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Tópicos - srchronotrigger

#1
Prezados, como é de conhecimento geral, recentemente uma onda de jogos dublados por inteligência artificial surgiu na cena RomHacking brasileira, e por meio do esforço de alguns romhackers, jogos como Skyrim, Elden ring e Black puderam mais uma vez alcançar um aspecto glorioso, um brio, para com nós meros gamers e fãs dessas franquias.

Entretanto, tais ferramentas de IA não são tão acessíveis ou fáceis de serem usadas por iniciantes, o que pode frustrar alguns que possuem a intenção de iniciar ou utilizar tais recursos em seus projetos, nesse sentido, gostaria de compartilhar uma ferramenta que possivelmente será do interesse de nosso meio. Trata-se da Coqui TTS que possui uma versão disponível online com interface interativa, a XTTS.


O uso da ferramenta é simples e intuitivo, ao acessar o site da mesma temos as seguintes opções:


- Em Text Prompt é onde colocaremos a fala traduzida do personagem, aquilo que queremos que seja dito em português ou em outra língua desejada.

- Em Language deve ser indicada a língua a do áudio a ser gerada, português 'pt' possivelmente é o que interessa a maioria deste fórum.

- Em Reference Audio deverá ser enviado um arquivo de demonstração da voz a ser clonada, não é necessário que esteja em português, mas é recomendado que seja um áudio puro sem nenhum som de fundo.
Importante! Repare que alguns formatos irão gerar a mensagem 'Erro' ao iniciar o processo, isso ocorre, pois alguns jogos utilizam codecs e compressões diferentes, eu recomendo que vocês convertam o áudio de demonstração para .wav com codificação Signed 16-bit PCM, tal formato está disponível em softwares como o Audacity/Tenacity.

- Em Use Microphone for Reference você pode gravar um áudio do seu microfone caso deseje clonar a própria voz ou de outra pessoa.

Quanto as caixas de seleção:

☑️ Use Microphone: Marque-a para usar o microfone como fonte do áudio de referência.
☑️ Cleanup Reference Voice: Marque-a para casos que o áudio de referência possuir ruídos, ela tentará melhorar isso.
☑️ Do not use language auto-detect: Marque-a para desativar o autorreconhecimento da língua do áudio de referência.
☑️ Agree: Marque-a para concordar com os termos de uso da aplicação.

Feita a configuração desejada basta apertar em Send e aguardar o processo ser concluído, um áudio será gerado tanto em .wav quanto em .mp4, talvez seja necessário trabalhar ele em algum software de edição como o Audacity/Tenacity e possívelmente será necessário gerar o áudio diversas vezes até obter um resultado satisfatório.

No mais é isso, a ferramenta se encontra no seguinte endereço:

https://huggingface.co/spaces/coqui/xtts

caso esteja fora do ar, utilize algum dos espelhos abaixo:
[spoiler]
https://huggingface.co/spaces/Olivier-Truong/XTTS_V2_CPU_working
https://huggingface.co/spaces/kerncraze/XTTS_V1_CPU
[/spoiler]

Vale apena a usar? Tire suas próprias conclusões:



espero que seja útil para o propósito de vocês e que 2024 seja recheado de novas dublagens!  :chegamais:

Feliz ano novo para vocês pessoal, Deus abençoe cada um de vocês, bem como suas famílias.
#2
Projetos / [PS2] Half-Life
Maio 05, 2020, 04:02:21 AM
Antes de introduzir o tópico um pequeno aviso: não sou o autor da dublagem propriamente dita (a voz), a dublagem já existia para PC e foi feita pelo Pepeu557 e eu (srchronotrigger) estou apenas a portando para a versão de Playstation 2 (e consequentemente traduzindo textos presente no jogo) com a devida permissão do autor.
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║ Ficha do Jogo ║
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Nome do Título: Half-Life
Desenvolvedor(a): GearBox Software
Gênero: Tiro em primeira pessoa
Plataforma: Playstation 2
Lançamento: 14 de Novembro de 2001
Versão: EUA (SLUS_200.66)
Jogadores: até 2 jogadores co-op local

Descrição:

Half-Life é um jogo eletrônico de ficção científica desenvolvido pela Valve Corporation, sendo o produto de estreia da companhia e o primeiro na série Half-Life. Nele, os jogadores assumem o papel de Dr. Gordon Freeman, um físico teórico que deve lutar para fugir de um centro de pesquisa secreto e subterrâneo cujos experimentos e pesquisas com tecnologia de teletransporte tiveram resultados desastrosos. Inicialmente lançado em 1998 pela Sierra Studios para computadores pessoais que utilizam Windows, foi posteriormente lançado para PlayStation 2. Fonte: Wikipédia

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║ Ficha da Tradução ║
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Membros da Equipe:
Srchronotrigger: Romhacking e Tradução dos textos
Pepeu557: Dublagem

Progresso:
Dublagem: ~80%
Porte: 1%
Tradução: 0%
Gráficos: 0%

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║  Notas do Autor  ║
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Recentemente, olhando alguns projetos e afins envolvendo o Half-Life me deparei com a fã dublagem do game feita pelo Pepeu557 para PC e com isso me veio a ideia de portar a mesma para a versão de Playstation 2, tão logo entrei em contato com o autor para verificar a possibilidade de me permitir realizar tal façanha e tão logo ele autorizou que o projeto fosse realizado, com isso anuncio que já comecei a trabalhar nesse porte e assim que possível irei lançar tanto aqui quanto no meu blog, deixo aqui meu agradecimento público ao Pepeu557 que permitiu que isso tudo fosse possível e espero que brevemente tenhamos mais um jogo dublado para nosso querido Playstation 2.
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║Demonstrações da Tradução║
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Aviso: os vídeos e/ou imagens apresentados abaixo são demonstrações do progresso atual e podem não representar a versão final.


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║Links Úteis║
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Blog do Srchrono
Canal do Pepeu557
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legendas: ~ valor aproximado. | * Nota, a explicação se encontra nas notas do autor.
#3
Lançamentos / [GBA] SimCity 2000
Setembro 01, 2019, 21:37:49 PM



-> Informações


Nome do Jogo: Sim City 2000
Plataforma: Game Boy Advance
Desenvolvedora: Eletronic Arts / Maxis
Gênero: Simulação / Estratégia
Lançamento Original: 2003



-> Descrição do Jogo



SimCity 2000 é o segundo jogo da série SimCity lançado pela Maxis em 1993. Após o inesperado sucesso da versão original do SimCity, SimCity 2000 foi lançado em 1994, para computador, e posteriormente para outras plataformas, como a PlayStation, Sega Saturn, Nintendo 64 e Game Boy Advance.

Fonte: Wikipédia.



-> Informações da Tradução



Dados Técnicos:

    Nome da ROM: Sim City 2000
    Região: USA
    CRC32: 733751B3
    Game Code: A5CE
    Marker Code: 20

Status da Tradução:

    Progresso Geral: 96.25% (média aritmética dos fatores abaixo)

    Textos: ≅100%
    Acentuação: ≅ 100%
    Gráficos: ≅ 85%
    Revisão: = 100%
    Fontes: = --- (já inclusas / nativas)
    Romhacking adicional / Fixing: = ---
    Contém adaptações / interpretações? Sim.
    Distribuição: Patch IPS.
    Versão: 1.0.
    Data de Lançamento: 01/09/2019.
    Tradutor(es): Sr.chronotrigger
    Grupo / Lançamento: Tradugames (Extinto?)
    Site: Blog do Srchrono.



-> Imagens







-> Download da Tradução



Blog do Srchrono

se preferir:

Versão 1.1: (lançada em 07/09/2019)
Link Direto | Mega

Versão 1.0: (lançada em 01/09/2019)
Link Direto | Mega

A Changelog está no arquivo "Leia-me".
#4
Boa noite prezados, como deve ser de conhecimento de alguns desse fórum, tenho traduzido há algum tempo o jogo Sim City 2000 de GBA e devo dizer que tenho feito um enorme progresso tanto quantitativo quanto qualitativo acerca da tradução, contudo, a enorme dificuldade gráfica para editar esse game tem feito eu tardar o lançamento do mesmo. Essa tarde após um árduo trabalho em procurar alguns gráficos comprimidos das telas de créditos (tive que fazer uma pesquisa bem meticulosa pois além de ter que encontrar a compressão correta, o offset correto, a paleta correta que foi bem difícil visualizar, a visualização correta pois bizarramente alguns gráficos aparecem em 4bpp outros em 8 bpp, entre outros diversos fatores que não há necessidade de destacar aqui) finalmente consegui achar tais telas, contudo, para dificultar mais ainda a nossa querida EA GAMES fez o favor de embaralhar os gráficos, isso poderia ser facilmente superado caso utiliza-se o Tile Layer Pro com sua função de Tile Arranger mas infelizmente o mesmo não oferece a opção de visualização correta, o único que ofereceu foi o Tile Molester mas esse não tem a função de Tile Arranger que seria conveniente a mim, e mesmo que eu use programas como Photoshop o trabalho que geraria não seria muito compensador, gostaria que alguém me indicasse uma forma mais intuitiva para que eu rearrange esses gráficos.



Os próprios controles de imagem do Tile Molester são um quanto inuteis para esse caso já que esse embaralho é do próprio jogo.

Offset do gráfico: 1C8F7C
Paleta, Gráfico e Raw em anexo.
#5
Pessoal, queria compartilhar um achado bem interessante que descobri com relativa dificuldade, o programa que encontrei se trata de um algoritmo feito em Python que reconhece a voz de um arquivo de vídeo e gera um arquivo de legenda .srt algo parecido com a legenda automática do YouTube (apesar de ter achado esse programa bem mais preciso e não precisar fazer upload do vídeo) a vantagem dele é que além de legendar automaticamente ainda possui uma ferramenta de tradução automática, pessoalmente achei algo sensacional e pode ser de bastante ajuda para alguns daqui como eu que tenho um pouco de dificuldade de pegar inglês de ouvido e que agora vai me ajudar a ver algumas vídeo aulas da gringa. Para quem interessar:

vídeo do funcionamento:



Link de download:

https://drive.google.com/file/d/0B49pD4OfQCcTVGFGU1lWUXJDdnM/view
#6
Navegando hoje em meu Facebook um amigo meu me contactou dizendo que estavam oferecendo um curso de programação na Udemy verifiquei e prontamente adicionei ele na minha lista de cursos e isto me despertou a curiosidade de procurar por mais cursos que estivessem gratuitos na Udemy e eu encontrei uma quantidade de cursos que estão dando razoavelmente grande por tempo limitado e com certificado (fica para sempre na conta de quem pegar), apesar de serem em inglês sei que ainda é relevante para a maioria aqui e sendo estes com certificado é uma oportunidade de aprender gratuitamente.

Cursos de programação:
[spoiler]
HTML Web Development Crash Course
Scratch Game Programming for Young Adults
Learn HTML 5 With Hands On Example Step by Step
The Complete Python 3 Course: Beginner to Advanced!
The Complete Front-End Web Development Course!
Fast Prototyping Mobile App with UXpin
Learn R Programming
Learn JMeter
Learn Perl Programming
Bug Tracker and JIRA
Learn Bootstrap 4 Responsive Web Development
30 Days of Python | Unlock your Python Potential
[/spoiler]

Esses foram apenas alguns tem listas e listas de cursos gratuitos, coloquei apenas os que acredito serem mais relevantes para nós deste fórum (programação), os links acima são todos da Udemy mas tenho alguns links contendo tais listas que se for do interesse de alguém e a moderação der aval posso postar, recomendo que peguem todos mesmo que não sejam do interesse ou não saibam inglês pois pode ser relevante futuramente e para os que querem aprender programação em português atualmente estou estudando pelo Cursoemvideo que também é gratuito e tem certificado.

Bem é isso espero que seja de utilidade para alguém. :charuto:
#7
Boa tarde meus amigos, como vocês todos já tem conhecimento jogos e consoles no Brasil não são nada baratos chegando a custar 3x mais do que é cobrado no exterior e tudo isso pela carga excessiva de impostos que os nossos tão amados jogos recebem, e a culpa disso é a desatualizada constituição que classifica todo e qualquer tipo de jogo como jogos de azar que no Brasil a carga tributaria chega a ser maior do que a de armas de fogo, tendo em vista esses problemas a comunidade gamer se reuniu para criar uma votação pública de emenda para o inciso VI do art. 150 da Constituição Federal (que fala sobre a instituição de impostos) para que ocorra uma isenção dos impostos cobrados sobre consoles de video game e jogos. Portanto peço como gamer que se vocês tiverem um minuto sobrando por favor vão na página do senado e votem a favor, não custa nada e vocês podem logar com o facebook link abaixo:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132049&voto=favor

Eu sei que é difícil conseguir alguma coisa neste país mas se não nos movermos ficaremos sempre no mesmo lugar não é mesmo? Conto com o apoio de vocês.

@Off: creio que sejam permitidos alguns links certo? ainda mais de causas sociais.
#8
Apresentações e despedidas / Olá... !
Março 14, 2017, 22:42:13 PM
Olá pessoas,

Me chamo srchronotrigger como vocês já devem ter percebido.. ¬¬'

Sou tradutor de games e mexo com romhacking há algum tempo,
eu participava do antigo fórum do pobre inclusive lancei a tradução do jogo Bio Metal de super nintendo porém eu não tinha tornado a este fórum até então, então para constar aqui que "eu sou eu" criei esta apresentação ;-)

então é isso velhos macacos,
eis meu retorno e espero ainda lançar boas traduções no futuro.

Oh yeah  :parabens: