[SNES] Marvelous

Iniciado por Dindo, Dezembro 19, 2025, 17:41:51 PM

tópico anterior - próximo tópico

Dindo

Marvelous: Mōhitotsu no Takarajima

Marvelous: Mōhitotsu no Takarajima é um jogo de aventura com elementos de RPG, desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Super Famicom, lançado exclusivamente no Japão em 26 de outubro de 1996. O título marca a estreia de Eiji Aonuma como diretor, que mais tarde se tornaria uma das principais figuras da série The Legend of Zelda.

O jogo foi claramente inspirado em The Legend of Zelda: A Link to the Past, utilizando o mesmo motor gráfico e uma perspectiva top-down. O jogador controla três garotos — Dion, Max e Jack — que exploram uma ilha misteriosa em busca de um lendário tesouro chamado "Marvelous", supostamente deixado pelo pirata Capitão Maverick.

Jogabilidade

O controle é feito a partir de um líder, enquanto os outros dois personagens o seguem. Cada garoto possui habilidades únicas, essenciais para resolver quebra-cabeças e avançar:

Dion é pequeno e rápido, podendo acessar áreas estreitas;

Max é forte e consegue levantar objetos pesados;

Jack é inteligente, bom em saltos e mecânica.

Ao interagir com objetos ou personagens, surge uma janela de comandos, permitindo ações como examinar, falar, pegar ou ler. Um cursor é usado para investigar o cenário, reforçando o foco em exploração e resolução de enigmas.

História

A trama se passa em uma ilha cercada de mistérios, onde nenhum aventureiro que buscou o tesouro Marvelous retornou com vida. Anos depois, durante uma excursão escolar, Dion, Max e Jack acabam chegando à ilha e se veem envolvidos nessa perigosa busca.

Desenvolvimento e legado

O projeto foi fundamental para a carreira de Eiji Aonuma, que chamou a atenção de Shigeru Miyamoto e acabou sendo integrado à equipe de Zelda, trabalhando posteriormente em Ocarina of Time. Elementos de Marvelous influenciaram títulos futuros, como The Legend of Zelda: Tri Force Heroes, considerado seu sucessor espiritual.

-------------------------------------------------- -------------------------
- COMO APLICAR O PATCH
-------------------------------------------------- -------------------------

***IMPORTANTE***

Meus sinceros agradecimentos ao LuigiBlood, que me ajudou com Marvelous (SNES) fornecendo ferramentas essenciais para a tradução, e ao Jv132 (Matizhill), responsável pelos gráficos do projeto.

O patch deve ser aplicado na versão japonesa do jogo.
A seguir, encontre o CRC da ROM para aplicar este patch:

Unpatched ROM Checksum Info:
Marvelous_JP.sfc
CRC-32: cedf3ba7
MD4: 0a0e567efe37fc2e0adc5c717ebcf315
MD5: b9b77e5f378b871ece75caba82718a8e
SHA-1: 46fe42f195d43b71ba0608356eb7c2b65bff70ac

Baseado na tradução de LuigiBlood - DackR - tashi

Tradução e revisão: Dindo
Romhacking: LuigiBlood
Gráficos: Jv132
Agradecimentos: denim
Andamento:

Tradução:100%
Acentos: 100%
Hacking: 100%
Revisão: 100%

Flash Ghost

Muito bom Dindo! Um ótimo trabalho!
Obrigado por presentear a nossa comunidade com as suas excelentes traduções, essa é mais uma delas!
Parabéns a toda a equipe e pelo belo trabalho em conjunto!

Gugabrsp

Parabens pelo lancamento, mais uma perola do snes em nosso idioma!!!!

FR Oliveira

Aí o cara das traduções dos RPGs, muit bom meu amigo parabéns e feliz natal e ano novo antecipado... :parabens:

diegoshark

Mais um tradução feita com esmero. Parabéns aos envolvidos.

jairisongs

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Osane

Parabéns pelo incrível trabalho. Suas traduções são excelentes.  :cuteeyes: Parabéns a todos os envolvidos também.

Lobim

Bela tradução! Essa é uma grande contribuição à cena. Muito obrigado. :danca1:
Itinerante

Elizomar

Que espetáculo de jogo. Não conhecia!!
A tradução impecável!!
Parabéns  :uau1: