[GBA] MegaMan Battle Network 5

Iniciado por Solid One, Julho 27, 2026, 16:38:37 PM

tópico anterior - próximo tópico

Solid One

—————————————————–
Informações
—————————————————–

Nome do jogo: MegaMan Battle Network 5
Versão: Americana
Plataforma: Gameboy Advance
Desenvolvedora: Capcom Production Studio 2
Distribuidora: Capcom
Gênero: RPG / Ação / Tática
Jogadores: 1

—————————————————–
Enredo
—————————————————–

Após os eventos dos torneios e da organização Nebula quase conseguir fazer um asteroide destruir o mundo, uma impressionante operação mundial se inicia: toda a sociedade da Rede foi tomada por agentes da Nebula. Como parte desse plano, Dr. Regal, o líder da Nebula, sequestra o Pai do Lan, Dr. Hikari, e toma os PETs de todos os seus amigos. Mas por sorte, ele perde a oportunidade de roubar a única coisa que asseguraria sua vitória: o PET do Lan...

Os oficiais da SciLab planejam uma contra-estratégia: Formar uma equipe de Navis e Operadores altamente competentes para liberar as áreas capturadas. Lan, tendo obtido no passado vitórias contra Wily, a WWW, Gospel e a Nebula, é convidado a se juntar nessa equipe especial. Ele aceita, pois assim conseguirá salvar os PETs dos seus amigos e resgatar seu pai.

—————————————————–
Sobre a tradução
—————————————————–

Essa é uma tradução em conjunta entre Sahgo, eu e o pessoal do grupo Megaman Brasil (anteriormente chamada de MegaSpace). Sahgo é super fã dessa série, e traduziu sozinho os primeiros jogos da série. Com o sucesso de traduzir os jogos anteriores com a ferramenta de texto TextPet, feita pelo romhacker Prof. 9, somado ao apoio técnico do pessoal do The Rockman EXE Zone (TREZ) em partes mais avançadas de romhacking, conseguimos fazer a tradução desse jogo virar realidade.

Poucos meses após o Sahgo ter terminado de traduzir os scripts do Megaman Battle Network 4, em junho de 2025 demos início à tradução do BN5, onde eu inicialmente havia extraído os scripts, editado a fonte dos diálogos (era idêntica à do BN4) e conseguido ajuda do Kosmus pra editar as telas-título. Passei os scripts pro Sahgo traduzir com o auxílio do mmbn-dialog-previewer, e enquanto eu tava focado em editar os gráficos do BN4, o Sahgo e os outros membros do canal como PedroX, Gustavo Fraga e JonhSSG, tocaram em paralelo a tradução e revisão do BN5. Uns dois meses depois, todos os scripts foram traduzidos, e o pessoal já seguiu testando ingame com betas experimentais internos. Nesse meio tempo, alguns poucos gráficos mais simples também foram editadas pelo PedroX.

Alguns meses depois, após o lançamento da versão 1.0 do BN4 em dezembro de 2025, estive editando os gráficos do BN5 aos poucos. Passei a me focar nisso a partir do final de fevereiro de 2026, onde segui editando os gráficos que encontrei um por um. Todo o know-how de romhacking do BN4 obtido com o pessoal do The Rockman EXE Zone (TREZ) foi trazido pro BN5, onde várias das coisas tinham o exato mesmo formato, facilitando bastante o processo. Até mesmo as ferramentas do BN4 foram trazidas pro BN5 as-is, como o PixelPet e os scripts em .php e .ppl, usados para edição de alguns tilemaps e backgrounds. Ao longo dos meses seguintes, eu estive editando os gráficos de backgrounds, o que levou cerca de 4 meses.

Graças a todo esse imenso trabalho em equipe, finalizamos essa tradução e lançamos à comunidade, disponível em ambas as versões Equipe Colonel e Equipe ProtoMan. Esperamos que usufruam da tradução, da mesma forma que também o fizemos em todo esse processo.

—————————————————–
Equipe
—————————————————–

• Sahgo: Tradução, revisão e teste;
  • Solid One: Romhacking geral, gráficos, revisão e teste;
  • Kosmus: Gráficos;
  • Immegax: Hacking da coletânea, revisão e teste;
  • Marywolf: Gráficos da coletânea;
  • PedroX: Gráficos, revisão e teste;
  • JonhSSG: Revisão e teste;
  • Gustavo Fraga: Revisão e teste;
  • JoãoBlack64: Revisão e teste;
  • victoriemini: Gráficos e arte de capas;
—————————————————–
Status da Tradução
—————————————————–

Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Revisão: 100%

—————————————————–
Ferramentas Utilizadas
—————————————————–

• HxD Hex Editor : Editor hexadecimal usado para edições diversas;
  • WindHex : Editor hexadecimal usado para edições diversas;
  • TextPet : Tool criada pelo romhacker Prof. 9 e usada para editar textos do jogo;
  • PixelPet : Tool criada pelo romhacker Prof. 9 para lidar com gráficos mais avançados;
  • Tile Molester Mod : Editor de tiles usado para edição dos gráficos do jogo.
  • armips assembler : Ferramenta utilizada para remontar a rom, após edições.
  • MMBN Dialog Previewer : Extensão do VSCode criada para facilitar a tradução de scripts pela ferramenta TextPet;

—————————————————–
Changelog
—————————————————–

Versão 1.0: 27/07/2026
 Primeiro lançamento.

—————————————————–
Agradecimentos
—————————————————–

• Capcom, por ter lançado o jogo;
  • Ao pessoal do grupo MegaMan Brasil, pelo apoio;
  • Ao TTK, por todo o auxílio na parte técnica do jogo;
  • Ao Prof.9, por ter criado as ferramentas TextPet e PixelPet.
  • Ao pessoal do grupo The Rockman EXE Zone, pelo apoio geral em romhacking de jogos da série MMBN.

—————————————————–
Imagens
—————————————————–

—————————————————–
Patch
—————————————————–

Segue abaixo os patches da tradução, para download. Estão em formato IPS, e vocês podem aplicá-los através de programas como Floating IPS ou similares.

Para a versão Equipe Colonel, o patch deve ser aplicado na rom Mega Man Battle Network 5 - Team Colonel (USA).gba, com header, de crc A552F683 / md5sum 68d79f7c8f41f7c8009f3b85119cb1c6. Já para a versão Equipe ProtoMan, o patch deve ser aplicado na rom Mega Man Battle Network 5 - Team ProtoMan (USA).gba, com header, de crc A73E83A4 / md5sum 71b00ba406c522d3cec48311bd7bc760.

Download
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

Magalicia

Parabéns pela tradução, turmosa! Mesmo com os "Liberations" fritando minha paciência às vezes, ainda é um dos meus favoritos da franquia. :bomba:

jairisongs

O homem é brabo mesmo!
Parabéns man.
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

Chatterine Snuggles

Epa! E não é que saiu mesmo??? Sigaaaaaaaaaaa  :torico:

ajkmetiuk

massa, parabéns aos envolvidos no projeto, está na reta final.
agora só falta o mmbn6 e shantae
supremex!

kuroi

Esse gosta mesmo de Megaman Battle Network, hein... Rsrsrs
Parabéns pelo projeto!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

P.Kauan

Meus parabéns pelo o projeto senhor Solid One e Toda equipe vocês são de mais so folta atualizar o primeiro Jogo da franquia que venha os próximos projeto

Elizomar

Citação de: kuroi online Julho 28, 2026, 14:04:58 PMEsse gosta mesmo de Megaman Battle Network, hein... Rsrsrs
Parabéns pelo projeto!

Já eu, estou em "status SIN", pois ainda não joguei nenhuma franquia Network.  :esconde: 

ØX-Carnage

Show, Sólido! Ficou muito bom, baixei aqui e já estou jogando. Mesmo não gostando dessa série, a tradução me faz querer jogar...   :parabens:
Já pensou em traduzir o subtitulo Battle Network?

FR Oliveira

Opa bom dia tudo certo

Mais uma obra prima do nosso querido solid one.

Muito obrigado e continue assim.

:cuteeyes: