[GBA] Tactics Ogre: The Knight of Lodis

Iniciado por ajkmetiuk, Junho 21, 2024, 15:04:06 PM

tópico anterior - próximo tópico

ajkmetiuk

~~~~~
Nome:  Tactics Ogre: The Knight of Lodis (Quest) - "Táticas Ogras: O Cavaleiro de Lodis"
~~~~~
Plataforma: Game Boy Advance
~~~~~~~~~~
Gênero: RPG tático
~~~~~~~
Descrição
~~~~~~~~~~
Tactics Ogre: The Knight of Lodis é um jogo de RPG tático desenvolvido pela Quest Corporation para o Game Boy Advance. Foi publicado no Japão pela Nintendo em 2001, e na América do Norte pela Atlus USA em 2002. É um spin-off de Tactics Ogre, atuando como um prequel para o resto da série Ogre Battle.
~~~~~~
Equipe
~~~~~~
Denim (engenharia, modificações, extrações e reinserções, ferramentas e tradução de ~20% textos/imagens)
ajkmetiuk (tradução de ~80% textos/imagens e revisão)

~~~~~~~~~~~~~~~~
Sobre a tradução
~~~~~~~~~~~~~~~~

"Tactics Ogre: The Knight of Lodis" para GBA, adaptado para nossa língua como "Táticas Ogras: O Cavaleiro de Lodis"

Essa data não foi escolhida por acaso, no dia de hoje, 21 de junho de 2024, TO:TKOL completa 23 anos de lançamento no Japão. É um jogo no estilo tático excelente que usaram praticamente todo potencial do portátil e merecia um trabalho à altura.

Quanto ao projeto, bom, ao que parece, o projeto foi iniciado em 2017, denim montou toda parte técnica e começou a traduzir por volta de uns ~20% o jogo, parece que algumas pessoas se ofereceram para continuar a tradução, mas até então era só falácia e ninguém realmente tinha pego (até ofereceram dinheiro). Após terminar o Vandal Hearts (acredito que foi em 2021), comentei com o denim sobre esse projeto e ele disse que não lembrava muito como estava o andamento e que ninguém realmente se ofereceu para ajudar. Foi então que pedi para ele me passar o que ele tinha até então e fui fazendo no meu tempo livre. O jogo tem bastante textos, tinha textos que a ferramenta não abrangia, uns 40% do jogo é gráfico, no qual teve que ser dumpado posteriormente também para edição e assim foi, este ano foi terminado o que estava pendente e feita uma revisão de todos caminhos e finais possíveis (são 5 no total), mas pode ser que tenha escapado algo, então caso encontre algum erro, é só reportar.
Foram feitas modificações pesadas na rom para suportar nomes longos em classes, itens, etc (praticamente a parte mais demorada de ajeitar), traduzidos a história principal, o modo desafio, a parte de cabo link e todos os extras do jogo. Foi feito da melhor forma possível, de fã para fã e espero que gostem do nosso trabalho!
Agradeço imensamente ao denim pela oportunidade e confiança em me entregar esse projeto de tradução, fica aí como agradecimento pelos anos de ajuda nas minhas traduções pessoais.

OBS: testado em totalidade no emulador No$GBA, neste garantimos 100% o progreso, nos outros emuladores foram feitos somente testes básicos de funcionalidade e até então, são compatíveis também.

~~~~~~~~~~
Andamento: 100%
~~~~~~~~~~
V1.0  - Primeira versão, absolutamente tudo traduzido, textos, itens, magias, técnicas, gráficos, fontes, sprites, créditos e alguns nomes de personagens foram adaptados para o nosso idioma.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Como aplicar a tradução
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

-O patch foi criado usando o aplicativo Lunar IPS utilizando a rom americana do jogo.

-Rom utilizada

Tactics Ogre - The Knight of Lodis (USA).gba
Database: No-Intro: Game Boy Advance (v. 20210227-023848)
ROM SHA-1: 85A46320A31F16F5C6DDA27FC094EDD078DBE43D
ROM CRC32: 6649D2CE

-Depois de baixar o patch, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o ips da tradução e clique em "Abrir"
-Na tela seguinte, selecione a rom (certifique-se que seja a ROM com o mesmo CRC32 indicado, para não ter problemas na hora de aplicar) clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.

-Bom divertimento!

~~~~~~~~
Imagens: (poucas para não dar spoiler)
~~~~~~~~

~~~~~~
Vídeo:
~~~~~~

~~~~~~~~
Donwload: em anexo
~~~~~~~~
supremex!

Breno

😱 Um dos mitos do romhacking saiu! Parabéns denim e ajkmetiuk! Projeto altamente ryco!  :torico:

Dindo

Aeee agora sim, acabou o meme  :chegamais:  só falta bário maker

jairisongs

Parabéns amigos.
Não jogo RPGs, mas admiro a qualidade das traduções para esse tipo de gênero.
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Magalicia

"Foi há 84 anos..."

Meus parabéns pela tradução, finalmente saiu da tela preta hein. :bomba:

ByFTR

RetroVibe

Eita!
Esse é daqueles jogos que nem esperamos tradução, por saber o trabalhão que dá.

Parabéns aos envolvidos pelo esforço!
Vou jogar novamente!

Fluffy97

mano brigadu vo baixa tmj espetaculo  :cuteeyes: prabens pa equipe traduçaõ

Hyd~

Magnífico. Geralmente eu fujo desses tatics, mas já veio pra lista, pra eu poder experimentar.

Adorei que a tela de "você foi lesado" não aparece toda santa vez que abre o jogo.

Jv132

Meeeu, que projeto lindo, apesar de ainda não ser fã do gênero, fico bastante feliz em ver mais jogos assim serem traduzidos.
Como sempre, não é todo mundo que vai conseguir fazer certos projetos sozinho, é realmente chato está procurando por alguém pra ajudar... principalmente com a tradução, que acontece bastante comigo.
:sorriso:

Dito isso, aprecio bastante a sua bondade de ajudar o pessoal da cena ajkmetiuk, você realmente é fera, não só você mas ao denim, com sua super mente fantástica para este tipo de hacking, não sei como expressar em palavras. Com tudo, parabéns a todos os envolvidos!
:tchau2:

Possuo um grupo chamado Matizhill.
Contato Rápido: Discord: @jv132

Osane

Bom dia meus amigos. Parabéns pelo projeto. Já esta na minha lista para jogar. :cuteeyes:

lion

Nossa mas que top hein, tradução feita pelos incríveis ajmetiuk e denim. Faz tempo que não jogo um RPG tático, vou baixar e conferir.

ajkmetiuk

obrigado a todos pelos comentários, quem for jogar, espero que goste!
supremex!

KauanFPA

Meus parabéns pelo o projeto eu desejo tudo de bom pra você ajkmetiuk e Denim  :parabens:  :cafune:

Swanz

Não acredito mano.... Feliz estou ? De mais !
Vim aqui procurando novidades e olha as novidades ae... simplesmente um dos melhores jogos do GBA agora em PTBR... uma pena ter saído algumas semanas depois que eu finalizei duas vezes seguidas pela... oitava vez ? Agora vou ter que jogar novamente. Mesmo entendendo praticamente tudo da história em inglês mesmo, é sempre bom jogar no nosso idioma...
Agora a pergunta que não quer calar... será que vem ae uma tradução também do jogo Tactcs Ogre do PSP ? Custa nada sonhar... (Inclusive é o que estou jogando atualmente, em busca de conseguir recrutar todos os personagens único, no momento tou na Cressida, a lazarenta ainda não quer vir)
Valeu pela tradução !
"FAZER AS PESSOAS TRISTES É O MELHOR QUE POSSO OFERECER !"