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Romhacking e Tradução de Jogos => Dúvidas e Ajuda => Tópico iniciado por: Kamppello online Setembro 27, 2018, 19:29:31 PM

Título: [N64] Mario Kart64: Edição de Gráficos com Transparência
Enviado por: Kamppello online Setembro 27, 2018, 19:29:31 PM
Boa noite, amigos!

Estou tendo dificuldades com a edição de algumas imagens do meu projeto, como estou usando um ferramenta gringa para extrair e inserir as imagens, acredito que o problema seja causado pela minha inexperiência com Photoshop.

Sempre que edito uma imagem que não sobrepõe totalmente a anterior ou uso alguma ferramenta para apagar algum trecho da imagem, as áreas onde ficavam a imagem anterior ou que foram apagadas ficam brancas quando vou testar a Rom. Acredito que seja necessário algum tipo de filtro, algo do tipo, que está além do meu conhecimento.

Na imagem abaixo a palavra "1 JOGADOR" não sobrepôs totalmente a palavra "1P GAME", a borda branca ao redor da palavra era o espaço onde ficava a palavra original.

(https://1.bp.blogspot.com/-PYMe1oTcNhY/W61USFgkCaI/AAAAAAAAAFk/HBW4_71zw2kZjpeq6sZbSxNkeDIFoRNaACLcBGAs/s500/Sem%2Bt%25C3%25ADtulo.png)

Não queria ter que improvisar, pois a tradução está ficando muito bacana.

Abaixo estão as duas imagens citadas em seus tamanhos originais. Se alguem puder ajudar, serei muito grato.

(https://4.bp.blogspot.com/-ylK-gwIZReI/W61YdqiTJCI/AAAAAAAAAF8/nylUgWk0LIgqqyJIlq1w8sxf3xFnc9y8gCLcBGAs/s1600/1PGameImage.png)(https://4.bp.blogspot.com/-gNG3vqDZtrY/W61Ydni05VI/AAAAAAAAAF4/8vIwWECzzGI0PcliDWKQFkXUXr55lViGgCLcBGAs/s1600/8049C0.tkmk00.be.rgba16.png)
Título: Re:Edição de Gráficos com Transparência
Enviado por: Solid One online Setembro 28, 2018, 14:25:00 PM
Você confirma que, ao tentar reinserir a imagem com a tool gringa, o arquivo original (de nome "8049C0.tkmk00.be.rgba16.png") funciona direitinho e o editado (de nome "1PGameImage.png") não?

Pergunto isso porque, ao baixar ambos os PNGs e dar uma analisada nelas pelo linux, vejo que ambas estão idênticas em quase todos os aspectos:


user@nti48467uva:~/Desktop$ file 8049C0.tkmk00.be.rgba16.png 1PGameImage.png
8049C0.tkmk00.be.rgba16.png: PNG image data, 64 x 54, 8-bit/color RGBA, non-interlaced
1PGameImage.png:             PNG image data, 64 x 54, 8-bit/color RGBA, non-interlaced


Faria sentido dar o problema acima se uma estivesse "interlaced" e outra "non-interlaced". Ou se uma estivesse em "8-bit/color" e outra em "4-bit/color" por exemplo. Mas já que não é o caso, o que me vem à cabeça é que o problema talvez não esteja tanto a nível de photoshop, mas sim a nível de tools de reinserção mesmo, no caso na tool gringa. Ou talvez algo a nível de emuladores, ocorrendo o erro no Mupen64 mas não no Project64, por exemplo.

De todo modo, testa essa imagem aqui, pra ver o que acontece: (https://i.imgur.com/ioMcC8s.png)

Título: Re:Edição de Gráficos com Transparência
Enviado por: Kamppello online Setembro 28, 2018, 18:54:39 PM
Sim, a imagem "8049C0.tkmk00.be.rgba16.png" funciona perfeitamente, ela foi a base da criação da outra imagem, basicamente sobrepus a palavra original e apaguei o seu remanescente (que acabou ficando branco no jogo).

Testei a imagem, o resultado está abaixo, dessa vez o fundo ficou todo preto e ficou com resquícios da imagem anterior.

(https://1.bp.blogspot.com/-FF0N_v67fqM/W66hb0o953I/AAAAAAAAAGU/aqD7tcLGZIIa4Os5BjxfwR6c38og8jORACLcBGAs/s600/xx.png")
Título: Re:Edição de Gráficos com Transparência
Enviado por: huskie online Setembro 30, 2018, 15:17:54 PM
Título do tópico editado para se adequar às regras.
Título: Re:Edição de Gráficos com Transparência
Enviado por: Solid One online Outubro 01, 2018, 10:11:09 AM
Citação de: Kamppello online Setembro 28, 2018, 18:54:39 PM
Sim, a imagem "8049C0.tkmk00.be.rgba16.png" funciona perfeitamente, ela foi a base da criação da outra imagem, basicamente sobrepus a palavra original e apaguei o seu remanescente (que acabou ficando branco no jogo).

Testei a imagem, o resultado está abaixo, dessa vez o fundo ficou todo preto e ficou com resquícios da imagem anterior.

(https://1.bp.blogspot.com/-FF0N_v67fqM/W66hb0o953I/AAAAAAAAAGU/aqD7tcLGZIIa4Os5BjxfwR6c38og8jORACLcBGAs/s600/xx.png")

Por resquícios da imagem anterior, se refere à original "8049C0.tkmk00.be.rgba16.png" ou à "1PGameImage.png" que eu editei? Aliás, julgando pela posição dos píxels na tela, eu chuto que foi a segunda, o que é estranho. Você está tentando sobrepor várias edições seguidas desse gráfico, uma por cima da outra? Se sim, será que o resultado não seria diferente se você resgatasse a rom original (ou pelo menos os bytes referentes a esse gráfico original em questão) antes de tentar reinserir esse gráfico em particular?

De todo modo, independente de onde vierem os resquícios, eu continuo vendo isso não como problema à nível de edição no Photoshop, mas sim a nível de tool mesmo. Caso nenhuma das tentativas atuais de reinserir o gráfico dêem o resultado esperado, eu recomendaria que você tentasse contato com os gringos desenvolvedores dessa tool, para conseguir deles o feedback quanto a esse problema. Quem sabe assim não só melhore a sua tradução, como também acabe aprimorando a tool dos gringos com bug reports da mesma?

Ou ainda, como plano B para o caso de tudo dar errado, você poderia simplesmente expandir o contorno preto do gráfico "1 Jogador" para toda a área do gráfico, assim evitando o problema dos píxels em branco na imagem do primeiro tópico. Pode soar improviso, mas resolverá o problema e não creio que ficará de todo ruim.
Título: Re:[N64] Mario Kart64: Edição de Gráficos com Transparência
Enviado por: Kamppello online Outubro 02, 2018, 23:04:49 PM
Obrigado pela ajuda Solid One. Tentarei entrar em contato com os desenvolvedores da tool antes de partir para o improviso.