[GB] Adventures of Lolo

Iniciado por ajkmetiuk, Março 01, 2026, 11:07:16 AM

tópico anterior - próximo tópico

ajkmetiuk

Nome: Lolo no Daibouken (Adventures of Lolo)
Plataforma: GameBoy
Gênero: Quebra-cabeças
Início do projeto: 13/09/2025
Término do projeto: 22/02/2026

Sobre o jogo:
Lolo no Daibouken foi originalmente desenvolvido e lançado no Japão para o Game Boy, e mais tarde localizado na Europa como Adventures of Lolo para o Super Game Boy. O jogo nunca foi lançado na América do Norte.
Ele é um jogo de quebra-cabeça e o objetivo em cada fase é coletar corações, escapar de inimigos e depois, pegar o baú para fazer a saída aparecer. Lolo pode mover blocos e transformar inimigos em ovos para movê-los ou congelá-los.

Sobre a tradução:
Após terminarmos o SAI2, o Taihen me perguntou qual seria o próximo projeto feito e comentei sobre esse jogo do Lolo que é legalzinho e ainda não tinha tradução.
O único problema seria os gráficos que são 95% comprimidos mas o Taihen achou uma ferramenta genérica que foi feita para jogos da HAL para vários jogos e tinha o Lolo incluído, mas para versão Européia e pelo visto, serve para a Japonesa também.
Taihen fez o esqueleto do projeto dumpando algumas coisas, cutscenes e fomos fazendo por partes já que praticamente o jogo é 90% gráfico e 10% texto então a cada troca de tela, um gráfico comprimido para dumpar.
Após o primeiro mundo, o Taihen estava com problemas pessoais e fui tocando o projeto com o que conseguia, dumpando o restante dos gráficos e traduzindo na medida do possível os textos.
Sliter fez a tela título e os gráficos maiores e difíceis como new game/continue, gentryland, the end, etc.
A versão européia tem a borda do Super Game Boy, então dumpei ela e adicionei na versão japonesa também para ter um extra a mais caso jogue no modo Super Game Boy.
No fim, juntei tudo, editei as pendências e finalizei o projeto, foi revisado do início ao fim, traduzido os menus extra também e acredito que não escapou nada, caso encontre algum problema, é só reportar.

OBS: Porque foi escolhida a versão japonesa se a européia tem mais conteúdo?
Apesar da européia ter novos níveis, introduções, etc, isso torna o jogo muito mais chato e demorado para zerar fora que, a história principal que é o que interessa ficou só para o fim com outras fases.
Basicamente o primeiro "mundo" é uma introdução ao jogo (muito chato), o segundo mundo tem temas de dança, porém com as fases japonesas, algumas levemente modificadas e o terceiro mundo é a história original, mas com outras fases sem graça.
Após zerar, você tem mais 4 ou 5 fases de nível "pro" que não tem dicas e são tipo missão suicida, morreu, acabou, não tem chances, finais, nem nada.
Já não bastava 50 fases, precisava adicionar mais 105 para deixar o jogo chato e se arrastando na história...
Fora isso, algumas músicas são piores que a da japonesa, tiraram o bass e o grave e ficaram muito irritantes repetindo a cada 3 segundos a mesma coisa (é realmente irritante).
A paleta de cores que foi introduzida pelo modo SGB são horríveis, parece que escolheram de qualquer jeito, sei lá, vale mais a pena jogar preto e branco.
Então foi escolhida a japonesa por ir direto na história principal sem rodeios, som melhor e também mais fiel a proposta original, já que não tem a lenga lenga das introduções desnecessárias.

Equipe:
ajkmetiuk: Romhacking, ASM, gráficos, tradução e revisão
Taihen: Romhacking, ASM, Dump da cutscene de intro, tradução
Sliter: Gráficos

Agradecimentos Especiais:
- devinacker pela ferramenta exhal.
- Marc Robledo pela ferramenta SGB border injector.
- denim que ajudou a encontrar uma animação quando concluia as fases.
- Magall que tirou umas dúvidas de alguns textos japoneses.

Progresso: 100%

Imagens:

Vídeo:

Informações sobre a ROM:

Database match: Lolo no Daibouken (Japan)
Database: No-Intro: Game Boy/Color (v. 20210227-015730)
File/ROM CRC32: D6185941

Como aplicar a tradução:

Eu criei o patch usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado no site da PO.B.R.E.
Link direto: https://romhackers.org/utilitarios/patching/lunar-ips/

Depois de baixar, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "LND_GB_BR_v1_0.ips" e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.
Creio que seja compatível com qualquer emulador que emule GB, eu utilizei o Mesen em tudo.

Baixar (em anexo):
supremex!

jairisongs

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Magalicia

Edição gráfica muito boa, deu vontade de checar a tradução. Parabéns a todos. :toligado:

ByFTR

Parabéns aos envolvidos, uma ganda tradrussaum!!!😎

ajkmetiuk

Citação de: jairisongs online Março 01, 2026, 12:22:33 PMMuito obrigado.
obrigado você por baixar...
Citação de: Magalicia online Março 01, 2026, 14:16:32 PMEdição gráfica muito boa, deu vontade de checar a tradução. Parabéns a todos. :toligado:
já checou kk thanks! e jogue mesmo, o jogo é bom.
Citação de: ByFTR online Março 01, 2026, 17:50:32 PMParabéns aos envolvidos, uma ganda tradrussaum!!!😎
pois é, agora só falta batman kk obrigado
supremex!

ByFTR

Citação de: ajkmetiuk online Março 01, 2026, 19:36:35 PMpois é, agora só falta batman kk obrigado
Verdade, falta pouco 🤪

P.Kauan

As lendas cada dia Cheio superasa e um projeto Cheio de esmero eu Já vou abaixar que Venha os próximos projeto  vocês são demais  :parabens:

P.Kauan

Rapaz pessoal não sei se com vocês deu certo Maia eu abaixei e aplicei o patcher e não deu certo a tela ficou Toda preta aí eu testei a rom original e funcionou de Boa não sei se é o Emulador ou outra coisa

Green Jerry

Citação de: P.Kauan online Março 02, 2026, 14:50:43 PMRapaz pessoal não sei se com vocês deu certo Maia eu abaixei e aplicei o patcher e não deu certo a tela ficou Toda preta aí eu testei a rom original e funcionou de Boa não sei se é o Emulador ou outra coisa
Tem certeza que aplicou o patch na versão japonesa do jogo (Lolo no Daibouken)?
Aqui funcionou normal nos emuladores bgb (no PC) e no GBC.emu (no celular).
Atualmente traduzindo Ihatovo Monogatari (SNES).
Versão 0.1 disponível aqui!

P.Kauan

Citação de: Green Jerry online Março 02, 2026, 15:08:23 PM
Citação de: P.Kauan online Março 02, 2026, 14:50:43 PMRapaz pessoal não sei se com vocês deu certo Maia eu abaixei e aplicei o patcher e não deu certo a tela ficou Toda preta aí eu testei a rom original e funcionou de Boa não sei se é o Emulador ou outra coisa
Tem certeza que aplicou o patch na versão japonesa do jogo (Lolo no Daibouken)?
Aqui funcionou normal nos emuladores bgb (no PC) e no GBC.emu (no celular).
sim eu aplicei o patcher na versão Japonesa eu Jogo no meu celular

ajkmetiuk

Citação de: P.Kauan online Março 02, 2026, 22:00:44 PMsim eu aplicei o patcher na versão Japonesa eu Jogo no meu celular
estranho, procura por Lolo no Daibouken (Japan).gb no google, é o primeiro resultado. testei aqui e dá certo nessa rom também pois é o mesmo crc32. deve estar usando alguma rom com problema, não sei dizer.
supremex!

Fluffy97

mano no funciona nenhuma rom ajuda tmj brigado por td

ajkmetiuk

Citação de: Fluffy97 online Março 04, 2026, 19:37:37 PMmano no funciona nenhuma rom ajuda tmj brigado por td
funciona porque eu testei. só se vocês usam emuladores do tempo do epa, dai não sei dizer mas no mesen funcionou normal.
supremex!

João13

Funcionando normalmente do meu lado, testado no VisualBoyAdvance e mGBA. Parabéns aos envolvidos!! :charuto:

Magalicia

Testei aqui, funcionou normalmente no Bizhawk. Verifiquem o CRC da ROM, e se o emulador é compatível.