Procura-se Aconselhamento/Orientação: Projecto de tradução Rayman 2 PT-EU (DC)

Iniciado por Haruka_VII, Julho 20, 2026, 10:54:21 AM

tópico anterior - próximo tópico

Haruka_VII

Saudações!

Descobri recentemente que uma comunidade Brasileira criou um patch de localização para a versão Sega Dreamcast do Rayman 2, o que significa que é possível traduzir esta versão do jogo para outros idiomas. No entanto, não consigo encontrar uma forma de os contactar para perceber como decorreu todo o processo.

Gostaria de tentar criar uma tradução para o Português Europeu, tendo em conta que já o fiz para a versão de PC (o que me poupa tempo na maioria das falas que têm de ser traduzidas, tendo de dedicar mais atenção ao menu do Dreamcast e aos textos relacionadas com a Aldeia Globox); e porque a SEGA teve uma presença muito forte em Portugal durante os anos 90, havendo muitos fãs e coleccionadores da marca.

Preciso de aconselhamento técnico porque, neste momento, tenho um problema: a minha pesquisa indica-me que a maior parte do trabalho de tradução que tenho de fazer é gráfico, uma vez que as falas do jogo estão, na verdade, «escondidas» em ficheiros de textura. Acredito que estejam no ficheiro FIX.TEX, mas não sei como extraí-lo para verificar se é exatamente o que preciso para dar os próximos passos.

Qualquer ajuda com sugestões e dicas é bem-vinda! Obrigada. =)

Lugg

Já tentou dar uma olhada no .exe original do post da tradução? Talvez você consiga deduzir alguma coisa por lá... Link 1 & Link 2

Quanto a extração de gráfico em si, a tradução que eu achei não editou nenhuma por limitação técnica.

"Todos os textos do jogo estão traduzidos e parcialmente acentuados, mas os gráficos não foram editados por causa da codificação LZSS."

Como não foi editado nenhum gráfico, provavelmente a fonte / jogo já suporta acentos por padrão.

Se você não consegue deduzir nenhuma informação do FIX.TEX olhando algum Hex Editor, tente enviar os headers para alguma IA e ver se elas conseguem te ajudar quanto a isso.
Outra coisa que daria pra fazer também é extrair a ISO editada e original e comparar quais arquivos foram editados... Dessa forma, você saberá onde está os textos, mesmo que não consiga editar diretamente.

ØX-Carnage

Complementando que o Lugg disse.
O jogo tem 689 arquivos.
Sobre a imagem (que eu testei)
  • CDI v3.5
  • ISO9660 íntegro
  • 1 sessão/1 trilha
  • 689 arquivos.

Os textos estão em DCDATA/TEXTS/*.LNG; imagens em TGA/GIF/PVR/IMG e texturas dentro de *.TEX

Não ta difícil não. Só precisa arrumar umas coisas e testar se for realmente traduzir esse jogo me da um alo que eu te passo, o que eu fiz aqui.

ØX-Carnage

Por isso que a galera não ajuda.
O cara pede ajuda, já tem a Tool pronta e some  :grrr1:

tvtoon

Companheiro Boi, já tem tempo o suficiente pra saber que qüando o sujeito pede "Aconselhamento", o único bom é: se você nem começou, desista. :bomba:

Mas seriamente, não é o primeiro que vejo essa diferença, o ideal é usar uma ferramenta que consiga processar teus textos em lote, se o problema é DreamCast então existem conversores gráficos, já algum que faça todo esse processo é outra história.