não tenho switch não tenho interesse, talvez outra pessoa faça hehe...
Sem problemas, mais uma vez parabéns pela tradução, :parabens:
Citação de: ro8 online Maio 08, 2020, 01:35:46 AM
Ótimo trabalho senhores a tradução funciona bem no citra.
mano como vc fez pra funfa o baguio?
ñ consegui se puder me ajudar com alguma dica de como vc fez
Citação de: Fluffy97 online Julho 16, 2021, 19:12:23 PM
mano como vc fez pra funfa o baguio?
ñ consegui se puder me ajudar com alguma dica de como vc fez
mas o que vc não conseguiu? o passo a passo está no primeiro post.
Bom,
atualizei a tradução para versão 1.05 do jogo, quem joga online já pode aproveitar e também coloquei um comentário sobre o novo método de aplicar tradução por mod no citra, para quem joga no emulador vai facilitar muito. Mais detalhes no post inicial.