[Tool] Foxy Editor (Extrair, editar e reinserir textos em seus jogos favoritos)

Iniciado por Rafael Quinalha, Agosto 22, 2025, 20:59:33 PM

tópico anterior - próximo tópico

Rafael Quinalha

Fala pessoal tudo bem?
Criei um aplicativo para ajudar na cena romhacking.
Fiz como uma experiência, mas no final, ficou super legal e acredito que será útil.
Quem estiver com algum projeto e quiser testar, ficarei feliz.
Se sentirem falta de alguma opção ou implementação, me avisem que eu tentarei implementar.
Feedbacks serão bem-vindos (positivos e negativos).

O que a aplicação faz/possui:
Editor de Tabelas
Análise de Ponteiros
Extração e Reinserção
Editor Hex
Editor de Texto com IA
Editor de ISO (extrair e recriar)
Etc

<--- PARA BAIXAR --->
Donwload no Site

Projeto Atual: Xenosaga 3
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1, [PSX] Fear Effect 2
Projeto Cancelado: [PSX] Xenogears

kuroi

Caramba! Parabéns, velho amigo!
Pelas imagens aqui, parece que a ferramenta é muito boa, hein!!

Obs: O link de download no Google Drive está sem permissão para baixar...
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

ajkmetiuk

que bacana sua ferramenta, acho que vai ser bem útil para muitos, obrigado por compartilhar conosco, vou baixar para conferir depois
supremex!

Rafael Quinalha

Citação de: kuroi online Agosto 22, 2025, 22:30:37 PMCaramba! Parabéns, velho amigo!
Pelas imagens aqui, parece que a ferramenta é muito boa, hein!!

Obs: O link de download no Google Drive está sem permissão para baixar...
Fala Kuroi, velho amigo, tudo bem?
A tool está bem legal, foi feita pensando no romhacker menos experiente, está bem intuitiva e fácil de usar,  sem aquelas linhas de comandos chatos. Implementei uma seção de dicas e tutoriais interativos pra ajudar no uso.
Faz o teste e me diga o que achou.

OBS: Liberei pra qualquer um baixar, eu havia esquecido disso, agora pode baixar sem problemas.

Citação de: ajkmetiuk online Agosto 23, 2025, 01:14:19 AMque bacana sua ferramenta, acho que vai ser bem útil para muitos, obrigado por compartilhar conosco, vou baixar para conferir depois

Blz ajkmetiuk?
Como vc está bem ativo atualmente nas traduções, eu gostaria que testasse o meu aplicativo para ver se funciona em algum projeto maior, pois fiz pensando mais nas minhas necessidades e acabei expandido para uso geral com qualquer jogo.
Projetos Concluídos: [PSX] Parasite Eve, [PS2] Xenosaga, [PSP] Final Fantasy Tactics, [PS2] Xenosaga 2, [PSX] Fear Effect 1, [PSX] Fear Effect 2

RodrigoF.

Alguma alma humilde poderia fazer um video tutorial ensinando a usar a ferramenta :cuteeyes:

ByFTR

D4rkZ0mb1e

Citação de: RodrigoF. online Agosto 23, 2025, 23:08:27 PMAlguma alma humilde poderia fazer um video tutorial ensinando a usar a ferramenta :cuteeyes:
por favor ...
alguém faz um vídeo traduzindo algum jogo pra nó NOOBs

Kauan Paulo.

Nossa meus parabéns pela ferramenta imagino o Trabalho que deu pra criar ela por favor alguém faz um vídeo explicando como funciona está ferramenta por que eu também quero me aventurar no Romhacking poriquanto só falta eu comprar um PC ou um Notebook o meu sonho é traduzir um Jogo que eu gosto e amor muito obrigado senhor Rafael Quinalha :parabens:
Se existe um vazio em você... Jesus pode preencher! O mundo te dá uma alegria passageira Jesus te Dá uma alergia enterna

magnorst

Ferramente parece muito boa seria legal se alguem fizesse um tutorial basico de como iniciar traduções simples de jogos que consiga achar os textos na propria iso sem que seja necessario alguma outra tool pra extrair e inserir textos para que alguem leigo consiga começar a traduzir

Rafael Quinalha

Vou ver se nesse fds eu consigo fazer um tutorial em video explicando as funcionalidades. Será algo bem básico, mas acredito que será útil.

ifahidalgo

ajkmetiuk

Citação de: Rafael Quinalha online Agosto 23, 2025, 13:31:58 PMBlz ajkmetiuk?
Como vc está bem ativo atualmente nas traduções, eu gostaria que testasse o meu aplicativo para ver se funciona em algum projeto maior, pois fiz pensando mais nas minhas necessidades e acabei expandido para uso geral com qualquer jogo.
blz, no momento não tenho nada em mente, mas pode deixar que qualquer próximo projeto vou tentar fazer por ele, gostei muito das funcionalidades da ferramenta e com certeza vai ser bem útil.
supremex!

Rafael Quinalha

Citação de: ifahidalgo online Agosto 26, 2025, 12:25:57 PMesse app, seria específico para iso de psx?
Serve para qualquer jogo.
Somente a tool Iso Editor que é expecífica para Imagens de PSX (apesar que na aba análise você consegue analisar ISO de PS2 (DVD5), mas não foi pensada para isso.)

Mad Dentist

Que negócio arretado! Parabéns pelo feito!
Será que ele roda no Linux via Wine?
DON'T BE LAZY: BRUSH YOUR TEETH!

zMaiKo

Primeiro, parabéns ao autor pela ferramenta. Pelas imagens, deu para ver que está bem intuitiva e organizada. É uma excelente iniciativa para quem está começando no romhacking e na tradução. Muito obrigado por compartilhar com a comunidade!

Seria legal ter também um vídeo tutorial simples e direto, mostrando um fluxo completo do zero até o teste final. Assim, quem nunca mexeu com romhacking poderia acompanhar sem dificuldade.

Algumas sugestões para o vídeo:

• Mostrar como abrir a ROM no aplicativo
• Criar ou carregar a tabela de caracteres
• Localizar os textos no jogo e, se precisar, analisar ponteiros
• Extrair os textos
• Editar e revisar a tradução no editor de texto do app
• Reinserir os textos no jogo
• Testar no emulador e fazer pequenos ajustes
• Dar dicas rápidas de acentuação, quebra de linha e boas práticas

Uma ideia legal seria usar uma ROM bem simples, de NES ou SNES, para que os iniciantes possam acompanhar e ir fazendo junto.

Ferramentas como essa são muito bem-vindas. Parabéns novamente pelo trabalho e conte comigo para testar e dar feedback, tanto positivo quanto em pontos de melhoria.

No mais, só agradecer mesmo,  tenho certeza que essa sua criação vai ajudar muita gente a dar os primeiros passos no romhacking.