Olá. Estou reunindo as localizações

Iniciado por mayac, Julho 19, 2026, 11:25:34 AM

tópico anterior - próximo tópico

mayac

Olá. Eu e meus amigos criamos um site sobre jogos retrô: Retro Games Lib

Diferentemente de outros sites, nos esforçamos para organizar todas as localizações e mods nas fichas do jogo principal, para que seja mais fácil encontrá-los. Espero que vocês gostem, mas também estou aberta a críticas.

No momento, estamos trabalhando na versão em espanhol (a versão em português também está prevista). Ficaria muito grata se vocês pudessem indicar bons catálogos de localizações em espanhol e português.

arquino

mayac

Obrigada. Essa localização parece ótima. Mas eu estava me referindo a sites grandes ou bancos de dados onde é possível encontrar traduções de muitos jogos. Às vezes, é difícil até mesmo saber como o jogo se chama no Brasil.

Lugg

Se você quer saber quais jogos possuem traduções, aqui é uma forma genérica de descobrir... Nem todos patches estarão aqui e alguns disponibilizam em páginas próprias, como algumas traduções do Wii U/Switch.

Existem sites como joao13traducoes que facilitam a procura por traduções de várias plataformas. Também existe alguns (piracy) websites, como romsportugues, que disponibilizam a ROM já patcheada. Mas que nem sempre indicam o post original do patch.

Porém esses "piracy websites" também possuem traduções que o post original já não existe mais e/ou contém links quebrados.
Dependendo do foco, daria pra fazer um xdelta usando a ISO final desses sites.

mayac

Citação de: Lugg online Julho 20, 2026, 14:27:32 PMExistem sites como joao13traducoes que facilitam a procura por traduções de várias plataformas. Também existe alguns (piracy) websites, como romsportugues, que disponibilizam a ROM já patcheada. Mas que nem sempre indicam o post original do patch.

Muito obrigada. É exatamente o que eu estava procurando.

Vou tentar baixar esse banco de dados de traduções quando terminar a versão em espanhol.

Lugg

Citação de: mayac online Julho 20, 2026, 17:06:44 PM
Citação de: Lugg online Julho 20, 2026, 14:27:32 PMExistem sites como joao13traducoes que facilitam a procura por traduções de várias plataformas. Também existe alguns (piracy) websites, como romsportugues, que disponibilizam a ROM já patcheada. Mas que nem sempre indicam o post original do patch.

Muito obrigada. É exatamente o que eu estava procurando.

Vou tentar baixar esse banco de dados de traduções quando terminar a versão em espanhol.

Então... Acho que esse é o mais generalista que existe e deve ter a maioria dos patches sem disponibilizar a ROM diretamente.
Apesar do João13 ter participado de algumas traduções, o site dele não é de nenhum "grupo".
As regras do fórum não permitem pirataria, então acho que seria complicado mandar link direto para certos websites.
Existe site dos grupos também: jumpmanclubbrasil, tribogamer, e4t, pkgtraducoes, brazilalliance, etc.

Existe outros sites que "agrupam" esse tipo de conteúdos, mas eu teria que fazer um data mining aqui pra descobrir.
Acho que o João13 é um dos mais famosinhos desses e deve conter a maior parte dos patches...
Ele tem conta aqui no Fórum, caso for necessário entrar em contato.
Acho que a cena inteira é meio "bagunçada" e a maioria prefere ter nome do que ter unificar em um só lugar (Aqui por exemplo).
Fora que muitos desses grupos pedem doação, o que não encaixa nas regras desse fórum.

mayac

Obrigada pelo relato detalhado.

A propósito, é uma boa ideia: colocar um link para a página onde é possível fazer uma doação ao autor da tradução. É uma pena que isso seja proibido no fórum.

No momento, meu site utiliza um banco de dados de terceiros por meio de embed. Por isso, não conheço os autores. Mas se alguém quiser colaborar, estou disposta a tentar.

FR Oliveira

Citação de: arquino online Julho 20, 2026, 10:51:54 AMSaiu uma tradução recente para espanhol do Megamen X4: https://www.youtube.com/watch?v=dM_LnAhPoPI

Olá tudo bem boa tarde, sabia que existe uma tradução pt-br e até dublada do MMX4, acho que tinha aqui no fórm mais se der um google você acha.

:chegamais: