[Tool] Foxy Editor (Extrair, editar e reinserir textos em seus jogos favoritos)

Iniciado por Rafael Quinalha, Agosto 22, 2025, 20:59:33 PM

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kuroi

Opa! Boa madrugada, Rafael!
Bom, como você havia me pedido para testar a tool para ver se ela funcionaria em algum projeto de Romhacking, eu tomei a liberdade de reportar alguns Bugs e alguns pontos de melhoria que encontrei durante o uso dela (É o meu vício em trabalho que não me deixa livre... rsrs). Seguem abaixo:

Na parte de edição e criação de Tabelas:

1- Embora seja muito bom ele usar um padrão de JSON para mapear tabelas editáveis, eu senti a falta da boa e velha "Thingy Table", ou chamado "arquivo .tbl"... (mas acredito que isso nem seja necessário hoje, né!) rsrs

2- Ainda falando em tabelas, como eu faço para mapear tabelas que tenham 2 Bytes por letra, ou que sejam híbridas, ou seja, que tenham caracteres de 1 e 2 Bytes na mesma tabela? Tipo um ShiftJIS, por exemplo?

3- Eu tentei criar uma tabela do zero usando a ferramenta, mapeando cada caractere em um valor, mas achei um pouco "cansativo", porque tinha que pegar cada um dos caracteres e colocar em cada código, fazendo com que a ferramenta me mostrasse um popup de que "atualizou com sucesso" cada linha... Talvez isso seja um ponto de melhoria futura...
Mas gostei da coluna "Comentário" que foi adicionada a cada caractere da tabela. Com ela dá pra ter uma ideia do que poderia ser um determinado Byte de controle, por exemplo.

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No Editor Hexadecimal
1- Ao carregar a tabela Foxy no padrão JSON que eu criei dentro do Editor Hexadecimal da tool, reparei um pouco de lentidão. Não sei se é só na minha máquina...

2- Notei uma questão de usabilidade.
Quando uso a rolagem do Scroll, a tela desce ou sobe com um número um pouco alto, fazendo com que o usuário se perca um pouco no conteúdo que estiver editando.

3- Embora eu já tenha mapeado os caracteres "," ou "." no arquivo de tabela .JSON, a tool não me deixa exibir os mesmos dentro do Editor Hexadecimal, quando os digito. Aparentemente ela exibe letras aleatórias como "b" ou "d" no lugar delas. Pode ser algum Bug no Editor Hexadecimal...

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Na calculadora Hexadecimal:
1- Acho que há um Bug nas "conversões rápidas", porque segui exatamente este padrão aqui e deu uma conversão incorreta:
1.1- Digitei 0xAA no teclado;
1.2- Converti o valor para Decimal (a conversão foi correta: 170);
1.3- Depois converti o 170 do Decimal para Binário (a conversão deu um valor incorreto: 101110000);
1.4- Converti novamente este valor para Hexadecimal e obtive um valor diferente do 0xAA original.

Possível Bug: A conversão para Binário está considerando que o valor Decimal 170 era, na verdade, um valor Hexadecimal, fazendo assim uma conversão errada.
Existem também outros erros que encontrei nas conversões, mas não considero que sejam muito significantes, porque usuários novatos não utilizam tanto conversões de Hexadecimal para Binário ou vice versa...

Bom, por enquanto foi isso que observei na tool, porque não estava como muito tempo, mas depois dou mais uma olhada em outros pontos para ajudar a transformarmos essa ferramenta padrão para os Romhackers!

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Rafael Quinalha

Fala Kuroi, blz!!!

- Tabelas
1. As tabelas .tbl são muito limitadas para o que eu queria fazer na aplicação, por isso optei por json.
O app tem uma aba para converter tabelas .tbl para .json, se você tiver alguma tabela antiga, suba no app e converta que fica bom.

2. Todo o mapeamento diferente do comum precisa ser feito em DTE/MTE, é lá que você adiciona isso
Caso queira algo diferente, use tags
0x63 = <END>, o app vai extrair assim e ao reinserir os textos, ele converte automaticamente para o hex 63 novamente
Mas aconselho o uso dos icones/emojid, são muito melhores e tem a mesma funcionalidade (mas não funciona legal no editor hex alguns deles, foi pensado para o editor de texto)
0x63 = 🔚

3. Estou pensando em algo ao clicar em Criar Exemplo ASCII (lá ja tem algums modelos prontos (DTE/MTE, etc), adicionar uma tabela em branco para criação e dentro do editor de tabelas, uma opção com autopreenchimento de tabelas em branco, o usuário marca os ranges (de xxx até xxx) e escolhe os caracteres imprimíveis para preencher (maiúsculas ou minúsculas), o que acha?

- Editor Hexadecimal
1. Use as tabelas criadas no Foxy Editor mesmo e importe, é melhor.

2. Estou ciente que o scroll não está muito legal, estou tentando corrigir isso.

3. Se usar um DTE/MTE ou tags, o editor hex mostra corretamente.

- Calculadora Hexadecimal
Precisa de ajustes, não está muito legal as conversões.
Vou corrigir isso.

Quando posso, estou fazendo algumas melhorias no app, em breve solto uma versão nova, pois tem muito a melhorar com a ajuda de vocês.
Abraço!!!
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Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1, [PSX] Fear Effect 2
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

Razuea

esse parece facil de tradução, como qualquer roms ?

Elizomar

Sensacional!!  :angel:
Só pelo fato de ver o delimitador de textos na própria tela de edição, já superou todas as expectativas!!
 :danca2:

Taihen

Muito bom, parabéns.

Será que rola uma build para MacOS e para Linux?

Meus projetos e tutoriais: Taihen's Hextinkers
Servidor no Discord: Discord Hextinkers - Rom Hacking & Retrogames

Rafael Quinalha

Citação de: Mad Dentist online Agosto 27, 2025, 20:19:49 PMQue negócio arretado! Parabéns pelo feito!
Será que ele roda no Linux via Wine?
Citação de: Taihen online Setembro 02, 2025, 10:30:10 AMMuito bom, parabéns.

Será que rola uma build para MacOS e para Linux?
Fiz uma versão para linux, confere lá no site. Só não testei porque não tenho linux. :huh:

Citação de: Razuea online Agosto 30, 2025, 21:52:05 PMesse parece facil de tradução, como qualquer roms ?

Sim, funciona com qualquer rom.


Ainda estou devendo um tutorial em vídeo explicando as funcionalidades da aplicação e colocando ela em prática . Quero ver se consigo fazer isso essa semana. Implementei algumas melhorias no app e bastante coisa nova no editor hex. Acabei ficando sem tempo para o vídeo. Mas logo sai.
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Mister

Oi, rafael. Achei a sua tool sensacional. Eu estou fazendo uma parecida, mas 100% voltada para o lado do previewer. Você teria algum contato onde eu possa conversar com você para tirar umas dúvidas?

Mister

Ois, vi no site que você criou um discord, mas acho que você colocou um link temporário no site e agora ele já venceu.

demonas

Boa noite,teria como ensinar a fazer as traduções em uma rom de N64?ou quanto tu cobraria pra traduzir 2 jogos de N64 .

Rafael Quinalha

#24
Citação de: demonas online Setembro 07, 2025, 18:48:15 PMBoa noite,teria como ensinar a fazer as traduções em uma rom de N64?ou quanto tu cobraria pra traduzir 2 jogos de N64 .

Tudo bem?
Não sou o cara certo para ensinar sobre traduções, não tenho tanto conhecimento assim.
Quanto a cobrar, eu jamais faria isso.
A dica que eu dou é:
Converse com o pessoal do traduções pkg, eles recebem ajuda ficanceira dos padrinhos que ajudam a financiar as traduções, de repente, contribuindo com eles, podem te ajudar ou até traduzir para você.

Citação de: Mister online Setembro 05, 2025, 23:21:01 PMOis, vi no site que você criou um discord, mas acho que você colocou um link temporário no site e agora ele já venceu.

Na verdade, eu criei um Discord, mas vi que não terei tempo de administrar, futuramente verei como farei isso. No mais, se ainda tiver o Discord aqui do fórum, posso adicionar ele se o admin permitir.


No mais, subi finalmente o tutorial em vídeo. Está na primeira página e no site também.
Se falta algum conteúdo especifico, me deem um feedback.
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demonas


Elizomar

Citação de: demonas online Setembro 20, 2025, 01:27:01 AMPKG muito difícil se interessarem,mas obrigado por responder
O povo da PKG só traduz arquivos API (usando o google), trabalhar com ROM é um caminho desvirtuoso para eles.
Por aqui (ate onde sei), o pessoal só traduz por amor e Passa-Tempo.
Aqui no FUT tem uma pagina de "sugestões" de jogos a serem traduzidos, deixa lá sua opinião, quem sabe a sua seja contemplada: 
→ → → https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=195.0

Rafael Quinalha

Na verdade, traduzir consome um tempo considerável, tem que ter muita disciplina e força de vontade. Por isso muitos começam e nunca terminam. Eu entendo o grupo citado usar API, realmente encurta o processo e muito. O problema é fica uma tradução "sintética", mas na maioria dos casos, serve muito bem para aqueles que só querem jogar em português. Se for feita uma revisão legal, às vezes pode ficar tão boa quanto uma tradução manual.

Fiz muitas melhorias no Foxy Editor, pricipalmente no editor de texto e no desempenho ao reinserir muitos dados com ponteiros relativos. Confiram!
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