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Mensagens - douglaskraft

#1
Dúvidas e Ajuda / Res: Achar o LBA Correto dos jogos ps1
Dezembro 03, 2025, 09:28:07 AM
Eu usei outros método, simplesmente transformei as pastas em um arquivo inteiro, assim consigo modificar e reinserir sem problemas.
É um pouco mais complicado trabalhar com um arquivo grande porem é melhor que trabalhar com todo jogo. 
#2
Dúvidas e Ajuda / Achar o LBA Correto dos jogos ps1
Dezembro 01, 2025, 09:47:26 AM
Olá todos, eu estou com um problema que não sei bem como resolver.
Criei uma tabela LBA para mostrar os arquivos de um jogo e facilitar a substituição dos arquivos traduzidos, porem usando a ferramenta mkpsxiso o jogo sempre fica maior que o original e não roda no emulador(SEM QUALQUER MODIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS).
o LBA das pastas são idênticos do original e o remontado, não sei em que parte estou errando

https://drive.google.com/file/d/1EhIHTtKZY5hIuOBsw2ST1cIej7kBm0ye/view?usp=sharing
https://imgur.com/a/SKN5uyB
#3
Citação de: denim online Março 05, 2023, 10:06:17 AMSobre os ponteiros em si, a melhor forma de encontrar é pelo debugger. Mas pode tentar fazer a busca pela força bruta mesmo.

Um exemplo, o arquivo npc-07 possui a primeira frase do jogo, "[05][03]Good morning! Wake up, wake up!", no arquivo, essa está em 1dd0. Subtraia este valor de 0204, resultando em 1bcc. Este é o valor do "ponteiro relativo" que deverá buscar no arquivo. Pela busca vai ver que no offset 2249 há um 1bcc, basta modificá-lo como for conveniente. Para os demais, use o mesmo método. No caso deste jogo, os ponteiros estão dentro de um script de eventos e não sequenciais, então vai ter que buscar de um em um.

E sobre o 0204, você vai perguntar de onde tirei isso, ele é o valor encontrado no offset 4 do arquivo.

Fiz uma atualização no patch que enviei, removendo um arquivo duplicado além de corrigir a ordem de uns arquivos para que fiquem em ordem crescente de lba.
Citação de: denim online Março 05, 2023, 10:06:17 AMSobre os ponteiros em si, a melhor forma de encontrar é pelo debugger. Mas pode tentar fazer a busca pela força bruta mesmo.

Um exemplo, o arquivo npc-07 possui a primeira frase do jogo, "[05][03]Good morning! Wake up, wake up!", no arquivo, essa está em 1dd0. Subtraia este valor de 0204, resultando em 1bcc. Este é o valor do "ponteiro relativo" que deverá buscar no arquivo. Pela busca vai ver que no offset 2249 há um 1bcc, basta modificá-lo como for conveniente. Para os demais, use o mesmo método. No caso deste jogo, os ponteiros estão dentro de um script de eventos e não sequenciais, então vai ter que buscar de um em um.

E sobre o 0204, você vai perguntar de onde tirei isso, ele é o valor encontrado no offset 4 do arquivo.

Fiz uma atualização no patch que enviei, removendo um arquivo duplicado além de corrigir a ordem de uns arquivos para que fiquem em ordem crescente de lba.



Vc tem um manual de como fazer esse tipo de modificação (mostrar os arquivos na iso)? Eu encontrei uma versão em alemão que possibilita fazer a tradução sem muitos problemas de fonte para PT-BR, se for algo extremamente complicada eu vejo outros caminhos.
#4
Não criei no objetivo de ser um tutorial, e sim para ser mais como um exemplo,
" se vc está com dificuldade de inserir textos pode fazer com Python", aliás a 2°versão está com alguma falha, que assim que me sobrar tempo corrijo, por mesmo motivo não está no Github.
Esse manual, que já tinha lido, não ajuda em situações que eu estou enfrentando no jogo especifico.
Quem utiliza o colab, sabe que é simples fazer uma cópia e mexer como quiser, sabe como rodar o código inteiro de uma vez, se por algum motivo o Google restringiu o acesso, eu libero novamente.
 
Ultimamente estou sem tempo e cabeça para prosseguir com o desenvolvimento do código/tradução.
#6
Citação de: Anime_World online Maio 26, 2023, 19:38:38 PM
Só de ter escrito "Phyton" já perdi a vontade de olhar o código.
FODA-SE meu irmão
#7
Desconheço como fazer tradução desse tipo de arquivo, porem,
não sei o quanto vc sabe sobre traduções de jogos, só que não se pode aumentar ou diminuir o tamanho do arquivo editado, em vários jogos, existem ponteiros que determinam o início e termino da frase.
Dizer o jogo que está modificando também ajuda.
#8
Lançamentos / Re:[PS4] Sniper Elite V2 Remastered
Abril 16, 2023, 12:37:56 PM
Não achei que era possível traduzir jogos de PS4, uma dúvida? Tem que ter o PS4 desbloqueado ou se tiver uma cópia digital, da pra aplicar a tradução em um console original?
#9
Fiz uma 2° versão do código
#10
Citação de: Luke online Março 31, 2023, 21:01:50 PM
Usa o $nopsx e use um breakpoint, no endereço do texto, ai faça uma varredura no log.
Então, não sei como fazer isso, sabe de algum tutorial? Nunca encontrei um que ensinava como fazer no NO$PSX

Usei esse tutorial como base:
https://www.youtube.com/watch?v=khrOvki72B8&t=1532s
#11
Dúvidas e Ajuda / [PSX] Como fazer Tracer?
Março 31, 2023, 20:15:52 PM
Nem sei se isso pode me ajudar kkkkk.
O problema é o seguinte:
Mesmo alterando os ponteiros do jogo, tem alguns ponteiros que estão Fixos, geralmente quando acontece um evento importante no jogo, ou seja, mesmo que consiga escrever menos ou mais do ponto do evento, o jogo sempre busca aquele evento, fazendo o jogo travar quando ele é pedido.
Estou tentando usar o emulador pSX_1_13 e Cheat engine para tentar achar esses ponteiros e de alguma forma alterar eles, porem sem sucesso.
Como estou buscando uma posição específica no arquivo tipo ex: 05, entre os textos, usado para chamar o texto, não encontro a região da rom que está a função específica.
E li em varios lugares que tem a opção tracer nos emuladores, que busca todas as funções que o jogo faz em um determinado momento. Creio que isso poderia me ajudar.
#12
Na minha caminhada para tentar traduzir um Jogo, fiz alguns códigos em phyton, que podem auxiliar alguém em algum projeto.
Deixei eles públicos no colab, da para baixar e modificar do jeito que achar melhor.
Estou usando para traduzir Guardian's Crusade, então o exemplo é do jogo.

Sobre o código, são 7 passos, que vão da leitura dos ponteiros do aquivo original e modificada, até a mudança deles.
Para extração e inserção de texto, creio que tem ferramentas eficientes na internet.
Não sou especialista em python então não me perguntem muita coisa, qualquer coisa tem ChatGPT da vida para mudar o código como vcs quiserem kkkk.

Se tiver uma conta google, pode salvar no drive e usar no colab em ambiente virtual.


https://colab.research.google.com/drive/1R4qY4pFFVLQpCQFY9EiV9ZIjQWvH70QC?usp=sharing


2° versão


Vc diz qual o arquivo original e modificado, depois a posição da tabela de ponteiros, e pode executar tudo de uma vez. OBS: tem que modificar o código para cada projeto, o header dos ponteiros do arquivo que estou trabalhando sempre está a 4 byts do início, os textos começam e terminam após valores específicos.


#13
Citação de: Belmont online Março 29, 2023, 16:02:11 PM
Olá parceiro, gostei da sua explicação

Só tenho uma dúvida, como faço para calcular os ponteiros de uma rom do PSX?

Depende do jogo, porem, geralmente vc tem que saber o endereço do primeiro ponteiro da tabela de ponteiros e diminuir ou somar dos ponteiros que aparecem no texto do jogo.

Abra um tópico de dúvidas com nome do seu jogo e todas as dificuldades que está passando.
Pode aparecer alguém para ajudar kkkk
#14
Vcs indicam qual emulador usar?
Já usei um muito tempo e não lembro qual foi.
Tentei 2:
VBA tem melhor qualidade, porem a imagem fica apagada, não sei pq.
mGBA as cores ficam melhores, porem não da contorno nos serrilhados.
#15
Finalmente consegui criar uns códigos em phyton que modifica os ponteiros, porem encontrei um problema.
Não sei muito bem aonde começa e aonde termina esses ponteiros, sendo assim, o código que criei acaba mudando alguma parte do arquivo que não está relacionado aos textos, limitei a área de substituição, porem sem sucesso, fazendo com que o jogo bug em algumas partes.