Uma forma de enriquecer a gameplay dos RPGs-Customizadores

Iniciado por Lansk, Agosto 28, 2022, 17:31:06 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Lansk

Enquanto eu jogava o jogo Final Fantasy IV de SNES no emulador, eu me fiz uma pergunta: como eu posso ficar o mais forte possível nesse jogo?
Depois de fuçar um pouco na internet, eu percebi que o conteúdo que tinha em relação a isso era escasso e incompleto, então eu decidi eu mesmo descobrir como. Porém eu tive muita dificuldade, já que eram diversos elementos e variáveis dentro do jogo que poderiam me deixar mais forte, como nível, armas, armaduras, etc. Isso me deixou confuso na hora de ver as melhores combinações de tudo que tinha no jogo.
Depois de um tempo fuçando mais um pouco para descobrir como funcionavam as mecânicas do jogo (para saber como alcançar os melhores resultados), eu vi um site que tinha uma página que calculava a velocidade das personagens em batalha para você, baseado no valor da agilidade das personagens que você inserisse na tabela.
Foi aí que eu tive uma ideia do que fazer para realizar testes mais facilmente e com mais eficiência: uma ferramenta onde você seleciona as armas, armaduras, níveis e tudo mais, e ela calcula como ficariam todos os atributos no final para você. Eu chamei essa ferramenta de "Customizador".
Eu achei na internet um guia com os algoritmos do jogo, que tinham as fórmulas que eu precisaria para criar o customizador. Criei uma planilha, e então inseri os dados dos equipamentos, os atributos e as fórmulas, coloquei uma interface bonitinha e comecei a usar para fazer meus testes depois de concluído.
Isso me ajudou a descobrir como ficar o mais forte possível no Final Fantasy IV, e depois de um tempo, eu fiz um também para o Final Fantasy V, também para descobrir como ficar o mais forte possível.
Eu fiz em forma de planilha porque é o que o meu nível técnico permite. De qualquer forma, acho que ficou bom. Além disso, mesmo que os customizadores estejam funcionais, eles não estão 100% concluídos, pois ainda faltam alguns retoques, principalmente no do Final Fantasy V, e também eu poderia adicionar mais coisas, como um simulador de batalha.
As vantagens de usar um customizador podem ser: visualização de atributos ocultos, testes com equipamentos difíceis ou demorados de conseguir, facilidade em descobrir como melhorar atributos, etc.
Em breve compartilharei as planilhas em algum site externo.

binecor

É ótimo saber que criaste ferramentas personalizadas para melhorar a tua experiência em Final Fantasy IV e V. Criar atributos é uma forma eficaz de explorar o sistema de jogo e maximizar as capacidades das tuas personagens. Além disso, partilhar estas ferramentas com outros jogadores é uma excelente forma de contribuir para a comunidade de fãs destes jogos. Eu também recomendo a leitura de outros jogos do 1winn.com.br para conhecer toda a variedade. No entanto, não há forma de partilhar ou fornecer links de download aqui em formato de texto. Podes, no entanto, partilhar os teus personalizadores em fóruns de jogos ou sites especializados em Final Fantasy, onde outros jogadores podem usar os teus personalizadores. Não te esqueças de seguir as regras destas comunidades quando partilhares links ou recursos.