[SMS] Submarine Attack

Iniciado por GabrielTPrado, Agosto 28, 2025, 16:09:06 PM

tópico anterior - próximo tópico

GabrielTPrado

INFORMAÇÕES

NOME: Submarine Attack
DESENVOLVEDOR: SEGA
GÊNERO: Tiro/Nave
LANÇAMENTO: 1990
PLATAFORMA: Master System

CREDITOS

Tradução: Gabriel Teixeira
Ferramenta utilizada: WindHex32/TableManager/Monkey Moore

PROGRESSO DA TRADUÇÃO

Textos: 100%
Créditos: 100%

OBSERVAÇÕES

● Patch deve ser aplicado na versão (Europe) do jogo original

SOBRE O JOGO/TRADUÇÃO

- Submarine Attack é um típico jogo de destruir inimigos durante a fase e no final encarar o chefe principal para passar de fase.

- Para quem tem habilidade e goste de jogos estilo "navinha" é capaz de zerar ele bem rapidinho, agora quem não tem experiência pode se enrolar no começo, mas com a pratica fica bem divertido de jogar o game, básico, mas bem divertida a experiência.

- Foi uma tradução bem básica visto que não possui quase nenhum texto o jogo, espero que gostem

ATUALIZAÇÃO: 28/08/2025 (20:07)

- Corrigido a palavra Pause para Pausa

FOTOS

Green Jerry

O START/CONTINUE você deixou em inglês de propósito, ou não conseguiu editar? Não estaria 100% de verdade, pois faltou traduzir isso.

Tem também esse PAUSE aqui, que você poderia ter mudado pra PAUSA.
Atualmente traduzindo Ihatovo Monogatari (SNES).
Versão 0.1 disponível aqui!

GabrielTPrado

Atualizado.

jairisongs

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

ajkmetiuk

legalzinho o jogo, caso queira traduzir  o que faltou, leia  abaixo:

dei uma olhada e esse start/continue você consegue achar no  offset 0x83BD
a tabela é:
A9=S
AA=T
AB=A
AC=R
7F=C
8F=O
9F=N
FE=I
FD=U
FC=E

e outra dica também é que até para acentuar os outros textos parece bem fácil, já que tem caracteres especiais que provavelmente não sejam usados como () e (c)
no tile viewer mostra essa fonte:

então no caso, pontuacao que está sem acentos, dá para usar algum desse caractere sem uso, digamos o ( e o ) e no editor hex ficará pontua()o, porém terá que editar essas imagens com algum editor de tiles como tile molester.

dessa forma você consegue deixar suas traduções com uma qualidade melhor e aproveita o que não é usado no jogo para adicionar acentuação necessária.
supremex!

GabrielTPrado

Citação de: ajkmetiuk online Agosto 29, 2025, 15:01:58 PMlegalzinho o jogo, caso queira traduzir  o que faltou, leia  abaixo:

dei uma olhada e esse start/continue você consegue achar no  offset 0x83BD
a tabela é:
A9=S
AA=T
AB=A
AC=R
7F=C
8F=O
9F=N
FE=I
FD=U
FC=E

e outra dica também é que até para acentuar os outros textos parece bem fácil, já que tem caracteres especiais que provavelmente não sejam usados como () e (c)
no tile viewer mostra essa fonte:

então no caso, pontuacao que está sem acentos, dá para usar algum desse caractere sem uso, digamos o ( e o ) e no editor hex ficará pontua()o, porém terá que editar essas imagens com algum editor de tiles como tile molester.

dessa forma você consegue deixar suas traduções com uma qualidade melhor e aproveita o que não é usado no jogo para adicionar acentuação necessária.

Interessante, longo da semana vou ver isso

Valeu :)

segata171

SatY

Se quiser posso add os acentos para vc, basta me chamar no discord... o link do meu servidor está aqui em baixo. 
 :rolamento:
Estudante de asm z80 e asm 6502!

Participe do meu servidor no discord!
https://discord.gg/sZwRyT5QK4