[TUTORIAL] Importando paletas .PAL para o Tile Molester 0.19/0.20/0.21

Iniciado por Jv132, Novembro 03, 2025, 04:22:24 AM

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Jv132



Introdução

As vezes me frusto por não conseguir inserir alguma paleta no Tile Molester. Geralmente nos programas de edição que uso trabalham com formato JASC Palette (.PAL), conhecidamente usado pelo Photoshop e Aseprite/Libresprite. Acontece que o Tile Molester não tem suporte para JASC Palette e vasculhando na internet achei um programa massa de conversão, neste tutorial simples venho ensinar como você pode converter sua paleta para o programa e enfim editar seu gráfico/textura de forma gloriosa.

Formatos compatíveis entre as versões

Formatos compatíveis:

Um pouco de história:
Sim, Tile Molester trabalha com mais de um formato .PAL, a razão é que o programa foi recebendo atualizações pela comunidade, o primeiro a dar o suporte foi a Central MiB.

Posteriormente Mewster unificou todas as melhorias em uma única versão, nomeando de Tile Molester 0.19. Então houve as atualizações do toruzz para 0.20 e 0.21 que começou a modernizar o programa e inclusive inseriu o novo formato de paleta, mas por alguma razão sumiu com formato antigo da 0.19, deixando só o novo no lugar.

Vasculhando no Github do projeto de toruzz, vi que ele reimplementou o suporte ao formato antigo .PAL no código, mas no momento que faço este tutorial parece que não houve uma nova versão com ela de volta.

Como converter a sua paleta para os formatos do Tile Molester

O programa que vamos usar é J's Palette Editor, ele tem suporte para diversos formatos, inclusive todos os tipos de formatos .PAL!
Você pode encontra-lo aqui:



1. Abra o PaletteEditor.exe, carregue a paleta que você deseja converter em "Load Palette" e só salvar para o novo formato clicando em "Save Palette".
2. Para escolher o formato desejado, clique em "Tipo:", nele verá seguintes opções:
  • JASC: É o formato usado em outros programas de edição.
  • Microsoft Palette: É o formato Windows Palette, que guarda a lista de cores em hexadecimal, o mesmo usado no Tile Molester 0.19.
  • GBA Palette: É na verdade o formato RAW Palette que é o mesmo usado no Tile Molester 0.20 e 0.21. Se for escolher essa opção, precisará renomeá-lo de .GBAPal para .PAL.



Após escolher clique em "Salvar".

3. Abra o Tile Molester no qual tiver e configura a visualização da textura que vai editar, para importar a paleta vai em "Palette > Import From > Another File..." e abra o seu .PAL.

Pronto, não foi fácil né? Agora é só editar seu gráfico nas cores corretas.

EXTRA: Restaurando o formato Windows Palette no Tile Molester 0.20 e 0.21


Isso é só um extra para quem quiser turbinar seu Tile Molester mais recente. Como dito, ele só sumiu na listas de arquivos suportados e não no código. E para reimplementa-lo é bem simples

1. Abra o tmspec.xml em qualquer editor de texto.
2. Próximo ao final do arquivo haverá um "<palettefilters>", essa é a lista que aparece na hora de abrir o arquivo de paleta. Nela vamos adicionar esse trecho na linha 230:

<palettefilter extensions="pal" colorformat="RIFF" size="256" offset="24" endianness="big">
            <description>Windows Palette (*.pal)</description>
        </palettefilter>


3. Salve e pronto, o seu Tile Molester agora trabalha com os dois formatos.

DICA: Você pode salvar a escala de cinza do J's Palette Editor para usar no Tile Molester

Essa paleta de cores da escala de cinza é ótimo para algumas texturas simples que não requer a cor original, mas é embaralhado no Tile Molester. É um baita mão na roda.




E creio que é só... Espero ter te ajudado. Bons projetos!
Possuo um grupo chamado Matizhill.
Visite nosso site! Tem umas traduções interesse: matizhill.com.br