[XBOX 360] Fable 2

Iniciado por diocarvalho, Fevereiro 27, 2026, 09:51:27 AM

tópico anterior - próximo tópico

diocarvalho

Nome: Fable II
Plataforma: Xbox 360 / Xenia
Gênero: Action RPG
Responsável: Dio Carvalho
Grupo: Independente

Descrição:
Fable II é um clássico absoluto lançado exclusivamente para o Xbox 360 em 2008. Sendo a continuação direta do aclamado Fable, o jogo expande as escolhas morais e o mundo de Albion de forma magistral.

Andamento:
    Textos: 100%
    Acentos: 100%
    Hacking: 100%
    Revisão: Em andamento
  • Testes In-Game: Fase Beta Aberta (v0.9.0)

Ferramentas: Desenvolvi um conjunto de ferramentas próprias em C# para lidar com o formato específico do jogo (.babel), permitindo a extração, manipulação de dicionários e reinserção com ajuste automático de offsets e padding.

ATUALIZAÇÃO - LANÇAMENTO BETA 0.9.0:
Galera, o projeto chegou em um ponto onde a engenharia está pronta, mas o jogo é gigantesco. Infelizmente, não vou ter tempo e nem fôlego para testar cada missão e cada ramificação de Albion sozinho. Por conta disso, decidi liberar esta Versão Beta para quem quiser jogar e me ajudar no polimento.

A ideia é que vocês sejam meus olhos no jogo. Como não consegui testar tudo a fundo, preciso que me digam se as coisas estão funcionando como deveriam ou se algo passou batido.

O que observar:
    Se os diálogos estão fazendo sentido ou se tem "lixo" no texto.
    Erros de concordância (conflitos de gênero masculino/feminino).
    Textos que cortam ou saem da tela (estouro de UI).
    Tags estranhas ou nomes de variáveis aparecendo no meio das falas.

Como ajudar:
Se encontrar qualquer coisa estranha, por favor, tire um print e poste aqui no tópico ou abra uma "Issue" no GitHub. Se puder dizer em qual mapa você estava (ex: Bowerstone, Oakfield), me ajuda muito a localizar a string no banco de dados e corrigir rápido.

Download & Projeto:
Fable II PT-BR - Repositório e Downloads (GitHub)

Informações Adicionais:
A tradução é exclusiva para a versão GOTY. Os problemas técnicos que encontrei com nomes de variáveis e ponteiros fixos foram tratados via software, mas só o teste real vai dizer se ficou 100%. O código-fonte das ferramentas também será disponibilizado no GitHub assim que a tradução for finalizada e eu dar uma organizada no código

iSammy

Oi amigo, tudo bem?

Estou muito ansioso para jogar Fable II. Comecei recentemente a série e me apaixonei. Não consegui achar nenhuma tradução para o Fable II para emulador e disseram também que em emulador é bastante bugado.

Queria te fazer umas perguntas:
Vai precisar de um emulador para rodar ou você esta transformando em uma versão nativa para pc?

Seu projeto é sensacional, obrigado!

diocarvalho

Opa beleza?
sobre o emulador, da pra jogar, mas realmente é meio bugado, as vezes trava no loading e até no logo do xbox, mas tentando novamente ele funciona e tem um patch que corrige algumas coisas:
https://github.com/JustSomeGuy1234/xenia-fable2-patches
Inclusive, estou com problemas no meu xbox 360 e estou testando direto no Xenia e até o momento, está jogável sim.(pelo menos até onde cheguei no jogo enquanto faço os testes)

Sobre port(recompliação nativa) para para pc, tem alguém tentando sim:
https://github.com/Fable2Recomp/Fable2Recomp

Mas não sei como está o andamento ainda do port.
A tradução vai ser tanto para Xenia quanto para o Xbox 360 e se esse port sair, vou estudar como fizeram e tentar colocar pra ele também.

alucard

Boa noite amigo, fiz o teste da tradição no Xbox RGH ela está ótima,
Mas notei que no primeiro "time skip" ela acaba corrompendo o save do game
Só dá pra salvar até a torre do Lucien,depois não dá mais.
E só dá pra jogar com a tradução se o game estiver no pendrive ou no HD externo
HD interno não funcionou

diocarvalho

Citação de: alucard online Março 10, 2026, 21:39:18 PMBoa noite amigo, fiz o teste da tradição no Xbox RGH ela está ótima,
Mas notei que no primeiro "time skip" ela acaba corrompendo o save do game
Só dá pra salvar até a torre do Lucien,depois não dá mais.
E só dá pra jogar com a tradução se o game estiver no pendrive ou no HD externo
HD interno não funcionou

Fala, amigo! Muito obrigado pelo feedback, é exatamente esse tipo de report que eu precisava.

Sobre o problema do HD Interno, é algo curioso, pode ser como o sistema de arquivos do Xbox lida com as permissões da pasta data, vou dar uma olhada se tem algum conflito no cultures.txt que gerei

Sobre o Save Corrompido no Time Skip: esse é um ponto crítico. Nesse momento o jogo troca muitos dados de lugar. Pode ser que alguma string que eu traduzi nesse trecho (Torre do Lucien) tenha excedido o tamanho original e esteja 'atropelando' a memória na hora do save.

Consegue me dizer se quando isso ocorre, exibe um erro na tela? se sim, postar aqui? pois se não tiver, precisarei fazer testes no meu Xbox pra tentar obter o mesmo problema, mas só devo conseguir em alguns dias.

alucard

Depois da torre do Lucian quando o protagonista fica mais velho, eu ainda fiz algumas missões e enfrentei o primeiro chefe. fui ate para bowstone trabalhar no primeiro emprego como ferreiro.sempre salvando automático e manual.
Mas quando eu fui carregar o save novamente depois de desligar o Xbox eu estava novamente na torre do lucian.
O único erro que aparece é perfil desconectado pois não há espaço para salvar

alucard

Não tem nenhum erro do próprio console.
A mensagem aparece do próprio game, informando que não possui espaço no perfil para salvar.
Criar um perfil novo ou colocar o save no PENDRIVE mas no save da uma informação Save corrompido