Citação de: thenewson online Novembro 15, 2024, 22:30:20 PMeviltrainer,
Pelo que eu entendi do que o Bob me explicou, ele conseguiu fazer a minha tradução rodar na versão de Nintendo Switch usando o arquivo patcheado da versão de PC. Mas isso porque ele tem um "modded Switch" (não sei como é isso em português, seria um Switch destravado?) e ele conseguiu criar uma estrutura de pastas no cartão SD que faz o jogo usar os arquivos patcheados que estão lá.
E é aí que está: ele pegou o arquivo patcheado da versão de PC, mas ele não consegue pegar os arquivos da versão de Switch de forma que a gente possa criar um patch específico para essa versão. E eu não quero disponibilizar o arquivo patcheado (nem quero que disponibilizem) porque isso seria pirataria e possivelmente estragaria a relação que eu venho tentando criar com o pessoal da Way Forward.
Por ora, só o que resta é aguardar a resposta do funcionário da WF sobre a possibilidade da minha tradução ser lançada como DLC gratuita, que aí os jogadores vão conseguir jogar a tradução em qualquer console sem precisar se preocupar com patches ou mods. Sinceramente, acho que eles não vão aprovar essa ideia não, porque eu vejo inúmeros problemas envolvidos, rs... mas a resposta ainda está por vir, então vamos ver no que vai dar.
Em todo o caso, torça por mim por favor! \o/
Até existe como disponibilizar a tradução pro Switch sem utilizar o módulo LayeredFS que foi explicado mais acima, mas não é nada prático e nem comum, que seria o uso do XDelta.
O usuário teria que dumpar o jogo(Original ou não) do switch e aplicar o patch Xdelta nos arquivos necessários, nos consoles Nintendo atuais(WiiU,3ds, Switch) isso foi abolido praticamente desde que o 3ds começou a usar o LayeredFS pros mods, acho que lá em 2017/2018.
A desvantagem do Xdelta é que pode te causar uma chuva de pessoas te perguntando o "pq tá dando erro na aplicação do meu patch aqui sendo que baixei a rom certa". De qualquer modo, não seria necessário a pessoa ter a versão de PC se vcs fizerem dessa forma.
Algumas considerações aí agora pra vc decidir se vai ou não lançar pra switch e como vai fazer:
1- Não é considerado distribuição de pirataria quando vc disponibiliza apenas o Patch da tradução e sim quando vc disponibiliza o jogo em si, a ROM, ou seja, não é ilegal distribuir a tradução, se não 99% dos tradutores de Switch(Minha equipe inclusa, que já mexeu com Mario, Zelda e outros First Party) já teriam tomado um Cease and Desist da Nintendo/Desenvolvedoras faz tempo, e sim, eles sabem que a gente faz, pois já inclusive teve revista que entrevistou eles na BGS e que tbm fez uma matéria da minha e outras equipes de tradução.
2- A modificação do Switch também não fere o princípio da legalidade da Nintendo, se não o criador dele já teria tbm tomado um Cease and Desist, pois o código dele é aberto no Github. Além disso, as traduções tbm podem ser usadas em jogos originais, então é responsabilidade do jogador decidir onde vai jogar e suas consequências(se é que existem).
3- Como vc está em contato com os desenvolvedores e está tentando criar uma relação com eles, eu diria pra vc esperar o aval da Capcom/Sunsoft pra incluir no jogo oficialmente e se não der, uma sugestão é perguntar aos desenvolvedores se eles teriam algo contra a ser lançado dessa forma, explicando que vc não lucra em cima disso, pra vc não cair na questão de violação de direitos autorais.
Inclusive, o mais normal é a pessoa lançar a tradução e só depois contatar os desenvolvedores pra incluir no jogo, um exemplo aí é o Divinity: Original Sin da Larian Studios, que tanto o 1 quanto o 2 foram feitos pelo Mundo Nasher e incluídos oficialmente depois pela empresa, criando uma relação entre os dois que surtiu efeito em outros jogos de forma oficial tbm, como Baldur's Gate Enhanced Edition.
Em todo caso, torcendo pra dar certo aqui, e parabéns pelo projeto! :D