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Tópicos - Green Jerry

#1
Lançamentos / [NES] Fire Dragon
Agosto 01, 2023, 13:00:08 PM

Informações:

Nome: Fire Dragon
Região: Ásia
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Gamtec
Distribuidora: BIC
Gênero: Ação
Jogadores: 1
Lançamento: ??/??/1993 (provavelmente)

Descrição:

O jogo é um clone de Snake, o famoso jogo da cobrinha.
Possui 2 dificuldades: fácil e normal.
O jogador também pode escolher a fase depois de escolher a dificuldade (até a fase 40).

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Ferramentas utilizadas:

YY-CHR: Edição dos gráficos.
Djinn Tile Mapper: Edição da tela de título, e dos textos.

Sobre a ROM:

Nome: Fire Dragon (Unl) [!].nes (GoodNES) / Fire Dragon (Asia) (En) (Unl).nes (No-Intro)
CRC32 (arquivo): 8AC54F30
CRC32 (ROM): B69F7C0F
MD5 (arquivo): F306DBD68F91B72612C76B6878CD22DE
MD5 (ROM): C2A6753B7A30FECAFA1A8A302097727C
SHA-1 (arquivo): 94C2FBC24419625903C6EB01B0734356EF300F7F
SHA-1 (ROM): 01B2FE80F675C2787F0C7EFCF588DE8F47B25636
Tamanho: 40 KB (40,976 bytes)

Imagens:







Instalação da tradução:

O patch está no formato .ips, use um programa compatível com patches .ips como o Lunar IPS ou o Floating IPS para aplicar o patch na ROM original.
#2
Lançamentos / [NES] Moai-Kun
Julho 31, 2023, 13:32:25 PM

Informações:

Nome: Moai-Kun
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Konami
Distribuidora: Konami
Gênero: Quebra-cabeça
Jogadores: 1
Lançamento: 09/03/1990

Descrição:

O jogador controla uma estátua Moai consciente, onde o desafio principal é manipular os objetos, coletar os Moais angustiados e entrar na porta antes do tempo acabar.

Cada fase possui uma variedade de plataformas, inimigos e obstáculos. O personagem jogável não pula alto, mas pode quebrar certos blocos e inimigos com uma cabeçada, ou soltar bombas para destruir blocos abaixo dele.

O jogo possui 56 fases, com cada uma tendo apenas uma solução (ou várias similares).

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:

A tradução foi feita sobre a tradução em inglês feita pelo grupo Stardust Crusaders.

Ferramentas utilizadas:

YY-CHR: Edição dos gráficos.
Djinn Tile Mapper: Edição da telas de título, e dos textos.

Sobre a ROM:

Nome: Moai-kun (J).nes (GoodNES) / Moai-kun (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 (arquivo): A3A19253
CRC32 (ROM): EC8A884F
MD5 (arquivo): 09ED65C2D06263899C2CDB04CAC0D5C9
MD5 (ROM): F9C3ED69DC61E18BC9919397AD6627C2
SHA-1 (arquivo): 57FB1E3611EFDAEE0943DA34D9EAA0D86802C25A
SHA-1 (ROM): AE9B29CA1A8FB67C6D43DD6841D1FEAB4E652DE5
Tamanho: 64 KB (65,552 bytes)

Imagens:







Instalação da tradução:

O patch está no formato .ips, use um programa compatível com patches .ips como o Lunar IPS ou o Floating IPS para aplicar o patch na ROM original.
#3
Lançamentos / [NES] The Bugs Bunny Crazy Castle
Julho 30, 2023, 12:59:14 PM

Informações:

Nome: The Bugs Bunny Crazy Castle
Região: EUA
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Kemco
Distribuidora: Kemco
Gênero: Plataforma, Quebra-cabeça
Jogadores: 1
Lançamento: ??/08/1989

Descrição:

Honey Bunny foi raptada por Wile E. Coyote, Eufrazino, Patolino e Frajola. Pernalonga precisa passar das 60 fases para poder resgatá-la. Para passar de cada fase, Pernalonga precisa recolher todas as 8 cenouras em cada fase.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:

Os tijolos na tela do final não estão perfeitos, pois o tilemap usa uma compressão RLE.

Ferramentas utilizadas:

YY-CHR: Edição dos gráficos.
Djinn Tile Mapper: Edição das telas de títlo e do final, e dos textos.
CadEditor: Correção de erro gráfico nas portas em um dos temas das fases ao adicionar o gráfico da palavra "aperte".

Sobre a ROM:

Nome: The Bugs Bunny Crazy Castle (U) [!].nes (GoodNES) / Bugs Bunny Crazy Castle, The (USA).nes (No-Intro)
CRC32 (arquivo): DB0C3656
CRC32 (ROM): E50A9130
MD5 (arquivo): 9AE4058CCED0D2514A169ECA3311E5D0
MD5 (ROM): 6BC8F54DC358AA35F6259715E5143B37
SHA-1 (arquivo): 3769F52F919019098C4DD3CE81E029A015E720DD
SHA-1 (ROM): 94B1E56B1745A84872F0F8C28B5866DAED19C337
Tamanho: 96 KB (98,320 bytes)

Imagens:







Instalação da tradução:

O patch está no formato .ips, use um programa compatível com patches .ips como o Lunar IPS ou o Floating IPS para aplicar o patch na ROM original.
#4
Lançamentos / [NES] Road Runner
Junho 07, 2023, 12:20:15 PM

Informações:

Nome: Road Runner
Região: EUA
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Beam Software
Distribuidora: Tengen
Gênero: Plataforma, Corrida
Jogadores: 1
Lançamento: ??/11/1989

Descrição:

Este jogo é um port do jogo de fliperama de mesmo nome. O objetivo é chegar ao fim da fase, onde você deve comer alpiste e não deixar o Coyote te pegar.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
Bloco de notas: Usado para a criação de tabelas.
Djinn Tile Mapper: Usado para a edição de algumas telas.

Sobre a ROM:

Nome: Road Runner (Tengen) [!].nes (GoodNES) / Road Runner (USA) (Unl).nes (No-Intro)
CRC32 (arquivo): D4AA300D
CRC32 (ROM): B19A55DD
MD5 (arquivo): CEFE15DAD59E4566C5CEE4933F73A41B
MD5 (ROM): 7FF6D7B91117C995B96CD015983A843E
SHA-1 (arquivo): 1BC49BD3EEEF2B8A19E1E0C367638695229FE9E3
SHA-1 (ROM): 830DED7847F0C53A7872BC8685517F2B081B3354
Tamanho: 192 KB (196,624 bytes)

Imagens:







Instalação da tradução:

O patch está no formato .ips, use um programa compatível com patches .ips como o Lunar IPS ou o Floating IPS para aplicar o patch na ROM original.
#5
Lançamentos / [NES] Titanic
Dezembro 19, 2022, 15:49:34 PM

Informações:

Nome: Titanic
Região: Ásia (China)
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Dragon Co., Nice Code Software
Distribuidora: Shenzhen Nanjing Technology
Gênero: Plataforma
Jogadores: 1
Lançamento: ??/??/2005

Descrição:

Um jogo baseado no filme de mesmo nome. O jogador pode jogar como Rose ou Jack, e o objetivo é escapar do Titanic.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:

1. A tradução foi feita sobre a tradução em inglês feita por pacnsacdave (https://www.romhacking.net/translations/1605/).
2. A tela do final tem um corte na letra I, não consegui corrigir isso.

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.
Djinn Tile Mapper: Usado para a edição de algumas telas do jogo.

Sobre a ROM:

Nome: Titanic (NJ031) (Ch) [!].nes (GoodNES)
CRC32 (arquivo): C63A373F
CRC32 (ROM): A6E4F246
MD5 (arquivo): FB028AE129210CCD5820509DBF3A14EA
MD5 (ROM): E2C394D590BD2028BACD9560B651F37B
SHA-1 (arquivo): 691878EE9781BC826A665DA1EA9EDCFF46459E49
SHA-1 (ROM): 4BB494E6903505254D96B25544B09AC2B97703F6
Tamanho: 512 KB (524,304 bytes)

Imagens:







Instalação da tradução:

O patch está no formato .ips, use um programa compatível com patches .ips como o Lunar IPS ou o Floating IPS para aplicar o patch na ROM original.
#6
Lançamentos / [NES] Circus Charlie
Abril 04, 2022, 16:38:55 PM

Informações:

Nome: Circus Charlie
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Konami
Distribuidora: Soft Pro
Gênero: Ação
Jogadores: 1/2
Lançamento: 04/03/1986 (Japão)

Descrição:

O jogo contém 5 níveis (6 na versão de fliperama e nos ports baseados nela). O objetivo é marcar a maior quantidade de pontos possível. Cada nível tem um limite de tempo.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:

Esta é uma nova versão da minha primeira tradução, originalmente lançada em janeiro de 2018. A nova versão foi feita sobre a tradução em espanhol feita pelo Terwilf.

Mudanças na versão 1.2:

A tradução foi refeita usando como base a tradução em espanhol do Terwilf. Agora os textos não usam mais gráficos espremidos. O logo da tela de título também foi traduzido.

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.

Sobre a ROM:

Nome: Circus Charlie (J) [!].nes (GoodNES) / Circus Charlie (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: DA673C95
CRC32 da ROM: B87AB35A
MD5 do arquivo: 6244F9B2C47E19FBAAEF221BF706D34D
MD5 da ROM: 67342016DAFC69887D0FF24ED2A7AEFF
SHA-1 do arquivo: EA2754A9061EE0DB8EDE01C39C3347CFC17F6E81
SHA-1 da ROM: BEE7C0C772FA05D1D0FBBF5FEFFA27CD1DDA05A3

Imagens:






Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "Circus Charlie (J) [!].nes" (GoodNES), ou na ROM "Circus Charlie (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 B87AB35A e tamanho de 24 KB (24,592 bytes).
#7
Lançamentos / [NES] Popeye
Fevereiro 23, 2022, 18:01:08 PM

Informações:

Nome: Popeye
Região: World
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Nintendo
Distribuidora: Nintendo
Gênero: Plataforma
Jogadores: 1/2
Lançamento: 07/07/1983 (Japão)

Descrição:

O objetivo é coletar uma certa quantidade de itens, dependendo do nível, sao 24 corações, 16 notas musicais ou 24 letras da palavra "HELP". O jogador tambem pode socar uma lata de espinafre, o que dá invencibilidade ao jogador.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Sobre a ROM:

Nome: Popeye (W) (PRG1) [!].nes (GoodNES) / Popeye (World) (Rev 1).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: FB1A91D0
CRC32 da ROM: 70860FCA
MD5 do arquivo: 984BF61F1C679928D4A116F0D0334E44
MD5 da ROM: C910907266B762500C7993A7CCE2C63D
SHA-1 do arquivo: 53CA7541404E51C248D10FAB198154F9970479B9
SHA-1 da ROM: 7CE202E72B7942E3F6030EBF220E8BBB695DE9D8

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:






Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS (o patch está no formato .IPS). Deve ser aplicado na ROM "Popeye (W) (PRG1) [!].nes" (GoodNES), ou na ROM "Popeye (World) (Rev 1).nes" (No-Intro), com CRC32 70860FCA e tamanho de 24 KB (24,592 bytes).
#8
Lançamentos / [NES] Contra
Setembro 10, 2021, 18:05:42 PM

Informações:

Nome: Contra
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Konami
Distribuidora: Konami
Gênero: Tiro (Run 'n' Gun)
Jogadores: 1/2
Lançamento: 09/02/1988

Descrição:

No ano de 2631 d.C., um meteorito misterioso caiu no Arquipélago Galuga perto da Nova Zelãndia. Dois anos mais tarde, um invasor misterioso chamado de "Falcão Vermelho" planeja a queda da humanidade fortificando todo o Arquipélago Galuga. Ordens foram dades a Bill e Lance dos corpos da marinha planetária "Contra" para destruir a base inimiga.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:

A tradução foi feita sobre a tradução em inglês feita pelo grupo Stardust Crusaders.

Sobre a ROM:

Nome: Contra (J) [!].nes (GoodNES) / Contra (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: 8A96A3C4
CRC32 da ROM: B27B8CF4
MD5 do arquivo: 0E40BC1B049C16C5D7246CC28399CB5D
MD5 da ROM: D306C54CCFDF5CB4F8EC588F19B3E33D
SHA-1 do arquivo: 376836361F404C815D404E1D5903D5D11F4EFF0E
SHA-1 da ROM: BE9DD65BE8DB897978DD34533DD3A037784A8EE9

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS (o patch está no formato .IPS). Deve ser aplicado na ROM "Contra (J) [!].nes" (GoodNES), ou na ROM "Contra (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 B27B8CF4 e tamanho de 256 KB (262,160 bytes).
#9
Lançamentos / [NES] Road Fighter
Setembro 04, 2021, 20:19:53 PM

Informações:

Nome: Road Fighter
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Konami
Distribuidora: Konami
Gênero: Corrida
Jogador(es): 1
Lançamento: ??/??/1985 (Japão)

Descrição:

O objetivo de Road Fighter é alcançar a linha de chegada dentro dos estágios com um carro vermelho esportivo, sem esgotar o tempo, bater em outros carros ou ficar sem gasolina.

Fonte: Editado da Wikipedia em português (https://pt.wikipedia.org/wiki/Road_Fighter)

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Sobre a ROM:

Nome: Road Fighter (J) [!].nes (GoodNES) / Road Fighter (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: F57ABBF1
CRC32 da ROM: 7EE625EB
MD5 do arquivo: FA6E237E3F4C0ACD9D73E8CF73576723
MD5 da ROM: EFCEB99991929DECD1BB19FBE1EF4A38
SHA-1 do arquivo: 85E5C576B5303C0819C5D91574D91D8E578296BE
SHA-1 da ROM: EB392F6F2CA12186697C88111105263F0D027985

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos e dos tilemaps.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS (o patch está no formato .IPS). Deve ser aplicado na ROM "Road Fighter (J) [!].nes" (GoodNES) ou na ROM "Road Fighter (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 7EE625EB e tamanho de 24 KB (24,592 bytes).
#10
Lançamentos / [NES] Super Mario World
Setembro 03, 2021, 13:42:31 PM

Informações:

Nome: Super Mario World
Região: Ásia
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Hummer Team
Distribuidora: J.Y. Company
Gênero: Plataforma
Jogador(es): 1/2
Lançamento: 1995

Descrição:

É um port do SMW do SNES para o NES. Esta versão porta a maioria das coisas do original, como os poderes de fogo e a capa, o mapa (só que completamente diferente), o Spin Jump e até o Yoshi.

Diferente de outros jogos com modo de 2 jogadores, os dois controlam com o controle do jogador 1.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:

A tradução vem com um patch que melhora a física aplicado.

Mudanças na versão 1.1:

Removido cedilha da palavra "comece" (Reportado por Magalicia)

Sobre a ROM:

Nome: Super Mario World (Unl).nes (GoodNES)
CRC32 do arquivo: 6D5953A8
CRC32 da ROM: 395D1793
MD5 do arquivo: 51119C9442135066F1B74AC2ABA789EF
MD5 da ROM: 5870755E1652C3C62BF21C319853FB15
SHA-1 do arquivo: C44C73095790BD4A5DE5588F9E4575E3C9229282
SHA-1 da ROM: ACEC431CAB42C1143374499482B0A1332A93AAA0

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos e dos tilemaps.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS (o patch está no formato .IPS). Deve ser aplicado na ROM "Super Mario World (Unl).nes" (GoodNES), com CRC32 395D1793 e tamanho de 768 KB (786,448 bytes).
#11
Lançamentos / [NES] Chack'n Pop
Agosto 31, 2021, 19:00:18 PM

Informações:

Nome: Chack'n Pop
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Taito
Distribuidora: Taito
Gênero: Plataforma
Jogador(es): 1/2
Lançamento: 24/05/1985

Descrição:

O jogador controla Chack'n, uma criatura que pode estender suas pernas e jogar granadas. Ele precisa soltar os corações que estão presos nas celas pra poder remover as paredes pra passar ao próximo labirinto. Chack'n também pode destruir os Monstas usando suas granadas.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Sobre a ROM:

Nome: Chack'n Pop (J) [!].nes (GoodNES) / Chack'n Pop (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: E9B39B87
CRC32 da ROM: 622F059D
MD5 do arquivo: C394A2B283975B0FD98698F27EE8F1A4
MD5 da ROM: A4FB8A298E89F6B8D05C84BC60C2F834
SHA-1 do arquivo: 7DFE9361647C7333D479EC726176A5BBB1FB920C
SHA-1 da ROM: D717462255EB48983C787DCC85754C3D14DFD5ED

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "Chack'n Pop (J) [!].nes" (GoodNES), ou na ROM "Chack'n Pop (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 622F059D e tamanho de 24 KB (24,592 bytes).
#12
Lançamentos / [NES] BugTris
Agosto 23, 2021, 21:30:59 PM

Informações:

Nome: BugTris
Região: Coréia
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedor: Desconhecido
Distribuidora: Game Line
Gênero: Quebra-cabeça
Jogador(es): 1/2
Lançamento: ??/02/1996

Descrição:

O objetivo principal de BugTris é capturar os insetos que se escondem em blocos. O jogador os encontra ao limpar linhas com blocos que piscam, e capturando eles com a rede. Assim que todos os insetos forem capturados, o jogo continua pro próximo nível. O jogo acaba ao completar o nível 30.

Fonte: Traduzido da BootlegGames Wiki (https://bootleggames.fandom.com/wiki/BugTris)

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Mudanças na versão 1.1

Traduzido texto "GAME OVER", por algum motivo estava em inglês, devo ter salvo sem reabrir a ROM no editor de gráficos depois de traduzir esse texto

Sobre a ROM:

Nome: BugTris (K) (Unl) [!].nes (GoodNES) / BugTris (Korea) (Unl).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: D0B23FE9
CRC32 da ROM: 2E6F1A75
MD5 do arquivo: FB5276A4EC43E51BA5639D313A6EBCA8
MD5 da ROM: 2C8274092264605E9F0714F21EC4F484
SHA1 do arquivo: B0691110BAAC1F93576B2646C85C1C89D380627F
SHA1 da ROM: C9D2FF99AA02DA462DC38F87A22B6F8819122595

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos e a edição das cores da tela de título.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "BugTris (K) (Unl) [!].nes" (GoodNES), ou na ROM "BugTris (Korea) (Unl).nes" (No-Intro), com CRC32 2E6F1A75 e tamanho de 40 KB (40,976 bytes).
#13
Lançamentos / [NES] Xevious: The Avenger
Agosto 15, 2021, 18:52:50 PM

Informações:

Nome: Xevious: The Avenger
Região: EUA
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Namco
Distribuidora: Bandai (EUA)
Gênero: Tiro (Shoot 'em up)
Jogador(es): 1/2
Lançamento: 08/09/1988 (EUA)

Descrição:

É um shooter sem fim onde o jogador controla uma nave chamada de Solvalou, que deve destruir as forças que estão dominando a Terra. A nave possui 2 armas: projéteis para destruir os inimigos que voam, e bombas para destruir as instalações e os veículos que ficam no chão.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: Não foram necessários.

Sobre a ROM:

Nome: Xevious - The Avenger (U) [!].nes (GoodNES) / Xevious - The Avenger(USA).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: 210A2BBB
CRC32 da ROM: DFD70E27
MD5 do arquivo: 95957593E63D3C1FB8C5D2101B2ED947
MD5 da ROM: 7A528FA727623BA7704FDBB519F3419F
SHA-1 do arquivo: E5C335B11989813F30E294D0B30F3C03697F25A0
SHA-1 da ROM: 529DE99AF5D6812672FC6418A7318C0D2AD10745

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos e para mudar a posição de alguns textos..
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "Xevious - The Avenger (U) [!].nes" (GoodNES) ou na ROM "Xevious - The Avenger (USA).nes" (No-Intro), com CRC32 DFD70E27 e tamanho de 40 KB (40,976 bytes).
#14
Lançamentos / [NES] BurgerTime
Agosto 12, 2021, 22:09:14 PM

Informações:

Nome: BurgerTime
Região: EUA
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Data East, Sakata SAS
Distribuidora: Data East (EUA)
Gênero: Plataforma
Jogador(es): 1/2
Lançamento: ??/05/1987 (EUA)

Descrição:

Peter Pepper deve montar um hambúrguer derrubando suas camadas em bandejas, enquanto foge de comidas ambulantes em um labirinto.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: Não foram necessários

Sobre a ROM:

Nome: BurgerTime (U) [!].nes (GoodNES) / BurgerTime (USA).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: 516549F9
CRC32 da ROM: DAF9D7E3
MD5 do arquivo: 924F89AAD439DB0ADA794E23075D649F
MD5 da ROM: D2C42603A8EC74F51265C085AE26B9BB
SHA-1 do arquivo: 98D432FB86FC1DAC95C80180FC3AE51198569091
SHA-1 da ROM: A1E0C590C038A71CAB862003372F5543395C0896

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos e de uma das cores da tela de título.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "BurgerTime (U) [!].nes" (GoodNES) ou na ROM "BurgerTime (USA).nes" (No-Intro), com CRC32 DAF9D7E3 e tamanho de 24 KB (24,592 bytes).
#15
Lançamentos / [NES] Gaplus
Agosto 11, 2021, 17:44:43 PM

(A versão de NES não tem uma capa, esse aí é o panfleto da versão de fliperama)

Informações:

Nome: Gaplus
Região: World
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: M2
Distribuidora: Bandai Namco
Gênero: Tiro (Shoot 'em up)
Jogador(es): 1
Lançamento: 18/06/2020

Descrição:

O objetivo de Gaplus é fazer a maior quantidade de pontos possível derrotando os inimigos em fases chamadas de "parsecs".

Certos inimigos podem dar melhorias à nave do jogador, como um raio para capturar inimigos ou poderes que desaceleram os inimigos ou anulam os tiros deles, e também partes para fazer uma nova nave.

Mudanças na versão 1.1:

Traduzido uma cópia dos textos 1UP e HIGH SCORE exibidos na tela de recordes que estava sem tradução.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%

Sobre a ROM:

Nome: Gaplus (World) (Namcot Collection, Namco Museum Archives Vol 2) (Aftermarket) (No-Intro)
CRC32 do arquivo: 60811720
CRC32 da ROM: 7E549E49
MD5 do arquivo: A94ACF1FC9E0A5270F758DAF58FFE57A
MD5 da ROM: 831EA189E6ED48607B5EF5102DE3B5D8
SHA-1 do arquivo: 966BE11113EB3CE93F2688024612E1DA1D8077C5
SHA-1 da ROM: 9FE86C38773A13B34DA40CF1EEEFFA5E76110CF2

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "Gaplus (World) (Namcot Collection, Namco Museum Archives Vol 2) (Aftermarket).nes" (No-Intro), com CRC32 7E549E49 e tamanho de 256 KB (262,160 bytes).
#16
Lançamentos / [NES] Exed Exes
Agosto 10, 2021, 21:41:47 PM

Informações:

Nome: Exed Exes
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Micronics
Distribuidora: Tokuma Shoten
Gênero: Tiro (Shoot 'em up)
Jogador(es): 1/2
Lançamento: 21/12/1985

Descrição:
É um shoot 'em up onde o jogador atira em criaturas chamadas de Exes, que se parecem com insetos grandes. Mas um dia essas criaturas se revoltaram contra seus criadores. A arma secreta dos Exes, chamada de Exed Exes está quase completa, e eles precisam ser destruídos antes que isso aconteça.

O jogo pode ser jogado com 1 jogador, ou com 2 jogadores ao mesmo tempo (co-op).

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 0% (Sem espaço pra colocar)
Gráficos: 100% (ícones de poder)

Sobre a ROM:

Nome: Exed Exes (J) [!].nes (GoodNES) / Chou Fuyuu Yousai Exed Exes (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: 3E8713C7
CRC32 da ROM: C05A365B
MD5 do arquivo: 6AAB00294FA91B2AF18424FE3DBA5579
MD5 da ROM: 27D2C795C0D4588D7A12F35854ED0B44
SHA-1 do arquivo: 7523FC248138986E6BB68210DA64F2DDBE72AA43
SHA-1 da ROM: E896EF099042628C025DC3AB15735F3EC15B090B

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "Exed Exes (J) [!].nes" (GoodNES) ou na ROM "Chou Fuyuu Yousai Exed Exes (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 C05A365B e tamanho de 40 KB (40,976 bytes).
#17

Informações:

Nome: Kaiketsu Yanchamaru 2: Karakuri Land
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Irem
Distribuidora: Irem
Gênero: Plataforma
Jogador(es): 1
Lançamento: 30/08/1991

Descrição:
Um parque temático surgiu na terra de Edo, e a princesa Kurumi quer ir ao parque junto com Yanchamaru, mas ele estava treinando. Kurumi decide ir sozinha, e acaba não voltando nunca mais. E então, Yanchamaru vai ao parque salvar a princesa.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:
A tradução foi feita sobre a tradução em inglês feita por Zynk Oxhyde.

Mudanças na versão 1.0.1:

Corrigido tile incorreto no gráfico "Parque Karakuri" que está na cutscene inicial e no mapa.

Sobre a ROM:

Nome: Kaiketsu Yanchamaru 2 - Karakuri Land (J) [!].nes (GoodNES) / Kaiketsu Yancha Maru 2 - Karakuri Land (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: 459C9E31
CRC32 da ROM: B979CAD5
MD5 do arquivo: D190DAD281F65F8546106301EEB528F2
MD5 da ROM: BE8808B4A5670E344689EF9CCD678F94
SHA-1 do arquivo: C588F134D9A4BF79F8D7E8D487DDA410147ABDE3
SHA-1 da ROM: ABBC28A37F328D99F3CF2BF11D8D1633967F5635

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "Kaiketsu Yanchamaru 2 - Karakuri Land (J) [!].nes" (GoodNES), ou na ROM "Kaiketsu Yancha Maru 2 - Karakuri Land (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 B04ECE9E e tamanho de 256 KB (262,160 bytes).
#18
Lançamentos / [NES] Don Doko Don 2
Agosto 04, 2021, 15:07:26 PM

Informações:

Nome: Don Doko Don 2
Região: Japão
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Natsume
Distribuidora: Taito
Gênero: Plataforma
Jogador(es): 1
Lançamento: 31/01/1992

Descrição:
O príncipe de Merryland estava indo se casar com a princesa, até que um corvo aparece e transforma o príncipe em um sapo. A bruxa chama 2 anões, um deles vai em busca de 5 itens para poder fazer a poção para transformar o príncipe de volta ao normal.

Diferente do primeiro jogo, este é um side-scroller, e não tem modo de 2 jogadores.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:
A tradução foi feita sobre a tradução em inglês feita por mrrichard999 e Guyver (X.B.M.).

Sobre a ROM:

Nome: Don Doko Don 2 (J) [!].nes (GoodNES) / Don Doko Don 2 (Japan).nes (No-Intro)
CRC32 do arquivo: B04ECE9E
CRC32 da ROM: A7B0536C
MD5 do arquivo: 116D9A34E5C5FC9A0912C1EC11ACE157
MD5 da ROM: 4EEF74D1E3D13E7CD0A22BE484D7088A
SHA-1 do arquivo: D1F3A33CABDB2F075ECC5B60820241FE94216BA9
SHA-1 da ROM: 67C5BC4D8B1A4474A027A3B111E186EF816F88DE

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS. O patch está no formato .IPS. Deve ser aplicado na ROM "Don Doko Don 2 (J) [!].nes" (GoodNES) ou na ROM "Don Doko Don 2 (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 B04ECE9E e tamanho de 384 KB (393,232 bytes).
#19
Lançamentos / [SMD] Sonic the Hedgehog
Fevereiro 19, 2021, 10:59:34 AM

Informações:

Nome: Sonic the Hedgehog
Versão: Japonesa (REV01)
Plataforma: Sega Mega Drive/Genesis (SMD/GEN)
Desenvolvedora: Sonic Team
Distribuidora: Sega
Gênero: Plataforma
Jogador(es): 1
Lançamento: 23/06/1991 (EUA, Europa), 26/07/1991 (Japão)

Descrição:

Numa tentativa de roubar as seis Esmeraldas do Caos e aproveitar o seu poder para controlar o mundo, o Dr. Ivo Robotnik aprisionou os animais da Ilha do Sul (South Island) dentro de robots agressivos e de cápsulas metálicas estacionárias. O jogador controla Sonic, cujo objectivo é parar os planos de Robotnik, salvando os animais e colecionar as Esmeraldas para ele próprio. Se o jogador consegue recolher todas as Esmeraldas e completar o jogo, é mostrado no fim uma sequência final como recompensa. Se as Esmeraldas não forem todas recolhidas, o Robotnik goza com o jogador.

Fonte: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonic_the_Hedgehog_(jogo_eletr%C3%B4nico_de_1991))

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Graficos: 100%
Acentos: 100%

Notas:

A tradução foi feita com a disassembly do jogo (especificamente a versão que está no site GitHub).
A ROM será expandida pra 1 MB, pois durante o desenvolvimento desta tradução, o tamanho da ROM acabou ficando maior que o jogo original.
Na Zona de Mármore (Marble Zone), ao passar de fase, a placa com o rosto do Sonic e a cápsula onde os animais estão presos começa a piscar devido ao jogo estar atingindo o limite de 80 sprites na tela.
A tradução também corrige alguns bugs no jogo, como o crash ao mexer a câmera pra baixo nos atos 1 e 2 da Labyrinth.

Sobre a ROM:

Nome: Sonic The Hedgehog (Japan, Korea).bin (No-Intro) / Sonic The Hedgehog (W) (REV 01) [!].bin (GoodGen)
CRC32: AFE05EEE
MD5: 09DADB5071EB35050067A32462E39C5F
SHA1: 69E102855D4389C3FD1A8F3DC7D193F8EEE5FE5B

Ferramentas utilizadas:

Bloco de notas: Usado pra edição dos arquivos .asm da disassembly.
WindHex32: Usado para a edição dos textos da seleção de fases.
SonMapEd: Usado pra descomprimir e comprimir gráficos no formato Nemesis.
Esrael Sonic Editor II: Usado pra comprimir o gráfico "TM" da tela de título (o SonMapEd crashava ao tentar salvar esse gráfico).
YY-CHR Usado pra edição dos gráficos descomprimidos (descomprimidos do formato Nemesis com o SonMapEd ou já descomprimidos).

Imagens:









Instalação da tradução:
Você pode usar o xdelta UI (o patch está no formato .xdelta).
Deve ser aplicado na ROM "Sonic The Hedgehog (W) (REV 01) [!].bin" (GoodGen) ou "Sonic The Hedgehog (Japan, Korea).bin" (No-Intro), com CRC32 AFE05EEE e tamanho de 512 KB (524,288 bytes).
#20
Lançamentos / [NES] F-1 Race
Fevereiro 08, 2021, 21:41:28 PM

Informações:

Nome: F-1 Race
Versão: Japonesa
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: HAL Laboratory
Distribuidora: Nintendo
Gênero: Corrida
Jogador(es): 1
Lançamento: 02/11/1984

Descrição:
Um jogo de corrida parecido com Pole Position. O jogo possui 3 dificuldades, com 5 circuitos em cada. Cada circuito possui um limite de tempo pra poder passar pro próximo.

Status da tradução:

Geral: 100%
Textos: 100%
Gráficos: 100%

Notas:
As bandeiras que diziam "START", "GO" e "GOAL" foram substituídas pela bandeira de chegada, porque as palavras "largada" e "chegada" são mais longas do que as originais.

Mudanças na versão 1.1:
As palavras "BAIXO", "ALTO" e "PONTO" agora dizem "BAIXA", "ALTA" e "PONTOS" (Sugerido por Lusofonia).

Sobre a ROM:

Nome: F1 Race (Japan).nes (No-Intro) / F-1 Race (J) [!].nes (GoodNES)
CRC32 da ROM: E0604F76
MD5 da ROM: FE6E13D1382F94DC0A5391053C4096BC
SHA-1 da ROM: D6D82CF48D97BD5702F17B3DDF6D06392A31A7E3

Ferramentas utilizadas:

WindHex32: Usado para a edição dos textos.
YY-CHR: Usado para a edição dos gráficos.
DarkTabler: Usado para a criação de tabelas.

Imagens:







Instalação da tradução:
Você pode usar o Lunar IPS ou o Floating IPS (o patch está no formato .IPS). O patch deve ser aplicado na ROM "F-1 Race (J) [!].nes" (GoodNES) ou na ROM "F-1 Race (Japan).nes" (No-Intro), com CRC32 E0604F76 e tamanho de 25 KB (24,592 bytes).