[SNES] Super Adventure Island 2

Iniciado por patryckpo, Setembro 11, 2025, 09:36:41 AM

tópico anterior - próximo tópico

patryckpo

RIP Romhacking de Super Nintendo!

...tirando a piada rruim, vamos ao lançamento.

Sobre

Nome do jogo: Super Adventure Island II
ROM utilizada: Super Adventure Island II (USA).sfc
CRC32 (antes do patch): 52FE16FD
CRC32 (depois do patch): 6A33DDD7
Gênero: Plataforma
Console: Super Nintendo
Lançamento: 1994
Produtora: Hudson Soft
Distribuidora: Hudson Soft
Jogadores: 1

Lançamento da tradução: 11/09/2025 (1.01)

Progresso

Gráficos: 100% (título inalterado)
Acentos: 100%
Textos gerais: 100%

Progresso geral: 100%

Tradução/ROMHacking/Voz: Patryck Padilha de Oliveira
Tradução/Testes: Dindo
ROMHacking/Ferramentas/Gráficos/Compressão: Taihen
Gráficos/Revisão textual: ajkmetiuk

Sinopse:

Após Higgins e Tina serem atingidos por uma onda gigante, ambos perdem a consciência em um lugar novo, onde Tina conhece o rei de Waku-waku e quase se casam, mas Tina é sequestrada e cabe mais uma vez ao Higgins a tarefa de salvar a Tina e relembrar seu próprio passado.

Comentários:

Sinceramente, eu não gostei do jogo à primeira vista. Mas o jogo é divertido, quando você entende o que fazer. Espero que esta tradução lhe ajude, caso tenha desistido como eu desisti de jogar há uns anos atrás, já que a história é "estranha" em certos diálogos e o jogo tem maneiras diferentes de dar dicas ao jogador. Lembre-se que em Waku-waku há uma pousada na qual Higgins pode dormir, talvez isso te ajude...
Ah, outra dica boa é usar as espadas para derrotar os chefes, caso você esteja sofrendo em algum específico (as adagas são fracas e geralmente envolve pulo e ataque juntos para poder causar danos). Nem sempre usar ataques de longe são suficientes enquanto você toma dano adoidado.

NOTA: Agradecimentos ao Wave, pela tool de inserção dos textos do menu de itens, ela foi usada de base para podermos chegar até aqui, mas fizemos alterações de ponteiros em muitos lugares que não existiam na tradução em Espanhol.

Essa tradução conta com a ajuda de Taihen (que destrinchou a compressão gráfica e ajudou com a edição de fontes, gráficos, texto e mais), Dindo (com a tradução dos textos e revisão), e ajkmetiuk (que revisou o jogo inteiro e ajudou bastante na tradução), muito obrigado!!!

... peraí, tem voz editada nesse jogo?
"Oh Yes, Baby!", a tela inicial possui um trecho de áudio falado que eu editei com minha voz, só para traduzir o "dois" que é falado.

Vídeo (cortesia do ajkmetiuk)

Screenshots (emulador utilizado: SNES9x/Mesen-S)

Download da tradução em anexo, se encontrarem algum bug me avisem.
Lembre-se que as traduções que eu lanço estão disponíveis no meu site:
patryckpo.com

Green Jerry

Este diálogo bem no começo do jogo está bugado:
Atualmente traduzindo Ihatovo Monogatari (SNES).
Versão 0.1 disponível aqui!

Kauan Paulo.

Meus parabéns pelo o lançamento desculpa pela pergunta você também pretende Traduzir os outros Jogos da franquia do [SNES] Super Adventure Island
Patryckpo
Se existe um vazio em você... Jesus pode preencher! O mundo te dá uma alegria passageira Jesus te Dá uma alergia enterna

ByFTR

Parabéns aos envolvidos!
Trabalho feito com muito esmero :danca1:

ajkmetiuk

uhuuuuuuuuu então finalmente saiu o grande jogo! parabéns a todos envolvidos e obrigado por ter deixado participar desta tradução, não conhecia o jogo e foi uma boa oportunidade para conhecer sai2.

Citação de: Green Jerry online Setembro 11, 2025, 10:23:58 AMEste diálogo bem no começo do jogo está bugado:

tá mesmo, logo será corrigido, foi um problema que aconteceu em um ajuste final do patryck.

Citação de: Kauan Paulo. online Setembro 11, 2025, 10:53:26 AMMeus parabéns pelo o lançamento desculpa pela pergunta você também pretende Traduzir os outros Jogos da franquia do [SNES] Super Adventure Island
Patryckpo
acredito que não, mas vou deixar pro restante confirmar kk

Citação de: ByFTR online Setembro 11, 2025, 11:07:25 AMParabéns aos envolvidos!
Trabalho feito com muito esmero :danca1:

esse foi mesmo, só não saiu antes pela falta de tempo do grupo.
supremex!

patryckpo

Citação de: Green Jerry online Setembro 11, 2025, 10:23:58 AMEste diálogo bem no começo do jogo está bugado:

Obrigado, isso aí é o famoso makako mijão que me apareceu e quase estragou meu script...
Já corrigi o erro,  :cafune:

@KauanPaulo,
Eu quero traduzir o Adventure Island 2 do NES, mas o único de fora dos jogos originais que eu achei que valia a pena traduzir era esse.
Lembre-se que as traduções que eu lanço estão disponíveis no meu site:
patryckpo.com

Taihen

Parabéns aos envolvidos. Foi muito bom trabalhar nesse projeto.
Espero que aproveitem a tradução!

Meus projetos e tutoriais: Taihen's Hextinkers
Servidor no Discord: Discord Hextinkers - Rom Hacking & Retrogames

Dindo

Magalicia

jairisongs

Muito obrigado.
Parabéns a todos os envolvidos no projeto.
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Lobim

Parabéns pelo lançamento! Bom ver a cena de SNES ativa  :danca1:
Itinerante

Fluffy97

mano obrigado por mais essa tradução baixando já tmj  :cuteeyes:

ajkmetiuk

supremex!