[GB] Mortal Kombat

Iniciado por Hawksd, Julho 20, 2026, 11:42:17 AM

tópico anterior - próximo tópico

Hawksd

Nome: Mortal Kombat
Plataforma: GameBoy
Desenvolvedora: Midway
Distribuidora: Acclaim Entertainment
Ano de Lançamento: 1993
Gênero: LUTA
Idioma Original: Inglês
Rom utilizada: Mortal Kombat (USA, Europe)
Status da Tradução:80%
Imagens: https://imgur.com/a/V2YiQy4

Equipe:
W.Souza - Romhacking e tradução

Enredo:
Lançado originalmente para Game Boy em 1993, Mortal Kombat trouxe a violência e a atmosfera do clássico dos arcades para os portáteis. O torneio criado por Shang Tsung reúne grandes guerreiros em uma disputa onde cada luta pode decidir o destino do Reino da Terra.

Enfrente adversários poderosos, derrote o campeão Goro e encare o feiticeiro Shang Tsung em uma batalha final pelo futuro do mundo.

Nota:
Antes de tudo, gostaria de deixar claro que sou iniciante no mundo das traduções de ROMs. Este é um projeto que tenho feito com muita dedicação e vontade de aprender e tenho ciência que tenho muito a aprender.
Sei que algumas escolhas de tradução podem gerar opiniões diferentes, afinal, traduzir jogos antigos envolve muito mais do que apenas trocar palavras, é preciso lidar com limite de caracteres, contexto, adaptação e manter a essência do jogo original sem danificar o código do jogo.
Nas minhas primeiras traduções recebi críticas e sugestões, e apesar de algumas escolhas não terem agradado a todos, elas foram fundamentais para que eu pudesse evoluir e entender melhor esse processo.
Estou tentando melhorar a cada projeto, estudando e aplicando o que aprendo em cada novo projeto. Esta tradução é mais uma etapa dessa jornada e espero que ela possa proporcionar uma experiência mais acessível e divertida para todos.
De coração, obrigado a todos que testam e ajudam com críticas construtivas. Toda contribuição faz parte da evolução.

Taihen

Citação de: Hawksd online Julho 20, 2026, 11:42:17 AMNota:
Antes de tudo, gostaria de deixar claro que sou iniciante no mundo das traduções de ROMs. Este é um projeto que tenho feito com muita dedicação e vontade de aprender e tenho ciência que tenho muito a aprender.
Sei que algumas escolhas de tradução podem gerar opiniões diferentes, afinal, traduzir jogos antigos envolve muito mais do que apenas trocar palavras, é preciso lidar com limite de caracteres, contexto, adaptação e manter a essência do jogo original sem danificar o código do jogo.
Nas minhas primeiras traduções recebi críticas e sugestões, e apesar de algumas escolhas não terem agradado a todos, elas foram fundamentais para que eu pudesse evoluir e entender melhor esse processo.
Estou tentando melhorar a cada projeto, estudando e aplicando o que aprendo em cada novo projeto. Esta tradução é mais uma etapa dessa jornada e espero que ela possa proporcionar uma experiência mais acessível e divertida para todos.
De coração, obrigado a todos que testam e ajudam com críticas construtivas. Toda contribuição faz parte da evolução.

Que bom que você está interessado em aprender. Iniciantes são sempre bem-vindos. Na verdade, precisamos de mais iniciantes mesmo nesse universo do rom hacking, pois ainda há muitas coisas que precisam ser traduzidas.

Além disso, ninguém pode proibi-lo de lançar nada, mas fica uma reflexão...

Se existe mesmo essa vontade de aprender, por que lançar tão rápido, ao invés de focar um pouco mais em cada projeto, aprender o que tem que ser aprendido, até ele chegar a um ponto aceitável de qualidade e capricho, e então lançar ao público?

Sinceramente, a impressão que dá é que você está fazendo um monte de tradução de qualquer jeito, acelerando o processo com IA (nada de errado, quando bem usada) e indo para outro projeto antes de superar as limitações técnicas do anterior.

E mais: você chama de "escolha" o que, na verdade, é limitação técnica. Falta de acentuação não é escolha pessoal.

A comunidade está aí para te ajudar. Há muito material disponível e pessoas dispostas a contribuir, ensinar e revisar.

Veja como no seu tópico sobre "Wizards & Warriors Chapter X - The Fortress of Fear", um usuário ajudou de bom grado a encontrar algo que você deixou por limitação técnica. Isso poderia ter sido feito ANTES de lançar, através de um tópico voltado para o PROJETO. Ou como muitos fazem, em servidores e grupos de Discord.

Cria o projeto com esmero, faz o que consegue, aprende, compartilha as dificuldades, recebe ajuda da comunidade, aprende mais, implementa, revisa de novo, recebe feedback e revisão externa. Aí sim, depois disso, é hora de publicar como projeto lançado.

Você mesmo reconhece que traduzir jogos antigos envolve muito mais do que trocar palavras, mas a impressão que dá é justamente o contrário: que você não vai atrás e resolve esse "muito mais".

O resultado? Um grande número de traduções publicadas com cara de que foram feitas pela metade. Com textos que precisavam ser revisados, falta de acentuação e outros problemas.

Meus projetos e tutoriais: Taihen's Hextinkers
Servidor no Discord: Discord Hextinkers - Rom Hacking & Retrogames

patryckpo

exato, tem uma galera dispersa por aqui que pode te ajudar.
Eu mesmo dei uma olhada no Solar Striker e estava com tudo pronto para te ajudar, mas você nem leu as mensagens de seus lançamentos...
Aliás, estamos de olho nesses anexos postados seus, peço que leia as regras com calma, pois muitos de seus posts vão contra algumas das regras do fórum.

...mas enfim, se estiver afim de uma turbinada nas suas traduções, me adicione no Discord, sou o @patryckpo, mas me avise por MP antes com seu nome de usuário, espero poder te ajudar com seus projetos, algumas das suas opções de jogos são muito boas, por sinal.
Lembre-se que as traduções que eu lanço estão disponíveis no meu site:
patryckpo.com

Elizomar

Antes de tudo, parabéns por dedicar seu tempo em querer aprender e/ou traduzir para nossa localização BR. Sua performance me fez lembrar do Hipman, um outro colaborador, que também a cada dia lançava uma tradução. Vi que ele evoluiu bastante, com a ajuda que lhe foi oferecida, pelo menos em alguns projetos. Receba palavras construtivas e carinho, e logo, logo você sentirá mais orgulho do que faz, ainda que seja por hobbies.  :yes1:

Hawksd

Obrigado pelas palavras pessoal.
Solar Strike já foi removido e estou trabalhando em uma versão atualizada já tem algum tempo Patryck. Não entendi qual parte ainda estou errando nas postagens nos foruns, tenho postado apenas os IPS como orientado.
As outras traduções também estou revisando aos poucos enquanto aprendo a editar os arquivos.

kuroi

O principal, que o pessoal está falando aqui, é que você está colocando as imagens das suas traduções como anexos dentro do fórum. O que não é permitido.
O correto é subir as imagens em servidores de imagens externos, como por exemplo o "imgur" e então postar aqui só o link da imagem do servidor externo.
Também concordo com os pontos que o pessoal colocou aqui.
Há anos atrás vimos "Romhackers" que vinham aqui dizendo que era novatos, mas toda vez que alguém tentava ajudar com alguma coisa a pessoa simplesmente ignorava e continuava só lançando um monte de projetos sem o mínimo de qualidade. Isso pra  mim é caracterizado como o famoso "eterno novato", que usa o fato de que ele não conhece algum determinado assunto para usar sempre que pode a "muleta" do: "eu sou um novato", vocês não podem reclamar da qualidade do meu projeto...
Romhacking, além de ser um hobby é muita tentativa, erro e aprendizagem nova a cada projeto que iniciamos...
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Hawksd

Agradeço o Feedback Kuroi, vou atualizar as postagens para ficarem adequadas

ØX-Carnage

Parabéns Hawksd por mais uma tradução.Acho que a galera falou tudo o que era necessário, porém acho que aquela minha postagem do Wizards & Warriors você pode ter entendido errado.
Eu sinceramente estava esperando que você replicaria o que eu mandei na sua tradução.O bom é que você está querendo aprender, e há pessoas dispostas a ajudar, sem dúvida.Então acho que você já pode tentar outras coisas, como ponteiros, gráficos, etc...
E se houver dúvidas, não hesite em perguntar.Antigamente, quando tudo era mato, se tínhamos dúvidas precisávamos perguntar para gringo, e 90% não passava nada. Acho que já poderia começar com o Mortal Kombat, sou muito fã da franquia e quero ver essa tradução o filé.  :parabens:

PS: Ficou faltando você colocar os prints da tradução no post.

kuroi

Só uma dica rápida: Para inserir as imagens da sua tradução diretamente no corpo da sua postagem, você precisa fazer o seguinte:

1- Acesse o link do imgur que você postou as imagens;

2- Vá até uma das imagens que você fez o upload, abra-a em outra guia e copie a sua URL;

3- Aí, aqui no fórum você clica no botão de "imagem" e adiciona a URL copiada dentro ele.

Vai ficar assim:

Aí é fazer isso pra todas as imagens da sua tradução.
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。