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Mensagens - Sahgo

#1
Lançamentos / Res: [GBA] MegaMan Battle Network 3
Junho 02, 2025, 16:05:34 PM
É o fim de uma era... (bom, só que não é o fim, porque a gente ainda vai ter que revisar erros que forem sendo achados, né haha)

Mas é tão bom ter essa tradução lançada, é lindo ver todo o nosso trabalho dando frutos!

Obrigado a todo mundo da nossa equipe, e espero que os fãs curtam demais!
#2
Lançamentos / [GBA] MegaMan Battle Network 2
Novembro 02, 2023, 22:59:19 PM


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Informações
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Nome do jogo: MegaMan Battle Network 2
Versão: Americana
Plataforma: Gameboy Advance
Desenvolvedora: Capcom Production Studio 2
Distribuidora: Capcom
Gênero: RPG / Ação / Tática
Jogadores: 1

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Enredo
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A paz foi perturbada novamente, mas o culpado dessa vez não é a WWW, mas sim um novo grupo de mafiosos da rede chamados de Gospel. Lan está começando suas férias escolares, onde planeja vários passeios e aventuras, mas isso é atrapalhado pela Gospel e suas atividades suspeitas.

Lan e MegaMan trabalham juntos para impedir crises à medida que surgem, e eventualmente descobrem o plano da Gospel: criar um Super Navi e dominar a rede. Será que nossa dupla dinâmica conseguirá impedi-los a tempo?

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Sobre a tradução
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Essa é uma tradução em conjunta entre eu e Solid One. Sou super fã dessa série, e traduzi sozinho o primeiro jogo lá por 2015, sem a ajuda de ferramentas externas, usando largamente um editor hexadecimal e um editor de tiles pra acentuar a fonte. Embora falte gráficos e contenha abreviações aqui e ali, é uma tradução que fiz com esmero e que funcionou muito bem pra passar a imagem do jogo, bem como eventuais adaptações de localização.

Em 2017, me juntei a outros colegas para traduzir scripts de outros jogos, como da série Phoenix Wright Ace Attorney, e havia expressado um desejo de também traduzir o segundo jogo da série MegaMan Battle Network. Dessa vez, a parte técnica foi totalmente deixada pros outros colegas e me foquei largamente na tradução em si. Dentre as ferramentas desenvolvidas inicialmente pelo DiegoHH, uma delas implementa uma fonte VWF pros diálogos do jogo, assim cabendo mais textos e melhorando diálogos, e outra é um dumper/inserter feito em python. Porém, a tradução tem ficado empacada por um tempo devido a um problema no dumper/inserter inicial que fazia a rom crashar, e então meio que engavetamos a tradução.

Em 2022, um colega nosso chamado Anime_World deu a dica de testar uma ferramenta nova chamada TextPet, desenvolvida pelo romhacker espanhol Prof 9. Trata-se de um dumper/inserter plenamente funcional, que funciona por expandir a rom e mover os textos pro final dela. O Solid passou essa ferramenta pra eu testar, pra ver se funciona. Acabou que funcionou, e então seguimos migrando os textos do formato antigo para o formato novo dessa ferramenta.

Graças a isso, tivemos a tradução com a parte textual 100% traduzida e funcional, restando apenas editar gráficos e corrigir bugs. Falando na parte gráfica, o denim foi o principal ajudante nesta área, provendo grandes direcionamentos e criando ferramentas que permitiam editar vários dos gráficos com uma facilidade bem maior do que seria se fosse feito na mão. Tendo isso provido, o Solid editou todas as imagens do jogo, conforme as instruções que passei pra ele.

Assim sendo, após todo esse trabalho, e praticamente 5 anos depois, finalizamos essa tradução e lançamos à comunidade. Esperamos que usufruam da tradução, da mesma forma que também o fizemos em todo esse processo.

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Equipe
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  • Sahgo : Tradução, revisão e teste;
  • Solid One : Romhacking, gráficos, revisão e teste;
  • DiegoHH : Romhacking;
  • denim : Romhacking;
  • Kosmus : Gráficos;
  • Anime_World : Colaboração.

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Status da Tradução
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Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Revisão: 100%

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Ferramentas Utilizadas
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  • HxD Hex Editor : Editor hexadecimal usado para edições diversas;
  • WindHex : Editor hexadecimal usado para edições diversas;
  • TextPet : Tool criada pelo romhacker espanhol Prof. 9 e usada para editar textos do jogo;
  • Tile Molester Mod : Editor de tiles usado para edição dos gráficos do jogo.
  • MMBN Dialog Previewer : Extensão do VSCode criada para facilitar a tradução de scripts pela ferramenta TextPet;
  • MMBN BG Graphic Unpacker : Ferramenta usada para editar gráficos de backgrounds do jogo;

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Changelog
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Versão 1.2: 01/06/2025
 Terceiro lançamento.
 - Editado gráfico pendente "NAL", ao acessar a rede dos aviões do aeroporto.
 - Editado gráfico pendente "Trap", acionado ao usar Anti-Chips.
 - Trocadas ocorrências de "RegUp" para "Padrão+", por ser o novo termo usado nas traduções seguintes.
 - Atualizado ano do copyright da tela-título para 2025.
Versão 1.1: 29/03/2025
 Segundo lançamento.
 - Diversas correções textuais de revisão, após eu ter zerado o jogo nela mês passado.
Versão 1.0: 02/11/2023
 Primeiro lançamento.

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Agradecimentos
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  • Capcom, por ter lançado o jogo;
  • Ao Solid, DiegoHH, denim e Kosmus, por todo o auxílio na parte técnica do jogo;
  • Ao Anime_World, pela dica da ferramenta TextPet;
  • Ao Prof.9, por ter criado a ferramenta TextPet.

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Imagens
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Patch
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Segue abaixo o patch da tradução, para download. Está em formatos IPS e Xdelta, e vocês podem aplicá-los através de programas como Floating IPS, Xdelta UI ou similares. O patch deve ser aplicado na rom Mega Man Battle Network 2 (USA).gba, com header, de crc 6d961f82 / md5sum 39f8a42133df444eeb7bf0b2194d6286.

Download (Github)