[PS2] Spongebob Battle for Bikini Bottom

Iniciado por Raiden, Outubro 18, 2021, 16:59:43 PM

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Raiden


Bob Esponja Batalha pela Fenda do Biquíni

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom é um jogo eletrônico publicado pela THQ em 2003. Baseado na série animada de mesmo nome, o jogo foi desenvolvido por Heavy Iron Studios, AWE Games e Vicarious Visions, sendo lançado para os consoles PlayStation 2, Xbox e Nintendo GameCube, além de versões separadas para Microsoft Windows e Game Boy Advance.
Todas as versões do jogo apresentam um enredo original, no qual o jogador tenta defender a cidade Bikini Bottom de uma invasão de robôs criados por Plankton. O jogo foi lançado em 31 de outubro de 2003, na América do Norte e na Europa em 28 de novembro de 2003.
SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom recebeu críticas mistas e avaliações medianas, sendo incluído nas listas "Os 50 Melhores Jogos Portáteis do Século" e "Os 100 Melhores Jogos do Século XXI" da revista Edge e conquistando a categoria "jogo eletrônico favorito" no Kids' Choice Award de 2004.





Projeto de Tradução

O projeto foi iniciado em meados de 2021 por mim ao eu perceber que os tipos de arquivo e estruturas tinham uma ferramenta chamada Industrial Park (IgorSeaBra4) e uma enorme comunidade de modders dos jogos HeavyIron.
O primeiro passo foi editar a fonte do jogo e adicionar acentos do nosso idioma, logo após eu tive de adaptar a ferramenta (código aberto por sinal) para responder à codificação de texto comum que usamos ao invés da ASCII americana sem compatibilidade com acentos.
Após adaptar a ferramenta para responder a minha demanda com acentos, comecei a edição de texturas simultâneamente, e tive que desenvolver algumas estratégias para lidar com a geração de texturas idênticas às originais em se tratar de MipMap TXD RenderWare.

Muitas adaptações foram feitas na ferramenta do Igor, a mais notável a se dizer que fiz, foi um recurso que cria Eventos de lançamento de texto na tela a partir de certos recursos do próprio jogo numa cena e, usando os Timers, consegui desenvolver uma função que adaptasse legendas para as cenas do jogo, uma dica dada por um membro da comunidade HeavyIron Modding.



O que foi feito:

*Legendas em Cutscenes (não tinha no original)
*Texturas traduzidas
*Textos e falas traduzidas

Lembre-se, esse projeto é possível graças a Deus e às seguintes pessoas:

*Bit.Raiden (RomHacking e Tradução geral)
*igorseabra4 (IndustrialPark - ArchiveEditor)

*denim e MummRa(STR) (Lógica de Compressão da tela inicial)
*Luke, denim, e demais(Ajuda com ASM, limitador de caracteres)

*rubinho146 (Asset de Texto do Reidratado)
*OAlex (Revisão InGame)

*Comunidade Heavy Iron Modding[Discord]

Ferramentas Utilizadas:

-Adobe Photoshop CS6
-Sony CDVD Generator e CDVD IML2ISO
-ArchiveEditor (IP)
-Pcsx2 1.0(Testes)
-Pcsx2 1.6 Debugger(ASM Disasm)
-MagicTXD
-HxD Hex Editor
-UtraIso(Testes)
-TMPG Enc(M2V Mpeg video encoding)
-PSS Plex(Pss encoding)
-Editor de Vídeo(Legendas dos PSS)

-Visual Studio Community 2019(Edição do ArchiveEditor, adição de funções) - C-sharp



Progresso Atual

Texturas: 100%
Menus: 100%
Textos de Cutscene(add): 100%
Falas: 100%
Revisão: 99%






Vídeo Tutorial de Aplicação do Patch



Patch de Tradução


Versão do Patch de Tradução: 1.0
Tipo de Patch: XDELTA
Versão do Jogo: NTSC - SLUS_206.80
MD5 da ISO (Sem o Patch): 84307DF9931D76CAC3DF239DA24C7898

Download

Download[Descompactado(Apenas XDELTA)]






NÃO HÁ CONHECIMENTO
QUE NÃO SEJA PODER
                                                                                                           ~Raiden[MK3]


Breno


OAleex

Ficou incrível!
Adorei poder participar na revisão da tradução, e claro, detonar esse jogo incrível! ~Nostalgia pura.
Sucesso, maninho. Parabéns aos envolvidos.
:cuteeyes:

Nykolas André

só tenho a agradecer a todos vcs por esse trabalho espetacular
:parabens:

melhor que o trampo oficial feito no remake!

HNNEWGAMES

Que coisa mais linda!
Parabéns Raiden!  :parabens:

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


huskie

Parabéns pelo lançamento.

Só um aviso: conforme as regras, falta linkar de algum site de hospedagem de imagens, pelo menos seis amostras da tradução em projetos ou lançamentos.

Favor editar a postagem inicial do tópico.

Luke

Parabéns!! Raiden, fico feliz que conseguiu resolver as limitações.

Citação de: huskie online Outubro 21, 2021, 12:29:26 PM
Parabéns pelo lançamento.

Só um aviso: conforme as regras, falta linkar de algum site de hospedagem de imagens, pelo menos seis amostras da tradução em projetos ou lançamentos.

Favor editar a postagem inicial do tópico.

Está na hora de revisar essas regras!
Hoje em dia com a chegada da banda larga/fibra e do aumento significativo do espaço nos hosts, não tem sentido limitar a 300kbs total de imagens e 30kbs por imagem.

Conforme a regra
Citar--> A LARGURA MÁXIMA PERMITIDA para imagens postadas em um tópico é de 480 pixels; o tamanho de cada uma delas não pode ultrapassar 30 Kbs; e o tamanho total de todas elas juntas (por post) não pode ultrapassar 300 kbs. Caso as imagens que você queira postar sejam maiores e pesadas, coloque apenas o link para elas. Assim, o tópico carregará rapidamente e as pessoas poderão ver as fotos uma por uma, clicando nos seus respectivos links.

Essa regras foram dotadas em uma época que a Internet tinha suas limitações, como espaço em hosts e velocidade de Internet, hoje em dia limitar em 30kbs por imagem é inviável e meio cruel!...risos! é como se vivêssemos na era discada de 1999.


Raiden

Citação de: huskie online Outubro 21, 2021, 12:29:26 PM
Parabéns pelo lançamento.

Só um aviso: conforme as regras, falta linkar de algum site de hospedagem de imagens, pelo menos seis amostras da tradução em projetos ou lançamentos.

Favor editar a postagem inicial do tópico.
Está feito.

gledson999

Parabéns pelo lançamento, está impecável a tradução

Citação de: Luke online Outubro 21, 2021, 17:18:41 PM
Essa regras foram dotadas em uma época que a Internet tinha suas limitações, como espaço em hosts e velocidade de Internet, hoje em dia limitar em 30kbs por imagem é inviável e meio cruel!...risos! é como se vivêssemos na era discada de 1999.

Concordo, essa regra nem é antiga, foi da Idade da Pedra Lascada (Era Paleolítica da história) no tempo do Vbulletim.

Imagens mínimas hoje teria que ser 720p

ChanceTime!

Bom Trabalho! Você acha que pode fazer isso pro Movie Game?

danuffo

Estou impressionado com o que você fez com as cutscenes. WOW!

Bom trabalho!